terça-feira, novembro 01, 2011

43 Ele merece muito


Há pouco tempo, eu estive aqui defendendo sua saída do time titular. Embora goste muito dele, me parecia, então, que Guina não tinha mais futebol para sustentar a titularidade, face às opções que tínhamos em mãos, com Elton, Bolatti e Sandro Silva. Mas, eis que Guina dá a volta por cima, se encaixando no esquema do Dorival e se tornando fundamental e incontestável desde então. Nesse caso, só posso me alegrar por "pagar a língua"!

Sem dúvida que isso tem a ver com o grande caráter, humildade e seriedade dessa figura incrível. Mas acredito que tem um ingrediente especial aí: sua convocação para a seleção argentina. Esse fato novo na vida de Guiñazu parece ter lhe trazido uma motivação que faltava, após tantos anos e conquistas com o Inter. Bem, bom para ele, melhor ainda para nós colorados. Mas escrevo este texto antes para parabenizar nosso Guina, do que para analisar as causas da melhora de seu desempenho. De fato, Guina não precisa provar mais nada. Sua história no Inter fala por si só. Um dos jogadores que mais me orgulharam com a camisa do Inter.

Pois bem, Guina, parabéns cara. A sua ausência da seleção argentina sempre foi pra mim um fato inexplicável. Ainda mais com uma seleção tão fraca como vinha sendo nos últimos anos, especialmente no quesito sistema defensivo. No mundo ideal (argentino), talvez de fato você não tivesse o nível para ser titular, mas no mínimo a reserva deveria ser sua, sem dúvida. No momento atual, porém, sua titularidade deveria ser imposta por decreto, se necessário.

Vá lá, cara, e se divirta. Tenho certeza que esse momento será inesquecível pra você. É certamente uma recompensa pela sua postura como profissional. Pelo seu empenho, garra e paixão. Como colorado, estou muito feliz por você. Tomara este momento se estenda por todo o ano que vem, tomara você consiga se firmar. A idade é sem dúvida um empecilho, mas você tem uma capacidade física acima da média e torço para que isso lhe ajude a chegar até a próxima copa.


Mas isso não importa, Cholo. O que importa é aproveitar cada oportunidade como se fosse, de fato, a última. Curtir as partidas na seleção, com a tranquilidade de quem recebe, enfim, a recompensa por tanto esforço.

Um abraço de todos os colorados que certamente contarão aos filhos histórias sobre você.

ps.: A vitória contra o Atlético-GO foi importante e mantêm vivas as chances do Inter. Eu não me animo, pra ser sincero, mas torço e iria aos jogos, se pudesse. Peço aos colorados que puderem para ir ao Beira-Rio, pois esse é o mínimo que podemos fazer pelo clube. :-)

43 Comentários:

Alexandre S. Peña disse...

Torço muito por esse gringo, muito gente boa, muito humilde e, mais que tudo, um exemplo de garra, gana, vontade, tudo o que sempre desejamos no Inter. Meu sonho é que ele decida aprender a chutar, porque aí ele será mais incrível e indispensável ainda.

Dicas de Programação disse...

Sem dúvida é um grande jogador.Às vezes tem irregularidade assim como também tem otimas fases .
Sua convocação é o reconhecimento do seu trabalho e esforço .

dma disse...

Virei fã do Guina desde aqueles 2 jogos contra o Libertad em 2006, quando incrivelmente no jogo do Paraguai ele deu um chutaço de longe e quase guardou.
Acho e sempre achei ele incontestável e ao contrário de muitos, acho que ele tem uma boa técnica.
Esse é um cara que acho q o Inter tem q manter até ele se aposentar. Raça extrema.
Espero que não inventem de mandar ele pro SP prá trazer o Dagoberto antes, e compensar ele com o Willians. O Willians é um baita marcador como o Guina, pode ser opção para o time, mas não tem o mesmo profissionalismo e caráter.

Pablo Faria disse...

Concordo, dma. Aliás, esse Willians me parece roubada... Tomara que eu esteja errado.

dma disse...

Pois é Pablo, normalmente quando o cara é um baita jogador, um dos principais do time, e mesmo assim afastam, é porque boa coisa não é. Vide Zé Roberto no Botafogo, Jobson no Bahia, Carlos Alberto em todos times.

Adriano disse...

Guinazu é Guinazu... isso basta!!!

avante perro loco!!!!

tem defeitos e virtudes como qualquer jogador...

mas na raça e vontade de vencer ninguém o supera nesse grupo colorado.

Gonçalves disse...

