segunda-feira, setembro 12, 2011

36 A repetição e o escanteio

Em virtude de seu milésimo jogo com a camisa são-paulina e toda a exposição que o fato traz, uma série de programas e especiais foram feitos com o ótimo goleiro Rogério Ceni.

Nestes, o mesmo relatou fatos de seu início de carreira, as dificuldades, as ambições… Quero trazer a tona um fato em especial: sua capacidade em fazer gols.

Ceni começou a bater faltas como brincadeira, tentando, em cobranças de bola parada, acertar a trave após coletivos. Verificando uma certa intimidade em bater na bola, a atividade foi tomando carácter mais sério e após cada treino, quando todos os jogadores já estavam se dirigindo ao vestiário, lá ficava o goleiro treinando no mínimo 40 faltas.

Abnegação, perseverança, vontade de se aprimorar, confiança e qualidade transformaram o arqueiro no maior artilheiro da história em sua posição e num dos melhores batedores de falta do futebol nacional.

Em caráter menos tangível, seus gols em jogos e momentos cruciais de campeonatos como Brasileiro, Libertadores e Estaduais mudaram resultados de partidas, e por que não, campeonatos.

Leandro Demonhão, este arauto do apocalipse das defesas adversárias, pasmem, há 3 anos atrás era um jogador varzeano. Jamais participou de categorias de base e não teve a formação costumeira a um jogador profissional.

No entanto, apoiado em um programa específico ministrado pelo excelente Ortiz (pra quem não viu o mesmo jogando futsal, o cara era craque), desenvolveu fundamentos, aprimorou sua qualidade técnica, movimentação e conclusão, e hoje parece simplesmente que sua ascensão parece não ter limite.

Já é jogador de seleção e realidade fulgurante na lista de melhores centroavantes do futebol continental, e acreditem, qualquer coisa menor que 25 milhões de euros pelo rapaz vai ser uma pechincha para o comprador.

Qual a semelhança entre os dois casos citados?

Humildade, perseverança, ambição, e uma imensurável vontade de querer se aprimorar.

Agora, leitores, chegando ao cerne da questão, qual foi o último gol de escanteio marcado pelo Inter?

Quantos foram os gols marcados nos últimos anos desta importante jogada de bola parada, que pode alterar o resultado de um jogo?

Se você ainda não reparou, convido a prestarem atenção: o escanteio colorado, cobrado geralmente por D’Alessandro e as vezes por Andrézinho ou Oscar, fatalmente tem dois destinos: o “primeiro-pau” onde um zagueiro adversário afasta sem maiores problemas, ou as mãos do goleiro, pois é cobrado muito alto, no centro do gol, em claro benefício do goleiro adversário.
Isso me irrita profundamente. Não é possível que a comissão técnica e/ou ninguém tenha percebido essa deficiência alarmante da equipe.

Aposto, sem medo de errar, que o Inter nos últimos 3 anos somados não tem 5 gols de escanteio. Por gol de escanteio não incluo jogadas que terminaram em gol após a bola ser afastada da área, fruto de um novo cruzamento ou nova jogada.

Tal como Ceni e Damião, deficiências técnicas podem e devem ser corrigidas, basta querer se aprimorar.

Saber bater na bola, bem como ensaiar jogadas é não apenas um dom, mas também o aperfeiçoamento do mesmo.

Ainda espero, senão nesta década, na próxima, poder ver um “córner” a favor do meu time como um lance de perigo de gol.

A repetição traz a excelência, e num futebol mundial tão nivelado, todo detalhe faz a diferença.

