quarta-feira, janeiro 26, 2011

39 Naming Rights do BR

Já escrevo sobre esse assunto desde que comecei o Blog Vermelho em 2005. Vou continuar insistindo. Li (acho que) na ZH que o "Inter tem que fazer de tudo pra não passar vexame com a situação do estadio e Copa" ou seja ficar jogando dinheiro no problema.

Acho que a 3 anos escrevi aqui que pode ser IRRELEVANTE ser sede de Copa a não ser que algo seja feito com o NOME DO ESTÁDIO. Ser sede serve pra flauta em Gremista mas pra ter outros benefícios como reconhecimento da marca INTER ou grana, outra coisa tem que ser feito. Sim quero um Beira Rio moderno mas como vinham fazendo aos poucos e não ao custo do FUTEBOL. Falei no passado e vou falar de novo...Copa no Beira Rio não trará um pingo de prestigio a mais ao CLUBE Sport Club Internacional fora do País a não ser que largamos de mão por 2 anos o nome Beira Rio. Ninguem liga pra quem é dono de estadio de Copa e pior o nome Beira Rio não faz propaganda para o Sport Club Internacional como deveria. A FIFA limpa tudo do Estadio...até o Bandeirão do Inter GARANTO que não será permetido. O minimo que deveriamos ter para ter nosso nome pelo mundo todo é usar o nome do Clube no Estadio a partir de 2012 até o fim da Copa.

Não vamos nos quebrar por causa dessa Copa! Será legal quando acontecer...mas "ser legal" não deve custar 200 ou 300 milhões e títulos.

Já fui ridicularizado aqui no passado por sugerir Naming Rights porque Brasileiro não tava acustumado com isso..a velha desculpa "Não faz parte da Cultura Brasileira". Nunca acreditei nesse papo "de cultura". A Cultura se muda e a Cultura Brasileira a cada ano muda e se adapta a novas realidades.

Hoje naming rights começa a ser mais aceito no Brasil, até o Gaúchão tá levando o nome de Coca Cola e a imprensa respeitando e repetindo como é feito em Países onde o Esporte é levado a serio.

ENTÃO...se o Beira Rio vai ser sede de Copa a unica maneira de ter certeza que o INTER será reconhecido por esse trabalho todo é de trocar o nome do Beira Rio (que significará NADA para o resto do Mundo) para Estádio Sport Club Internacional. Nos 2 anos de Copa e Copa das Confederações o Inter poderá (é só querer) ter seu nome repetido 1 Milhão de vezes em jornais do mundo...mas tem que trocar o nome do estadio, ao menos para a FIFA assim divulgar. Se voce, teu vizinho, Pai ou Filho quer continuar chamando de Beira Rio, tudo bem sem problema, mas o negocio é oficializar SC INTERNACIONAL com a FIFA e assim será publicado o nome pelo mundo. O que é mais importante Os Alemaes, Americanos, Russos , Italianos etc lerem Estadio Beira Rio ou Estadio Sport Club Internacional? Qual terá mais valor para nos? Pensem nisso!!!

A unica outra alternativa pra recuperar GRANA dessa construção é vender o naming rights para um patrocinador DA FIFA. Porque durante a Copa se o Estádio tiver nome de patrocinador que NÃO é da FIFA eles não usarão esse nome (eles colocam um generico World Cup Stadium #7). Mas se usar nome de um deles aí tá valendo (O nome do proprio clube dono no estadio não deve ser problema , como Giants Stadium em 94 e se for tem que mandar a Fifa tomar no...).

Então Colorado...acorda e escuta...2 opções...troca o nome do estadio pra SC INTERNACIONAL pra reconhecimento mundial da marca ....ou vende o Naming Rights para um Patrocinador da FIFA pra proxima Copa.

Passar TODO esse trabalho e gastar TODA essa grana e deixar o nome do Estadio, Beira Rio (por mais acustumados que estamos com esse nome) durante 2012 até 2014 será a maior perda de Marketing na História do clube. Depois de 2014 para satisfazer os saudosistas troca de volta pra Beira Rio, mas de 2012 até o fim da Copa será um CRIME não trocar o nome do Estádio!

