quarta-feira, maio 26, 2010

22 2014: ABERTURA DEVERIA SER EM MANAUS


Li que agora o Presidente da CBF Ricardo Teixeira quer que a abertura da Copa de 2014 seja em Pirituba em São Paulo, numa Arena nova que sem duvida no fim ficaria de graça para o Corinthians. E assim vai indo a briguinha dentro de São Paulo entre o SPFC e outros para ver quem leva a abertura da Copa de 2014.

QUE FALTA DE IMAGINAÇÃO!

Que coisa mais Clichê...Abertura da Copa em São Paulo e Final no Rio de Janeiro. Porque que no Brasil essas 2 cidades tem exclusividade para todos os eventos? O Brasil se resume a apenas São Paulo e Rio? O Pan foi no Rio, as Olimpiadas serão no Rio, a Final da Copa será no Rio....Mensagem ao Mundo: "O Brasil é o Rio e o resto". Mesma coisa com São Paulo que mesmo sendo a maquina economica do País parece aceitar sua posição atras do Rio na hora de brilhar para o Mundo. Assim São Paulo se garante com os restos do Rio..nesse caso a Abertura da Copa.

Aqui nos EUA por exemplo, já teve Olimpiadas na pequena Atlanta e em New York "a Capital do Mundo"....nada! Porque que no Brasil tem que ser sempre Rio/SP...SP/Rio?

Tudo bem que a Final seja no Rio...de novo..pelo jeito já esqueceram o Maracanazzo de 1950, mas a abertura da Copa no Brasil tinha que ser sabe aonde? Na AMAZÔNIA. Isso mesmo Amazônia. Seria de muito mais impacto e importância uma abertura na simbolica, mitologica Floresta Amazonica ou mais especificamente na cidade de Manaus. O Brasil gosta de falar"A Amazônia é nossa! É o pulmão do Mundo!" Mas na hora H quando tem chance de colocá-la no palco para o Mundo...nada. Muita gente provavelmente nem queria que tivessem jogos lá na Copa, então é até um pequeno milagre que conseguiram isso.

Eu acho que seria muito mais interesante para o Mundo inteiro a espectativa de ver a Abertura na Amazonia, um lugar que todo mundo já ouviu falar mas que poucos conhecem de verdade. Seria uma atração a mais. São Paulo já tem atenção suficiente, já é uma maquina em si. Que tal passar a responsabilidade para outras partes do Brasil tambem? Alem disso uma abertura de Copa em Manaus provavelmente seria algo muito positivo para turismo naquela região. Mesmo já tendo jogos durante a Copa lá, uma abertura de Copa daria inifinitamente mais atenção a cidade e região e ainda mostraria para o resto do Mundo e talvez até com mais importância para o proprio Brasileiro que o Brasil não se resume a Rio e São Paulo!

Uma pena que não há chance de acontecer.

22 Comentários:

Anônimo disse...

"Que tal passar a responsabilidade para outras partes do Brasil tambem?"

Este exatamente é o ponto Schroder! Parabéns pelo excelente texto.

Pablo Faria disse...

Muito boa idéia, Louis!

bernardo disse...

Concordo!

Manaus é muito bacana, eu conheço bem e já morei lá! Tenho muitos amigos e acompanhei todos os jogos do Inter pela sul-americana 2008 num bar de colorados.

Os gaúchos que estão lá são divididos entre o apego ao RS e a vida exótica da região que é bastante atraente.

Mas o Brasil não quer isso, quer se acomodar nos ricos fortes de corrupção de RJ-SP para poder reinar como faz a mais de um século.

Nesta foto ao fundo, o Rio Negro - onde esta sendo construído uma mega ponte que ligará Manaus a outro município de Manacapuru.

Vai render um grande documentário no programa Mega Construções do Discovery Channel. Outras coisas são desconhecidas na Amazônia como uma torre de ferro de 300 metros (tamanho do Torre Eiffel) para a monitoração do clima de toda região - fruto de um trabalho de cooperação entre Brasil com a Alemanha.

Enquanto isso no globo.com só existe lixo de noticias e fofocas dos atores globais.

Certamente um evento como a Copa do Mundo vai levar o foco para região amazônica e muita coisa vai mudar para melhor.

bernardo disse...

Estamos falando de uma região extremamente rica em recursos naturais.

Para se interessar pela amazônia tem que ter muito visão futuristica das coisas, americanos e Europeus conhecem muito mais do que nos brasileiros e existem varios empreendimentos para o desenvolvimento da região.

No dia em que a amazônia passar a ser foco é porque ja perdemos para eles, podem anotar.

Eduardo disse...

Interessante abordagem

parabéns

abraços

Jay disse...

