terça-feira, novembro 29, 2011

24 Conversas mais ou menos reais...

pré.s: Galera, qualquer semelhança com a realidade, não é mera coincidência. ;-)

"Está tudo errado!", disse Pedro a seus amigos João e Rubens. Colorados que eram, o assunto só podia ser o Inter. Pedro estava revoltado com o rumo que as coisas tomaram no seu clube do coração, tanto em campo, como fora dele, e reclamava, muito. "Precisamos de mudanças profundas no clube", dizia. João e Rubens, por outro lado, faziam o coro moderado. "Veja bem, Pedro, você tem que olhar as coisas de modo mais amplo, cara. Tem que lembrar da década de 90, velho. Aquilo sim era o inferno!", disse João.

Rubens continuou, "Isso mesmo. Aliás, acho graça dessa galera que reclama por não vencermos tudo. Até parece que futebol é jogo de um time só, que não há outros que também querem vencer, que investem, que treinam. Cara, o Inter é só mais um time e que até tem vencido muito mais que os demais grandes clubes". Pedro ouvia aquilo e do mais profundo do seu ser vermelho, se esforçava para entender aquelas palavras. "Olhar mais abrangente", repetia mentalmente, como que buscando um sentido para aquelas palavras que ainda não conhecesse.

"Olhar abrangente, vocês dizem. Muito bem, vou dar um olhar abrangente pra vocês", disse. "Quantos clubes no Brasil tem o orçamento mensal que o Inter tem? 3, 4? Quantos clubes no Brasil faturaram tanto quanto o Inter nos últimos anos? 3 ou 4? Quantos clubes no Brasil tem a estrutura e a organização que o Inter tem? 1 ou 2? Quantos clubes no Brasil tem uma base forte como o Inter tem?".

E continuou praticando seu olhar abrangente. "Esqueçam o último jogo. Olhemos para a série pós-LA2010. Vocês realmente acreditam que um clube na situação do Inter deve mesmo considerar 'normal' jogar um campeonato brasileiro como jogou em 2010? Vocês realmente acreditam que um clube como o Inter deve permitir que seus jogadores entrem para um jogo num mundial rindo do adversário? Isso é 'normal'? Vocês acreditam que é natural o time perder ou empatar praticamete todas as partidas em casa, em 2011? Acham natural que em todos os momentos-chave do ano, o time tenha decepcionado? Isso é natural para o Inter?"

Rubens e João estavam um pouco atordoados, mas João ainda insistiu, "Vencemos o gauchão e ainda lá no Olímpico". Pedro ouviu essa frase com tristeza. Estava claro que para boa parte da torcida, o Inter tinha que agradecer aos céus o momento auspicioso, pois o natural era ser o Inter de 90. Ter como único e maior rival o Grêmio. "Venceu o gauchão, é verdade. Contra quem, mesmo? Ah, o Grêmio. Esse que há 10 anos não vence nada? Que se tornou uma piada? Esse é o nosso grande feito? Esse é o momento-chave, em que os jogadores não decepcionaram? E vocês acham natural?", emendou Pedro.

"Nós temos que apoiar o Inter incondicionalmente", disse Rubens. Pedro se lembrou das aulas de história e dos momentos de apoio 'incondicional', como o nazismo, as ditaduras, etc. "Lamento, mas não concordo, meus amigos", concluiu. "O olhar abrangente de vocês é apenas complexo de pequenez, é baixa-estima e das brabas", afirmou. "Vocês é que ainda vivem 90 em todo seu fulgor e intensidade. Por isso estão sempre felizes e prontos a justificar as cagadas do Inter. Afinal, pra quem tem sempre no horizonte a década de 90, o que vivemos hoje é realmente um sonho."

"E digo mais, exercitem seu olhar 'abrangente' e vejam que o Inter está numa descendente desde de 2006. Lembram por que chegamos a 2006 tão fortes? Por conta de um longo trabalho de formação, feito por Muricy, e pela estabilidade garantida pela direção de FC naquele período. O que vemos desde então? Continua o mesmo grupo na direção, mas não houve mais estabilidade no Inter. É troca de técnico a todo momento, são indefinições administrativas, são interferências absurdas de empresários no clube, só não vê quem não quer."