Faz um google ai de quantas vezes aparece o nome SC Internacional hoje pelos jornais do Mundo. Sá pra se contar em 2 mãos. Agora coloca SC Internacional como nome do estádio para a Copa e tu vai ver a diferença enorme que isso vai fazer. A gente sempre lembra o nome do estádio e não quem é o dono dele.

PS: Meu topico de 2010 sobre Naming Rights no Beira Rio
PS: Em Julho de 2006 eu já havia tocado no assunto!

39 Comentários:

Ramon Dongo disse...

Desde que nos tornamos campeões do mundo FIFA nossa diretoria vive pagando pau pra essa entidade. Eu já disse diversas vezes que por mim essa copa poderia ser no estádio dos nossos rivais - seja olimpico ou arena.

Agora estão refens do proprio discurso.

Carlos - Porto Alegre disse...

Eu não me importaria nem um pouco de trocar o nome oficial do beira-rio para Coca-Cola, Sony, Hyundai ou McDonald's ou mesmo Estadio Sport Club Internacional, com certeza isso não afetaria a história do estádio, afinal, o nome oficial é Estádio José Pinheiro Borda e ninguém o chama assim!

COLORADO_CAPIXABA disse...

Ricardo Goulard, escrevam aí esse nome, desponta como excelente jogador, bom na maioria dos fundamentos, temos de contratálo por um período longo urgentemente.

Quanto ao Muriel, todos aqui sabem que ele é um goleiro mediano, aliás seu maior forte é mesmo a saída de bola, vide 02º gol nosso.

Na minha opinião o Lauro ainda é o melhor do elenco, mas gostaria de ver o Agenor sendo testado, poderia ser no proximo jogo do gauchão mesmo.

Ivan disse...

Beira Rio pra sempre! Sei que o nome oficial não é esse mas estou me lixando se vai fazer média mundo afora.

O telespectador médio vai ouvir e esquecer.

O ligado em futebol vai saber ou será lembrado pelos locutores e comentaristas.

Resto é perfumaria.

Time se faz conhecido com faixa no peito e taça no armário.

COLORADO_CAPIXABA disse...

Louis...

Seu post é extremamente válido, também concordo com sua idéia, mas acho muito difícil mudarem o nome do estádio, só se rolasse um patrocínio, como vc disse, de uma empresa patrocinadora com chancela da FIFA.

Só não pensem que o INTER não ganhará nada com a copa, muito tolinho quem sequer possa imaginar isso. Somente de impostos, que foram perdoados pelo governo federal, estadual e municipal nosso colorado vai economizar mais de 60 milhões, e esse lance de incluir agora um CT na jogada, se deve ao fato de existir isenção de ipostos também para essa modalidade.

E atenção, somente os estádios da copa serão beneficiados atualmente com essa isenção, campos de treinamento não, ou seja, a arena do Gaymio virtualmente não terá isenção, pelo menos dos impostos federais.

Trabalho com obras públicas e conheço bem o setor, podemos modernizar e preparar nosso estádio pro sec. 21 com grandes vantagens econômicas.

cjr-sp disse...

Vamos por partes...

Na minha opiniao...of course....

A copa no BR é uma dádiva ao Inter.

É com certeza um acordo feito com o Teixeira lá atras com o proprio pagando um pouco da sua culpa em relaçao ao sveitao de 2005.

E É BOM AO INTER, CASO CONTRARIO JAMAIS FARÍAMOS O QUE VAI SER FEITO AGORA COM TODAS AS ISENÇOES TRIBUTARIAS E INCLUSIVE POSSIBILIDADES REAIS DE USO DO BR COM NAMING RIGHTS.

É fundamental a copa no BR...pq senao ela vai para a ARENA. Entao nao se discute isso. Se discute a maneira de como fazer. Ate pq o modelo que ta pintando para se pagar um BR novinho com estacionamento, alem do gigantinho e um CT de lambuja...é o de pagamento com areas novas que NAO existem ainda e serao exploradas pelos parceiros a serem escolhidos pela Andrade Gutierrez.

Ou seja, nao compromete nem o rendimento das Suites atuais, nada da renda dos jogos d eum BR novo(portanto a renda será maior), nada do quadro de sócios que sao as principais receitas atuais.

Ou seja é um bom modelo de negócios para se ter um complexo Beira-Rio novinho com muitas vagas de estacionamento pelo que se fala, sem falar no CT de lambuja.

