sexta-feira, fevereiro 25, 2011

41 Craques do Passado III - Sylvio Pirillo


Sylvio Pirillo nasceu em 26 de julho de 1916, em Porto Alegre. Apesar de ser um ilustre desconhecido pela maioria da nação colorada, foi um dos maiores centroavantes que vestiu o manto alvi-rubro.

O atacante começou a carreira no Americano, da capital gaúcha, em 1934. Seu bom futebol chamou a atenção do Internacional, que o contratou no final de 1935. O Colorado havia perdido o campeonato da cidade que todos já consideravam ganho, e começou uma grande reformulação no elenco. Chegaram aos Eucaliptos o zagueiro Alfeu (Guarany de Bagé), o volante Artigas (Grêmio) e os atacantes Castillo (Grêmio) e Sylvio Pirillo (Americano).

No campeonato municipal de 1936 Sylvio Pirillo não foi titular absoluto, mas marcou 4 gols na campanha do título.No campeonato gaúcho, o Internacional perdeu o título para o Rio Grande. Pirillo disputou as três partidas do clube no torneio, marcando um gol.

Em 1937, Sylvio Pirillo fez parte do primeiro grupo oficialmente profissional do Colorado. Em um amistoso contra o Fluminense carioca, o atacante fez o único gol da partida, em vitória bastante comemorada no estado. Contra o Flamengo, empate em 2x2, com Pirillo marcando o 2º gol colorado. A seguir, o Internacional foi convidado pelos clubes cariocas a excursionar no Rio de Janeiro. O Colorado perdeu as três partidas que disputou, mas Sylvio Pirillo marcou em duas, contra Fluminense e América. No campeonato municipal, porém, atuou em apenas 3 das 8 partidas, marcando gols em todas elas.

No campeonato municipal de 1938 novamente o Colorado perderia o título. Mas Sylvio Pirillo atuou em todas as 8 partidas, marcando 9 gols. Também participou do famoso “Gre-Nal dos 11x0”, em que o juiz Álvaro Silveira anulou 5 gols colorados. Sylvio Pirillo marcou um gol validado e outro anulado.

Em 1939 ocorreu a unificação do futebol porto-alegrense, que em 1937 e 1938 havia ficado dividido em duas ligas, uma amadora, outra profissional. Para definir quais clubes fariam parte da 1ª divisão, e quais disputariam a 2ª divisão, os dez clubes filiados à liga unificada jogaram um campeonato em turno único, que classificaria os 5 primeiros para a Série A. Esta competição chamou-se Torneio Relâmpago, e foi vencida pelo Internacional. Sylvio jogou as 6 primeiras partidas, marcando 8 gols. Três deles foram no Gre-Nal, vencido pelo Colorado por 3x2.

Dono de uma técnica invejável, Pirillo era rápido, jogava com raça, e tinha a frieza típica dos grandes artilheiros. Seu futebol chamou a atenção dos uruguaios, e o craque colorado foi vendido para o Peñarol em 24 de agosto de 1939, por 20 contos de réis, tornando-se o primeiro jogador do futebol gaúcho vendido ao exterior.

Em sua primeira temporada no Uruguai foi vice-campeão, participando de uma das mais emocionantes partidas do futebol uruguaio. Nacional e Peñarol terminaram o campeonato empatados em pontos e precisaram jogar uma partida extra para decidir o título. O Nacional vencia por 1x0, quando faltando 5 minutos para o fim da partida, o Peñarol empatou. Mas na prorrogação o Nacional levou a melhor, e venceu o jogo por 3x2. Já em 1940 as coisas não foram tão bem. O Peñarol ficou apenas em 4º lugar.

Em março de 1941, de férias em Porto Alegre, Sylvio Pirillo soube que o Internacional iria disputar um amistoso com o Gimnasia y Esgrima, e ofereceu-se para vestir o sagrado manto rubro mais uma vez. O Colorado perdeu por 4x2, mas Pirillo marcou mais um gol com a camisa vermelha.

