terça-feira, março 01, 2011

67 Recursos Próprios?

Uma das formas de financiamento das reformas do Beira-Rio, pelo que se tem dito, principalmente nos últimos tempos, seria com a utilização de recursos próprios. Pois bem, taí um expressão que tem me incomodado muito nestes dias!

Estive na Reunião do Conselho Deliberativo do Inter onde nosso novo Gerente Executivo (profissional), Aod Cunha, expôs a previsão de défcit gigante para o ano de 2011. Nessa ocasião, ele demonstrou que uma das principais fontes de receita do clube, nos últimos anos, vem sendo os empréstimos bancários.

Sim, os mesmos dos quais qualquer dona de casa minimamente instruída sabe que deve fugir como diabo foge da cruz, em virtude dos enormes juros que essa forma de financiamento impõe. Ou seja, uma das principais fonte de receita do clube é, também, uma de suas principais causas de endividamento. Não à toa, é o primeiro item a ser cortado por Aod em sua gestão financeira no Inter.

Pois bem, se o Inter é deficitário e precisa cessar o uso de financiamentos bancários como fonte de receitas, onde estão os chamados recursos próprios para a realização das obras no Beira-Rio? Ora, estão nas instituições financeiras, é claro!

Alguém dirá que há também a venda de camarotes e suítes! Mas daí eu pergunto: o clube de futebol que toma empréstimo como fonte de receita, arrebenta tubulação de esgoto pra fazer a fundação da cobertura, vai saber vender camarote e suíte? Não e por uma simples razão: esse não é o negócio do clube.

Os erros primários acima citados, no gerenciamento de finanças e de obras, são decorrentes da falta de conhecimento específico nessas áreas. Isso é elementar! Então, ainda que dispuséssemos de qualificadíssimos corretores de imóveis trabalhando gratuitamente no Beira-Rio para efetuar a venda de mais de uma centena de caríssimos camarotes (se é que há mercado para isso), ainda teríamos que considerar os custos dessa obra específica.

O que quero dizer, em suma, é que os recursos próprios que por muito tempo se disse para a torcida que existiam, nada mais passam de financiamentos bancários tomados a juros exorbitantes. E isso, a meu ver, são recursos que, de próprios, não têm nada!

Só que quando entro no Beira-Rio, vejo como todo mundo, que metade da Social já não está mais lá. Começou a ser derrubada antes mesmo do primeiro gol do Mazembe em Abu Dhabi. E agora, o que leio e ouço é, em outras palavras: te vira, Conselheiro, decide o que é melhor pro clube.

Pois bem, é nisso que tenho me detido nos últimos dias e é sobre isso que tratarei esta noite, em reunião do Convergência Colorada, e amanhã, na Reunião do Conselho Deliberativo do clube. Firmaremos contrato com uma empreiteira ou tomaremos novos empréstimos junto à instituições financeiras? Eis a questão. Deixar o estádio parcialmente demolido é que não dá!

Recursos próprios? Sei...


67 Comentários:

Caco e Su...... disse...

se o inter teimar em fazer as obras com recursos próprios a FIFA vai descredenciar-nos como sede do mundial e possivelmente nao teremos acesso aos incentivos fiscais que diminuem o custo da obra consideravelmente. Além disso mal e mal faremos arquibancadas e cobertura e a FIFA tem exigencias fortes em relaçao ao entorno, estacionamentos etc.

Desta forma nao é só a forma de financiamento da obra,é também a total modernizaçao do entorno do estádio, estacionamentos, CT, muito mais. VALE a parceria com certeza. os 250 milhões estão totalmente em linha com os custos deste processo, o píffero fica se apegando a cobertura e as arquibancadas, tem muito mais que a AG está propondo.

Achei a posiçao do Luigi a melhor possivel, manda para o CD decidir.. ele aprovou antes o modelo Píffero de construir, agora tem de aprovar o modelo novo.

Será a maior besteira do mundo negar esta parceria e continuar indo que indo. Neste momento focar nossos recursos para o clube, sanar dívidas dar sustentabilidade de longo prazo ao clube é muito mais importante do que abrir mão de uma receita marginal que sáo os camarotes e area vip e estacionamento.

Carlos - Porto Alegre disse...

Esse post vai render...

Eu sou totalmente a favor de uma parceria para a reforma do Beira-rio no modelo que está sendo informado ao grande público: a AG (ou a construtra que for) assume a reforma em troca da receita dos novos camarotes, área VIP e estacionamento a ser construído. Não vejo nada de errado nisso. Acredito que o Conselho do Inter é capaz o bastante para enxergar se existe algo mais por trás destes contratos.

"Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo."

João Gabriel disse...

"Eu sou totalmente a favor de uma parceria para a reforma do Beira-rio no modelo que está sendo informado ao grande público: a AG (ou a construtra que for) assume a reforma em troca da receita dos novos camarotes, área VIP e estacionamento a ser construído."

É realmente só estacionamento, área VIP e os novos camarotes?

Se for: fechado.

Se não for: O que é?... fechado!

Sem a empreiteira vamos sacrificar o futebol para tocar a obra.

