terça-feira, agosto 17, 2010

29 Chega de Cicatrizes

Na infância, todos os dias, após o recreio, eu era um dos últimos na fila para escovar os dentes e voltar para a sala de aula. Sempre fui um dos menores da turma e isso dificultava muito uma disputa na fila, após o sinal que anunciava o fim do recreio. Até que um dia eu decidi que seria o primeiro.

Parece que foi ontem. Era uma tarde ensolarada e quente, provavelmente no final do ano. Eu saí para o recreio concentrado no meu lanche, mas sem querer brincar com as outras crianças. Meus coleguinhas estranhavam por que eu não os acompanhava em brincadeiras rotineiras, em lugares do pátio que eu costumava ir. Não contei para ninguém, mas eu tinha uma meta e iria cumpri-la, ainda que isso me custasse perder as brincadeiras da hora do recreio. Passei todo intervalo preocupado em comer rapidamente minha merenda e permanecer atento ao sinal. Naquela tarde, nada nem ninguém me impediria de ser o primeiro. Foi quando aconteceu.

No momento em que soou o sinal, eu parti em disparada rumo à porta onde se formava a fila que eu pretendia liderar. Certamente, corri em velocidade excessiva e desnecessária para alcançar o meu objetivo. Mas eu estava cego! Tão cego que ignorei os dois degraus existentes pouco antes de chegar à porta, tropecei, caí de queixo no chão e só acordei alguns minutos mais tarde, num ambulatório de um hospital.

Mas mais que o corte no queixo, o que me doeu foi o fato de que eu planejei ser o primeiro da fila, abri mão das brincadeiras do recreio, fiquei atento ao sinal sonoro e corri para chegar na frente, mas mesmo assim, não obtive sucesso. Eu subestimei os degraus, eu não avaliei bem os riscos e, por isso, não cumpri minha meta.

Após aquele tropeço, ganhei alguns pontos no queixo e uma bela cicatriz. Cicatrizes são diplomas de lições que aprendemos com dor, mas que em vez de pendurarmos na parede, levamos no corpo, para nos lembrarmos constantemente de jamais subestimar os riscos do dia a dia. Depois daquele tombo, aprendi a respeitar muito mais qualquer degrau.

Pois nesse fim de semana, eu me questionava sobre o que poderá acontecer com o Inter nesta final da Libertadores. Lembrava-me dos tropeços do passado e também das cicatrizes que eles nos deixaram. Lembrei-me de que é caindo que se aprende a caminhar, de que é apanhando que se aprende a bater. Então olhei para minhas cicatrizes, passei a mão no meu queixo e tive a certeza: amanhã à noite, quando soar o apito final, seremos os primeiros da fila, sem tropeços! Chega de cicatrizes.

29 Comentários:

Davi disse...

Chiodelli

Confesso que em alguns momentos do texto pensei que voce estivesse enveredando pelo caminho da analogia à blindagem "excessiva"(?!?!) que está sendo feito aos jogadores, mas felizmente não era nada disso.

Não entendo como o Falcão pode criticar esse zelo em manter os jogadores focados no título.

Na verdade, toda precaução é pouco, porque não é jogo jogado, e estou esperando um certo sofrimento amanhã.

Uma cicatriz amanhã seria talvez a mais dolorida e de mais dificil cicatrização da história.

Temos a faca e o queijo na mão, e com beira rio lotado, guina, tinga, dalessandro e uma torcida com "sangue" no olho, creio que traremos o bi.

Sds!

PS: Baita texto.

Pablo Faria disse...

Maravilha, Daniel. Parabéns por este texto que, mais que lembrar nosso clube da importância de manter a humildade e a concentração, nos lembra a todos o valor inestivável das quedas, para nosso crescimento.

aBRaço!

Giovanni disse...

Primeiramente tenho que elogiar teu texto, sempre de qualidade superior!

E para aqueles que sempre falam que a imprensa lá de cima é meio bairrista e até concordo, mas as vezes eles olham pra cá e fazem boas reportagens.

http://sportv.globo.com/videos/v/trave-do-beira-rio-contaparte-das-grandes-glorias-do-internacional/1319916/#/Futebol/page/1

http://sportv.globo.com/videos/v/maior-artilheiro-da-historia-do-internacional-comemora-grande-momento-do-clube/1319919/#/Futebol/page/1

João Gabriel disse...

Grande texto.

Acho, no entanto, antes de saírmos em disparada rumo ao objetivo, não podemos descuidar do degrau de amanhã. O último degrau.

Uma queda nos nocauteria e nos mandaria ao hospital.

