terça-feira, setembro 27, 2011

45 Escurinho 1950-2011

EDIT: Minha opinião é que hoje no jogo da seleção o Inter deveria enviar 4 camisas do Escurinho para os jogadores do Inter convocados carregarem elas em campo e se encontrarem lá no meio campo e mostrarem a camisa dele para o Mundo. Seria uma bela homenagem de atletas do Inter para um idolo Colorado. Vamos Inter, agiliza isso immediatamente. (Alem disso 1 minuto de silêncio é obrigatorio). O Inter não pode deixar isso passar em branco hoje em Belem.







Nõ deixam de assistir esse video do Escurinho cantando sobre o Inter.

RIP

Títulos
Campeonato Gaúcho 1970-71-72-73-74-75-76 - Internacional
Campeonato Brasileiro 1975 - Internacional
Campeonato Brasileiro 1976 - Internacional
Campeonato Equatoriano 1981 - Barcelo Guayaquil

Escurinho, de cabeça, era gol certo (matéria reproduzida da Revista do Inter nº 23)

Escurinho costumava entrar e decidir as partidas no lendário time dos anos 70

O primeiro jogo da decisão do Campeonato Gaúcho de 1975 estava complicado para o Inter. O Grêmio vencia o clássico por 1 a 0 no Estádio Olímpico e sua torcida cantava eufórica com a vitória parcial. Foi quando o técnico Rubens Minelli chamou Escurinho para entrar.

O ex-jogador até hoje lembra do silêncio que tomou conta da torcida gremista quando ele se encaminhava à mesa para assinar a súmula. A torcida adversária parecia prever o gol de cabeça do meia, marcado as 45min do segundo tempo, que empatou a partida e levou a decisão para o Beira-Rio, onde o Inter venceu e conquistou o sétimo título estadual consecutivo.

Essa foi só mais uma das partidas decididas por Escurinho nos anos 70. O jogador era um reserva de luxo da equipe bicampeã brasileira em 1975/76 e costumava marcar gols importantes em jogos decisivos.

A ligação de Escurinho com o Inter vem desde sua infância. O jogador era um torcedor fanático e lembra até hoje das visitas que fazia ao terreno onde foi construído o Beira-Rio, na década de 60.

A formação de Escurinho como jogador foi toda feita no Inter. Com 11 anos, ele começou sua trajetória nas categorias de base do clube. Sua chegada à equipe profissional aconteceu em 1970, depois de Escurinho marcar 59 gols no Campeonato Gaúcho de juvenis do ano anterior.

O início foi difícil. O meia lembra que garantir espaço na equipe era tarefa árdua e ele acabou sendo emprestado para clubes do interior gaúcho, voltando a seu clube de coração em 1972 para participar de campanhas vitoriosas em campeonatos regionais. Em 1974, foi titular absoluto da equipe que conquistou o hexacampeonato estadual.

No ano seguinte, o Inter realizou uma excursão pela Europa para a disputa de amistosos. Escurinho não viajou por não ter renovado seu contrato antes da viagem. Durante a excursão, destacou-se o poder de marcação e o vigor físico de Caçapava e Escurinho passou a exercer a função que definiu como “comandante do banco”.

Na campanha do bicampeonato nacional, sempre que o técnico Rubens Minelli precisava de uma alternativa mais ofensiva, recorria a Escurinho. O jogador entrava e levava perigo no jogo aéreo, sua especialidade desde as categorias de base. Além de marcar gols, o meia participou de um dos lances inesquecíveis da história colorada, quando fez uma tabela de cabeça com Falcão que iniciou no meio-campo e terminou com a conclusão do camisa 5 já dentro da área do Atlético-MG, adversário naquela semifinal do Brasileiro de 1976.

Escurinho deixou o Inter em 1978 e rodou por clubes brasileiros e sul-americanos antes de se aposentar em 1986. Sua ligação com o Inter, porém, nunca terminou. Até hoje o ex-jogador é um torcedor fervoroso e conta com orgulho que o ex-presidente Fernando Carvalho declarou várias vezes que vibrava com os gols de Escurinho nos anos 70.
No primeiro encontro entre os dois após a conquista do título mundial, o antigo ídolo colorado retribuiu ao dirigente, afirmando: “se eu lhe dei alegrias quando o senhor era criança, o senhor fez um homem de 58 anos chorar.”

45 Comentários:

Iuri disse...

Esse AMAVA o clube.
Uma pena que o Inter só descobriu que ele passava necessidade e passou a ajudar quando a doença já tomava conta. Acho que deveríamos ter um fundo-pensão para ex-atletas dá década de 70 para trás que realmente precisem, pois naquele tempo tinha jogador cujo contrato era dois pãezinhos e um litro de leite por dia. Coisa que os de hoje em dia tem até dificuldade em acreditar.