Acho que o naming rights pegará no Brasil em funçao do avanço da economia e por causa da copa. E por causa da copa no BR...é mais facil o Inter arrumar um bom patrocinador para o nome do estadio.

***********************

Aproveitando o ensejo...espero que dê PARA FAZER 0 BR COM 70 MIL LUGARES. Parece que se fala em 66 mil. Mas se pensarem direito dá para esticar para 70mil, numero mágico de time gigante.

Schroder-EUA disse...

e la vamos nos com o sonho do CJR de ter estadio de 70 mil lugares. Ja debatemos isso e não vou novamente , mas esse negocio de estadio pra 70, 80 mil é coisa do tempo da ditadura militar.

Enquanto o Inter nao coloca mais de 20 mil por media em jogo, não precisamos nem de 50 mil lugares, muito menos 70 mil.

GILSON - PR disse...

Já está passando da hora testar o Agenor... Se esse não vingar, aí vai ser um problema para a direção resolver.

Acho que Lauro é palhativo, não é uma solução definitiva.

mutano disse...

Bom, eu sou contra a mudança de nome do estádio. Na minha opinião a história tem que ser preservada... se, como tu mencionou, a Copa não é tão importante para o Inter, o nome do estádio muito menos.

Concordo e muito que a Copa não pode prejudicar o Inter em termos financeiros e a mudança do nome não traria nada de novo. Quem entende e gosta de futebol no mundo inteiro, vai acabar sabendo que o Beira-rio pertence ao Inter.

mutano disse...

Agora se for para ganhar dinheiro com alguma marca, eu concordo que pode se associar ao nome Beira-rio, tipo "O gigante RedBull da Beira-rio"... :)

Rubens Borges disse...

CJR, pra que estádio de 70 mil se vai encher em dois, três jogos?

Schroder-EUA disse...

Por favor né galera...não acredito que escrevem que quer preservar historia do clube....esqueceram que nossa camisa que é 10000 vezes mais importante que o nome do estadio é estampada com nome de produtos? Porque não protestam isso?

Se voces aceitam que etsampam Coca Cola na camisa colorada ou tramontina ou banrisul, não tem como falar que voce é contra mudaça em nome de estadio por questões historicas!

Henrique Marks disse...

Muda o nome para a COPA, coloca um letreiro gigante, e depois muda de volta. Resolvido o problema.

É fundamental que o Beira-Rio seja estádio para a Copa. Sabe há quantos anos eu vou naqueles banheiros fétidos do Beira-Rio ? Sabe há quantos anos que vou no estádio e não posso sair do meu lugar, sob pena de perdê-lo ? Ou, mais recentemente, aqueles barrais que chamam de estacionamento ? Ou a saída demorada demais em dias de casa cheia. Já ta mais do que na hora de arrumar tudo, e com isenção fiscal o preço pode cair 40%. É muita grana. Tem que fazer agora.

Faz com parceria, qual é o problema ? Se for a mudança no meio do caminho, podem procurar a copa da África, vários projetos foram mudando e sendo adaptados a medida que as obras aconteciam. É NORMAL.

mutano disse...

Porque não posso pensar na história Schroder? Já tentaram mudar o mascote do Inter, agora tu sugere mudar o nome do estádio... da onde tu tira tanta certeza que isso traria algum benefício para o Inter?

Eu conheço o nome dos principais estádios europeus e da Améria do Sul, nenhum que eu lembre leva o nome do clube proprietário...

Rubens Borges disse...

Gilson, amigo meu, que é treinador das bases do Inter, me disse que o Agenor é o melhor goleiro que temos, isso quando o Pato ainda estava no Gigante.

Podiam testar o guri... Mas...

COLORADO_CAPIXABA disse...

Creio que um estádio moderno, com capacidade para acomodar e principalmente dar fluxo a 60.000 espectadores é muito bom para os padrões de hoje em dia.

Menos que isso criaria gargalos quanto ao número de sócios e grandes jogos. O próximo passo, e esse sim seria importantíssimo, seria trabalhar um percentual de opcupação de assentos nesse novo estádio, algo em torno de 60 % dos assentos ocupados por jogo de menor apelo (aqui leia-se Serie A do brasileirão em meio de semana) seria algo maravilhoso.

GILSON - PR disse...