Ninguem questiona of fato da final ser "automaticamente" no RIO. Ja nao perdemos uma porra de uma final da Copa do Mundo la? O Sao Paulo FC, tem sido algo de constante ataque por ter uma posicao politica oposta do ditador brasileiro Ricardo Teixeira.

Marco disse...

Péssima idéia.

Só iria reforçar a idéia equivocada de que o Brasil resume-se à Amazônia (sede da abertura) e ao RJ (sede da final).

Proponho, ao contrário, que se faça a abertura em Brasília ou em POA.

Por quê não?

Marco disse...

Digo: idéia equivocada lá fora, no mundo dito civilizado.

Ou, se preferir um termo do saudoso Celso Furtado: nos países centrais.

Por aí.

Anônimo disse...

Louis, Atlanta não pode ser considerada uma cidade pequena (a região metropolitana deve ter uns 5, 6 milhões de habitantes). Ela é uma cidade importante, pois é considerada por muitos a "capital" do Sul. O Sul tem uma importância histórica/política muito grande, vide a Guerra da Secessão/Civil.

Além disso, tem o aeroporto mais movimentado dos EUA, segundo estatísticas (é aonde fica o principal hub da Delta). Imagino que ele tenha sido reformado para as Olímpiadas, o que corrobora com os teus argumentos neste post.

romulo disse...

tu realmente nao sabes, Luis?
Suponho que jogos de abertura e finais têm a maior renda e arracadação que os outros, justo pela mídia em cima, etc.
Gente + mídia = $ e propaganda DO ESTADO.
ou seja, arranjam outras desculpas até que aceitáveis, mas o foco principal é que o ESTADO, seja SP ou RJ, tenha maior visibilidade lá fora.
Imagina o baque mundial ao saber que Manaus têm uma infraestrutura completa, além dos recursos naturais que dispõe? Pra quem achava que tinha só mato, é um baita!
Isso é puro egoísmo do eixo..

Schroder-EUA disse...

Marco

Discordo. EU moro fora do Brasil e não acho que o pessoal pense em Amazonia quando pensam no Brasil. Estrangeiros pensam em RIO DE JANEIRO quando pensam em Brasil..ponto final. Essa paranoia de Brasileiro de querer se distancear de ser conhecido pela amazonia é evidente no teu comentario. Nao to te criticando apenas mostrando que isso existe de fato.

E convenhamos a Amazonia é Grande parte do territorio Brasileiro..porque tanta vergonha dela?????? E dai se fosse o caso de estrangeiro pensar em Amazonia quando pensa no Brasil? Qual o problema? Melhor isso do que pensar numa cidade suja e poluida como SP.

Schroder-EUA disse...

Fernando...se nao contarmos a area metrolpolitana....ATLANTA é a TRIGESMIA TERCEIRA maior cidade dos EUA com apenas 500 Mil habitantes. #33!

Veja a lista aqui

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_United_States_cities_by_population

Marco disse...

Luis

Espero que releia meu comentário e deduza onde está a vergonha da Amazônia.

Conheço a região há mais de 20 anos, tenho muitos negócios lá e vivo fazendo propaganda da região.

É um dos melhores lugares para exercer trabalho técnico no Brasil, bem remunerado e muito valorizado profissional e pessoalmente.

Quem ainda não conhece, pode começar a avaliar seriamente a possibilidade de viver lá, e viver muito bem.

Detonei sua idéia porque só reforçaria o estereótipo do Brasil de que isto aqui ou é bunda (RJ) ou é mato (Amazônia).

Estou falando do ESTEREÓTIPO e não da realidade, pois como disse, conheço muito bem a região e lá tem muito mato ainda, mas tem muita cidade boa para morar, trabalhar e crescer.

Ora, se o RJ já será a sede da Olimpíada, que façam a abertura em outra cidade, então.

Marco disse...

Luis

E outra: o estrangeiro pensa no RJ quando pensa Brasil, sim. Mas pensa, também, e muito, na Amazônia, principalmente através de notícias negativas sobre a região.

As manchetes negativas do Brsil, lá fora, via de regra se referem a assassinato de sem-terra, destruição da mata e outras.

Nunca pararam para pensar nas pessoas que lá vivem, e quem têm tanto direito ao "conforto" da vida moderna quanto os outros.

Aliás, se o americanóide típico ignorante-alienado não pensa na Amazônia quando falam do Brasil, de onde vem o termo "Rain Forest"?

Do grego? Do etrusco? Do latim? Do esperanto?

Talvez, pasmem!, do inglês....

Schroder-EUA disse...

MAS AI É QUE TA MARCO!!

Como melhor pra reforçar a ideia de uma AMZONIA NOVA...MAIS MODeRNA..que vai alem de Sem terras...com uma Abertura de Copa?

Ja que vai se ter Copa na Amazonia porque nao a abertura..seria espetacular.

Em vez disso vao fazer em São Paulo...grande novidade...