Eu não sou de "tietar" jogador em termos de pedir pra tirar foto, sou daqueles mais durões que jogador gosta é mesmo de dinheiro e é empregado do Clube, talvez o Guinazu seja uma das raras excessões e o unico jogador dessa era mais moderna que tive a vontade e pedi pra tirar foto junto com ele certa vez...

ontem na premiação do encontro dos esportes, cerimonia anual feita pelo João Bosco Vaz, fiz o mesmo com Dadá Maraviha...

mas o ponto alto da festa tomo a liberdade de compartilhar com vocês, uma cena que jamais pensei ver...o Uh Fabiano passar a ser numa entrega de premiação um "mero coadjuvante", olhem o video e saibam porque hehehe..

http://www.youtube.com/watch?v=aGOdj_h1bB8

Jonatammm disse...

Também concordo com o DMA, nao troco Guina por Williams, embora também reconheca neste um grande marcador (até melhor que o Guina neste quesito), mas Guina é mais completo. Vejam esta matéria, bastante elucidativa: Guiñazu intenso: líder do Inter em desarmes, acerto de passes e faltas

Adriano disse...

tem muito jogador que realmente carrega o piano.

cabe a ele no momento em que o time perde a posse de bola correr pra tirar os espaços.

esse tipo de jogador quase não aparece e geralmente seus erros(faltas perto da área) e dribles tomados são mais lembrados pelos torcedores após os jogos.

vida de marcador tb não é fácil, ainda mais hj em dia com todo esse aporte físico da boleirada.

gosto do guina pq ele sempre tenta fazer o dois um, quando tem um jogador adversário de posse de bola sendo marcado por algum zagueiro ou lateral ele chega por trás ou lateralmente ajudando a tirar a bola ou forçando o adversário a errar o passe.

dai muitos dizem que ele não guarda posição, não, ele esta jogando! enquanto muitos estão parados olhando!

quem joga bola sabe do que estou falando, a pior coisa que tem é quando tu jogas com alguém que não acompanha ninguém, só quer bolinha no pé e tal, tu se mata correndo e não acha ninguém nunca.

perdemos este campeonato brasileiro por causa do bolivar sempre olhando o jogo lá na área.

dai o resto do sistema defensivo entrando em parafuso e todo mundo sendo torrado.

dai como num passe de mágica Dorival chegou aqui e colocou um zagueiro que corre como o resto do sistema defensivo e tcham!!! a sangria de gols estancou!!!

Dorival ganhou o grupo dando uma tacada de mestre, deixou bolivar se estrepar por si só e não teve jeito, no 4º técnico do ano a ferida foi retirada do time.

por obstante todo sistema defensivo melhorou de rendimento a ponto de nei virar até goleador!!

o caneco se foi, mas a vaga esta ao alcance.

então quando vi vianey falando em duvida de Dorival só pude pensar que esse sujeito a mando da rbs esta tentando criar crise num momento decisivo para nós.

é isso.

Unknown disse...

Tava lendo agora no ClicRBS: se o Inter não quiser esperar até abril pra ter o Dagol, se fala em mandar o Guina pro SPFC... Mas po, se a recisão é "apenas" 5 milhoes, será que o Guina nao vale mais?

Pra mim vale mais sim, sem duvida.

O que acham?

geoband disse...

Ameriquinha e MSI comportará 40 mil lugares p/ gambás.

Douglas 'dugaa' disse...

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,3546804,Inter-pode-ceder-jogadores-ao-Sao-Paulo-para-ter-Dagoberto-no-fim-do-ano.html


E o Guiñazu pode parar no Morumbi?!

Marco disse...

Justa homenagem ao grande Chol Guiñazu!!!

Longa vida ao Perro Loco!!!

E quem ainda não conhece, que ouça a música que o Ataque Colorado fez ao Guina... genial! E veja o vídeo dos caras mostrando para ele o som...

A todos que acham que Guiñazu já era, eu repito: não há, no Inter e no Brasil, alguém com o poder de marcação dele.

Só precisava de orientação, porque cada hora colocavam-no para fazer uma coisa diferente.

Teve um maluco gargamel, aí, que queria fazê-lo de meia de finalização...

Cada uma... cada uma!

Marco disse...

Perguntinha:

Por quê a CBF permitiu ao América-MG que jogue e Uberlândia, mas não permitiu Atlético-GO x Inter em outra cidade?

Pablo Faria disse...

Não sei se Guina vale isso, Wagner, pois o valor "sentimental" que ele tem pra torcida não conta, hehehehe.

Mas, não em termos de dinheiro, mas de importância para o time, pra mim Guina vale mais sim, até que Dagoberto prove o contrário. Mas, particularmente, temo ter um novo gato gordo e medalhão no Inter...

Cristiano disse...

Guina é patrimonio colorado, está marcando época, baita profissional e BAITA jogador.

Teve altos e baixos como qualquer jogador do planeta, mas sua média é altissima, inquestionavel.

Guina é dos poucos jogadores que será lembrado em histórias passadas por geraçoes rubras, como o cachorro louco que jogou com um buraco no joelho, com o braço luxado.