Cleber_Tapes/RS disse...

Espero que o Inter não tropeçe

e vale o ditado

A preça é inimiga da perfeição

Marco disse...

Belíssimo texto!

Tenho minhas cicatrizes, lembranças de um infância de criança arteira e feliz.

Mas, como dizia minha avó: "Não aprende no amor, aprende na dor".

A maioria dos nossos jogadores é bem experiente, e vai entrar em campo sabendo que a vantagem obtida no México é reversível, que basta um gol deles para o desespero bater.

Mas, do lado de lá, tem um time querendo vencer a todo custo, o que traz, junto, o medo de perder.

Aquela bola na trave do Kleber, logo no início do jogo, fez refluir o ímpeto dos mexicanos. "E se eles fazem um gol...", lhes assopraram seus demônios em seus ouvidos (todos temos demônios que nos assopram os ouvidos).

O importante é entrar focado no adversário, marcar na frente, empurrá-los para trás, e meter um gol logo de cara.

O resto é com a arquibancada.

Marco disse...

Nossa vantagem é pequena, diria inexistente.

A máxima do futebol ensina: "quem tem dois, tem um; quem tem um, não tem nada".

Amanhã começa do zero, e zero a zero. Mas seremos 60 mil contra 11.

Quase uma covardia.
Quase...

Marco disse...

Pela lista de convocados para a final, fica claro que a única dúvida, a rigor, é quanto à participação de Alecsandro.

Só espero que Roth já tenha percebido que este Everton não pode nem passar perto do Manto Sagrado.

alepauperio disse...

Belo texto, Daniel.
Temos muitas cicatrizes, que nos fizeram mais fortes.
Estamos preparados para qualquer degrau que surja.
Gosto dessa seriedade que está presente no clube e no time.
Estou confiante. Será uma grande noite. E seremos Bi-Campeões da Libertadores da América.
Os azulzinhos ficarão dormindo, ouvindo os fogos de artifício, nossos gritos de alegria, nossas provocações, todo o nosso mérito e essas cicatrizes nunca se apagarão de suas memórias, sejam crianças, adultos ou da melhor idade.

Jhonny_região do ABC disse...

Se houver uma derrota do colorado, será ao estilo "Maracanazo", pois tal cicatriz permanecerá por século na memória dos colorados, afinal é a chance de se igualar ao números de taças da Libertadores do seu rival. Mas como alguém disse a alguns post atrás, se o Inter fizer 1x0 em menos de 20 minutos, o time mexicano irá desistir, ainda mais com a pressão de quase 60 mil torcedores, mas se no caso querer jogar com o regulamento (o que duvido pela qualidade do elenco) será um sufoco até o fim, coisa essa ROTHineira, afinal conseguimos classificação na 1ª Fase na última partida, tomamos um sonoro 3x1 do Banfield em um jogo tumultuado pelos erros de arbitragem, e se classificamos em um 2x0 suado, depois uma classificação no minuto final diante do Estudiantes e após um jogo do nervosismo a flor da pele no 2x1 do São Paulo. Se alguém reclamar de falta de emoção nos jogos do Inter, precisa ser internado e receber uns choques elétricos.

VAMO VAMO INTER, que essa partida seja com mais tranquilidade, afinal o coração aqui já sofreu demais pelo BI e Parabéns Chiodelli, um ótimo texto!

col disse...

Da-lhe, Abelao!!

Schroder-EUA disse...

Grande Texto Daniel. Eu tambem tava tentando adivinhar em que direção tu ia com o texto...acho que tu escolheu o caminho certo!

Eu estou confiante que já temos cicatrizes suficientes para evitar aquele degrauzingo fdp!

CláudioGM disse...

Ah, que ansiedade!!!

Cresci colorado, mas assistindo inúmeros triunfos do rival durante toda infância. Grêmio ganhando tudo, sempre menosprezado e discriminado, ouvindo "Colorado pé-rachado", "Grêmio, nós somos campeões da américa" e que o Inter nunca seria campeão do mundo, pois nada poderia ser maior que o Grêmio. A maldita soberba gremista finalmente haverá de cair definitivamente, e amanhã finalmente seremos os maiores em todos os quesitos. Não haverá mais nada em que eles possam dizer que são maiores e superiores. Dirigentes e, principalmente, torcida sempre se achou o máximo a partir de 1983 e nunca deixaram de serem arrogantes e preconceituosos, sempre falando nas tais "glórias" tricolores que os colorados "macacos e cu cagados" jamais teriam. Chupem gremistas! Agora, quem será o maior? Temos o tri brasileiro e a sulamericana a mais, portanto, a resposta é: INTER!!!!!!!!! O bi será nosso!!!!!!

