segunda-feira, setembro 19, 2011

33 Preguiçosos Futebol Clube

Futebol é um esporte para preguiçosos. Digo, preguiçosos que não querem pensar muito, não querem usar a massa cerebral demais, não querem treinar demais, não querem estudar como o outro time joga, não querem pensar em jogadas ensaiadas, não querem ver e analisar "filme" do jogo anterior pra aprender o que deu errado e como corrigir.

No futebol é so treininho de 1 hora todo dia batendo bola ou uma salinha de musculação e deu...aí é hora de ir pra casa. As vezes só vão trabalhar de tarde e já tão em casa antes da hora do Rush.

Me desculpem amigos Brasileiros e Gaúchos e o Mundo futebolistico em geral, mas o futebol é pra preguiçosos! Ah sim vocês vão dizer "Isso não é FootBall Americano seu gringo" e vocês tão certos realmente não é! Nem é questão de um ser melhor que outro, nem assisto mais NFL, mas no Football Americano os caras tem LIVROS de 200 paginas com jogadas ensaiadas secretas, LIVROS sobre cada time adversario e analise completa de cada jogador do outro time. Eles estudam tudo, até pra qual lado um cara "dribla" com mais frequência. Tudo para ganhar qualquer vantagem sobre o adversario. Comissão tecnica e jogadores passam HORAS todas semanas vendo video dos seus e de outros jogos para descubrirem como e facilitar a vitória na proxima partida. No futebol não, é bola no chão e seja o que deus quiser...toque toque toque, um overlapizinho (considerado jogada ensaida!) de vez em quando e deu. Nem nas faltas uma situação perfeita pra jogada ensaida a gente raramente vê.

O triste disso tudo é que se um time se prestasse a trabalhar mais todas essas coisas esse time poderia ter uma enorme vantagem em relação ao outros. Mas eu sei...não faz parte da "Cultura" do futebol.

Mas de vez em quando a gente vê algo TRABALHADO, TREINADO que mostra que um pouco mais de dedicação vale muito. Pena que essas pessoas que ganham 300..400 Mil pra treinar times preferem ficar gritando a beira do campo como se isso ajudasse em vez de realmente fazer algo que preste com seu time.

Gostaria de ver o INTER trabalhar mais essas questões. Deixam de ser preguiçosos. Ficam 30 minutos a mais por dia no trabalho...foi assim que Valdomiro por exemplo aperfeiçoou suas cobranças de falta.

Veja esses 2 videos pra vê o que Boleiros não preguiçosos conseguem fazer com pouco treino.

Em cobranças de Falta:


E a Holanda com inovações em 74 humilhando o Uruguai. A holanda pegou o mundo de surpresa.


PS:

Lembro quando Gallo chegou no Inter, ele veio com um cinegrafista pra filmar certo jogadores e coisas assim pra depois analizar video e foi ridicularizado pela imprensa e consequentemente pela torcida por isso. Isso que dá no Brasil tentar inovar. Mas na hora que um Sir Alguma Coisa da Inglaterra inventar de fazer isso ai vira algo "Cool" no Brasil tambem.

33 Comentários:

tiago - colorado no canada disse...

E sobre algum comentario q podera vir dizendo q os times brasileiros jogam demais e nao tem tempo pra treinar, posso dizer q apesar disso ser verdade, nao pode servir como desculpa pra "nudez de imaginacao" q temos hoje em dia. Po, pelo menos escanteios e faltas podiam ser mais trabalhados, pra nao falar em saidas de bola, laterais, marcacao sobre pressao, contrataques.....
E voltando a questao do tempo, no hockey, os times jogam a cada 2 dias em media. As vezes dois dias seguidos. Sao 82 jogos na temporada regular fora os playoffs ao longo de 8 meses. Os times tem geralmente 4 formacoes de jogadores, pq as trocas ocorrem a cada 45 segundos em media. E com toda essa dinamica, mais a dificuldade de estar sobre o gelo com patins cercado por 5 caras num rink minusculo com muita velocidade, é incrivel q um jaguara como eu q nao entende muito do jogo consegue reconhecer a organizacao de jogadas.
Realmente, mesmo nao gostando de esportes como handegg e baseball, os "gringos" tao anos luz na frente.

Anônimo disse...

Questão de educação.

O técnico da Holanda disse que pelo menos oito daqueles atletas tinham uma inteligência bem acima da média.