"Precisamos deles, é claro. Mas eles estavam lá, em 2005 e 2006. Mas a coisa funcionou. Por quê? Simplesmente, por que o Inter estava em primeiro lugar. Isso se chama 'gestão de prioridades'. Onde está nossa prioridade, desde 2007?". Pedro dizia tudo isso com uma inflexão triste na voz, onde a inconformidade quase não aparecia mais. Estava cansado disso tudo. Mas o amor pelo clube não o deixava se desligar dos problemas.

"Só mais uma coisa, pois é melhor mudar de assunto pra não azedar o dia", disse. "É bem possível sim, meus amigos, que o Inter em 2015 ou 2016 volte a ser 'aquele' da década de 90. No rumo que está, isso vai certamente acontecer. Mas, pra vocês, será um retorno à normalidade, certo? O sonho, pois é assim que o Inter está tratando este momento, tem que acabar algum dia, não é? O triste, é que não precisava ser um sonho. Ao contrário, se tivéssemos mais auto-estima, transformaríamos a década de 90 apenas num sonho ruim, num desvio da 'senda de vitórias' do Inter".

"Mas, é difícil. Tem muito colorado com complexo de inferioridade dentro e fora do Beira-Rio", finalizou.

---

Sobre Bolívar: bem feito. Sim, o STJD pegou pesado por conta da mídia e não duvido de uma vontade de prejudicar o Inter que, neste caso, saiu pela culatra. Mas Bolívar tanto procurou que achou. É uma pessoa muito arrogante e está pagando por isso. E não pensem que me acho melhor. Falo isso, por que também já fui muito e já paguei muito caro na minha vida. Torço para que essa punição se mantenha e que seja a baliza para outras em situações semelhantes. O tombo, ainda mais quando é grande, ensina.

24 Comentários:

Foranelson1954 disse...

perigosa e ERRADA a punicao ao bolivar...
RIDICULO
pelamordedeus, juridico


queremos o bolivar fora por questoes tecnicas, nao por violencia em campo. como ficarao futuras entradas "desleais", violentas?! cria-se uma jurisprudencia?!

The disse...

Parabéns pelo texto. É bem isso que penso. Time do tamanho do Inter tem que ter postura de campeão sempre. Não se pode deixar levar pelo complexo de inferioridade de alguns colorados mundo afora. Não se pode deixar comparar com times bi-segundinos e outras porcarias que tem por aí.

Se tem colorado que cobra muito do Inter e não aceita certas palhaçadas, não aceita ser vice, não aceita chegar quase lá, não aceita morrer na praia, é porque esse colorado sabe que o Inter pode muito mais. Sabe da capacidade do símbolo, sabe da sua história.

E aqueles que acham normal isso estão muito bem exemplificados no texto. São aqueles que acham que a fase atual do Inter é um sonho e que logo vai acabar. Acham que normal mesmo é viver nos anos 90, viver apenas participando de campeonatos sem expectativa alguma. Acham que disputar vaga é ótimo. Isso é coisa de gremista, minha gente!!

E pior que esses ainda se acham os mais colorados de todos, porque apoiam o time de forma incondicional. Consideram-se os filósofos colorados, os torcedores mais maduros, os pés no chão, sabichões sem graça.

Me poupem.

Valeu dar um tempo no trabalho pra ler esse texto e escrever isso. Já que trabalho com internet, volta e meio dou uma espiada pra ver como anda a coisa. Parabéns Pablo.

Fabio - Arena Vermelha disse...

Como sempre, muito bom o texto, Pablo. Muitas verdades, algunas dialogos questionáveis....

Enfim, ótimo para uma reflexão...


abs

dma disse...

