quarta-feira, dezembro 22, 2010

11 Detalhes e pensamentos desconexos

O poético pode dizer que uma partida de futebol é uma partida de detalhes.

Uma defesa do goleiro com a ponta dos dedos em um lance crucial.

Um chute caprichoso que bate nas duas traves e não entra.

Uma fracção de segundo, um quicar de bola, uma (in) decisão que custa um jogo, um campeonato, um ano.

Eu, particularmente, me delicio com qualquer expressão que envolva "os deuses do futebol".

Estes seres imponentes, onipresentes e todo-poderosos (argh!) que se divertem com um esporte que podem nos levar do céu ao inferno em um detalhe.

Poesia (quanta pretensão!) a parte, acredito nas pequenas nuances e nos pormenores.

Como dizia um grande amigo meu, todo planejamento rui por causa dos mais simples motivos. Parafraseando-o “ninguém tropeça em montanhas”.

Quando um treinador passa um semestre inteiro desmotivando seus jogadores, incrustando a mentalidade de preservação (que inclusive estendeu-se além, vide o jogo contra o Mazembe), de conformismo (onde foi parar a ambição em sempre querer ganhar?) não há como surpreender-se com o desfecho de ano.

Infelizmente não há uma chave mágica de “liga-e-desliga” para competitividade, foco, obstinação. Ou de certo, esqueceram do detalhe de avisar aos jogadores que “agora é (era) pra valer”.

Pior é ter que ouvir explicação após explicação do glorioso Roth de que o calendário prejudica, que a equipe chegou desgastada com o acúmulo de jogos, que a perda de jogadores chaves como Taison e Sandro desestabilizou a equipe e que o planejamento foi adequado.

Celso Roth, e sua manutenção, já é algo que me desagrada, para não dizer que me dá repulsa.

Teve tempo, material, estrutura, e não conseguiu superar um adversário inferior num campeonato de visibilidade mundial. E o que realmente me indigna, não assume sua parcela de culpa. Saber reconhecer os erros é o primeiro passo para a melhora.

Infelizmente, os pequenos detalhes fizeram a diferença.

A propósito, eu descobri que sou gremista. Juro. Detalhe né?

Afinal, segundo nosso mortal e valoroso atacante Alecssandro, aqueles que criticam suas atuações e seus números devem ser gremistas. Ó céus, ó vida! De campeão de tudo fui relegado a torcedor do coirmão. Como nunca percebi isso? Agora tudo faz sentido.

Ironias a parte, este post no fim acaba sendo um somatório desconexo de pensamentos. É difícil articular algo harmónico, mas talvez seja culpa desse somatório de acontecimentos que deixa qualquer um desconexo.

Tristeza é ver que um ciclo acaba, mas não da maneira que esperávamos.

É ler aqui e ali que o dinheiro anda curto, que expoentes técnicos do time podem ser negociados, e pior ainda, as especulações de reforços são incipientes, e ao menos ao meu gosto, não agradam (tirando Léo Moura e o “jogo-pra-acalmar-torcida” Luís Fabiano)!

Infelizmente, aguardemos qual vai ser o planejamento e as decisões a serem tomadas visando 2011.

Não vou ser oportunista de criticar antes do tempo, mas manter um pressionado e odiado Celso Roth, ao meu ver, é um erro.

2011 chega, e sonhar com o Tri da América não é nenhum devaneio.

Muito menos o bi da Recopa. E oxalá, ter ambição e gana de conquistar o brasileiro.

É hora de sacudir a poeira, levantar a cabeça e reavaliar.

Sem jamais esquecer os detalhes.


Ps: Parabéns ao Louis pela excelente, excepcional cobertura do Mundial. Não há palavras para agradecer tudo que o blog já fez a estes devotos colorados, então fica aqui um singelo e simples “Muito obrigado!”

Ps 2: Jogo um café que CJR não termina o primeiro semestre no comando do time e reassume o Abel Braga. Quem quiser apostar, não precisa ser café, só me procurar.

Ps 3: Veículos noticiam que Piffero tomou um empréstimo de 18 milhões de reais nos últimos dias, e a real situação financeira do Inter está muito distante da propagada gestão “viável financeiramente". Ai vem o Affatato e diz que trata-se de procedimento normal e que o valor foi apenas de R$ 4 milhões. É justamente esse tipo de notícia "plantada" que fomenta a suspeita de imprensa azul. Será que não checam fontes? Pelo amor de deus.

11 Comentários:

João Gabriel disse...

2010 vai indo embora e o que vai ficar não vai ser a participação no mundial, mas o Bi-campeonato da Libertadores.

O problema é (são) o(s) próximo(s) ano(s).

A intervenção agora deve(ria) ser enérgica.

Nesse ponto a rivalidade greNal e a gangorra entram em campo. Temos que montar um time capaz de ganhar as nossas competições e estragar os audaciosos planos deles.

E manter as coisas como estão nos últimos cinco anos. Nos últimos dez anos (por causa dos últimos cinco anos).