O Brasil é PESSIMO em marketing do seu proprio país. Sempre digo que Turimso estrageiro existe no Brasil não graças ao Marketing do Governo porque não fazem nada. Um País desse tamanho deveria ser um dos maiores destinos turisticos no Mundo...mas acho que até Aruba deve receber mais turista que o Brasil!

bernardo disse...

Agora sim você esclareceu seus comentarios, nas entre linhas eu também tive a mesma impressão.

Toda região tem seus problemas e é conhecido pelo esterotipo, afinal a futilidade ainda faz parte desse mundo e da tele"visão" de muitas pessoas.

Por isso que essa Copa na Africa é a melhor que esta para acontecer, pode haver muito sensacionalismo ligado aos lugares degradados do continente, mas ao mesmo tempo teremos muita informação a disposição para conhecimento... e o principal: a visibilidade do seu potencial para quem tem visão de melhorias, e não somente de criticas.

Schroder-EUA disse...

Exatamente Bernardo. A copa na Africa do Sul é mais ou menos isso mesmo.

O Brasil parece ter medo de desenvolver o resto do País. Até tentaram inventando Brasilia mas o Norte continua sendo ignorado por muitos Brasileiros.

A costa oeste do EUA a 100 e poucos anos tinha praticamente nada lá. Vegas , Los Angeles , São Francisco...etc era nada a 100 e tantos anos atras...hoje o Paí ta muito bem dividido em população não é mais so na costa Leste onde o País começou.

Rubens Borges disse...

Eu já acho que o governo fazer um baita estádio na Amazônia, ou Brasília, ou qq lugar sem um time decente uma grana jogada fora... MAs beleza...

Adriano disse...

Eu chamo de burro e tapado quem pensa qua a AMAZONIA não é conhecida pêlos paises desenvolvidos.

a maiór riqueza do mundo esta debaixo do RESTO que eziste daquela floresta.

trocentas mil ongs americanas, japonesas, eurpéias e o escambau ja estão por lá a mto tpo.

Pêlo contrario, a maioria dos brasileiros só sabe desmatar desemfreadamente,plantar ou botar gado.

estudar e ter idéias que fassam a região progredir economicamente e ecológicamente que é bom nécas.

por isso somos terceiro mundo no pais que tem o melhor clima do mundo.

Schroder-EUA disse...

Adriano entao tu ta me chamando de burro e tapado! Mas tu ta pensando em empreses e eu em pessoas!

Tu realmente acredita que o mundo CONHECE a AMazonia??? Cara tu ta falando de cientistas e empresas...eu to falando de pessoas comuns! A pessoa comum em qualquer parte do Mundo tem um conhecimento basico da Amazonia..ou seja..é uma Floresta, é grande..tem um rio grande..tem muitos bixos...problema de desmatamento e acaba por aí...sao raras as pessoas que sabem que existe um MANAUS no meio dela..

Entao vamos separar as coisas..nao to falando de empresas americanas ou japoneses..to falando de milhoes e milhoes de pessoas comuns pelo mundo que tem um leve conhecimento mas nada alem disso.

Marcela Mourão disse...

gostei muito da idéia. tb moro nos eua onde faço mestrado em administração esportiva. estou trabalhando na minha tese que é justamente o impacto da copa de 2014 no brasil, com case de porto alegre. mas concordo com teu post.

johnatas disse...

Boa, a abertura da copa em Manaus seria ótima, mostraria para o mundo inteiro que na Amazônia não se resume só em florestas, rios, animais, mas que tem pessoas simpáticas, hospitaleiras, mostraria a cidade de Manaus, que foi ultra-importante na época da borracha.Nós Brasileiros temos que dá importância para o resto do Brasil como o Norte, Nordeste, porque sem essas regiões o Brasil não teria tanta importância, no Norte há a maior Floresta do Mundo, o Maior rio do Mundo, o Maior Polo industrial da américa latina e os seringueiros que com o seu suor deu duro para tornar Manaus a cidade mais rica do Brasil na época da Borracha e ter colaborado com a economia nacional, no Nordeste há lindas praias, cidades bonitas e boas de se viver, o povo nordestino que teve uma grande importância para o Brasil todo, mas parece que os Paulistanos e Cariocas despresam tudo isso, uma vez fizeram uma matéria com a seguinte pergunta(você "deportaria" o nordestino de volta para o nordeste?) e as pessoas sem saber que estavam sendo gravadas respondiam(sim, eles só atrapalham e enchem as cidades grandes), teve gente que disseram "não eles servem para deixar a cidade limpa", ou seja a um grande preconceito não só com o nordestino como com os norte-brasileiro, se abertura da copa fosse em Manaus, ou em outra cidade Nordestina iria ter um grande impacto no Brasil e no Mundo, seria divulgado a outra face Brasileira.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]