Bem nessa Pablo, estamos voltando a era sombria a passos largos, e a galera que se acostumou a ser pequeno, não vai achar ruim.
No meu caso não serve. Depois que nos tornamos grandes de verdade, não aceito perder prá timezinho vagabundo em casa, ter o Grêminho como parâmetro, aceitar disputar até a última rodada uma vaga prá LA com Coritiba, Figueira, Botafogo, ter um treinador que ama Bolívar, Fabrício, Jô, Tinga e Andrézinho.
Até o Tite tem mais atitude que esse merda do Dorival. O Chicão começou a ratiar lá, ele tomou a braçadeira e nem no banco ficava mais. O nosso zagueiro entrega um jogo ganho por 3 x 0, faz mais umas 1000 e só sai do time porque a torcida pressiona. E qdo volta, volta com a braçadeira.
É lamentável, mas esse grupo de dirigentes, comissão técnica e atletas tem a cara dos anos 90.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

A punição ao Bolivar é tão absurda quanto à sua titularidade no time.

Obrigado ao FC & Cia que impuseram esta ´bolinha gasta` no miolo da nossa zaga !

Jonatammm disse...

José Asmuz, Roberto Borba, Vitorio Piffero, Ibsen Pinheiro e Luiz Fernando Zachia são contrários à parceria.

Que turminha. Mesmo que sejam contra o trabalho infantil ou a favor das tartarugas marinhas, vou suspeitar da intenção destes rapazes.

Se este grupo é contra alguma coisa, eu sou a favor.

Roberto Borba foi um presidente péssimo, diria que foi o mentor da fase negra vivida pelo inter nos 80's e 90's. A origem do mal.

O unico com alguma moral ali seria o Piffero, mas as evidências de que ele trocou a obra do Shopping Canoas com a Tedesco em troca da obra do Beira Rio também explicam o porque da contrariedade do VP.

Zachia é politico da pior especie, Ibsen deputado cassado e oportunista de marca maior.

JR disse...

Só do bolívar 'zagueiro mazembe' estar fora já me deu mais esperanças nesse gayNAL !!!

Puniram ele achando q estavam ferrando com o Inter !!!

Nos deram uma mão isso sim hehehehe !!!

Agora vou dar uma de advogado do diabo:

A punição do bolívar foi exemplar, e eu concordo …
MAS PORQUE SÓ ELE FOI PUNIDO DESTA FORMA ???!!!

Incrível q jogadores de outros times agridem e até cospem sobre outros e nem são julgados !!!

MAIS UMA VEZ fica comprovado q o “Roubalheirão” é uma competição arranjada pra rio-sp ….

Do contrário, teríamos cúrinthia e flamerda, sendo campeões da libertadores todos os anos !!!!

Domingo:
Vasco 2 x 1 flamengo
cÚrinthia 1 x 2 Palmeiras
Coritiba 2 x 2 Atlético
Figueirense 3 x 1 avaí

Inter 2 x 0 gremio

cjr-sp disse...

Essa foi boa...kkkk.

é uma ingratidão mesmo com esse pessoal que tirou o Inter das trevas da decada de 90. SEUS INGRATOS. NUNCA ESTAO SATISFEITOS COM NADA. TUDO É NABA PARA VCS.


***************

Sobre o Bolivar, nao concordo com o linchamento no jogador.

Mas esperar o que de advogados incompetentes do Inter ??

O unico que vi ate hoje que tem competencia é o DR. Daniel Cravo.

O Resto se trabalhassem para mim...tavam todos na RUA.

Embora a decisão nao foi tecnica por um STJD totalmente corrupto. Jogador do Curintia, e na verdade o bolivao foi punido pela entrada no Liedson no 1º turno do brasileirao que tirou o atacante deles por longo tempo fora, fazendo o Curintia decair na tabela. E vai por aí afora...fato é que é como eu sempre digo...para o INTER GANHAR UM BR DE PONTOS CORRIDOS SÓ COM UMA SELEÇAO, COM TIME SOBRANDO E TECNICOS COMPETENTES. SENAO ESQUEÇAM.

Mas que a defesa do advogado do Inter, foi simplória...ah isso foi.

Enfim uma vergonha.

Por outro lado, tecnicamente falando, foi uma boa para o Inter.
Nos livramos do Bolivao...ou seja se nao vai de um jeito, vai de outro...