Carlos - Porto Alegre disse...

Esta reportagem informa que o Inter estaria abrindo mão de receitas de até "R$ 1 bilhão ao longos dos próximos anos" (Affatato). Cuma?

http://www.copa2014.org.br/noticias/6416/COM+PARCERIA+CUSTO+DO+BEIRARIO+PARA+COPA+PODE+AUMENTAR+75.html

JV disse...

O TIME AZUL IRÁ SEDIAR COPA???
AFINAL "ELES" TEM OU NÃO DESCONTOS,
INCENTIVOS FISCAIS BLÁ BLÁ BLÁ.

GOSTARIA DA COPA SIM,MAS O CUSTO
SERÁ A ALMA DO GIGANTE.

AOS MENOS INFORMADOS LEMBREM SÓ
DO ANTIGO PT QUE AGORA É PSOL.

ERAM TODOS UMA PANELINHA SIM,
TIVERAM OU TÊM AS MESMAS IDÉIAS???

Schroder-EUA disse...

Alguem sabe me dizer o que a Firma do Piffero faz? É envolvida em construção? Tenho essa curiosidade.

Porque acho se sim ai é conflito de interesses não?

Outra pergunta. Até agora que empresa tem demolido a inferior? Sei que não pode ter sido funcionarios do clube certo? Deve te uma empresa certo? Ou o Inter contratou pedreiros amigos do vizinho pra fazer o serviço?

São perguntas serias se alguem souber me diz ai.

Joceli disse...

Louis, algumas respostas segundo informações http://www.copa2014.org.br/noticias/6416/COM+PARCERIA+CUSTO+DO+BEIRARIO+PARA+COPA+PODE+AUMENTAR+75.html


"Até dezembro, data da última eleição no clube, a própria direção colorada vinha gerenciando a obra, ajudada pela formação de três engenheiros: o presidente Vitorio Piffero e os vices Emídio Ferreira e Pedro Affatato. A construtora Tedesco foi contratada para executar o serviço recebendo 8% do orçamento da reforma."

col disse...

PUTA MADRE! Vao si f*... esses dirigentes de rodoviaria.

Gonçalves disse...

Tem muita coisa a ser tirada de lição desse embróglio todo como por exemplo o fato que uma situação como essa de uma vultuosidade tremenda que implica em grandes decisões e um impacto enorme para o bem ou para o mal, não pode ser decidida por meia duzia de pessoas.

E isso eu falo lá na sua origem, desde o pensar em ser o tal estádio da Copa, quem dirá a série de decisões tomadas até agora em meio ao minimo de informações repassadas de forma clara aberta e objetiva.culminando com a picareta na arquibancada , tipo ao pensamento, vamo demolir que agora faremos na marra isso, tendo em vista que o debate pré eleitoral já havia desconfianças sobre até mesmo a continuidade do projeto.

A negativa de maiores informações sobre o real projeto financeiro foi enrrolado varias vezes quando perguntado (e foi por vezes perguntado).."ah ainda não temos a forma clara, ah assim que sairem as tais isenções podemos fazer o calculo correto", vieram as isenções e necas de planejamento financeiro.

Portalzinho da transparencia ao menos para os conselheiros se não pro torcedor, olha nossa meta é vender tantos camarotes, até o presente momento vendemos tanto, o organograma de desenvolvimento da obra é esse, já executamos dentro do prazo isso, tudo de forma aberta e clara , sem precisar preencher um documento ou falar com esse e aquele pra conseguir conversar sobre isso. A não disponibilidade de ações como essas causou a cada dia muito mais dúvidas quanto as obras, confirmadas até os dias de hoje.

Agora nos vemos numa sinuca de bico onde agora sim todos serão inseridos de forma real no processo, o tempo vai se esvaindo e agora é contigo, vai lá e resolve, sendo que isso poderia ser amplamente debatido e decisões dentro de um tempo x espaço compativeis com tamanha responsabilidade.

A parceria é claro parece ser o melhor caminho, só que agora tende a ser diferente, há de se abrir a caixa preta por completo, com resposta diretas para tudo, sem esquivas, caso isso não aconteça continuaremos com os mesmos problemas de antes.

Espero que o Clube saia fortalecido desse processo, com a melhor decisão a ser tomada e que não causem impactos negativos algum sequer seja no futuro próximo ou mais longinquo.

FelipeRato disse...

Louis: A construtora que está trabalhando no Beira é a Tedesco.

Abraços

João Gabriel disse...

Bom. Não sou conselheiro e torcedor só torce.

Boa sorte aqueles que vão participar do processo decisivo.

Que o amanhã do Beira Rio e do Internacional continue radioso de luz.

Abraços

Maurício disse...