Schroder-EUA disse...

Coloquei um gol do escurinho que achei. Golaço.

Vlad.Pro disse...

Quem morreu foi Luiz Carlos Machado. O Escurinho deve viver para sempre na nossa memória. Esse foi Colorado de verdade

Anthony Joaquim disse...

Ao Escurinho um MUITO OBRIGADO bem Colorado. Grande craque do Beira-Rio.

O nosso time hoje esta assim porque:
O nosso presidente nao tem olho clinico para contratar, nao tem tantos huevos assim para apostas novas, entao ele esta tentando manter alguns no time com esperiencia e que sejam bem conhecidos da torcida, assim ninguem poe em cheque sua competencia com o futebol.
Contanto que o time fique ali entre o terceiro e o oitavo colocado esta bem, a torcida estara acreditando. A coisa so fica feia pra diretoria se o time cai la pra zona morta. Entao eles pensam, pra que arriscar?
VTNC, com essa sindrome de time medio, agora que se podia arrebentar.
E uma pena que a diretoria atual(e consequentemente os atletas), pensem que agora porque temos alguns titulos, podemos levar em banho-maria que ta legal.
Coragem senhores dirigentes, precisamos ter fome de MAIS...Porque PODEMOS, mas por enquanto cada vez menos QUEREMOS...

João Gabriel disse...

Encontramos o irmão dele no Beira Rio no jogo contra o Coxa.

Ele mora em Portugal. Fazia 32 anos que não entrava no Beira Rio e meu pai reconheceu ele (o que imagino tenha sido legal para ele).

Daí perguntamos do Escurinho e ele falou que estava brigado com ele. Que não falava ou via ele a muitos anos.

Falamos para ele que era bobagem. Que o irmão dele tava mal e que ele teria que resolver isso antes que fosse tarde.

Me pergunto se ele esteve no hospital.

RIP Escurinho!

Marco disse...

Escurinho, Escurinho...

Grande matador!
O melhor 12° titular que já tivemos, deixa saudades.

Luís, faltou dizer que a tabela com Falcão foi aos 45' do 2° tempo!

Adriano disse...

Quem morreu foi Luiz Carlos Machado. O Escurinho deve viver para sempre na nossa memória. Esse foi Colorado de verdade.

perfeito!

obs: se um cara faz um gol desse hoje, de cara já é alçado a condição de craque e em dois toques já esta ganhando milhões.

e o que dizer da narração do selestino hein ô batista?

bha!!! outros tempos!!!

Marco disse...

Putz, comecei a lembrar de tanta coisa...

Bateu uma tristeza agora... foda!

Schroder-EUA disse...

Mas se tu ve o compacto inteiro desse jogo contra o SP o Celestino ta narrando muito estranho...procura no youtube...muito quieto quase funebre...nunca vi ele narra assim. Deve ter sido inicio de carreira depois ficou mais alegre.

Adriano disse...

hehehehe é mesmo...

edu... batista.....subida de luizinho melhor para xicão....lucio, vasconçelos para trás falcão...escurinho no peito, grande jogada, belo gol de escurinho!!!

Anônimo disse...

Ah, que pena...que notícia ruim.

Morri aqui, renasce lá. Sentiremos saudades.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Marco, feliz de quem pôde acompanhar aquele timaço, aquela era anos 70. Eu nasci no ano do Bi Nacional.

Realmente, uma grande perda para o futebol brasileiro. "Cúmplice" daquele que acho ser um dos dois gols maiss bonitos da história do futebol. O outro é aquele do Van Basten na final da Eurocopa 88.

Valeu, Escurinho. Todos nós, Colorados, sempre lembraremos de ti.

cjr-sp disse...

Eu vi ao vivo, bem gurizote, alguns gols do escurinho e lembro tb da trajetória...era a coisa pretear um pouco e o escurinho já aparecia tirando o casaco...e a massa ia a loucura...como se já sabendo que o pepino ia ser resolvido...invaravielmente numa cabeçada dele.

Seria titular em qq time do país, mas deu azar de jogar no esquadrao de 70.

Vcs viram no gol do escurinho aí acima o que foi o PASSE do FALCAO ??...coisa de craque mesmo...

E no gol do F5 contra o galo o que foi a força da cabeçada do escurinho ??? E o F5 já meio que sabendo que ele tinha força para meter a bola lá na frente...foi lá para matar e meter para dentro num dos gols mais bonitos da história.

Diego disse...

Caralho...

Quando cheguei em casa, depois da aula, ao ver meu api, tive a sensação que ele perdeu um pedaço de si hoje...

O escurinho era um dos jogadores que ele mais gostava de falar... Acho que era um dos mais folclórico dos anos 70..