O ROLINHO está dando conta do gauchinho. Estão ficando mais entrosados e mais soltos.

Já deu para conhecer que temos jogadores que se afirmam e com boa qualidade e alguns que devem ser vendidos para recuperar o dinheiro que foi investido.

Estão aproveitando a oportunidade:Ricardo Goulart, Juliano, Rodrigo Moledo,Marquinhos. Esperava mais do GUto e do Muriel

COLORADO_CAPIXABA disse...

4 x 1.

Patrolamos o interzinho de SM.

Que venham os pijamas agora, nem vou dizer que o deles é time B, pois qualquer time do Gaymio é time B ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Kraint disse...

Tem que testar o Agenor. O Muriel serve pra segundo reserva assim como o Lauro deveria ser o reserva imediato.

Marquinhos finalmente jogou bem.

Moledo é uma boa surpresa. Melhor do que o Índio Puff e o Rodrigo Gremista com um pé nas costas!

Ricardo Goulart é inteligente e rápido. Deveria subir certo pro grupo principal e na minha opinião poderia jogar no lugar do Tinga. Assim a altura do time aumenta, ele é bom no cabeceio. E ele também chuta, coisa que muita gente no time principal não curte.

Guto tá mal... Parece o Cone jogando.

E por fim, o Juliano é outro bom jogador. Inteligente e sabe desarmar sem falta.

Ah, o Augusto tem muito fôlego. Precisa ser dilapidado.

E o Ronaldo Alves tem raça mas pouca técnica, mas mesmo assim melhor do que os zagueiros velhos e lentos que o Roth ama.

E o resto é o resto, nada em especial pra comentar eu creio.

Kraint disse...

Ah, excelente post, Louis!

Concordo integralmente contigo.

Nós vamos continuar chamando de Beira-Rio. Aliás, o nome verdadeiro dele é José Pinheiro Borda não? Mas é conhecido por Beira-Rio.

Por mim o Inter não sediava porra nenhuma de jogo pra copa. Levar prejuízo em troca de que? Um tapinha nas costas da FIFA? Mas pode crer que tem gente além da FIFA ganhando muita grana nisso, e gente do Inter tb imagino. Enquanto o clube que vai sangrar pra realizar os jogos.

Prefiro títulos e mais títulos do que torcer para o time que sediou jogos da copa em seu estádio. Isso é "título" pra quem comemora vaga, coisa dos iludidos pijamistas.

Mas já que vão fazer essa mão pra FIFA que deem um jeito de ganhar uma grana com isso ou reduzir os prejuízos vendendo o nome do estádio mesmo ou colocando o nome do clube.

Louis, parabéns por sempre ter boas idéias em relação ao Inter. Mesmo de longe na maioria das vezes acho que tu acerta nos teus posts. Eu acesso o BV todo o dia, e não me imagino mais não acessando. Dá nojo ler sobre o Inter na ZH ou no ClicRBS.

Todos os torcedores deveriam conhecer o BV.

Henrique Marks disse...

@Kraint

O Massari também é bom, no último jogo (o que foi expulso) já jogou bem. Boa técnica e bom cruzamento, só tem que melhorar a marcação.

Agora, sou contra este negócio de DILAPIDAR o pobre do Augusto. Talvez lapidar esta jóia (nem tão) rara seja melhor. Minha opinião só (hehehehehe).

No momento, por incrível que pareça, o Ricardo Goulart deveria jogar ao lado do Dale. O Roth já poderia testar contra o Ju, semana que vem, mas EU DUVIDO!!

Eu quase aposto que entrará em campo com Mathias de volante, Índio de zagueiro, e (pasmem) Alecsandro. Aí, é pra f...

Schroder-EUA disse...

Valeu Kraint! Lá no Emirados eu perguntei ao um monte de Colorado se conheciam o BV....a maioria me olhava como um ET...não tinha a minima ideia. Mas os que conheciam fizeram valer a pena. Por isso de vez em quando digo...to leitor do BV pode ajudar em mandando um email a seus amigos colorados com link do BV. Assim aos poucos mais conhecem.


Pois é eu gosto do nome Beira Rio e continuaria chamando assim...mas alguns não conseguem entender. Isso pode custar Milhoes ao Inter. Eu sei nome de estadio tambem...mas não sei quem é o clube dono. E não é pra ganhar moral, recionhecimento que todos querem a Copa? Então qual melhor maneira de o Estadio levar o nome do time.