****************************

SEM MODERAÇAO POR FAVOR...ISSO É RIDICULO...

A GRAÇA É TER OS COMENTARIOS NO AR NA HORA...

SENAO PERDE A GRAÇA TOTALMENTE...

Ike disse...

escrevi no outro post e vou repetir aqui:

a relação entre a torcida e esse INTER azedou

o amor ao clube permanece, mas a confiança no time, o sentimento de representatividade dessa diretoria, a boa fé dos nossos dirigentes, tudo está mais pra "congresso nacional" do que pra "família colorada"

2012 tem que trazer ares de mudança no beira rio, esse azedume, esse clima ruim, essa nuvem cinza tem que sair de cima do nosso clube

Ike disse...

outro assunto

acabo de concluir definitivamente minha opinião sobre a parceria com a AG

se azmuz e zachia são contra só pode ser bom pro clube

Alessandro Moraes disse...

é isto aí Pablo, disse tudo!

Domingo:
Vasco 3x2 Flamengo
Cúrinthia 1x2 Palmeiras
Coritiba 2x2 Atlético
Figueirense 2x1 Avaí
Inter 3x1 Gaymio
Cruzeiro 2x2 Galo
Bahia 1x2 Ceará

Pablo Faria disse...

E que João e Rubens não levem a mal a coincidência dos nomes. Foi mesmo uma forma de trazer uma pequena parte do que dizem para a "frente" do blog. É óbvio que nem "tudo está errado", como brinco aí, mas há coisas fundamentais que estão erradas e estão compremetendo o resto.

No mais, também acho que não precisa tanto de moderação não. Perde um pouco a graça mesmo... :-)

Marco disse...

Um ditado antigo reza: Deus escreve certo por linhas tortas.

Interesses inconfessáveis impuseram esta pereba como titular, contra a quase totalidade dos Colorados.

Ficou até fazer uma merd* bem grande.
Danou-se, e achei foi bom!

Quando Dale tomou aquela entrada desleal, no início do Gaucho-2010, clamamos por Justiça!, por uma punição exemplar ao animal.

Au revói, Capitão Mazembe!
Vai perebar bem longe daqui!

Marco disse...

Só uma questão me incomoda. Na verdade, alarma mesmo.

O presidente do STJD é conselheiro cúrintiano.

O futuro presidente da CBF, cúrintiano.


É muito poder na mão de um time só.

Adriano disse...

cruz credo!!!

esse texto deveria ser colado nas paredes do Beira hell para todo mundo ver!

parabéns Pablo!!!

me lembro dos 90... ganhar um gauchão era a maior façanha que o Inter poderia conseguir.

é por medo de tudo aquilo voltar que sou tão exigente com meu time.

criou-se o mantra de que não se pode criticar de maneira nenhuma fc e cia ltda... isso é crime e falta de consideração com quem levou o Inter as alturas e bla bla bla...

mas eu pergunto: se teve a capacidade de montar um grupo altamente competitivo e vencedor então pq de uns tempos depois dos objetivos alcançados passou a trazer jogadores do nível desse JO ???

se fosse uma ferida de vez em quando ainda vá lá... mas é de monte!!

KLEBER PEREIRA
ILAN
EDU
MATHIAS
JO

e mais um monte de pereba que nem me lembro agora.

afora isso banca Luigi ???

além do mais o time passou a jogar muitos jogos desinteressado, aquela frescura de priorizar campeonato, dando mole demais pra boleirada.

olha o vasco, fazendo entrar o que tiver de melhor e pra ganhar o proximo jogo, seja ele do campeonato que for.

tenho a impressão de que o Inter virou cabide e um meio de inrriquecer as pessoas...

vamo abri o olho moçada!!!

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Quanto a puniçãodo Boliviei acho rídicula... abre um precedente muito perigoso.... mesmo pq só vai ser usado tal parâmetro quando o jogador a ser julgado não for do eixo.... algo q ainda vai dar muita discusão....

Creio q o juríco vai reverter esse erro grotesco cometido pelo $TJD....

Como já disseram ae... queremos o Bolívar fora por questões técnicas e não através de uma instituição totalmente desmoralizada após 2005!!!!