Curtinhas:
• Não sei qual é o critério técnico que determina quais jogos devem ser televisionados, mas deixar de passar no PFC Internacional Palmeiras e Inter em detrimento de Coritiba e Botafogo é uma afronta à inteligência do torcedor. Só o recente ano de 2006 do Colorado é maior que toda a história dos 2 times em questão, sem desmerecimento da grandeza dos mesmos.
• O colorado tem o melhor ataque do Brasileiro, e isto numa equipe onde o Demonhão as vezes fica isolado a partida inteira. Imagina se o time tivesse um pouco mais ajustado e oscilasse menos.
• Alguém tem que dar um toque para o D´Alessandro. É inadmissível uma liderança técnica da equipe jogar 3 jogos e folgar um porque o bendito toma cartão amarelo todo santo jogo. Amarelos por reclamação são inadmissíveis.
• Muito se critica a direção, mas no caso do Damião, um belo acerto. Reajustaram prontamente o salário pra 300 mil (salário este que era pago a Sóbis, reserva de Ciro no Fluminense), deram tranquilidade pro mesmo, e na pior das hipóteses, vão faturar alto pela manutenção.

36 Comentários:

Marco disse...

Moledo fez um, escanteio do 10zinho, contra o Ameruca-MG.

Mas a produção é mesmo baixa.

kla.jk disse...

Davi mandou bem, colocou o dedo em várias feridas como bolas paradas no INTER, escanteios e até gols de FALTA a nosso favor são RARIDADES.

Sobre o futebol da TV brasileira, é uma vergonha o que fizeram com esses novos contratos de TV. Até a COPA esses contratos serão honrados, APÓS a COPA outra LIGA será criada e esses contratos com os outros times fora do EIXO serão rasgados, pois isso eh um VERGONHA para o FUTEBOL brasileiro.

Estaremos na torcida.

FOCO JOGO A JOGO

Eu acredito que é possível buscar este CANECO.

FOCO JOGO A JOGO.

Maurison disse...

Concordo. Sobre as "curtinhas" MAIS ainda. Damião poderia ser feito um plano de marketing dele, sendo 20% dos socios, aumentando o valor pago pelo mesmo. Melhor patrocínio na camisa, nada contra o Banrisul, mas como eles não tem valor mundial não vai investir valor para o mesmo.

Eu sou um que pagaria, compraria, camisa com efeito de marketing voltado ao Damião, pelo fato de achar ele uma grande profissional e a carencia do clube com este tipo de pessoa.

Jonatammm disse...

PARA OS FALCONETES

kla.jk disse...

Maurison comentei ontem sobre o nosso MKT

que esta DORMINDO..

acorda MKT porra!!!!!!!!!!!

VAMO MANTER O damiGOL até a COPA

ACORDA MKT , PORRA!

Mais de 100 mil sócios e nada de MKT

pqp!

kla.jk disse...

Simples, aquele sócio que concorda emm marojar sua mensalidade em 5, 10,15,20...pra manter o DAMIGOL no INTER...

Acesse o seu cadastro ou ligue... simples...

Ou o contrário, contato do MKT mas isso seria um MILAGRE.

Outra, já observei em vários jogos de times da série A que atras das goleiras na parte de baixo muitos times COLOCAM PLACAS com seus patrocinadores ou CAMPANHAS para conquistar novos SÓCIOS BRASIL afora, mas o NOSSO

MKT, nada, NOTA ZERO.

EH SODA.

kla.jk disse...

Manchete da plin plin...

Será verdade ou M.

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/09/romario-acirra-rivalidade-gaucha-em-visita-estadios-de-inter-e-gremio.html

ABRA OLHO G.LUIGGI.

abra olho G.LUIGGI.


Será que foi isso que o ROMÁRIO falou mesmo...!!!

As vezes o FUTEBOL brasileiro dá NOJO!!!

eh LAMENTÁVEL a manipulação existente.

satel disse...

Só espero que 2011 não aconteça como 2005, pois quando o COLORADO começa a despontar, forças ocultas surgem!

Vamos ficar atentos a TUDO neste CB,,, pois a GERRA será contra TODOS.

A começar pela IMPRENSA azul do rs.

FOCO FOCO jogo a jogo, que é possível vencer esta batalha.

nando lb disse...