No início do processo eu já estranhava os valores divulgados e a resistência da direção em expor para a torcida os detalhes financeiros da obra. Todo o processo que se desenrola agora não me causa espanto. O que me assustou foi a notícia que os engenheiros responsáveis pela pbra sejam o trio citado acima. Parece que estão reformando um "puxadinho". Completa falta de profissionalismo! Acho que a tão propagandeada "gestão profissional" da era FC/VP passou mais por propaganda do que fato. Devemos fazer um contrato sério com uma construtora experiente. Mantendo o foco no futebol e preparando o Colorado para mais um salto qualitativo com estádio de bom padrão, CT decente para formação de jogadores e administração focada para encerrar o défcit financeiro.
A alternativa, a meu ver, é retornarmos a era do império Otomano. Quem viveu aqueles dias sabe do buraco em que o Inter se encontrava.
Abraços,
Maurício

Mark disse...

É só fazer a conta, bota o valor de 10 pila por carro estacionado vezes as 3.000 ou não sei quantas vagas que tem e coloca uma média de 4 jogos por mês em casa e fecha o ano. Média alta... vocês vão ver que não da muito dinheiro. Só bares a mais? Vai ter cinema?

Essa suites são só pra empresas... acho uma várzea,


Fora que no BEIRA não esta programado um espaço para a TORCIDA COMUM (SOCIO) ver o jogo com conforto tipo o SANTO PAULO BAR do Morumbi.

Lá você reserva e vai, eu como moro em Cascavel e vejo uns 3 jogos por ano no BEIRA iria aproveitar muito pois o que economizo durante o ano poderia usar pra ver um jogo com mais conforto.

Mas não tem nenhuma área pensada pra torcedores com esse perfil.

O retorno não chega a BILHÃO nunca... é só fazer a conta....

Henrique Marks disse...

A reportagem do portal da copa 2014 só escutou "um dos lados".

Vou juntar o que está escrito ali com outras informações e interpretações, somente para mostrar o quanto pode-se mudar a opinião sobre um assunto mostrando os fatos sob uma ótica diferente.

Devo dizer, de antemão, que sou TOTALMENTE A FAVOR da obra com a AG. Mas, depois de ler a reportagem do portal, citada acima, fiquei com as barbas de molho.

O custo da obra citado é de 150, usando a Tedesco que cobra 8%. O custo com a AG, sobe um monte, e é citado na reportagem que a AG cobra 30%. A diferença percentual é alta. Mas daí fiz a conta e:

150 -8% + 30% = 190 milhões.

Nem perto dos 270 milhões da reportagem. Cade a diferença ?

A AG vai construir mais coisas do que só o Inter. Eles vão construir um CT para o Inter, na área do exército próximo ao Aeroporto, para usar por 20 anos. Vai construir um prédio estacionamento, e TALVEZ um hotel (se alguém confirmar este, poste por favor).

Ou seja, a obra com a AG é maior, tem mais coisas. Por isso a diferença de valores, e não somente por causa do lucro maior.

O segundo ponto que me chamou a atenção foi a questão do 1 bilhão que o Afatato cita. É muita grana. De onde veio esse número ?

Ora, o Afatato diz que o Inter deixará de ganhar esta grana se não fizer a obra sozinho, mas na verdade a fonte desta grana toda são obras que o INTER NÃO FARA!!!.

Como podemos abrir mão de uma receita se não temos dinheiro para gerar esta fonte de receita, ou seja, se não temos esta receita em primeiro lugar ? É um argumento capicioso do Affatato, e muito parecido com os famosos argumentos usados na guerra fiscal, contra e a favor.

A questão dos camarotes que ficarão com a AG parecem fazer parte desta renda que se está "abrindo mão". Novamente, é um argumento muito estranho, porque o Inter PRECISA ABRIR MÃO DESTA RENDA (tem que alugar os camarotes por dez anos) para fazer sua obra!! A AG que fique com os camarotes dez anos e se vire para alugá-los.

A minha questão para os senhores é esta: dada esta interpretação diferente dos "fatos", quem tem razão ? Eu espero que o CD, amanhã, delibere com números e não com ameaças, do tipo PERDEREMOS 1 BILHÃO.

Henrique Marks disse...

@Mark, fiz a conta :-)

500 mil mes, 6 milhões ano, 60 milhões em dez anos, 120 milhões em vinte anos.

E isto não é lucro, é faturamento. Não é daí que vem o 1 BILHÃO DE REAIS DO AFFATATO.

Não preciso dizer que considero este número uma bravata sem tamanho, o que joga contra o grupo que a proferiu.

P.S. Usando os números do Mark, que são super-super-estimados

Schroder-EUA disse...

DANIEL

Espero que tu volte na Quarta ou Quinta e nos conte em detalhe o que se passou na reunião.

Fica a vontade pra abrir um novo POST para nos contar.

Acho que ate agora temos bastantes achismos sem muitos fatos. Temos que saber o que vai dizer NO CONTRATO.

Como o MARK disse atraves so de estacionamento os numeros não chegam nem perto (1o pila por carro...12 mil carros ao mes...20 anos...da 28 Milhoes de reais...nem perto).

Então precisamos de FATOS.

Schroder-EUA disse...

Sigemann escreveu sobre o assunto agora

http://robertosiegmanncolorado.blogspot.com/

Gabriel disse...

Apenas dois fatores:

1) EMPREITEIRA: com contrato bem feito.

2) CAMAROTES: Pre-moldados, vende primeiro e depois constroi.