E desde quando é insulto a historia de usar o nome do proprio time! Po É INTER! Tu teria vergonha de ler no New York Times SC INTERNACIONAL....ah sim vao dizer to nem ai pra gringo...ta ok...vai nessa.

lizete disse...

Ilo Roxo foi entrevistado ontem no Diretoria FC, e pra ele Agenor é o melhor goleiro do Inter, também concordo, gostaria de vê-lo jogando. Gostei muito do Ricardo Goulart, tem futuro. Pra mim o que faz a grandeza de um clube, são os titulos, é isso que gera receita, que traz a torcida e nos enche de orgulho, ter ou não nosso estádio na copa é secundário, tanto faz, o que não quero é o Inter endividado por isso. Quero um time forte e competitivo, quero titulos!!!

kla.jk disse...

Louis, concordo hoje marketing faz parte de qualquer Clube mundo afora e, neste quesito estamos muito atrasados em relação "inclusive" ao nosso co-irmão, na verdade o nosso marketing é zero. Para começar, basta acessar o site de outros clubes brasileiros para constatar que site do INTER perde feio no quesito marketing (é venda, é venda do inicio ao fim).
Entendo que se o CLUBE receber um CT novo e um GIGANTE red-bull da BEIRA-RIO novo, toda negociação é válida, mas sempre nas ações de marketing o nome do CLUBE deverá estar vinculado.

Sendo assim, se o CLUBE não ganhar nada, o nome do estádio deve ser mudado imediatamente para S.C.INTERNACIONAL.

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Cheguei do jogo. Bêbado.

Anotem aí zagueiro negão MOLEDO!!! É o melhor zagueiro q temos de TODOS os zagueiros do Inter. Anotem aí...se ele for pro time A além de não sair mais, dependendo da idade, é forte candidato a uma boca na seleção! NEGÃO JOGA MUITOOOOO...NÃO PASSA NADA PELO LADO DELE!!!

Thiago Humberto e Marquinhos falem o q for, mas tem toque diferenciado na bola.

Augusto é um Glaydson melhorado.Tem futuro pra pegar uma vaga de reserva no time A.

Ricardo Goulart tem nos seus olhos a motivação pra brilhar e isso me agrada.

Guto é Cone sem grife. Vaza pra ontem!

Muriel foi razoável.Aquela bola realmente não foi gol.O jogador botou a bola com a mão pra dentro.

Quem eu não citei pode dispensar já.


OBS.: Alguém viu a faixa q coloquei sacaneando as gazelas???

fuiiiiii vou tomar mais dois latão de polar e secar o máximo q der o gaymio antes de capotarrrr fuiiiiiiiiiiiiiiii

kla.jk disse...

Voltando ao futebol, já registrei aqui outras vezes e, pareçe que todo mundo quer isso agora.

AGENOR já no GOL Colorado, pelos menos neste jogos de C.Gaúcho.

Agora, vocês viram o CRAQUE DANIEL pegar na bola desde a sua entrada 35 minutos do segundo tempo, tocou na bola 1 (uma) vez é MUITO MAS MUITO RUIM, ainda bem que jogou o KLEBER da sub-20.

Será C.Roth esta ficando inteligente, pois levar este DANIEL para abu-dhabi é pra acabar.

Penso que o C.Roth esta ficando mais inteligente, pois já deu pistas que o frangolino renan e o SONO cone, irão para o banco, para mim poderiam ir para o banco da PRAÇA.

Acorda roth...

kla.jk disse...

Saulo, o ATAQUE do SONHOS, que dúvida inclusive foi DESTAQUE na transmissão da tv.

Valeu COLORADO é isso ai!

Ei gaymio chupa a r... e da o ..

A pequena torcida Colorada no presidente vargas estava com a garganta azeitada com muita ceva...

Parabéns.

Saulo - Santa Maria/RS disse...

ahahaha sério???? Ronaldinho e Jonas?? kkkkk

dale coloradoooooooooooooooooooooooooooooo

se fode gaymiooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

kla.jk disse...

O nome dessas 2 NABAS, juntamente com a do DANIEL não mereçem serem citados aqui...

Foi destaque de comentários...