CláudioGM disse...

Ah, e mais gauchões e vitórias em grenais também!

Dindo_Ibiaca/RS disse...

que demora de jogo eta nervosismo

Renan Santos disse...

Hoje de tarde o busão do Inter percorreu a cidade desde o Hotel da concentração até o Beira-Rio, recebendo buzinadas e tietagem.

PÉSSIMO clima pra final.

Esses caras tinham que estar 100% concentrados, como feras metidas n'uma jaula!

Esse carnavalzinho aí não é bom!

AMANHÃ TEM QUE SER NOSSO, FIADAPUTA!!!!!!!!!!

VAMO, INTER!!!!

Adriano disse...

parabens...mais um texto emocionante.

nossas cicatrizes mais recentes são os vices do ano passado...

fiquei com aquilo entalado na garganta...na minha opinião fomos sacaneados pelos juizes na final da cb e no brasileiro não gosto nen de lembrar da semana em que antecedeu a ultima rodada do brasileiro com os pijmas debochando e tentando argumentar uma marmelada do tamanho do maraca!

pensei:ANO QUE VEM DAREMOS O TROCO NA LIBERTADORES!

mas dai comessamos a sofrer na mão do fossati! não tivemos sossego em nenhuma partida dessa libertadores...até aqui no blog a gente não tava conseguindo se entender tamanha éra o sofrimento.

mas CONSEGUIMOS chegar na FINAL!!!

VIRAMOS NA CASA DELES!!!

ninguem meréçe mais esse canéco do que nós!!!

estou confiante de que amanha sera um jogo até de certo modo mto mais facil de nós torcedores presenciarmos...com mto menos sofrimento!

vice esse ano nem pensar!!!

força INTER!!!!

Marco disse...

Ao final do Brasileiro 2009, saí de casa tranqüilo, sabia que os pijamas entregariam.

Botei minha mulher e eu filho (então com quase 2 anos) e fomos ver a festa dos flamenguistas.

Claro que eu estava trajado com o Manto.

Passamos em frente um bar lotado, e lá no terraço avistei uns 5 ou 6 garotos, com quem assistimos, sofremos e festejamos a final da Sula-2008.

Um deles, o mais exaltado, até quebrou uma cadeira do bar, quando o Nilmar fez o gol. Deu o maior bode para acertar a conta, no fim concordamos em pagar se ele colocasse o valor da cadeira na nota fiscal.

Mas, voltando ao bar lotado, com alguns flamenguistas festejando e estes Colorados lá em cima, no terraço, acuados, lamentando.

Parei o carro, buzinei várias vezes para eles me virem. Desci do carro calmamente e, orgulhosamente, estiquei o distintivo Colorado e beijei-o.

Este mais maluco, o que quebrou a cadeira, ainda estava exaltado e, apontando o dedo para mim, gritou:

- Vamos ganhar a Libertadores no ano que vem!!!

Me arrepio só de lembrar... Infelizmente, como meu pequeno estará dormindo após o jogo, não poderei encontrar esta molecada gente fina e apaixonada.

Mas, me lembrarei deles, de qualquer forma (com vitória ou, toc-toc-toc, com derrota)...

Jhonny_região do ABC disse...

BOA MATÉRIA SOBRE O TAISON: da miséria e fome para a esperança do maior título das Américas!



http://placar.abril.com.br/brasileiro/internacional/dalessandro/materias/o-lutador.html

Jhonny_região do ABC disse...

Só me faz lembrar uma coisa a matéria, o infame do WALTER, que todos diziam coitado pela falta de instrução, pois Taison passou o mesmo ou pior, porém não falta treinos, não faltou com respeito ao torcedor e com o clube, e mesmo depois de a torcida ter mandado o cara embora, deu a volta por cima e amanhã poderá nos dar o título. Resumindo, POBREZA não faz ninguém um mal profissional, é a ÍNDOLE da pessoa que o faz seguir os bons caminhos ou não!

Adriano disse...

essa matéria sobre o taison me levou a divagar sobre nosso comportamento frente ao desempenho dos jogadoresem inicio de carreira.

num pequeno espaço de tempo um guri mtas vezes sem uma boa base familiar passa de marginalizado ha herói de uma legião.

tempos atras eu não tinha nem pra comer..hj tenho tudo e mais um pouco ao meu alcançe!

como administrar isso?


taison comessou bem e teve uma senhóra recaida...hj pareçe estar recuperando seu bom futebol na éra roth...sorte ao garoto!!!

vou tentar ser mais pacencioso com a gurizada que jogar no time principal...eu pegva mto no pé do Jiuliano e Sandro só pra ficar em 2 exemplos.

vamos ter mais paciencia com a gurizada!!! sãonosso futuro!!!

força INTER!!!!