3) ADMIRO V. Pifero, mas Aod foi contrado pra isso e V. Pifero eh um asno perto dele.

Obrigado!

Gonçalves disse...

lembrando que amanha não será decidido nada a nível de CD, nem colocado em votação, só serão revelados os quadros possiveis.

Douglas 'dugaa' disse...

Últimas notícias sobre o que acontece no Beira-Rio

http://wp.clicrbs.com.br/duplaexplosiva/2011/03/01/ou-inter-ou-andrade-gutierrez-inter/?topo=13,1,1,,,2

Claudemir disse...

Por que simplesmente não reformar essa parte demolida e largar de mão copa 2014, empreiteiras, e etc ?

O foco é o time. Vão reformar o estádio, pra que ? Pensem em reformar o time. Na reforma da direção técnica, com outro treinador.

Se a arena for a sede a maioria dos colorados está pouco se lixando. Ser sede de um México x Eslováquia não vai mudar o mundo para o Inter.

Daniel Luis Costa disse...

Ah....tá todo mundo errado...a AG vai fazer todas as obras em troca de explorar o estacionamento e os camarotes por vinte anos, afirmou o presidente da empresa sr. Santa Claus....

Caco e Su...... disse...

claudemir.. para que a torcida possa participar com mais conforto, com estacionamento, é sim importante um estádio novo o BR está caindo aos pedaços, acessos ruins, ficamos mal acomodados, butecos e banheiros de ultima. temos de evoluir como CLUBE como área de lazer para os torcedores e sócios. o clube tem uma estratégia de sustentabilidade baseada nos sócios. uma das principais receitas, é para eles que o estádio tem de ser melhorado. o momento para isso é agora. O inter tem pessoas em cada área, pensando o que é importante, gestao o AOD futebol o Siegman, uma coisa é uma coisa e outra é outra. O Inter se comprometeu com a COPA, agora tem de arcar com esta escolha.. que a meu ver é muito benéfica para o clube e que será benéfica para o TIME, com receitas etc.

Caco e Su...... disse...

daniel é isso mesmo.. obras no estádio, construir estacionamento, e CT., se eu estiver errado quais sao todas as obras....

Caco e Su...... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zooworld disse...

seguinte se e para fazer parceria, que a empreiteira construa as tais torres ( hotel ) do projeto e ganhe dinheiro com isso ou algo em torno do beira, mas essa historia de ceder estacionamento e camarotes nao !!! Nada que envolva o estadio !!!

Daniel Luis Costa disse...

Só to dizendo que pelos cálculos feitos por voces mesmos a AG não consegue tirar esse dinheiro em 20 anos nessas condições...das duas uma ou o Inter terá q abrir mão de mais coisas ou a AG REALMENTE está sendo dirigida pelo PAPAI NOEL.

Caco e Su...... disse...

Daniel.. nos nossos cálculos iniciais.. a receita que abrimos mao náo é 1 bilhao. os calculos financeiros e expectativa de retorno, possivelmente eles certamente devem saber e nao proporiam para ter prejuizo... eles estao de olho no resto.. hoteis centro empresarial etc. o que é outra coisa. mas certamente vao nos apertar nisso.

cjr-sp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cjr-sp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cjr-sp disse...

Contrariar AOD em nome da trinca VP, EMIDIO E AFFATTO BEIRA AO RIDICULO.

Siegmam acabou de escrever bem sobre o assunto no seu blog.

AG para ontem....ASSINA JÁ.


NAO TEMOS RECURSOS HUMANOS NO BEIRA-RIO PARA GERIR NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS.

NAO É O FOCO DO CLUBE.

O CLUBE É DEFICITARIO E NO MOMENTO ESTAMOS DEMITINDO E NAO CONTRATANDO.

ESTAMOS ENXUGANDO.

O BR É UM LIXAO A CEU ABERTO. OU ACERTAMOS COM A CONSTRUTORA OU FECHAMOS EM 10 ANOS.


ate o atletico paranaense vai sediar a copa meus amigos....

Se o Inter fraquejar...seremos vistos,( a direçao do clube e seus conselheiros) como (nao sei nem o que dizer)...mas com certeza sofreremos variadas consequencias. Todas negativas.

Rubens Borges disse...

Não vejo o futuro tão feio quanto o CJR se o Inter não fechar com a AG, mas, temos que reconstruir o Gigante. É impossível ir à um jogo com o mpinimo de conforto hoje em dia.

E, se a gente não ir no embalo da Copa, não sai nada.

Henrique Marks disse...

O Siegmann também escreveu suas opiniões no blo g, e o problema para ele é:

"Só faremos a obra com empréstimo bancário".

Não sei se esta frase é totalmente verdadeira, e de qual banco viria o dinheiro. Se vier do BNDES, é dinheiro barato, e não creio que seria grande problema pagar. com as receitas geradas o Inter pagaria. Se não for o BNDES, acho impossível pagar (e inclusive injusto, visto que todos os outros estádios, e construtoras, estão emprestando dinheiro barato).