Tai mais um cara que não presta atenção nos jogos

DALESSANDRO VEM COBRANDO CADA VEZ MENOS escanteios, 90% das COBRANÇAS É DO DEZINHO

OSCAR cobrava todos na SUB 21, inclusive faltas

NO INTER É DEZINHO,DEZINHO DEZINHO DEZINHO

Mas quem não presta atenção depois das partidas comenta que é o DALESSANDRO QUE sempre cobra

Anônimo disse...

Vcs jánotaram como a palavra frangalhos é engraçada?

Como bugalhos...

Anônimo disse...

Hoje durante a final do US Open o narrador da ESPN disse que a namorada do Nole estava em frangalhos.

eheheheheuehuhe

Anônimo disse...

Realmente o Dalessandro parece q ta levando amarelo de sacanagem pra descansar.

Anônimo disse...

Acho que existem 2 fatores nesse aprendizado. A inteligência espacial e a intelectual.

O Falcão me parece um cara que uniu os dois fatores desde cedo. Entender como faz e conseguir fazer.

Tem outros que apenas fazem.

Tem outros que o corpo não obedece.

E tem ainda os que não sabem e não fazem. O cone por exemplo.

Parece que o damião é um desses casos de ter os dois fatores. É a única explicação pra essa evolução absurda dele.

Creio que isso é uma coisa que amadurece com o jogador também.

Quando o cara é guri ele não tem essa capacidade de aprendizado intelectual do jogo. Isso eu tiro da minha experiência pessoal. Aos poucos o cara vai entendendo que há como entender o movimento.

Enfim, a nossa bola parada também me tira do sério, e o Damião é uma jóia rara. eu não to perdendo tempo me preocupando que ele vá embora. to aproveitando e tenho esperança que ele fique o resto da carrweira aqui. Se sair, e quando sair, a gente se preocupa comisso.

Era isso...

Ubirajara disse...

E o 10zinho batendo escanteio em direção ao goleiro. Não sou favorável do tal escanteio " pé trocado" .

Quanto mais movimento/deslocamento o goleiro precisar fazer mais chance de merda...

A bola deveria ir em curva em direção ao atacante sempre e se opondo a zaga e o goleiro. Mas os treinadores parecem nao se aterem a isso.

P.S: De olho no nosso preparo físico. A partir de agora, jogos mais corridos e pegados... e lesões a vista. Especialistas dizem que mudança de preparação fisica é nociva e inoportuna se o programa for mudado.

Anônimo disse...

quando falei inteligencia espacial quis dizer a corporal, neurosenrsorial, ou seja lá o nome que tenha...

Ubirajara disse...

cerco4c,

O Dvd do Pelé Eterno, acho que já viste, ali tem uma aula sobre inteligencia espacial. hehehe. Dizem que o Pelé, junto com o M. Jordan, foram os desportistas mais avançados neste quesito, inteligencia espacial.

Anônimo disse...

Mas é lógico que a repetição e a disposição é imprescindível..

Anônimo disse...

Ubirajara, já vi pele eterno, mas nao lembrava disso.

Tava pensando nisso hoje vendo a final do us opne, pq o nadal jogava futebol e chegou um momento que teve que optar entre o tenis e o futebol.

Tem caras que sao feitos pro esporte.

Imagina o Nadal jogando bola. O cara seria um guinazu de 1,85 e puro músculo.

João Gabriel disse...

Moledo contra o América. Não faz uma semana!

Há!

Maurison disse...

kla.jk,
Fui ler agora. Acredito que seria o ideal, mas a sociedade não forma de bons idealistas e o clube não deveria, nem de longe, deixar para o socio tomar a iniciativa de algo, se é que tem interesse de deixar ele no clube (tem mais isto). Por exemplo o Neymar, esta rendendo muito dinheiro para o club, aqui mesmo e porto alegre já vi em um mês mais de 20 camisas do NJR.