No início do 2º semestre de 1941 o Flamengo tinha um problema sério. O maior jogador do Brasil, Leônidas, estava em litígio com a diretoria do clube. Para piorar, foi condenado a 8 meses de prisão por comprar um atestado de dispensa do serviço militar (vários jogadores haviam feito isso e foram denunciados, mas Leônidas, o único negro da lista, foi também o único preso). Para substituí-lo, o clube carioca foi buscar Pirillo no Uruguai.

Sylvio Pirillo chegou ao Flamengo sob desconfiança da torcida, que apoiava Leônidas na briga contra a direção. Mas Pirillo conquistou a torcida com gols. No ano anterior, Leônidas havia sido o artilheiro do campeonato carioca, com 30 gols, estabelecendo novo recorde. Em 1941, Pirillo marcou 39 gols, recorde que até hoje não foi igualado. Com a saída de Leônidas para o São Paulo, em 1942, Sylvio Pirillo reinou sozinho no ataque do Flamengo, sendo campeão carioca em 1942, 1943 e 1944.

Pirillo jogou no Flamengo até 1947. Considerado velho, foi negociado com o Botafogo, para a temporada de 1948. O time da estrela solitária não ganhava um título há 13 anos, e nada parecia indicar que brigaria pelo título naquela temporada. Mas acabou campeão. Sylvio Pirillo marcou gols no Flamengo nos dois turnos, nas vitórias de 2x1 e 5x3.

O centroavante jogou no Botafogo até 1952, quando tornou-se técnico no mesmo clube. Em 1957 treinou a seleção brasileira, convocando Pelé pela primeira vez para vestir a amarelinha. Em 1959 Sylvio Pirillo treinou o Internacional. Após passar por vários clubes, Sylvio Pirillo encerrou a carreira em 1980, treinando o Rio Claro, do interior de São Paulo.

Sylvio Pirillo retornou à sua Porto Alegre, onde faleceu em 24 de abril de 1991.


41 Comentários:

COLORADO_CAPIXABA disse...

Bom dia colorados do meu Brasil.

Passo por aqui esta manhã somente para compartilhar com vocês minha felicidade pela derrota do greminho. Ficaram na roda de um time medíocre, bem pior que o Emelec. Mas, vamos evitar comparações, pois o gaymio é um bando, timinho de segunda mesmo.

PS: Leiam as manchetes do ZH, é patético.

Ivan disse...

Pero, es barranquilla señor!

Leonardo disse...

Olha só galera a materia do Clic Rbs:

"NÃO BASTOU A VITORIA
Vândalos apedrejam ônibus com a delegação do Grêmio no trajeto para o aeroporto em Barranquilla"


Se fosse o Inter seria: "Inter joga mal perde.

Não tem palavras para essa Rbs

Adriano disse...

Raul Pons brilhante texto!

muito obrigado por nos proporcionar essas histórias dos protagonistas do nosso glorioso INTERNACIONAL.

lembra-los é importante!

ps: foram levar ferro no barranco? hahaha

TenisVermelho disse...

o que houve com o ex-ex-ex-ex imortal e ex-ex-ex-ex copeiro e peleador hahahahahahaha

Henrique Marks disse...

Devo dizer que, pelo que vejo e leio, o Inter está se ajeitando, que alias era o que eu esperava que iria acontecer, INDEPENDENTE DO ROTH.

- O Inter vai jogar com dois atacantes. Não há nenhuma possibilidade de deixar 2 desses três no banco: Sóbis, Cavenaghi e Damião.

- O Inter vai jogar com dois armadores, ou algo parecido com isto. Mesmo que um deles seja Tinga ou Guina.