Schroder-EUA disse...

BAH

Olham esse video...demais!!

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/PlayerEmbed.aspx?uf=1&midia=43892

Anônimo disse...

É isso aí gurizada, vou deixar meu registro nesse post aqui, também, como todo colorado deveria (recorde de comments):

Eu não vi esse cara jogar, a referência que tenho é do meu pai falar que era o 12º jogador (que poderia ser comparado, por baixo, com o Andrezinho, hoje) e da qualidade dele na bola aérea.

Eu já tinha visto esse gol da tabelinha de cabeça (claro!), mas nunca tinha me retido na qualidade do Escurinho (nem que tinha sido ele, eu tinha notado) que foi fundamental pro gol sair.

Muito foda essa tabela.

E aquele gol em que domina no peito, dá um chapéu no zagueiro e chuta em gol sem deixar a bola cair...

Sem comentários.

Se fosse hoje o cara seria comparado ao Pelé.

Sorte dos que viram, e dos que não viram, também, um pouco. Pois ficaram com essa herança desse time monstro.

Descanse em paz Luiz Carlos Machado!

O Escurinho vai viver pra sempre nessa camisa vermelha!

Anônimo disse...

Louis,

Faz alguma coisa na capa do blog pra indicar o luto.

Vamos fazer uma semana de homenagem ou algo assim!!!

Convida o professor Raul pra fazer um post especial pro Escurinho aqui essa semana!!

Schroder-EUA disse...

Foda tambem que com 61 anos ele era "jovem" ainda.

Anônimo disse...

Que saudade desse time de 70. que saudade dessa época de futebol, de amor à camisa.

Eu não vi, mas mesmo assim sinto saudade...

Rogo, também, ao presidente Luigi que se cerque de gente que queira apenas o bem do nosso Internacional...

Anônimo disse...

Quantos eram? 80 mil? 90 mil? O canto era simples. Papai é o maior ou apenas aquele Olê Inter, ou Olê, olê, olê, olê, Inter, Inter. Todos sabiam e grito ecoava no gramado e voltava pras arquibacadas do beira-rio em momentos desencontrados, criando um efeito que só pode ser ouvido no Gigante.

Que saudade desse tempo que eu nunca vi.

Seria bonito um estádio lotado cantando apenas as músicas de 70. Sem rusguinha entre torcida. Seria uma bela homenagem.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Schroder-EUA disse...

Feito Cerco.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pablo Faria disse...

Ótimo post, Louis! Grande perda, mesmo. Eu também não o vi jogar pelo Inter, mas respeito muito sua história e identificação com o clube.

Também pensei no professor Raul. Seria muito bom um post dele sobre isso.

Grande abraço!

Pablo Faria disse...

Que maravilha, esses gols!

vfigueira disse...

Qual é o colorado de mais de 40 anos que não volta à infância e se emociona com aquela troca de passes de cabeça entre o Falcão e o Escurinho? Quando Escurinho entrava em campo, geralmente aos 40 do segundo tempo, o gol do Inter acontecia em 90% das vezes. Era impressionante... Uma espécie de milagre com hora marcada.

Cristiano disse...

Escurinho sempre buscou seus gols lá no alto

Eu tenho uma camiseta retrô desta lenda... Este sim merece todas as homenagens que hoje em dia se dão a qualquer moleque que faz meia dúzia de gols.

Revendo alguns lances, matérias, gols, comentários bateu um misto de nostalgia e tristeza dos tempos mágicos do futebol colorado em sua essência.

Avante meu Inter!

Schroder-EUA disse...

Gostaria de ver 1 minuto de silencio no jogo da seleção.

INCLUSIVE sugiro o Inter enviar immediatamente 5 camisas do Escurinho para os jogadores do Inter entrarem em campo com ela em sua homenagem.

Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco disse...

Não lembro exatamente que dia era aquele de 1976.

Na casa de meus pais, corintianos como meu irmão mais velho, estávamos assistindo Flu x Corinthians pelas semi-finais do Brasileirão. Caçula, tive que me conformar.

E eu aflito, nada de se anunciar gol lá no Beira-rio.

E o tempo passa aqui, e nada lá. Vira o 1° tempo, nada... 10'... 20'...30'... nada!

40' - QUA-REN-TA do segundo, e nada!
Meu Deus, vai ter prorrogação?
Vamos chegar arrebentados na final, assim!

De repente, o narrador anuncia: "tem gol em Porto Alegre!".

E vem esta imagem, esta bela imagem: a jogada começa com Figueroa, vai a Dario, daí começa a tabelinha genial: Escurinho, Falcão, Escurinho... rede!

Depois, armamos uma guerra em casa: 3 corinthianos contra um Colorado e um "colorado desde criacinha" (meu irmão do meio, palmeirense ).