No sistema americano os atletas, em sua grande maioria, são graduados. Fazem disciplinas em vários Departamentos (ao contrário do Brasil), entendendo melhor as conexões (apesar disso, os cursos de graduação nos EUA são mais fáceis que em uma Federal brasileira, pelo menos nas exatas).

No dia em que os clubes de futebol tivessem que fazer um draft no Universitário, aposto que veríamos um número muito maior de jogadas ensaiadas e estatísticas.

No Brasil um estudioso é visto como um burro esforçado. É mal visto pelo seus pares preguiçosos, em geral. Nos EUA o preguiçoso é que é mal visto. Esse que é o otário...o estudioso é valorizado.

Em resumo, o que você reparou é um retrato parecido do que ocorre em outras camadas da sociedade.

Cristian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
adelar colorado disse...

BellaTorre jogando nada e o Siloé metendo caixa na base, VEJA O GOL QUE ELE ONTEM,http://www.youtube.com/watch?v=Ks_s8nhwohE&feature=player_embedded

Diego disse...

Concordo descordando...

Que devríamos melhor nessa quesão, indiscutivelmente.. MAs esperar que chegamos ao aptamar de NFL e NHL, é um pocuo demais..

E se fosse só por uma questão de inteligência e disciplina, o futebol japones teria tantas jogas que estaria anos luz à nossa frente.

Já pensei sobre esse assunto mais de uma vez, e não consegui chegar a um pociosionamento definitivo..

Enfim..

*

Que buxa do Siloé contra o Noia.. E quem fez o gol de falta?

Há quanto tempo não fizemos um gol assim em partidas do time principal?

Henrique Marks disse...

Cara, compara com esportes de verdade. No futebol americano, não há um pingo de inteligência nos jogadores, a inteligência está toda nos técnicos.

Jogador somente faz o combinado. E olha que são tão burros, que tem que combinar tudo.

Para, combina, lança. Para, combina, corre. Para, lança, corre, combina, etc. 4 horas dessa chateação.

Beisebol é a mesma coisa.

Futebol tem MUITAS variantes, não da pra planificar. Eu estou tentando entender com estatísticas o meio-campo do Inter, e te digo: eu preciso da estatística de passes para frente e para tras do Dale, e para quem ele passou. Sem essas minúcias, é muito difícil entender o que se passou no jogo.

Ou seja, pro futebol precisaria de um livro com 200000 páginas.

Schroder-EUA disse...

Henrique mas eu nao falei nada de inteligencia...eu falei em Trabalho e preguiça. Os Negão da NFL podem ser burros mas trabalham pra caralho pra memorizar 100 jogadas.

Foranelson1954 disse...

2 golaços mesmo....
pelo "visual",parece que foi o romario quem fez de falta (zagueiro, capitao, camisa 4)

Gonçalves disse...

Há alguns dias atras estive numa palstra com o Élio Carraveta da preparação fisica do Clube e ele tocou nesse ponto do porques dostreinos diminuidos quando a carga de jogo se faz na quarta/quinta x sabado/domingo e que se não se mantem uma medida exata, com recuperação e um treino leve o risco de lesões é imenso.Por isso até atetei para aquele detalhe de ver o Damião por vezes dando uma descansadinha com as mãos encostadas as pernas. talvez alguem da area poss nos dar uma definição mais profissional.

Mas do campo de vista de jogadas ensaiadas parece ser bem interessante, naquele torneio na alemanha fomos vitima de uma elas, nem assim tão inedita feita pelo Barça até. acho totalmente valido, no escanteio mesmo, não lembro se o do gol anulado, o Damião se posicionou na segunda trave, na hora da cobrança ele um pouco antes correu se posicionando bem no meio dagrande area e conseguu cabecear sozinho, isso em parte certo deve estar sendo treinado.

Jardel Marchiori disse...

E bla bla bla e o Bolivar reintegrado ao grupo. Escalado para o jogo contra o Figueira. Fica no banco??? Joga??? Nao sabemos ainda. MAs quer apostar que a vitima será titular logo logo??????

Marco disse...

Esta Holanda-1974 tinha como base o Ajax, um dos maiores times de todos os tempos.

Baterua neste Barça, de hoje, com tapas de mão aberta.

Curioso que, depois que a Alemanha encontrou um jeito de vencer a Seleção, o Bayern passou a também derrotar o Ajax.

Mas, antes disto, o Ajax reinou soberano.

milton disse...