- Pra melhorar, existe a possibilidade do WM sair do time, pra jogar o Tinga E o Guina, mais o Dale, é claro. Mas eu até acho que o WM NÃO É TÃO MAL ao lado do Bolatti (por favor, não interpretem mal minha frase, não seria meu titular, mas se ficar ao lado do Bolatti não joga tão mal)

Ivan disse...

Já dizia Shakira, em Hips Don't Lie:

"Mira en Barranquilla se baila asi, say it!
Mira en Barranquilla se baila asi"

HAHAHAHAHA

Ivan disse...

Opinião do Koff sobre a ruptura do C13:

http://www.midiasemmedia.com.br/paulinho/?p=26685

Adriano disse...

Ivan

li essa matéria

é de arrepiar como é fácil de ganharem milhões na base do "golpe" aqui nesse pais e ficar por isso mesmo.

todo mundo sabe que CBF e GLOBO são um câncer no futebol brasileiro e ninguem faz nada.

eu pergunto: onde anda a classe jurista desse pais?

pq algum defensor publico não da um jeito de enquadrar esse ladrões?

o futebol do interior do estado já morreu mas a CBF que existe SÓ para defender e organizar esse futebol esta cada vez mais rica.

Unknown disse...

Sobre a RBS, só um comentário. Tem torcedor que vai no Beira-Rio vaiar o time em goleada de Libertadores e depois é a imprensa que planta crise.

Me arranca os tubo.

Ivan disse...

Tem muito colorado na RBS.

O Guerrinha é editor de esportes de um jornal da RBS.

Duvido que alguém na cara dura chegue e diga: "vamos plantar crise no Inter".

A tendência de detonar menos os azuis, penso eu, vem de outro caminho... uma maioria gremista no veículo, que deixa permear seu clubismo.

Vide David Coimbra.

Carlos Silva disse...

Muito boa matéria Pons!
É sempre bom lembrarmos de nossos jogadores, ainda mais numa época em que estamos com carência de goleadores!

Concordo plenamente contigo Paulo. A RBS é gremista mesmo, mas vaiar durante o jogo só aumenta a instabilidade do time e dá argumento pra imprensa tricolor malhar o Inter. Valdomiro que o diga!

Por falar nisso, vamos propor um novo jingle prá Chakira. Barranquedos em Barranquilla! rsrsrsrsrs

TenisVermelho disse...

me tira os tubos se agora se não pode mais vaiar

SE A TORCIDA tivesse vaiado , reclamado e esperniado em 2010 no brasileiro, não teriamos terminado no MAZEMBE

ROTH TEM DE VAIAR, VAIAR VAIAR E VAIR

ricardo disse...

O gremio é muito conhecido no exterior.
Vejam o ingresso do jogo de ontem e
escrito em VERMELHO ainda por cima

http://3.bp.blogspot.com/-QH8J2QdfymI/TWcH_ptytLI/AAAAAAAADSk/PuYY53j0L8M/s1600/gremioalegre.jpg

ricardo disse...

Me lembraram que a RBS gozou do Inter quando foi ao Japão por causa do ônibus azul e agora?
Já guardei essa imagem de recordação.

PEPINO disse...

vaiar tambem é importante , faz parte , porem é a coisa mais facil a fazer !

Rubens Borges disse...

Deviam arranjar um jeito de mostrar que a vaia é pela perman~encia do Roth no comando, não aos jogadores.

Na boa, até o Zé Roberto jogou direitinho contra o jaguares.

Dure é aguentar Roth e seus 7 volantes em campo.

J. disse...

Concordo Paulo.

J. disse...

E digo isso há tempos também... depois tem uns corajosos que criticam a rbs e suas manchetes. Imploram p que isso aconteça.

Adriano disse...

então a culpa da RBS ser tendenciosa é dos torcedores que vão no beira vaiar?

quer dizer que no olimpico nunca houve vaia tb?

me poupem!!!

roth não deveria ser vaiado, deveria ser linchado "verbalmente" só isso!