Ike disse...

caro davi, console-se com o fato de que o unico colorado a postar e frequentar o bv é o Louis, pois todos os outros torciam fervorosamente pro alecsandro...se contundir antes do mundial.

quanto ao fina do ciclo, infelizmente discordo de ti, o nosso ciclo nao vai acabar agora, vai definhar e nos trazer sofrimento por mais 2 anos,

o que veremos são mais 2 anos sendo tratados como imbecis, mais 2 anos sem que nos ouçam, mais 2 anos sem saber o que acontece dentro do depto de futebol, mais 2 anos de torcedor torce e diretor dirige

celso roth é o arauto desses tempos sombrios, tem a cara dos dias autoritários dos caciques vermelhos, é prepotente, arrogante, ignorou a figura do torcedor num elevador como ignora na sua vida profissional, pensando bem, não é de se espantar que tenha ficado mesmo no cargo. Essa diretoria e esse treinador se merecem.

o INTER mereceia coisa melhor

João Gabriel disse...

Um blog renomado não é lugar para eu exprimir o que eu acho da contratação do Ronaldinho pelo Grêmio.

Vou me restringir a isto.

Ivan disse...

Eu não vou me restringir! Pode dar muito certo ou muito errado.

Primeiro pela guerra de egos... segundo... vai que o sujeito só quer balada, casa de shows da família, entra e não resolve nada, demais jogadores enciumados... olha, olha...

Klaus disse...

Um off...

Lembro da "aposta" Danny Moraes.
O que aconteceu com esse cara?
Era um baita jogador e de uma hora para outra, desaprendeu?

Lembro que em 2007 jogou muito como primeiro homem do meio-campo. Muito mais do que jogava como zagueiro.

Não seria o caso de tentar novamente com ele no time B, para ver se não repete essas atuações?

Poderia ser a solução caseira e muito mais barata para a reserva, pois nem isso temos (fora W.Mathias!).

PENSEM NISSO!

Unknown disse...

Eu vi o Palmeiras perder para Inter de Limeira, Bragantino, Asa de Arapiraca, e mais recentemente para o medíocre Goiás.

Vi o Corinthians sucumbir, por diversas vezes, em seu desejo incessante de vencer a Libertadores, o mesmo torneio que a tradicional equipe do 11 caldas um dia ganhou. Nem a uma final chegou, algo que até o mestre Jair pega-pega Picerni já conseguiu com o ex-time de futebol de São Caetano.

Vi o São Paulo jogar a segunda divisão do futebol paulista. Subir direto para as semifinais. E ainda jogar pelo empate. Vi o Tricolor eliminar o Palmeiras de uma semifinal de Paulistão no critério de cartões amarelos, mesmo tendo obtido menos pontos na fase de classificação.

Eu vi o Flamengo perder no Maracanã para o Santo André na final Copa do Brasil. Pior, muito pior, vi o Rubronegro ser eliminado na Libertajdores 2008 pelo América do México por 3×0 em casa, após ter vencido o jogo de ida por 2×0.

Eu vi.

Agora, o MAZEMBE, interrogação. Essa eu não tinha visto. Meus Deus, exclamação.

Não quero ouvir falar de Inter, sócios-torcedores, exemplo de administração, Guinazu, Gigante do Beira-Rio, Fernando Carvalho, por pelo menos 5 anos.

João Gabriel disse...

Ivan.

Esse joga muita bola e não desaprendeu nada.

Não existe guerra de egos. Os demais não tem condições de disputar nada com ele.

Almilano disse...

Grande Davi, concordo contigo, o time entrou no "automático" em agosto, perdeu gana, vontade de vencer e o resultado se viu dentro de campo, simples assim.

Quanto ao empréstimo, parece que foi isso mesmo, ainda não temos a confirmação, em poucos dias saberemos.

Por fim, essa de tentar trazer o Abel de volta me deixa preocupado. Não por não gostar do Abel [oi Nelson, oi CJR], acho que ele tem muitos méritos sim.

Mas em fazendo isso, noto que o Inter está viciado nele mesmo. Roth, Abel, Muricy, Roth, Abel...

Temos que mudar isso a meu ver.

abraço

Fernando Moraes disse...

Alemao, e quem seria o nome certo????
Eu também acho que o Roth nao, mas quem??? O WL? Claro que nao.
O que me alenta é que estamos iniciando um ano em que, se as coisas acontecerem como se anunciam, jogaremos todo o brasileiro com forca máxima, pq a libertadores deve acabar cedo. Que alento este, náo?!?!

Cesar BR disse...

Ike disse...
"caro davi, console-se com o fato de que o unico colorado a postar e frequentar o bv é o Louis, pois todos os outros torciam fervorosamente pro alecsandro...se contundir antes do mundial."


Perfeito Ike.

Foram diversos posts do naipe. Alguma coisa do tipo:

*Alecsandro pop star
*Voces tem q amar o Alecsandro

O pior de tudo q eu eu tenho que ler posts detonado o Sóbis.

É um peso e duas medidas.


Surpreso? nem um pouco!!

Schroder-EUA disse...

Obrigado Davi.

Quanto ao Roth estou indignado com sua renovação e pelo jeito pouca coisa vai mudar...vai continuar Renan...vamos continuar sem ataque e enquanto isso o resto do time focado em achar novo time. Acho que nem da primeira fase passamos na Libertadores.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]