Acho que estamos sendo idealistas a ponto de imaginar que a direção colorada não tem capacidade para fazer algo, acredito que o negocio é somente $, não tem peito para ganhar isto com investimento criativo e longínquo.

cjr-sp disse...

O ultimo cobrador de bola parada no Inter que me dá saudades foi o J. WAGNER.

E sobre o escanteio...tem que ser batido em curva com ela chegando na area e se afastando do goleiro....e pegando o atacante de frente...pois aí o goleiro nao sabe se sai ou nao. Afinal a bola vem vindo e a curva dela faz ela se afastar no centro da area do goleiro...como o Ubirajara falou aí acima.

Essa bola vai com mais força incusive para dentro do gol pois o cabeçeador pega ela vindo de frente e a cabeçada fica mortal. Ou seja sem o tal pé trocado que vai nas maos do goleiro quase sempre.

*****************

No mais, a unica coisa que discordo do Davi é sobre o valor do Damiao. Eu acho que tem que ser 50 milhoes de euros o valor minimo de venda do Damiao.

Menos que isso o Inter rasgará dinheiro.

kla.jk disse...

CJR que saudades do JW, depois dele ficamos órfãos de jogadores cobradores de falta.

hoje eh dezinho, dezinho e MAIS dezinho, eh soda.

Sobre os escanteios, cobrança com pé trocado até minha bisavó sabia isso, básico, básico...

MAS tem algumas invenções de ENTENDIDOS em técnico de futebol que até treinador ultimamente vem assinando aditivo no contrato original eliminando MULTA por uma eventual demissão.

um mais INTELIGENTE que o outro, falo dos técnicos de futebol.

Faz o básico, tbem falava minha avó!

Henrique Marks disse...

Contra o Santos o Inter teve várias chances de escanteio de bola parada, e do jeito que vocês estão pedindo.

Naquele jogo, o penalti no Bolívar foi exatamente onde ele iria cabecear.

E naquele jogo o Damião deu um tijolaço de cabeça, numa cobrança de escanteio.

A estatística do Dale em cruzamentos é HORRENDA, basta olhar nas estatísticas do UOL, por exemplo.

Quando ele faz muitos cruzamentos por jogo, são quinze cruzamentos e dois certos. Quando ele faz poucos, são oito cruzamentos e dois certos. Ou seja, o Dale, quando participa menos, participa com mais QUALIDADE. Mas isto TODOS do blog já sabem há três anos.

Alias, só por isso Andrezinho e Oscar (ou JP ou Ilsinho) devem sempre jogar: para dividir responsabilidades com o Dale, porque sozinho não vai.

Pedreira Domingo: este Coritiba não é bobo. Se melhorar um pouco mais a marcação a frente da área, e jogarmos um pouco mais adiantados (mas não tanto, o ataque deles é rápido), devemos vencer.

Alexandre S. Peña disse...

Quanto aos escanteios: pé trocado, somente no 1.o pau (velocidade) ou gol olímpico.
Cobranças de falta? Cada vez menos treinadas no BR. Só com F5. Aliás, F5 aprimorou Damião, lembram? Giro e saída em velocidade.
Quanto ao MKT, sou mais radical, acho que mantendo bons jogadores, teremos um Brasileirão para estrangeiros pagarem pra assistir.
Tô cheio de ver Parma e Cagliari, M.City e Tottenham, Bétis e Valencia.
Daí caberia uma Emirates no peito em vez de banrisul.

Anônimo disse...

Aliás, muito bom esse assunto da evolução do Damião.

Creio que é algo que o futebol do Inter tem que estudar e reavaliar a forma que é feito o ensino nas categorias de base.

Devem no mínimo buscar entender como ocorre um fenômeno desses.

Esses dias o pessoal da band tv chegou a comentar isso, mas com a seriedade característica da imprensa esportiva gaucha. Ao invés de elogiar o Damião eles criticaram o trabalho de base. Chegaram a dizer que os jogadores vem da base com vícios e tal.

