quarta-feira, agosto 25, 2010

15 O imponderável

Cada torcedor que se preze também é um treinador.

Com preferências de jogadores, esquemas táticos e forma de jogar futebol. No começo do ano, após um 2009 de muitos “quase”, coloquei meu chapéu de Roman Abramovich em ação. Tal qual o "milionário russo jogador de Championship Manager da vida real", elegi as prioridades para reformular o plantel colorado.

Lateral direito, zaga, primeiro volante, terceiro homem de meio campo, centroavante.

Estas eram as prioridades/deficiências. Procurei fazer uma lista com 2 a 3 nomes para cada uma dessas posições. Opções viáveis, algumas de maior investimento outros nem tanto. Mas nada mirabolante, tipo Messi, Gerrard, Maycon, Lúcio e outros atletas no auge, com salários milionários.

Afinal, apenas o chapéu era igual ao russo, e não a conta bancária.

Nas laterais, Vítor (ex Goiás, agora Palmeiras), Cicinho ou Léo Moura (Flamengo). A lista de zagueiros pretendidos era formada por Breno e Alex Silva. Na primeira "volância", a eficiência discreta de Rodrigo Souto ou a marcação implacável de Williams do Flamengo. Ibson, Tinga e Jádson seriam as opções para as meias. Por fim, Kléber "gladiador", Fred e Sóbis para reforçar o ataque.

Pois bem. Estamos no segundo semestre e quase na metade do campeonato brasileiro. Destes nomes, quais deles seriam contratações acertadas? Vítor, Rodrigo Souto, Cicinho, Léo Moura, Kléber Gladiador... Nomes que HOJE não empolgam; passam por fases discretas, pra não dizer irregulares.

Fred, apesar da unanimidade, ganha salário estelar (europeu) e têm passado boa parte do ano no departamento médico. Breno é reserva sem muitas oportunidades no futebol alemão, e parece distante de confiável. Apesar da qualidade, hoje uma aposta.

Ibson e Jádson estão em mercados sem visibilidade, e consequentemente, não sabemos precisar em que momento técnico estão. Sóbis retornou, mas ainda está muito aquém do seu potencial e de sua melhor forma física. Pode-se dizer, com certa relatividade, que da lista, apenas Tinga e Alex Silva passam por um bom momento.

Alex Silva, apesar de hoje estar machucado, foi um dos pilares que permitiu ao São Paulo chegar a fase semifinal da libertadores, compensando o péssimo momento de Miranda, as improvisações do medíocre Richarlysson e um sistema defensivo inconsistente, fruto de um Ricardo Gomes totalmente sem comando.

Tinga, bom, este é um cara que torna o time coeso, ataca e defende com igual intensidade e demonstrou não ter parado no tempo. Sóbis, pelo oportunismo de seu primeiro gol e pela potencialidade que têm, pode ser incluso no grupo dos acertos.

A questão é que vejo muitas críticas a nomes, mas futebol NÃO É CIÊNCIA EXATA. O Real Madrid que o diga, que todo santo ano torra o que tem e que não tem e acaba sendo apenas um arremedo de time.

Apenas quero ilustrar que nem mesmo as apostas seguras, de comprovada qualidade se tornam certeiras.

Todo time quer ser campeão, e apenas um acaba sendo. O sucesso futebolístico depende de muitas variáveis. Preparação física, logística, planejamento, treinamento, capacidade de reavaliar rumos, tomar decisões. E para complicar, o time ainda tem que "dar liga", os jogadores chaves tem que estar em um bom momento, as lesões tem que passar longe, e até mesmo os deuses do futebol tem que colaborar.

(In) Felizmente, não existe verdade absoluta nem lógica no futebol. Existe trabalho (salve Muricy), obstinação, qualidade, e é claro, uma boa dose de sorte. Por isso, a próxima vez que o Inter anunciar um Celso Roth da vida, sempre pondere o inexplicável.

Afinal, futebol não tem lógica nenhuma.

Deve ser por isso que é tão apaixonante.


Ps: Me perdoa Celso Roth!!!!!

15 Comentários:

COLORADO_CAPIXABA disse...

Ótimo texto, e a placa dos torcedores é realmente impagável.

Sou totalmente contra gastar um rio de dinheiro na contratação de um treinador, com o dinheiro economizado numa comissão técnica de R$ 750.000,00 (Felipão e Luxemburgo), contrata-se 03 ou 04 jogadores de primeira linha.

Técnico bom não ganha jogo sozinho, mas técnico muito ruim perde. Essa é a essência.

Giovanni disse...