Mas o Siegmann argumenta que pra pagar tem que arrecadar depois. E o Inter é clube de futebol, não é shopping, hotel, estacionamento, etc. Então, mesmo que a princípio seja possível, provavelmente não funcionará e nem queremos gerir estas coisas.

E pra mim, a questão do risco é a que mata a charada: com construtora, QUASE NÃO TEMOS RISCO. Com empréstimo bancário, nosso risco é enorme.

Ivan disse...

Avaliando mais calmamente, ainda que de longe essa questão, minha opinião não muda: pega uma construtora.

adelar colorado disse...

estacionamento,camarotes,bilheteiria,por vinte anos, eu pergunto a INTER vai futurar o que com vai fazer times, ficaremos com times ruis por vinte anos???porque o INTER não faz uma campanha com o torcedor??? qual é o torcedor que não ia achudar!!!!

Schroder-EUA disse...

ADELAR

Eu tenho notado algo, como tem gente que não tá bem informado. Não é critica a ti Adelar, mas da onde tu leu que a BILHETERIA seria tocado por 20 anos? A Construtora NÃO teria direito a bilherteria.

Infelizmente acho que a maioria dos 12% que são contra aideia estão mal informados e acreditam como Adelar que a construtora teria direito a bilheteria de jogos.

Felipe disse...

Eu acho que essa discussão é similar à do cego falando com o surdo.

Como alguém pode responder o que é melhor se ninguém tem uma informação concreta de como seria a parceria?

Eu não tenho nada a favor nem contra. Acho ótimo se o Inter conseguir se livrar de administrar esse baita projeto, mas a única forma de alguém dar um opinião é sabendo o projeto completo.

Daniel, caso tu tenha mais informações de como se daria essa parceria, coloca aí no post...

Aliás, se a AG fez uma proposta, certamente essa informação existe.

OS CONSELHEIROS TERÃO QUE DECIDIR SEM ESSA INFORMAÇÃO?

PQ PELO QUE VI TUDO O QUE FOI EXPOSTO PELO AOD FOI O PROJETO SEM PARCERIA.

Precisodevcakis2 disse...

Cada vez mais admiro o Siegmann. A coluna dele é esclarecedora num ponto nevrálgico. Vendemos 10 camarotes pois dos 26 vendidos 10 migraram dos velhos!
Comercializar imóveis não é pro Inter. Existe uma diferença entre receita projetada e receita corrente. Não temos 1 bilhão pois não existem camarotes e mesmo se existissem não os vendemos!
1 bilhão é no cenário de sonhos. A diferença entre os 270 milhões e esse 1 bilhão é o risco que a AG correrá para adiantar a grana.
O Inter manterá as receitas do associado e toda a publicidade estática do estádio, portanto o que já existe permanecerá, abriremos mão apenas de uma renda que não existe!
Sou a favor da parceria pois nossa atividade fim é o futebol e não podemnos arrisca-la em detrimento de uma aventura imobiliária.
CJR falou tudo: Aod Cunha está anos-luz a frente de Afatatto e Píffero.

Rubens Borges disse...

Uma dúvida, a AG teria direito à alugar o Gigante pra shows? Se não, isso separa ainda mais a parceira do Inter com a do grêmio.

Felipe disse...

Outra coisa que não entendo é esses 50MI que o Inter diz ter em caixa.

Como funciona isso?

Tem 50MI em caixa e tá tirando empréstimo pra pagar juro pro banco?

Alguém pode explicar isso?

ricardo disse...

Não sei quantos de vcs já tinham nascido, mas eu com 9/10 anos em 67/68(não lembro bem), fui com meu pai levar 1 saco de cimento para as obras de construção do Beira Rio. O estádio dos Eucaliptos estava se desmanchando, sempre lotado(por que era pequeno e não por que tinhamos muitos sócios).Nosso rival naquela época( hoje não os considero mais nosso rival) tinha um estádio novinho e grande. No campo, estavamos tomando laço havia 7 longos, mas muito longos anos. Teve um Grenal que tomamos 4X0 e por dó não tomamos mais (coitado do então juvenil L.C.Schneider).Não tinhamos sócios em números expressivos, não tinhamos dinheiro, não tinhamos local para construir um novo estádio,não tinhamos parceiros, não existia o BNDES, não tinhamos plantel para fazer dinheiro, acho que a coisa tava tão feia , que nem oposição tinha naquela época.Mas felizmente tínhamos uns sonhadores e visionários que viam o Guaíba e enxergavam um Gigante. Aterramos o Guaíba. Os torcedores ajudamos com cimento. Nos associamos e minha família toda estava no Gigante na inauguração (inclusive minha mãe e meu irmão gremistas, obviamente com inveja!), nosso time foi campeão em 69, repetiu em 70 e seguiu até o Octa. No meio disto fomos bi brasileiro, aumentamos o quadro de associados.
Hoje,os tempos mudaram, temos o 6º maior clube do mundo em número de associados, temos plantel de jogadores por anos dito como o melhor do Brasil, somos bi da Américae já fomos campeões do mundo, temos um estádio que está sim ultrapassado, mas será o alicerce do novo Gigante (obrigado aos visionários novamente), temos parceiro interessado em fazer a obra, temos internet e informação para discutirmos o que será melhor para o clube, para os associados e para os torcedores, temos um CEO ( na minha opinião melhor contratação dos últimos 15 anos). Se trocarmos a construção por receitas futuras de hotel, estacionamnto, marina etc, sobrará muito mais dinheiro para usarmos no futebol. As suítes e tudo mais dentro do Beira Rio deve ser do Clube ( Já pensaram em camarote com camisetas e bandeiras de outros times). Não vejo qual a dúvida em ter um parceiro. Ele não fará nada de graça.O Inter não fará nada de graça. Vamo,Vamo Inter!
Ricardo Fixman
p.s. desculpem a extensão da escrita

Felipe disse...