J. disse...

Adriano, menos...
Tenho certeza que tu entendeu o q quiz dizer.

TenisVermelho disse...

não ele não entendeu o que voce quiZZZZZZZZZ dizer

nem eu

Adriano disse...

na boa... aqui no brasil não existe torcida que nunca vaia.

a popular de um tempo pra cá é que tá fazendo bonito com os canticos o jogo inteiro principalmente na libertadores.

depois que o time estiver eliminado por causa do CJR dai aqueles que fazem beicinho vão vir aqui detonar tb.

Schroder-EUA disse...

Raul muito bom o texto...nao sabia de nada disso...tomora que o resto de pessoal leu!

J. disse...

Ao porta voz do Adriano (fernando):

Entra em qquer blog q fale de futebol do portialegrense, e vão tá jurando que a rbs é colorada.

Me refiro aos que adoram (como vc, porta voz) vaiar mesmo qdo o time tá tocando 4x0, e depois ficam xoramingando q esse ou aquele veículo da mídia se especializa em plantar crise no Inter.

Corneteiro Virtual disse...

Algo de muito sério aconteceu...


http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2011/noticias/0,,OI4963049-EI17143,00-Inter+pode+perder+Tinga+para+o+futebol+chines+diz+agente.html

Corneteiro Virtual disse...

Ah, baita texto!

Corneteiro Virtual disse...

Agora dá para entender o porquê da CBF ter indicado o Odone para ser chefe da comitiva no último jogo da seleção.

E também, começam a serem escancarados fatos que mostram o porquê do apoio da Globo ao segundino: A EMPRESA QUE ESTÁ CONSTRUINDO A ARENA É PARCEIRA DÁ EMISSORA EM VÁRIOS PROJETOS!

Os pontos começam a se ligar...

Klaus disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/02/carrasco-do-flu-na-libertadores-bolanos-e-baleado-no-equador.html

Klaus disse...

"A primeira derrota na Libertadores. E injusta

O Grêmio começou a jogar em Barranquilla, na Colômbia, como se estivesse no Olímpico, em Porto Alegre.

E logo fez 1 a 0, num passe precioso de Douglas para Borges, aos 4 minutos.

O Grêmio seguiu melhor e o jogo era muito bom de se ver.

Mas o Junior local equilibrou a partida, passou a pressionar e tomou conta do meio de campo, sob os olhos complacentes de Carlos Alberto.

Que Renato Gaúcho fez bem em tirar já aos 35 minutos, para a entrada de Bruno Collaço, que deu muito mais segurança ao time brasileiro.

Só que, aí, já estava 1 a 1, com o empate colombiano saindo aos 28.

O segundo tempo foi dominado pelo tricolor gaúcho, vítima de um pênalti claro em Borges, puxado pela camisa, que a arbitragem não marcou.

Aos 27 minutos um lance incrível, desses que se dão certo entram para a história do futebol mundial:

Rodolfo viu o goleiro adiantado e, da intermediária do Grêmio, repita-se da intermediária gremista, mandou por cobertura, na direção do gol e sobre o arqueiro, mas o quique da bola no gramado foi um pouco mais forte do que devia e a bola passou por cima do travessão.

Uma pena!

Uma lástima, aliás, porque no lance seguinte, outra vez aos 28, o Junior virou o jogo para 2 a 1, em lance de escanteio que a defesa brasileira não soube neutralizar.

Por tudo, era injusto. Muito injusto.

O Grêmio jogava bem melhor, teve um pênalti não marcado e ainda o lance de Rodolfo que, se entrasse, deveria valer dois gols.

Como se não bastasse, o Grêmio mandou uma bola na trave,com André Lima em posição legal, embora tenha sido marcado impedimento.

Aí foi a vez de Junior Viçosa substituir André Lima.

O Grêmio continuou superior, mas passou a errar passes demais.

Na nona apresentação brasileira na Libertadores, a primeira derrota."

Juca K.