O gremio de 95 e 96 tinha uma jogada manjada com o Arce e o Paulo Nunes cruzando pro Jardel. O Jardel nao era muito tecnico (o Damiao da de 10x0 nele nesse quesito) mas tinha um cabeceio mortal, enquanto que o Arce sabia cruzar com muita precisao. O Gremio foi o time que foi naquela epoca em parte por causa dessa uma jogadinha, mas que dava muito certo.

Mas no futebol acho que a vontade conta mais do que jogadas ensaiadas. Fazer uma jogada ensaiada com os pes eh muito mais dificil do que com as maos. Se nao ha alguem com habilidade fora do comum pra organizar o time a vontade de vencer compensa em bastante dos casos (duvido que o passe do iarley pro gabiru foi algo ensaiado, mas aposto que o adriano entrou MUITO ligado na partida).

Marco disse...

Agora tem que ver se buscamos aquela saída em bloco, que o Inter de Minelli fazia.

Quem comandava era Figueroa, aquilo foi sensacional.

Era assim: quando nossa zaga afastava, e o adversário dominava a 2° bola, o time todo saía em bloco, em altíssima velocidade.

O cara, quando dominava a bola e olhava prá frente, via um paredão de 10 homens de vermelho.

Se conseguisse não perder a bola, lançava para meio time em impedimento.

Anônimo disse...

Nem eu falei em inteligência dos atletas da NFL, Henrique. Acabei misturando com o comentário do Rinus Michel.

O resto do comentário continua valendo. A nossa sociedade é mais preguiçosa comparativamente a americana. O Louis tem o exemplo de lá e isso chamou a sua atenção.

Um sujeito mais educado tende a dar mais valor a disciplina.

Com tudo isso eu quero dizer que não é fácil mudar o perfil de uma hora para a outra. Seria muito difícil incutir na cabeça dos jogadores de futebol que eles devem (além do treino físico e com bola) ficar mais uma hora, no mínimo, treinando táticas. É necessário que se torne algo corriqueiro em outros clubes também. Caso contrário, geraria reclamações por parte dos atletas. A solução, por hora, seria fazer uma "lavagem cerebral"...rs.

milton disse...

Marco, tanto o gremio na decada de 50 como o inter na decada de 70 se inspiraram nas grandes equipes da epoca. O Foguinho voltou da europa nos anos 50 e trouxe com ele a preparacao fisica. Essa pressao que o inter fazia nos anos 70 eh identica ao que a holanda fazia em 74 e 78. Parece que hoje em dia imitar o que funciona nao eh "cool".

Cristian disse...

Bah, Patrão Schroder, só uma nota de rodapé: acompanhar o futebol total com Yanni é duro. Quem sabe troca pelo "vídeo original". A banda que toca a música também é holandesa e dos anos 70 (Focus).

Pelo visto o Marco e Eu temos 10 pila pra retirar no caixa do BV pelos vídeos =P

Falando quase-sério agora: só lembro de um time jogar como essa holanda "recentemente".

É duro ter de recorrer ao passado para ver revolução/evolução.

Nowadays... Soccer only for business is so boring!

cjr-sp disse...

Marco...essa saída era genial...

Mas em times atuais, só dá para fazer com esquemas em linha para pegar todo mundo em impedimento...

AQUELE INTER FAZIA ISSO COMO NINGUEM...

Por isso F5 gosta tanto das linhas paralelas...o 4-4-1-1, pois é o jeito de todo mundo sair em bloco...inclusive só nao funcionou direito com F5 pq tinhamos bolivar e indio...hoje com moledo e juan...daria tranquilo para sair na correria...

A boa notícia....é que li agora no clic que Dorival vai voltar para o 4-2-3-1...que é bem superior ao esquema em coluna dele, 4-2-2-2 que mais parece um queijo suiço.

No 4-2-3-1...ainda nao é o melhor, mas ao menos tem-se 3 em linha paralela aos 4 da primeira...ou seja com a ajuda de um volante...se consegue dobrar a marcaçao e diminuir os espaços.

Entao...assim sendo...dorival mesmo escalando na trinca...DALE, 10zinho, e OSCAR...deverá ganhar o jogo em floripa no segundo tempo quando substituir o 10zinho pelo Ilsinho.

Ou seja...dorival se rende ao 4-2-3-1 onde ganhou 2 partidas seguidas. Resta ver se vai querer mudar de novo depois mais para frente. Pq vcs sabem né...tecnico quando dá para ser burro...é dificil evoluir.

A noticia ruim da noite é a REINTEGRAÇAO E POSSÍVEL TITULARIDADE DO BOLIVAR EM FLORIPA.