Tanto pangaré escrevendo m... e ganhando belos salários pra isso, enquanto o nosso colorado Davi escreve uma preciosidade dessas. Parabéns pelo texto! Só queria lembrar que antes do final dos estaduais pedi a contratação do Tinga, da ponte preta, também volante. Pelo o que eu vi dele no palmeiras, é quem mais está jogando no time do felipão.

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Acho que não devemos querer comparar e analizar friamente nosso colorado com a Inter de Milão. Lógico que temos uma excelente equipe e no Brasil ao meu ver, não tem nenhuma equipe à altura do Inter. Mas é evidente que se formos colocar no papel jogador x jogador, a Inter de Milão tem uma equipe (escolhida à dedo) completamente superior à nossa. Mas o futebol são 11 x 11 e o "jogo é jogado" dentro das 4 linhas. Acredito muito no potencial do nosso time quando a disputa é feita em sistema mata-mata. Se colocarmos o coração na ponta da chuteira e fizermos uma partida perfeita (igual à partida contra o Barcelona), tenho certeza que traremos a taça pra nossa casa e estabeleceremos ainda mais nossa superioridade nivel nacional.

Qto ao Renan, o que mais me incomoda nele são suas declarações pós jogos alegando em todas as entrevistas que ele nunca é o culpado de erros "gritantes" que ele comete. Essa falta de humildade dele em nunca concordar e não reconhecer suas falhas é que me faz perder totalmente o interesse em vê-lo com a 1.

GC-Inter Sempre disse...

BAITA TEXTO... E QUE PLACA, HEHEHE.

Rubens Borges disse...

Davi, o único nome que não quero ver o Inter nem apostar, desta tua lista, é o Kléber. Bom jogador, mas com um talento para ser expulso sempre em momentos delicados.

Cleber_Tapes/RS disse...

o Roth ganhou um presente em pegar o Inter na Semi da LA

contribuição dele pro título
apenas uns 4% só

e ainda deu a sorte de pegar um SP em pedaços e um Chivas mexicano

eu não gosto do Roth

os méritos da conquista da LA
são da diretoria que monto um grupo competitivo

e também pelos jogadores Guina e Sandro que deram a vida dentro de campo

Giovanni disse...

Acabaram de vender o Taison, pro Metalist, mesmo clube do Cleiton Xavier, por 6 milhões de euros. Pra mim, baita negócio... voltou a jogar com o roth, mas já tava se apagando denovo...

GC-Inter Sempre disse...

eu gostava do Taison, pensava que ele no mundial seria importante devido a sua velocidade em cima do lucio... mas, também é verdade que ele oscilou muito de 1 ano para cá... concordo que foi uma boa venda.

Cleber_Tapes/RS disse...

o Taison foi bem vendido...

daqui a 2 anos ele volta pro Brasil..

Ramon Dongo disse...

Uma negociação que lamentei muito por não ter acontecido foi a do Ibson... Tava jogando muito ano passado.

E concordo que no futebol não se pode pensar que 1+ 1 = 2, ao menos não sempre. Não existe treinador herói ou esquema tático mágico, muito menos fórmula da vitória. A foto do post diz tudo, pode ser que essa Libertadores seja uma exceção na vida do Roth, mas que bom que isso ocorreu quando ele estava no Inter. Ele tava acomodado no Vasco e teve a coragem de trocar de clube. Alguns podem até dizer que o Vasco não anda lá essas coisas e vir pro Inter deve ser o paraíso, mas garanto que a diretoria carioca se daria por satisfeita se ele colocasse o time na Sul-Americana. E ele arriscou tudo em 4 jogos, com muito mais pressão do que teria por lá então não sou eu quem vai tirar os méritos dele.

E tem que acabar com o "treinadorismo" no Brasil. Dou graças a Deus pela negociação com Felipão e Luxemburgo não terem se efetivado. Quem decide o jogo são os jogadores, é aí que deve se concentrar o investimento do clube.

Sobre esquema, embora eu reconheça, como disse acima, que não existe formula da vitoria, prefiro times alinhados com 4 jogadores defensivos, tenho um certo preconceito com esquemas com 3 zagueiros.

Caco e Su...... disse...

Taison e o mesmo caso do Valter, recupera e vende. O Valter parou no meio. E um jogador rápido, bom, sabe bater na bola , mas e montanha russa. No segundo jogo em são Paulo, simplesmente sr cagou.
Ótima venda. Que saia o índio nessa tb. Pois pela esquerda sorondo e mais rápido, menos tosco, mais alto.

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Primeiramente, ótimo texto do meu conterrâneo!!! Pra variar!!!