E tem gente que gosta dele...

Ivan disse...

Juca kfouri não é dos mais entendidos em futebol, mas é o comentarista que tem mais crédito comigo.

Senta o pau no corinthians dele direto.

Gostem ou não gostem do sujeito, se tem um cara que é honesto na mídia esportiva é ele.

Ramon Dongo disse...

Raul

Por que o Sylvio não foi o técnico da seleção na Copa de 58?
Muito bom o post. Já tinha ouvido alguma coisa do Sylvio, mas não imaginava que era uma história tão rica!
Cinco estrelas.

Adriano disse...

a cbf e rt são safados, mas os dirigentes de vários clubes são muito piores.

o clube dos 13 é como uma cooperativa que defende os interesses de seus sócios, certamente unidos podem barganhar muito mais vantagens do que isolados.

agora por um pouco de grana tão vendendo a alma pro diabo.

deveriam negociar pelo maior preço e criarem uma liga independente, mas optaram por se vender.

isso é pior que prostituição!

Adriano disse...

pra aqueles que criticam quem vai no beira e vaia o roth tai ó!

http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=261938

hahahaha quem disse que é mole ser colorado????

roth vtnc !!!!!!!!!!!!!!!

ricardo disse...

E aí, Raul
Notou que o Cavenaghi no segundo gol do Inter contra o Jaguares, ficou na mesma posição que o Carlitos do Rolo Compressor no chamado " gol do plano inclinado"?
Não é muito comum ver um jogador pular para trás e cabeçar para frente.Acho que não existe foto do gol do Carlitos, ponta esquerda do Inter nos anos 50/60. Só escutei falar e li sobre o gol. Valeu o texto!

Carlos Silva disse...

Pelo que andei lendo, o Pirillo foi técnico da Seleção em quatro partidas. Ganhou 3 e perdeu uma. O trauma de não ganhar copas, proporcionou ao Brazil três técnicos em 18 jogos. Tempos difíceis. Raul, será que a derrota contra a Argentina pesou muito ou ele estava como interino?(http://reocities.com/SunsetStrip/palms/6237/1957.html)

Mudando de assunto, acho que fui convencido pelos corneteiros. Além de também cornetear o Roth no blog, uma vez que ele não faz o perfil de técnico que nos agrada, vou vaiar muito, mesmo nas vitórias do Inter. Não interessa que o Inter ganhe. Assim deixo claro que, ao proferir Buuuuuhhhhh, deve-se ouvir FoooorrrrrrraaaaaRrrroooootthhhhh! rsrsrsrsrsr

João Gabriel disse...

Do Globoesporte.com

"Para Celso Roth, Libertadores-2011 é mais difícil do que a anterior
Treinador do Inter diz que é cedo para análises definitivas, mas impressão dele é de que a atual edição é mais complicada"

Segue

"O técnico do Inter, Celso Roth, vê mais dificuldades para se conquistar o título da Libertadores agora do que no ano passado, quando o Colorado foi bicampeão do torneio."

Sim, meu caro. A Libertadores não é uma competição que se ganhe em 4 jogos.

Agora que vê que são 14 jogos está apertando???

Dúvido que nesta Libertadores haja um confronto tão difícil como pegar o ESTUDIANTES (campeão anterior) nas quartas ou o São Paulo na Semifinal!

Em 2010 o INTER foi CAMPEÃO DA LIBERTADORES. E te deu a graça de estar no jogo final por mero acaso.

Prepotente e Arrogante.

A tua contribuição veio única e exclusivamente no fracasso do Mundial.

VAZA ROTH!

Raul Pons disse...

Ramon e Carlos:

O Sylvio Pirillo assumiu a seleção quase como um quebra-galho. Osvaldo Brandão foi o técnico que dirigiu o Brasil no Sulamericano e nas Eliminatórias, mas depois saiu.