Essa é pra acabar...

******************

Sobre o Ajax...é como disse o Marco aí, quem viu viu, agora só lendo os que viram...hehehehe,

...daria uma sova no timeco catalao só colocando o barça na roda...afinal foram eles que inventaram a tal posse de bola infinita...

Só que aqueles do ajax...tinham um QI muito acima da média mesmo...alem de jogarem mais bola tb e serem bem mais tecnicos que uns perebas tipo Pedro, Villa, Afelay, busqets, e outras porcarias no time do barcelona que toda hora vemos em campo.

Sobre o Bayern...eram craques do nível de Gerd Muller, breitner(uma especie de rivelino com mais QI), Beckenbauer de capitao e o goleiro SEPP MAIER...talvez melhor de todos os tempos, melhor ate que o Manga. Enfim esse timaço ganhou tudo durante 3 anos depois do ajax tb ter ganho tudo durante 3 anos tb. Com certeza dois dos maiores esquadroes da história do futebol em todos os tempos.

Schroder-EUA disse...

KID nem tinha notado que era Yanni so colei o site, pensei que era o mesmo de ontem. Ja troquei pro rock.

Cristian disse...

"Ouço gente reclamando do gramado"

Fui obrigado a rachar o bico.

Fora a nova moda várzea agora, nada como o futebol NÃO-pasteurizado que tanto estamos pedindo.

Cristian disse...

Até na série "C"?!
Se bem que quanto mais ralé o nível mais a roubalheira toma conta.

Ainda bem que é só uma suspeita... Sei.

Schroder-EUA disse...

PS:

Lembro quando Gallo chegou no Inter, ele veio com um cinegrafista pra filmar certo jogadores e coisas assim e foi ridicularizado pela imprensa e consequentemente pela torcida por isso. Isso que dá no Brasil tentar inovar!

Daniel Luis Costa disse...

Providencias q poderiam ser tomadas para diminuir o numero de jogos e ter mais tempo para treinar jogadas:
01. Pedir "licença" do ruralito e fazer uma boa pré temporada com jogos treino contra equipes de verdade não contra o time das Bombas Geremia...
02. Formar um plantel grande o suficiente para q cada jogador dispute no máximo 6 partidas por mes, sendo q nunca em sequencia direta (quarta/domingo/quarta/domingo) mas sim indireta (quarta/domingo/folga/domingo)...

Daniel Luis Costa disse...

03. diminuir a carga de trabalho físico de 3 ou 4 jogadores para q possam passa mais tempo treinando jogadas, mesmo q eles não aguentem os 90 m (temos 3 substituições ) essas jogadores deveriam ser escolhidos por suas habilidades e por afinidades entre si nos jogos.
04. contratar um treinador q realmente tenha esse tipo de preocupação ou algum treinador especifico para jogadas e cobranças de falta.

Daniel Luis Costa disse...

Aposto q se enviarem essas sugestões para o Lerduiggi até a copa ele cria uma comissão para estudar o assunto....

Daniel Luis Costa disse...

Se olhar de perto, futebol no Brasil é algo totalmente non-sense...a grande maioria dos dirigentes não entende NADA de futebol, só estão ali por questões políticas e/ou para satisfazerem seus IMENSOS egos. Mas todos insistem em dar PITACOS nas escalações...até o Lerduiggi que só sabe q a bola é redonda porque uma comissão disse a ele, tentava meter seu dedinho nas escalações do F5...agora com o DORILvai deve estar se fartando...daqui a pouco poderemos ter o retorno do espetacular...

Daniel Luis Costa disse...

Se em tempos passados o futebol era uma CAIXINHA de SURPRESAS, hoje não passa de um OVO KINDER de gosto enjoativo e com "velhas surpresas" repetidas...

Anônimo disse...

Kid,

Aqui mostra com mais detalhes esse negócio do CRB:

http://anonymouse.org/cgi-bin/anon-www.cgi/http://www.blogdopaulinho.net

Anônimo disse...

Curioso que a globo noticiou logo depois.

Não houve nenhum embargo de diretores na notícia.

Daí tu já vê que é chinelagem mesmo.

Olhem no blog do Paulinho que vão ver um velho conhecido jogando pelo Fortaleza: Gustavo Papa.

Ele chega a argumentar enfatcaimente com um jogador do CRB no meio de campo após o 3º gol.

Devia tar combinando a festa de depois.