Seguindo, o ROTH, q até então detestava, passou a ter mais crédito comigo...conseguiu ajustar as peças q o Fossati teimava em colocar em lugares errados......"deu liga" ao time e conseguiu motivar e "frear" o vestiário (lembram do episódio do puff do índio)!!!!

Embora respeite a oponião do cleber, ñ concordo q a coloboração do ROTH tenha sido de apenas 4%....

A diferença entre os times de fossati e roth é grande....a começar pelo famigerado esquema com 3 zagueiros, passando pelo fato de o time jogar extremamente acuado, como time pequeno.....enquanto q roth deu outra cara....colocou o inter pra frente sem descuidar da zaga e talvez ae esteja seu maior mérito, conseguiu o sonhado (principalemente pelo titi) equilibrio!!!

Ademais, parece q os deuses do futebol conspiraram a nosso favor!!!!!

Por fim, quanto ao Taison, acho q foi bem vendido...era apenas um atacante comum...nada impede q ele venha a se tornar um ótimo atacante...mas isso só o tempo dirá!!!!!

Vi vários tópicos q tratavam da direção colorada!!! Me mantive inerte quanto a isso!!! Porém, quando a coisa enfeiou, fui um dos q criticou o FC e cia e com TOTAL RAZÃO, pois estavam fazendo merda atras de merda!!!!

Acho q a critica fez acordar o GRANDE CARTOLA FERNANDO PAPA TÍTULOS CARVALHO q havia adormecido........

Não há duvidas q essa diretoria é, até provem o contrário, a melhor dentre todas as que passaram pelo INTER......

Isso não quer dizer q devo ser complacente com tudo o q eles fizerem ou fizeram ao longo de suas gestões......

Sou colorado, sócio, e tenho O DIREITO e principalmente O DEVER DE COBRAR da direção e jogadores para que eles NUNCA se esqueçam que ISSO É INTER, e q queremos sempre estar entre os melhores....... e para isso precisa de vigilia contínua, para ñ cair em desgraça como acontece, seguidamente, com os bananas de pijama da azenha!!!!


desculpem o post meio grande...é q fazia tempo q ñ aparecia por aqui!!!

saudações coloradas!!!

Gonçalves disse...

O comprometimento dos jogadores é a parte fundamental disso tudo, limitações de um e de outro podem ser compensadas com um bom ajuste técnico, mas se dos 11 que estejam em campo um não estiver a fim, pode colocar todo um trabalho fora numa partida.

Essestempos vi um video que muitos devem ter visto, de uma palestra do Bernardinho sobre a roda da excelencia e como ele avaliava os jogadores pra ver quem tava comprometido e quem não estava, vale a pena de ver, achei esses tempos a primeira parte só no youtube, que é essa:

http://www.youtube.com/watch?v=utcISBuVxF8


Mas em resumo ele fazia ações simples, como mesmo depois de uma conquista importante, marcava uma reunião pro dia seguinte, na verdade não era reunião alguma, mas sim treino...além de a cada conquista adiantava uma hora o treino pela manhã, os caras resmungavam,. mas acatavam e obedeciam...e quando conquistavam mais e mais titulos, sempre davam destaque para essas ações.

talvez o retorno dos treinos pela manhã e tarde tenham incentivado um pouco mais de ver quem estava ou não comprometido e tenha ficado mais fácil de montar um time ao menos com quem estava a fim de conquistar algo.

GILSON - PR disse...

Cara, que texto!!!

Havia alguns bloguistas da rbs que diziam que o ROTH seria um cara totalmente desacreditado por ter largado o vaxxxco no meio do contrato. Nenhum time iria confiar em contratar um treinador sem palavras. Vaxxxco estava entre os últimos do campeonato brasileiro. Resultado da saída do ROTH do vaxxxxxxxco: ROTH campeão da LA e os cariocas, com um novo treinador, arrasando no brasileirão, invictos em vários jogos.

Davi disse...

Colorado_capixaba, Giovani, GC, Gonça, Gilson-Pr, obrigado pelos comentários e pela colaboração.

Leandro, perfeito! Nada a acrescentar.

Assino embaixo com o Ricardo e com o Cleber, boa venda do Taison.

Mas precisamos uma alternativa de velocidade caso o Marquinhos não emplaque.

Rubens, realmente o extra-campo do Kleber prejudica demais, pq futebol ele tem.

E Deus queira que um dia Ibson venha pro Inter, como o Ramon falou.

Gonça, a proposito, Bernardinho é uma lenda viva. Não existe técnico tão vitorioso no auge por tanto tempo. Bela lembrança.

E hoje, mais 3 pontos na tabela computados.

Sds a todos

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]