Pirillo, que havia vencido o Torneio Rio-São Paulo com o Fluminense, em maio de 1957, foi convidado, poucos dias depois, para comandar o Brasil em dois amistosos contra Portugal e na Copa Roca, contra a Argentina. Venceu Portugal as duas vezes, e depois conquistou o título da Copa Roca.

No último compromisso do ano, a Taça Bernardo O'Higgins, disputada contra o Chile, o Brasil foi representado por uma seleção baiana.

E no início de 1958 o Brasil passou a ser comandado por Vicente Feola.

De certa forma, sim, Sylvio Pirillo foi uma espécie de "interino" na seleção. Mas conquistou o único título que disputou.

Ricardo:

A qualidade da foto não é grande coisa, mas aí tem uma foto do gol do Plano Inclinado:

http://img185.imageshack.us/i/planoinclinado1.jpg/

COLORADO_CAPIXABA disse...

"Conforme a oferta apresentada pela Andrade Gutierrez, a construtora faria a reforma do estádio, o edifício-garagem no Beira-Rio e ergueria o novo CT do Inter (em uma área de 13 hectares, pertencente ao Exército, e que fica atrás do aeroporto Salgado Filho), num valor total de R$ 253 milhões, conforme o último cálculo feito pelo clube. Em troca, exploraria por 20 anos as novas suítes do estádio, a área vip que será construída e o edifício-garagem, deixando as receitas com placas de publicidade, de bilheterias e quadro social para o Inter."

Não conheço os pormenores do contrato, mas não me parece um mau negócio com muitos alardeiam.

Na arena do gaymio por exemplo, despesas como placas, bilheteria e lojas estão comprometidas em mais da metade, e nem tem CT na jogada.

Se alguém tivesse informações acerca do negócio, seria um tópico muito bom a ser discutido.

Ramon Dongo disse...

Ainda não é definitivo, mas:

Edilson e CBF são condenados a pagar R$ 160 milhões por "Máfia do Apito

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/02/26/edilson-e-cbf-sao-condenados-a-pagar-r-160-milhoes-por-mafia-do-apito.jhtm


O ex-juiz Edílson Pereirade Carvalho e a CBF foram condenados, pela 17ª Vara Cível de São Paulo, a pagarem uma multa de R$ 160 milhões. A informação foi confirmada ao UOL Esporte por Carlos Miguel Aidar, advogado da Federação Paulista de Futebol (FPF), também condenada no processo.

A multa é referente ao escândalo que ficou conhecido como Máfia do Apito, em 2005. Bancado por empresários do interior, o ex-juiz Edílson Pereira de Carvalho manipulou resultados do Campeonato Brasileiro daquele ano e foi denunciado por uma reportagem da revista Veja.

Na última quinta-feira, os advogados ligados ao processo foram comunicados da decisão em primeira instância, que cabe recurso. CBF e Edilson Pereira de Carvalho terão de dividir a multa de R$ 160 milhões.

Já a FPF, o ex-árbitro Paulo José Danelon e o empresário Nagib Fayad terão de dividir uma multa de R$ 20 milhões entre si. Segundo Aidar, nada está resolvido.

“Isso deve ser publicado na segunda-feira, e aí todos vão entrar com recurso. Não dá para saber quando isso será julgado novamente”, previu o advogado da FPF e ex-presidente do São Paulo.

---------------------------------------

Isso abre a vários questionamentos: vamos ser ressarcidos ou teremos o título reconhecido? Na prática sabemos que nada irá acontecer, a não ser que Ricardo Teixeira quisesse o apoio colorado no motim ao C13......

Mais uma conta pra CBF pagar. Incrível isso, uma entidade que não gasta nada pra ter, teoricamente, o melhor time do mundo nas mãos fazendo uma dívida dessas. Tinhamos que protestar até esse cara sair da CBF.

#FORATEIXEIRA

Ivan disse...

Nem que quisesse, o capanga Sanches dele não ia deixar.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]