O resto, é História.

Marco disse...

Grande idéia, Luís!

Vamos mandar um e-mail para a Ouvidoria e para o Marketing... quem sabe ainda dê tempo....

Anônimo disse...

Baita idéia, Louis.

Já pensaram que bala jogadores dos dois times entrando com aquela camiseta?

Seria muito bala.

Anônimo disse...

Twita pro pessoal do Inter. E pra imprensa tbm...

Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco disse...

Já mandei pra Ouvidoria e pro MKT Colorados.

Será que vai dar?

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Escurinho é comparado ou tem um futebol semelhante a qual jogador dos dias atuais só pra eu imaginar como era...

Julio.Colorado em Sampa disse...

Escurinho é único, não tem comparação.

Marco disse...

Difícil, hein, Saulo.

Cabeceador mortal, talvez o Jardel do greminho.

---

Para levantar o astral:

Documentário Tri brasileiro 75,76 e 79 - Década de 70

http://www.youtube.com/watch?v=9iFEGadHBjY



Tarciso (eterno atacante do greminho) reclama: "Não agüento mais perder pro Inter"

http://www.youtube.com/watch?v=LLGPwYxi0no&feature=related



15 maiores gols da história do Inter

http://www.youtube.com/watch?v=R7zI90oCs84&feature=related

manticore disse...

O lançamento foi enviado a lateral, direto da zaga, sem mediações e intermediários, e ao dominar a bola a visão do lateral era turva, pois havia um batalhão de adversários ( inimigos impiedosos) sedentos por obstruir seu intento e demovê-lo de sua finalidade...tentar lançar a redonda de encontro ao exército de um homem só... à jogada deveria ser paralisada ali, a bola não deveria partir, a intenção era esta, derrubar o lateral, joga-lo ao chão de qualquer forma, meu deus são 47 do segundo tempo, não podemos deixar cruzar, temos que ganhar tempo, fazer cera, meu deus a bola não pode partir até a área, não até ele....não até ele.
Ao vermos o lateral se desvencilhar da marcação, ir á linha de fundo e levantar a cabeça e com a destreza e técnica peculiar dele, enxergar em meio a esta turba de gigantes, uma luz, uma forma diferente dentro da área, que se diferenciava dos outros pela sua altivez, frieza e pela sede incomparável do gol.
Mas, agora era tarde, a esfera tinha sido lançada,seu eixo, sua rota tinha um único endereço, a cabeça mais brilhante que parecia um diamante multifacetado que independente de onde a bola se chocasse a direção era única, o desespero dos inimigos, a angústia dos gritos de raiva e impotência, o sentimento de frustração dos derrotados. Os zagueiros, apesar de gigantes, pareciam de joelhos ao olhar para cima e verem um ser de estatura descomunal, um verdadeiro colosso de rodes em movimento, ansioso em desferir sua arma mais letal... à cabeçada implacável e mortal..
A esfera ao chegar à área encontrou seu destino, sua cara-metade, e este ao desferir seu golpe magistral já sabia do resultado, pois vira não no gol, mas no olhar de cólera dos zagueiros, no silêncio da torcida adversária, no pranto desconsolado do goleiro, na rede maculada por sua ousadia, que tinha atingido seu objetivo uma vez mais...fizera uma nova vítima...
Agora ao correr para sua torcida em êxtase, que urrava de alegria e frenesi, e ele por sua vez rugia como um animal selvagem em busca da liberdade que só o gol lhe proporcionava, havia um contraste entre seu semblante e o manto que usava, havia uma aura, uma única luz de coloração avermelhada onde não se podia distinguir se era um ser humano ou se era um ser superior, mas que tinhá-se a absoluta certeza em todos os olhos que o admiravam... era ali, naquele momento e para toda a eternidade um colorado vencedor.

Obrigado Escurinho, obrigado por ser colorado.

Marco disse...

Queria muito encontrar este gol do Escurinho... talvez no Canal 100.

Cristiano disse...

Baita texto!!

Julio.Colorado em Sampa disse...

E a foto do Escurinho na revista Placar, a gola da camisa toda comida, quase rasgada. As coisas naquela época não eram nada fáceis.

Escurinho foi o reserva mais titular que eu vi jogar no Inter.

Schroder-EUA disse...

Pois é né Julio (sobre a camisa).

Lembro que uns 7-8 anos atras li na ZH que tavam reformando uma sala no Inter e acharam um espaço fechado atras de uma parede com varias camisas dos ano 70. O que será que aconteceram com as camisas? Museu? Ou provavelmente dirigentes levaram...resposta facil né?

Schroder-EUA disse...

Fala nisso porque a PORRA da ZH né é ainda toda arquivada na Internet? Até o correio do povo ja fez isso a uma decada.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]