Faz parte da galeria de heróis colorados.

Pelo amor de Deus, tanta gente na fila pra sair, nem cogitem deixar o Guina partir.

Marco disse...

Podia pegar nosso listão, de ontem, e mandar tudo pro SP:

Tem goleiros, (ex-)zagueiros, meio-campistas e até atacante.

Tem um time inteiro para mandar prá Bambilândia!

Pablo Faria disse...

Ah, o gato gordo seria o Dagoberto, que fique claro.

Pablo Faria disse...

Boa, Marco! hehehehehe

carlos disse...

Parabéns Pablo por reverenciar esse cara que é um exemplo de profissional de futebol.Quem dera tivessemos em nossa equipe mais jogadores tão conprometidos e dedicados como o nosso CHOLO. Ele é um grande exemplo para esses meninos que estão começando a carreira por tudo isso que mencionei e principalmente pela HUMILDADE!

Saulo - Santa Maria/RS disse...

blablabla...nada contra em escolher o melhor pra si, mas q ele forçou a saída pro SP na camufla e depois se fez de louco dizendo q nao sabia de nada q nao tinha entendido (ta bommm) nao me desceu bem. Caiu e muito no meu conceito depois desse ocorrido.

Guina é um bom jogador mas Willians é mil vezes mais marcador que ele. A diferença é que é brasileiro, nao fala espanhol, sabe guardar posição e nao da carrinho.

Ele é mais um que tem que agradecer ao inter em sair do timeco de segunda linha do Libertad pra vir jogar num clube multicampeao.

Mas de qualquer forma, parabéns.



...FAREMOS HISTÓRIA.

Adriano disse...

sim, é só o que falta pra fechar a tampa do caixão desse tal de MIG no beira!!!

mandarem o guina reforçar o são paulo e ficarem com a maioria daqueles do qual fiz uma lista no post anterior... ou a lista dos colegas de blog.

comessem a mandar as TRANQUEIRAS embora e fiquem com os BONS e não ao contrario!!!

com tanta pereba sugando o Inter logo vamos quebrar.

Cristiano disse...

É realmente uma pena que a idade tenha feito tanto estrago com o Tinga.

Muitos colorados sonhavam com o a dupla "GuinGa", mas o Tinga que voltou nao é metade daquele que saiu em 2006.

Logo o Tinga, que tinha tanta raça e tanto pulmão quanto o Guinazu. Realmente achei que ele fosse estar em melhores condições.

Tinga era jogador box-to-box... mas hoje nao tem pulmão para marcar nem qualidade para apoiar.

Realmente espero que Tinga nao vire o novo Bolivar, e passe de herói colorado que foi até 2006 a peso morto atual.

carlos disse...

Acho que é importante que se diga também que em muitos momentos o Guina foi alvo de desmerecimento por parte de jornalistas(na verdade são torcedores rivais)que por não terem alguém com essas virtudes,tentam desestabilizar o ambiente do nosso Inter. Já conhecemos esses"entendidos" e os identificamos,jamais poderão criticar e tentar diminuir nossos valorosos ídolos impunemente,pois sabemos quem são e quais são suas intenções(na verdade é muito despeito).

Pablo Faria disse...

Saulo, te entendo, mas consideremos uma hipótese (que tenho, de verdade): naquele episódio, o Inter estava uma merda, uma bagunça total, um clima muito ruim. Senti que o Guina se desmotivou completamente, cara, o que seria normal, quando não se vislumbra mudanças no horizonte.

Mas, pode não ser nada disso. Mas pra mim, o comportamento do Guina depois daquele episódio não deixa dúvidas do compromisso e seriedade dele. :-)

Cristiano disse...

Se vamos atras de toda estorinha contada na midia, ninguem presta, ninguem vale nada.

Guina nao precisa provar mais nada, suas 5 temporadas no Inter são mais do que suficientes.

E digo mais, aposto que ele não se aposenta no Inter, o que vai acabar sendo bom para todo mundo. Pra ele, financeiramente. Para o clube que não terá um medalhão caro. e para torcida que manterá o melhor Guina na memória.

Mas não agora, mais tarde. Guina ainda tem mais alguns canecos para levantar no Beira.

Adriano disse...

fecho com o Carlos... esses isentos baratos filhas da puuuuuuuu...

Marco disse...

Saulo

Naquela época, eu teria feito o mesmo, se fosse o Guina.

Além do que o Pablo falou, há outra prova de seu profissionalismo:

NUNCA ESPALHOU O QUE O DEIXOU TÃO EMPUTECIDO, A PONTO DE QUERER SAIR.

E nunca fez corpo mole!


Quer comparar Wiliams com Guina?

Coloque os dois no mercado, e verá quem atrai mais e melhores interessados...

Marco disse...