Muito bom o texto, ricardo!!

Por um instante me levou pra época da construção do Beira-Rio.

E como já falaram aí, dando exemplos de outros clubes, como é importante um estádio novo e moderno.

kla.jk disse...

Daniel, perfeito sua análise. Amanha vou contatar com GP e expor a ele que se não firmar-mos esta parceira será um tiro no pé da Instituiçao SCI, pra não dizer na cabeça.

Mais, alguem sabe qual a receita que o SCI tem hoje com o ESTACIONAMENTO e com as SUÍTES, se alguém tem conhecimento desses números deve ser o GÊNIO da lâmpada que foi junto com a derrota para o TP mazembe.

Parceria JÁ com a AG, incluíndo-se nesta parceria que todo sócio COLORADO em dia com o CLUBE tera 50% de desconto quando utilizar o estacionamento, assim como, deixar 8 camarotes em locais privilegiados sendo 2 em cada um dos lados e fundos das goleiras, para serem utilizados pelos SÓCIOS, através de sorteios para trazer o SÓCIO TORCEDOR até o CLUBE.

PARCERIA Já e rumo aos 200 mil sócios...

vamo vamo INTER, porra!

adelar colorado disse...

vlw, ricardo, mas temos que de depade sim, afinal de contas é o futuro de nosso gigante clube, tenho certesa se INTER, pedisse para torcida nós ajudaria

Denilson M. (POA) disse...

UMa coisa é certa, essa idéia de copa do mundo é o que está deixando dirigentes de clubes, politicos e empreiteiros malucos, porque é agora que o Estado vai isentar impostos, bancar financiamentos, baixar juros e outras mordomias... então, de qualquer jeito não podemos deixar passar a oportunidade... se cada um vai levar o seu, a nossa parte é pelo menos ficar com um estádio mais confortável, funcional, quem sabe moderno e seguro... então essa discussão tem que mudar um pouco o foco... devemos EXIGIR (prestem atenção os conselheiros!) que a reforma seja A MELHOR POSSIVEL! A diferença é pra quem vai pingar uma grana... então que se faça com quem sabe e neste caso considero a AG uma empresa de ponta que certamente faria mais BEM FEITO!

Schroder-EUA disse...

DENILSON

Otimo ponto.

Depois de tudo isso...o Beira Rio tem que FICAR NOVO! Não quero ver CONCRETO nem de longe...especialmente na parte exterior do Estadio! Concreto sujo é anos 60! As cadeiras tem que ser boas e não essas merdas que tem lá agora ou aqueles que tem no morumbi que é so pra bunda.

TEM QUE SER UM BEIRA RIO MUITO BEM RENOVADO! Com cheiro de carro novo!

Ramon Dongo disse...

Isso sem contar que já devem ter torrado o Eucaliptos em... onde mesmo?

Felipe disse...

Pessoal,

só pra divulgar aí a planilha da tabela da Libertadores do blog tabelas de futebol.

eu usei outros anos e deu sorte.

Muito boa a planilha.

E é de um colorado...

http://tabelasdefutebol.blogspot.com/

AR 7 disse...

Aí Louis,

Tá bom o debate! Continuem, mas não tirem meu sonho de ver um novo Beira-Rio!

Na verdade, já to me imaginando num novo Beira Rio! Ora, quem não quer um estádio moderno?

É possível sim! De um jeito ou outro. Basta querermos!

Me diga se existem no Brasil outros blogs, de torcedores de outros clubes, que estão neste nível? Assim vamos crescer como clube, tenho certeza!

Mas nÃo acabem com meu sonho!

Cristian disse...

Semana passada vi o andar das obras e me apavorei. Sinceramente, o estádio está muito feio, no embalo do que o Daniel falou: eu vi, "meninos, eu vi", enquanto escavavam para colocar uma 'espera' da cobertura, arrebentaram tubulação de água potável e ficavam em volta, os operários, como se tivessem tirado apenas mais um pouco de terra do chão.

Se seguir no ritmo que está, falando das reformas que acompanhei quando inventei de ser dirigente de um clube recreativo do interior, vai ficar um remendão.

Para acabamento estilo Emirates Stadium, Alianz Arena, etc, é preciso chamar quem conhece do carteado. Senão, daqui um tempo, vão nos vender arroz de carreteiro por banquete de rei. Se é que vai ter-se grana para pagar pelo arroz e pelo charque.