Quanto a direção.... votei nela para presidente... pois para mim era a escolha menos pior... entretanto vejo q o INTER se tornou terra d ninguém onde manda quem pode e obedece quem tem juízo....

Se o grande líder manda fazer a direção vai lá e faz.....

postaram alguma coisa esses dias sobre o fato de gostar do F.C. mas daquele q trouxe Dalessandro, Fernandão, Iarley, Fabiano Eller, Tinga (2005/2006) e não desse FC q trás Jô, W.M., que renova com Roth mesmo sabendo q a torcida detesta ele, q renova com Bolívar (tá ae o resultado).... e por ae vai...

Ganhamos quase todos os títulos imaginaveis nessa gestão... lembrando q Copa do Brasil e Brasileirão ainda não foram conquistados.... porém vejo q estão colocando a carroça na frente dos bois e por isso perderam (ou estão perdendo) o cotrole da situação....

Outro ponto... marketing.... ta fraquissímo.... depois da campanha para 100 mil sócios alguém ae sabe qual outra ação d marketing (digo das boas) q foi feita????

A reforma do gigante q mais parece uma história sem fim,,,, se bem q acredito q a entabulação de um contrato desse porte, envolvendo a quantia de dinheiro q se anuncia não é feito em 2 ou 3 meses... leva tempo pois há vários pontos a serem discutidos e nisso até nem sou tão crítico..... apenas acho q isso é culpa e demérito do Sr. Vitório Píffio q agora brada aos 4 cantos do mundo q quer ver o contrato ser aprovado pela torcida... essa mesma q ele desdenhou a pouco mais de um ano atrás......

enfim.... espero q esse ano acabe logo e q o ano q vem seja um ano de renovação e q o nabaredo pegue seu 13º e seus pertences e sumam do Gigante....

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

acabo de concluir definitivamente minha opinião sobre a parceria com a AG

se azmuz e zachia são contra só pode ser bom pro clube [2]

Q turminha da pesada essa q ta se posicionando contra a assinatura do contrato...

só pode q deve ser algo muitoooooo bom pro INTER... shuuashuhassa

Anônimo disse...

Sou a favor da moderação no momento. Quem gosta de agredir, perde a vontade de postar, pois não tem graça demorar tanto para ver a resposta. Não tem a mesma audiência.

Mas como disse, só no momento. O nível dos comentários melhora a olho nu.

Acho apenas que o Louis poderia rever a punição ao cerco e ao Rubens. Pelo menos durante o mode moderação. Se for pra punir, tem mais gente na fila (um ou dois por egocentrismo, se acharem o dono da verdade e a última cereja do bolo; mais um ou dois por ofensas pessoais, falta de respeito para com a opinião dos outros e das normas usuais na web (como trollagem e caixa alta)).

Agora deixa eu falar algo sério: deveríamos interpretar quem tem idéias diametralmente opostas como um portador de equilíbrio; se precisamos de amigos que nos estimulem, necessitamos igualmente de alguém que indique nossos erros e nos faça refletir. Pensem nisso.

Joceli disse...

olhem só, até eles já notaram:

http://wp.clicrbs.com.br/almanaqueesportivo/2011/11/29/com-bolivar-no-time-marca-menos-gols-leva-mais-e-piora-aproveitamento/?topo=13,1,1,,10,77

tiago - colorado no canada disse...

Gremio ja saiu na frente: eles tao no soccerex e nós nao.
Por que será? A comissao ainda nao se decidiu?

João Gabriel disse...

Eu tenho certeza se eu sou o "João" do texto, acho que posso muito bem ser e não gostei de participar, pintado de idiota.

Fica fácil, afinal eu não posso escrever, minhas falas não são minhas e o recheio é do "Pedro". E não sou imbecil e jamais defendi que tudo está certo no Inter.

Tb não entendo por que da moderação (embora tenha criticado um texto do Louis no dia anterior ao Flamengo, nunca ofendi ninguém aqui no Blog).