Enfim.

Talvez o exemplo do Damião queira dizer que existem aprendizados que não estão sendo passados nas faixas etárias corretas.

Vale estudar isso.

Anônimo disse...

Bem lembrado. O Falcão insistia no treinamento de fundamentos. Queria implantar na base. Sempre falava no assunto.

O Siegmann é outro que meteu o pau naquele time B. Disse que era um bando de come-dorme.

Lógico que além da questão de aprendizado tem a questão psicológica do Damião, que é totalmente diferente de guris que foram criados dentro de categoria de base.

Anônimo disse...

Se nao me engano outro jogador que veio da várzea foi aquele Róger, lembram?

Ele também tinha um estilo bem diferente.

Mas acabou não se enquadrando.

Mas não tenho certeza. Alguém lembra?

Anônimo disse...

O meio-campo magrão aquele.

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Cerco.... esse roger q tu fala é aquele q ficou pouquissimo tempo no santos e foi dispensado por ser da noite!!!

Aqui no INTER ele era tido como um baladeira (vulgo cachaçeiro)!!!

Quanto aos escanteios acho q ñ da pra se ter apenas um jeito especifico de cobrança....

É treino... jogadas ensaiadas... as vezes cobra no primeiro paú pra um desvio de leve.... as vezes do jeito q o CJR/Ubirajara falaram, outras vezes no segundo... bastaria treino a exaustão e os batedores precisam comer mais "polenta" pra ver se tem mais força no pé pq é uma vergonha as cobranças.... elas só não vão rasteiras por detalhes....

Aliás... falta ensaida é outra coisa q nunca mais vi treinarem... levamos um gol d falta ensaida do Barça q deixou a defesa toda perdidinha... custa treinar algo parecido????

Quanto ao Damigol.... a tendência, pelo q se vê, é q ele só saia na janela do meio do ano pois o valor de transação e maior!!!

Tomara... eu acredito q isso não vá acontecer!!!

Jonatammm disse...

Depois do JW tivemos o ALEX, melhor bola parada da história do Inter. FATO.

E a melhor jogada de escanteio é a bola desviada no primeiro pau.

Ivan disse...

Alex melhor bola parada? Não duvido, mas pra ser "fato" é preciso ter "números".

Mesma coisa pra bola desviada no primeiro pau. Números. Estatística.

Coisa que alguém melhor qualificado deve procurar... eu vejo os jogos tomando uísque ou cerveja...

Pablo Faria disse...

Quase perfeito, Davi, pois achei o Damião barato! hahahaha...

Assino embaixo. Sou dos que pensa que há sempre o que melhorar. Ninguém está "pronto". Essa mentalidade é que deixa tanto nego encostado por aí... hehehehe...

Rafael Severo disse...

Salve, Davi!

Bem lembrado - o detalhe da bola parada não costuma ser levado em conta, no Internacional. Aliás, no futebol brasileiro em geral. Talvez o Palmeiras seja a equipe que mais oferece perigo neste quesito.

Grande abraço.

Julio.Colorado em Sampa disse...

O Alex não amarra as chureiras do Valdomiro em bolas paradas.

Podem até falar que Alex foi o parado de melhor bola parada da história RECENTE do Inter.

Jonatammm disse...

Não força Julio, Alex deve ter feito uns 10 gols de falta em 2008, foi eleito o melhor jogador do campeonato.

Com a bola rolando, concordo que Valdomiro era melhor. Era meu idolo de infancia, inclusive, à frente de Falcão.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Bah Jonatammm, na boa, o Alex até que bate bem na bola, não tem nada parecido com ele hoje no Beira Rio, mas não posso concordar que ele chegue perto do Valdomiro em cobranças diretas, indiretas e escanteios.

Como diria o outro, são apenas opiniões.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]