Christian disse...

"Tempos atrás lí um artigo que fala da maneira como ocorrem as obras em países-sede da Copa do Mundo.

Vou tentar encontrá-lo, mas resumindo:

De uma hora para outra, as obras ficam atrasadas e dobram de preço.

Aí o poder público, apoiado pelo "clamor popular" - fomentado por notícias catastróficas dosjornais - de fazer fiasco e deixar de ser sede (Pelé, garoto propaganda, já andou falando!) libera a obrigatoriedade de licitações e acabam ocorrendo parcerias para terminarem as construções...

ISSO NÃO SOA FAMILIAR?"



Notaram os jornais de hoje?

ACORDEM!!!

Christian disse...

Ah, e como o Klaus disse no post anterior:

"É, o estádio é fundamental!!!

É por isso que o Goiás é maior do que o Cruzeiro, Corinthians e Flamengo!

Isso sem falar no glorioso Paraná, que tem 3 ou 4 e é, portanto, a maior potência da América."

Então, que façam um CT moderno.

Muito menos gasto.

E deixem para a prefeitura se endividar e criar um estádio.

Passamos a alugar.

TenisVermelho disse...

DESDE Quando o GOIAS tem estadio???

João Gabriel disse...

O Goiás não tem estádio. Nem o Cruzeiro. Nem o Corinthians. Nem o Flamengo.

A soma estádio próprio + time bom = 106 mil sócios.

O Beira Rio é a maior conquista da história do Inter. Maior que qualquer Libertadores ou Mundial.

Ali que está derramado cada gota de sangue e suor de mais de 100 anos de história do Inter. Dos colorados que lutaram para fazer nascer um gigante em meio as águas.

E outra, parem de falar em "Lixão a céu aberto".

De uma hora para outra passou a ser o pior estádio do mundo.

Bem menos.

Os transtornos de agora são ocasionados por uma obra que anda rápido ao meu ver. O Beira Rio é o estádio mais avançado em relaçao as obras. Já estaquearam quase toda a fundação da cobertura. Até agosto já montarão 1/4 da inferior.

Montar arquibancadas e coberturas pré moldadas é uma barbada.

Mais respeito com o Gigante e com o Inter.

Julio disse...

Por nos trazer um raciocínio simples e lógico, o post do Henrique Marks (4:50 PM) está perfeito. Todos nós deveríamos lê-lo antes de tomarmos partido nesse imbróglio. Obrigado por isso, Henrique.

João Gabriel disse...

Mais: A dois anos atrás, em um jogo do Brasil, a Conmebol elogiou o Gigante como um dos melhores palcos da América para se realizar eventos de futebol.

Abrigou:

Jogo das Eliminatórias

Final Libertadores 2005
Final Libertadores 2006
Final Recopa 2007
Final Sulamericana 2008
Final Recopa 2009
Final Libertadores 2010

Mais respeito.

João Gabriel disse...

Final Recopa 2011 garantida.

Final Libertadores 2011 depende de trocar o treinador....

hehehehehehhehe

Ike disse...

De onde virá po retorno financeiro da AG?

Resposta: dos valores arrecadados com as construções + os valores que "sobrarão" do orçamento das obras firmado no contrato, que foram superfaturados ou serão reduzidos em função da isenção fiscal. A obra na verdade não vai custar pra AG os 250 milhões, e o que eles conseguirem economizar deste valor não será reembolsado. Por isso a fiscalização no andamento da obra tem que ser absolutamente rigorosa, e a descrição do que vai ser feito detalhadamente, com qualidade do material empregado inclusive, deve constar no contrato!

A obra com serviços próprios vai nos cutar 150 milhões?

Resposta: Não, mesmo que o orçamento esteja correto, e as reformas consumiremn estes valores, 150 milões tomados emprestados no banco em pouco tempo se transformam em 200, 300 milhões com o acréscimo dos juros de empréstimo. se for possível Daniel ,faça essa pergunta ao Aod, uma previsão de quanto será o montante final da dívida acrescidos os juros se resolvermos bancar a obra sozinho

Conclusão: a AG vai construir/reformar com menos dinheiro do que o orçado e vai ganhar dinheiro com as instalações, isso é ÓBVIO, e não se poderia esperar outra postura, ninguem faz negócio pra perder dinheiro. O que o INTER precisa garantir é que

1) a obra entregue seja exatamente a contratada, com a qualidade das instalações garantida, e

2) que a manutenção, encargos, funcionários, despesas fixas dos setores sob a administração da AG sejam de responsabilidade da mesma, desonerando as despesas do beira rio.

Precisodevcakis2 disse...

Leiam isso:

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,3225937,Supercomissao-fiscalizara-obras-da-Andrade-Gutierrez.html

Parabens ao convergengia colorada e ao Luiggi. Eu acho que Aod Cunha e o Convergência são as melhores coisas que aconteceram ao Inter em 2010. Acho que esses dois fatores serão a mola propulsora que elevará o nosso clube rumo a ser uma das maiores potências do futebol mundial

Essa semana lí um estudo que atesta que em menos de dez anos o Brasil será o maior mercado futebolístico do mundo. Alguns clubes brasileiros, entre eles o Inter, já pagam tão bem quanto a Europa e em breve os jogadores sul-americanos não mais irão jogar na Europa, virão jogar no Brasil.