Curioso é que a imprensa ficou escandalizada com o Carlinhos Bala fazendo sinal de 1 com o dedo, mas não demonstrou tanta indignação quando o Adriano Imperador pedia pros jogadores do gfpa liberarem pq senão iam dar o título pro Inter...

Anônimo disse...

Nem quando o Corinthians estampou "Doce Derrota" no site oficial.

Agora como é Fortaleza e CRB e não tem nenhum graúdo envolvido, provavelmente vai cair a casa.

Anônimo disse...

Não consigo entender como pessoas perdem tempo assistindo futebol. E se informando e pensando e discutindo sobre isso.

Futebol nem pensar!

Cristian disse...

Gurizada, tio Kid tem uma ideia que acho vai ser de agrado da maioria e me ajuda a matar a saudade dos coments quilométricos:

Não gosto de desmerecer o Campeonato Gaúcho, por dois motivos principais e que não tem a ver com o 20 de setembro: 1) nem sempre teremos um gaúcho na libertadores; 2) temos de valorizar o que é nosso.

Para valorizar não adianta fazer jogar Inter e Grêmio um calendário sem nexo, meter jogadores que somados valem dezenas (ou centenas) de milhões de Obamas a jogar várzea, prejudicando a preparação para um campeonato que traz prestigio e dinheiro não só para os clubes.

Lembram a ideia do Patrão para ter um Grenal-superbowl? Pois então, vamos as obras...
1) Havendo um ou mais times gaúchos na libertadores tira-se a dupla grenal do calendário ordinário E ordinário/sem-vergonha do Gauchão e inicia-se o modo especial:
1.1.) convida-se mais dois clubes do interior para a serie A nas vagas da dupla grenal
1.2.) Estima-se uma remuneração por jogo não jogado e distribui-se linearmente aos clubes do interior e a federação como medida compensatória financeira (pra quem paga salário de Wilson Mathias, Bustos e cia Ltda isso é fichinha – Só o preço de viagem e hospedagem já compensa) com exceção dos convidados (item 1.1.) que não entram nesta festa: estar na serie “A” já é o doce.
1.3.) Marca-se dois grenais para data estudada previamente, anote o resultado e reserve para usar mais a frente na receita e, assim, acabou a fase de grupo para a dupla grenal: a vitória confere ao vencedor a vantagem de mandar seus jogos em casa, enquanto que o derrotado terá de visitar seus oponentes. Detalhe: um grenal para o primeiro turno e outro, em data futura, para o segundo turno.
1.4.) Na fase de grupos do Gauchão classifica o primeiro colocado de cada um dos dois grupos para jogar um “quadrangular-sujo” com a dupla: monta-se duas chaves. Enfrentam-se primeiramente entre si e depois com os adversários do outro grupo com exceção da dupla grenal: lembra do resultado em 1.3? pois então, aqui aparecem os pontos =)
1.5.) Os vencedores de cada chave decidem o título do turno

Gauchão com 6 jogos para o Inter tá de bom tamanho. Assim pode se concentrar na libertadores e também abre chance de poder participar tranquilo em torneios de pré-temporada caça-níquel.

De repente vamos todos aproveitar o final de inverno nos EUA, diz que o patrão oferece o sótão com o cobertor dos cuscos para o leitor que precisar de poso.

Falando quase-sério: a RBS fica com o gauchão mais valorizado pela presença dos jogadores titulares da dupla e de quebra ainda pode faturar mais com jogos amistosos qualificados.

Marco disse...

CJR

Paul Breitner é da década seguinte.

E o Ajax tinha os gênios Cruiff e Neskens.

Mas a racionalidade germânica acabou vencendo a inventividade holandesa.

Aliás, o "estilo Barça" foi levado à Catalunha pelo holandês Rinus Mitchels, o inventor deste Ajax e Holamda

Gonçalves disse...

Aqui uma resenha do que foi apalestra do ElioCarraveta e um pouco mais abrangente nos temas discutidos.


http://www.convergenciacolorada.com.br/inter/index.php?option=com_content&view=article&id=200:palestra-de-elio-carravetta-e-uma-verdadeira-aula&catid=3:newsflash&Itemid=88


Lembro que no quesito treino e disciplina , ele comentou que os jogadores mais exigentes em questão de horarios são os argentinos, que inclusive cobram dos próprios colegas quando um que outro chega atrasado.

Também comentou que o jogadores da atualidade prguntam mais sobre determinados treinamentos que são aplicados hoje em dia.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]