No primeiro tempo não falaram nada mas no segundo tempo depois de várias bolas e jogadas bem em frente a faixa....

fizerem comentários....

eh...a torcida Colorada não perdeu a oportunidade de criticar o ataque do sonhos do gaymio, e comentaram eles,,, ficou somente no sonho...

ehehe

Parabéns.

Ah, estava esquecendo vou correndo ligar a secadora...

Sou liverpol desde criancinha...

vamo vamo INTERRRRRRR

Saulo - Santa Maria/RS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saulo - Santa Maria/RS disse...

Ah e outra coisa...não vi o Siegmann pra perguntar se o twitter é mesmo dele ou é fake. Infelizmente não encontrei ele mesmo.

Felipe disse...

Bem lembrado, Kraint.

O mundo todo vai anunciar o estádio José Pinheiro Borba, náo vai ser Beira-Rio.

Louis, faz uma enquete aí pra ver quem aceita vender o nome ou mudar pra SC Internacional durante a copa. Ou, se pagarem bem, manter assim...

Vai bater nos 100 %.

mutano disse...

Fora que quem não entende de futebol, vai simplesmente achar que o nome se refere a um estadio internacional (não apenas nacional).

Enfim, acho que a idéia é válida, mas não vejo vantagem nenhuma. Aliás, o Inter tem que ser conhecido pelo mais pelo futebol e menos pelo estádio.

Kraint disse...

Henrique Marks:

É verdade! O certo é lapidar, erro tosco :p

E esqueci do Massari mesmo. Reserva imediato do Kléber-vontade ontem!


Saulo:

Excelente a tua faixa. Good Job =D


Louis:

Eu acho o BV tão tri que vivo até comentando sobre ele com meus amigos gremistas, hehehe. Mas sempre que posso recomendo a colorados.

Cristian disse...

Quando vi o título do tópico, foi mais forte que eu: NAMING RIGHTS AGAIN?!

Mas lendo com carinho e a atenção devida o que foi proposto, concordo ser extremamente importante para o clube essa atitude: acerto no nome do estádio.

Já tinha apoiado essa idéia, na época até fiz uma anlogia perguntando se alguém sabia de memória sem usar o google ou a wikipedia de quem era o estádio em jogos importantes.

Todo mundo sabe (ou não) que o nome oficial da bagaça é Estádio José Pinheiro Borda, cuja alcunha é Gigante da Beira-rio. Ou seja, trocar bagaça para Sport Club Internacional Stadion, Complexo Sport Club Internacional, Estádio Sport Club Internacional, Sport Club Internacional Arena... Enfim, "Qualquer coisa" Sport Club Internacional, ou simplesmente Sport Club Internacional ("Vou no inter hoje"). Não vai mudar em nada o que já é feito hoje e vai dar uma visibilidade imensa ao clube, além de gerar maior identificação com o local físico.

O retorno financeiro disso não temos como dimensionar agora, mas o psicológico e o fato de agregar maior valor a marca Inter é inegável.

Parabéns Scroder, mais uma estrela da Ordem do Saci por importantes serviços prestados =P (nesse ritmo logo viras grã-meste da ordem do perneta). Falando sério, é uma grande ideia e um "detalhe" que talvez esteja passando desapercebido.

TWEETS PARA @JorgeAvancini CAMBADA!!!

Cristian disse...

em tempo: parabéns SCHRODER!

Anônimo disse...

Concordo integralmente com o Louis, com exceção da opinião quanto sediar a copa.

De certa forma, eu também acho que não é grande coisa ser sede da copa, porém não tem como negar que tal fato força a reforma do
Beira-Rio e obriga o erário público a realizar obras indispensáveis no entorno do estádio (melhores acessos, metrô, etc...).

luis disse...

A ARENA GREMIO TERA seu ( NOME ) POR UNS 450 MILHOES por 12 anos , PARA o HSBC arenas . = ARENA HSBC GREMIO !!!!!!!!!!!!

sas disse...

Eu também concordo!
Com toda a certezaajudará a divulgar o time internacionalmente.
E duvido que por aqui alguém deixe de chamar o estádio de Beira-rio.

Acredito que quando uma das sedes tiver "as bolas" de azer isoo, outras irão seguir.


******
Mas existe alguma chance disto acontecer???
Qual a opinião da direção sobre isso?
******

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]