Adriano disse...

Aod, melhor contratação já feita no beira!

veio pra tocar nas feridas e arrumar a casa!

mostrar qual e a real e não deixar nada debaixo do tapete.

Luiggi esta mostrando ser uma pessoa de muito boa indole pés no chão.

Seigman esta de parabéns pelo trabalho na limpeza e contratações.

meu único porem fica por conta do...

ha! deixa pra lá...

vamo que vamo...

Carlos - Porto Alegre disse...

"Vem aí uma supercomissão para fiscalizar as obras do Beira-Rio tocadas pela construtora mineira. Será um colegiado formado por colorados ilustres.

Os nomes ainda não estão definidos. Só para dar uma noção de que não será um organismo para brincadeiras, aí vão dois nomes que muito provavelmente serão convidados: o procurador geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, e o diretor superintendente da PF, Ildo Gasparetto."

Realmente, não estão para brincadeira!!

ricardo disse...

saiu no site do vasco agora: Traffic comprou o Alecssandro e vai repassá-lo ao Vasco. Reporter Azevedo da Espn.
Deus existe ...

Anônimo disse...

Saindo um pouco do assunto, mas como comentaram aí encima sobre jogadores voltando ao Brasil, vou colocar aqui uma observação sobre algo que vi ontem e que me chamou muito a atenção:
Ontem, o Sportv mostrou uma entrevista exclusiva com o Luís Fabiano, onde ele diz que é o momento ideal de voltar ao Brasil etc. e tal...
Bom, uma hora ele disse assim, "tá todo mundo voltando pro Brasil, eu vou voltar tb". A frase dele é verdadeira, e mostra uma tendência que vem se mostrando e parece q vai continuar. Vou tentar mostrar uma "evolução histórica" sobre saída de jogadores:
- até os anos 80, os grandes craques que o Brasil revelava ficavam no Brasil, raríssimas exceções iam jogar na europa, e não tanto pelo dinheiro como também por um lado esportivo mesmo.
- a partir dos anos 80, a Europa passou a investir mais nos SUPER-CRAQUES de fora do continente.
- a partir dos anos 90, aumenta a saída de jogadores pra Europa, e não precisavam mais ser os supercraques, um certo nível já era vendido
- anos 2000, o ápice, qualquer Alecsandro da vida indo pra Europa, surgem novos mercados, Oriente Médio, Japão, Coréia, México, até Austrália...
- Nos últimos anos, os brasileiros não estão mais fazendo tanto sucesso por lá, nao como Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho da era Barcelona, Kaká da era Milan, brasileiros tão começando a virar coadjuvantes. Uns 3 ou 4 hoje são protagonistas, se é muito.
- Nossos grandes craques, os de maior porte, estão voltando, ainda que mais perto do fim da carreira.

A meu ver, a tendência nos próximos anos, é o cara sair jovem, fazer sua grana, e começar a voltar com 25, 26 anos, ainda em alto nível...

Não duvido o PATO voltando ao Brasil com uns 28 anos...

Logo o Brasil terá de volta seus grandes craques, e os nossos clubes voltarão a competir de igual com os Europeus.

João Gabriel disse...

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,3226616,Obras-da-Arena-do-Gremio-sao-embargadas-pelo-Ministerio-do-Trabalho.html

Vão olhar o umbigo.

Gerson Sicca disse...

Dinheiro de financiamento é recursos captado de terceiro, e com custo, e não recursos próprios.
Logo, o torcedor foi enganado.
Se é verdade que o Inter vinha sendo financiado por empréstimos, o discurso do modelo de gestão exemplar foi totalmente para o brejo. Desde os tempos em que se amarrava cachorro com linguiça os clubes brasileiros vivem pedindo arrego para os bancos. Aliás, a dívida com o Banrisul não surgiu por causa disso?

AXYA disse...

Por isso que eu digo - CADA MACACO NO SEU GALHO. Contrataram o expert em finanças pra quê? Pra chegar qualquer um e dizer o contrário?

Então não tem o que discutir - a única coisa que se pode discutir é que a empreiteira queira ser dona, ai eu discordo. Se a empreiteira encrencar - orça com outra.

Nessas horas eu fico com medo sempre daquela mão amiga aonde escorre uns pilas pra cá e outros pra cá - façam licitação transparente.

Lipe disse...

Os recursos serão providos pelo BNDS para Andrade Gutierez correto? O caixa do inter desembolsa apenas dos RS 23.000.000,00 dos eucalipitos. Está correto? O custo do financiamento sai todo por conta da construtora.
Quanto ao AOD ele pretente montar um fundo de investires para gerar receitas e diminuir a venda de jogadores, segundo uma entrevista dele ele tinha a pretensão de colocar em ação esse fundo no ano que vem. Só não entendo como isso funcionária.
Alguém sabe explicar ai?

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]