Almilano disse...

CHUPA CHIODELLI.

Tu disse que só iríamos até as 4as e olhe lá.

asdhiuasdhuishuiadhsdihiuadh

Anderson Cruz disse...

Que assim seja!
Essa noite será tensa. Não sei se vejo dvds de filmes, se repasso cada um dos DVDs das conquistas da América e do Mundo. A verdade é que nada aplacará essa ansiedade. A mesma que senti em 2006 e que depois se transformou no grito de campeão junto com meus amigos e parentes colorados!

VAMO, VAMO INTER!

GILSON - PR disse...

Chiodelli

gosto de ler os seus textos, sempre muito criativo, parabéns,

Em vésperas de jogos importantes não gosto de ficar dando muitos comentários e palpites, nesses momentos prefiro ficar lendo o que os colorados escrevem e opinam. Já dei palpite de resultado e dei azar no final na CdB no ano passado. mas tenho uma forte intuição que amanhã será o dia do Taison, Sandro e D´alessandro.

Tenho a mesma intuição que tive semana passada com o Giuliano e Bolívar, quando abri a revista colorada do mês passado para reler vi o pôster do Bolívar e a emoção do Giuliano. Sabia que viria coisa boa daí.

Nesse mês no final da revista está o Dale e no meio dela se encontra o Sandro. Senti neles um diferencial.

O Taison sempre jogou bem no Rio Grande e na sua casa o Beira Rio, O baixinho vai ser o diferencial nos contra-ataques.

Esse título está sendo marcado pelas inúmeras coincidência, apesar de eu ser um incrédulo ateu, estou achando algumas coisas muito estranhas, coisas do ALLLÉÉÉÉMMM!!!!

Comentários meus somente após o jogo ou por um motivo exepcional.

Boa sorte a todos os colorados do mundo, e que venha o BI!!!

Delmar - Um Colorado em Foz disse...

Só discordo dessa teoria que diz que o Chivas vai se entregar se tomar o primeiro gol! OS CARAS TÃO DISPUTANDO A FINAL DA LIBERTA!
Qualquer time quer esse título, os caras vão jogar a vida deles amanhã!
Lembram da final de 2002, onde o São Caetano ganhou no Paraguai e virou o primeiro tempo em SP vencendo o Olímpia por 1x0? Quem ficou campeão naquele ano??
Jogo duro amanhã, jogo pra goleiro experiente e preparado para o caso de ir pros pênaltis!
Boa sorte pra nós colorados, essa das coincidências pra mim também é fantástico. Desde o início tentei não dar bola pra isso, mas é impressionante o incrível número de coincidências entre esse ano e 2006. Vamos esperar que as últimas se confirmem: os dois grandes títulos conquistados!
Abcs,

cjr-sp disse...

Seguinte gurizada...

Se tudo correr sem interferencias do juiz...

Podem já anotar o placar...2x0

O unico jeito de nao sermos campeoes é se o juiz jogar contra nós. Caso contrario nao há como a taça sair do centro de eventos. Será do centro de eventos para as maos do bolivar e de lá para o museu colorado.

Chancelado pelo CJR nao tem erro...kkk.


*********************

Só tem um detalhe...agradeçam a todos críticos que ajudaram a tirar o FOSSATI do comando...pq se dependessemos da direçao até contra o fraquissimo Chivas o Fossati teria feito o bixo ficar feio.


*********************

Sds Coloradas.
RUMO AO BI MUNDIAL.
Aí já vai ficar bem mais complicado...

cjr-sp disse...

E nao se esqueçam de agradecer a DEUS tb pois nao eramos para ter passado por alguns jogos onde fizemos gols da mais pura sorte.

E por fim...uma oraçaozinha tb de agradecimento ao DALE tb seria conveniente.

Delmar - Um Colorado em Foz disse...

Tua opinião sobre o Dale é perfeita, pra mim ele é um dos maiores jogadores da nossa história.

Sobre o Fossati: goste ou não ele tem grande parcela nesse título, pois levou o time até as semi derrubando o adversário mais forte da competição.
A obrigação do Roth é ganhar a Liberta, menos que isso terá fracassado redondamente, coisa que Fossati não fez!

signori http://blogsignori.blogspot.com disse...

Great Post!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]