Ah, e quanto ao texto, espero que nossa decadência nesses últimos cinco anos se repita nos próximos cinco:

Recopa 2007
Dubai 2008
Gauchão 2008
Sulamerica 2008
Gauchão 2009
Suruga 2009
Bi da Libertadores 2010
Gauchão 2011
Recopa 2011

E mais: São Paulo, Corinthians, Flamengo, Fluminense (Unimed), Grêmio, Atlético Mineiro (Sei lá da onde eles tiram dinheiro) gastam tanto quanto a gente ou mais. Ah, a gente só tem faturamento polpudo pq vendemos os melhores.

O Chiodeli escreveu:

"Me preocupa uma postura soberba de quem nada teme, tudo ganha e só perde para si mesmo.".

Eu fecho com ele. E tenho fé que tudo vai dar certo no final. Domingo terminamos em 4°, rumo ao TRI da LA.

Pra mim o Inter é gigante e merece estar sempre em 1° lugar. Agora, isso não significa que isso é possível. E outra, temos que entrar sempre para ganhar tudo: de Gauchão ao Mundial.

Schroder-EUA disse...

"Tb não entendo por que da moderação "

Serio?

Serio que tem gente que não entende o pq da moderação?

Quem não netende ou não tem lido as briguinhas ou gosta de ler as briguinhas entre alguns. Eu não gosto. Muita gente não gosta. E por isso temos moderação. Quando pessoas não sabem respeitar opinião dos outros isso que acontece.

O nivel dos comentarios ja melhorou 1000%.

João Gabriel disse...

Para enriquecer o debate, sugiro o texto: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2011/09/27/a-tabela-de-classificacao-e-as-folhas-de-pagamento/

Em 2009 (disputamos tudo, ganhamos pouco) gastos anuais com a Folha de Pagamento de jogadores (em Milhões).

1 Corinthians R$83,2
2 São Paulo R$78,8
3 Inter R$58,2
4 Flamengo R$57,6
5 Santos R$49,2

Em 2010 (Uma Libertadores chinfrin, que dá vontade de devolver).

1 Corinthians R$95,8
2 São Paulo R$87,8
3 Inter R$79,3
4 Atlético MG R$67,1
5 Santos R$ 56,8

Então: Quantos clubes no Brasil tem o orçamento mensal que o Inter tem?
Depois da entrada das novas cotas da Globo, e não vendendo o Damião (anseio nosso), podemos dizer que 7 (SETE) clubes vão receber mais que o Inter. http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2011/03/17/globo-ja-fechou-com-11-clubes/

A grande receita do Inter é a venda de jogadores. http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/category/internacional-rs/

Quantos clubes no Brasil faturaram tanto quanto o Inter nos últimos anos? Depende, em Sócios e venda de Jogadores, nenhum. Em receita de TV e patrocínio, os grandes cariocas, Paulistas e Mineiros.

Quantos clubes no Brasil tem a estrutura e a organização que o Inter tem?
Aonde fica o CT do Inter? A quanto tempo o estádio está destruído?

Quantos clubes no Brasil tem uma base forte como o Inter tem? Cruzeiro e São Paulo.

Então, sendo que para termos o mesmo dinheiro temos que revelar e vender jogadores, quando a gente ganha título como a Libertadores de 2006, o Mundial de 2006, a Sulamericana de 2008 e Libertadores de 2010, isso deve ser valorizado.

Pablo Faria disse...

João Gabriel,

Embora vc de fato penda mais para o lado do "João" do texto e, por isso, tenha vestido a máscara, na verdade quem me "inspirou" nesse texto foi o João Pedro, de Brasília.

E, de fato, o espaço do texto é pouco democrático, pois sou eu o autor e acabo privilegiando o "Pedro". Mas é para isso que há o espaço dos comentários, onde quem se identifica com um ou outro lado podem se manifestar.

Não leve como ofensa pessoal, pois não é, sinceramente. No texto eu chamo João e Rubens de "moderados", não de beatas. Se quisesse mesmo desmerecê-los (aos que ainda defendem a direção), seria bem mais sarcástico.

No mais, infelizmente, acho que acabarei vencendo a aposta.

Saudações,

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]