E olhe que acho Wiliams muito bom jogador!

Mas Guiñazu é de outro planeta!

Perguntem ao gazeledo... ou ao Tcheco... kkkkkkk

nando lb disse...

bla,bal,blA

a diferença é que é brasileiro ,não da carrinho e marca mais e

MIL VEZ CHOLO QUE ESTE TOSCO WILIANS

A DIFERENÇA É QUE É BRASILEIRO FALOU A COISA CERTA

PREGUIÇOSO , E CHEIO DAS VAIDADES COMO TODOS

faremos história ,mas não com tesu gosoto e opiniões

Dicas de Programação disse...

scinternacional.net/index.php/rodrigo-cassuly/11582-a-vaga-na-libertadores-salva-o-ano

Thiago Alexi Freitas disse...

Guina é foda. Inquestionavelmente um ídolo colorado.
Nunca vou me esquecer de um texto logo no seu primeiro ou segundo ano de clube publicado na coluna "à sombra dos eucaliptos" no site finalsports em que o título era mais ou menos "cuidado que o guina vai te pegar". Sensacional e descreve muito bem o sentimento que os adversários devem ter quando o enfrentam.

Mas queria mudar um pouco se assunto e infelizmente voltar ao já chato assunto as obras do beira rio.
Pois bem, nao é à toa que volto ao assunto. Hoje me deparei com a coluna do Denardim no clicrsportes e me espantei com o que esta escrito. (nao to conseguindo colar o link nao sei pq - to usando um iPhone e as vezes essas coisas acontecem aqui no BV). Resumindo a AG declarou que pretende "gastar" somente 20% do total da obra. Sendo a obra orçada em r$300milhoes, isso daria r$60milhoes de reais. MAS o inter já arcará com r$28 milhões na assinatura do contrato e mais r$22 milhões com a venda de camarotes. Somados aos r$14milhoes já gastos com o estacamento da cobertura totaliza r$64 milhões de reais. Ou seja, se isso tudo que ele escreveu for verdade a AG nao arcará com absolutamente nada para construir nosso estádio e de quebra ficará por 20 anos com o entorno do nosso estádio para lucrar. Tudo isso em troca de buscar parcerias! Mas se for isso mesmo que dispensemos a empreiteira e busquemos nós mesmos essas parcerias!! Eliminamos um intermediador desnecessário e aumentamos nossos lucros. "pegamos" as parcerias deles e fazemos nós mesmos a reforma então! Pegamos uma construtora especializada em hotéis e construímos o tal hotel que ta no projeto independentemente do estádio, pegamos uma outra construtora que lida melhor com shopping e construímos o tal shopping, pegamos uma empresa de estacionamentos ou mesmo uma construtora e fazemos o(s) estacionamento(s). Em troca desses, pedimos um % do lucro por 20 anos e após esses 20 anos o inter mesmo assume a responsabilidade (aqui eu incentivaria o treinamento de colorados durante esses 20 anos para ao assumirem saberem como lidar com a situação e manter os lucros).
Quanto ao estádio, poderíamos terminar ele também com a ajuda de uma construtora em troca de naming rights e/ou da venda de camarotes e venda dos ingressos (excetuando, é claro, as carteirinhaa vermelhas) e ainda podemos reverter por um tempo os lucros obtidos com parte das cadeiras locadas, por exemplo.
Nao vejo como impossível fazer o estádio assim. Claro que nao é fácil, mas acredito que a AG ta dificultando muito o processo e temos que pensar em outras possibilidades.

Dicas de Programação disse...

INTER ESTÁ TENTANDO A CONTRATAÇÃO DO ZAGUEIRO MANOEL DO ATLÉTICO-PR.

JR disse...

Pena q já esteja com idade avançada ..

Imagina o guina jogando a copa pela argentina, NO BEIRA-RIO ...

Falem o q quiserem os anti-argentinos, mas eu queria ver !!!

Instituições e Política disse...

A comparação entre Guina e Willians pra mim não faz sentido. São dois jogadores muuuito diferentes.
Guina pega forte é incansável, mas é leal!
Aquele puto do W num jogo contra o Inter no BR, além de fazer uma falta forte no Nilmar e derruba-lo, aproveitou e pisou no tórax do Nilmar deitado. Uma covardia, coisa de mau caráter. Por sorte só ficaram as marcas. Caráter desse tipo quero distância.
Dale Guina,! grande figura, grande desportista. Idolo da torcida!

Anônimo disse...

Grande Cholo!!!

Que se aposente no Inter.

E nem fudendo entregar ele pro San Pablo.

Ainda mais agora com a moral que ele tá por estar na seleção principal! To sentindo que o Guina tá renascendo no Inter e ano que vem tem mais!

Que se espere até abril se for o caso, até pq o SP não vai pra LA, então ele vem como reforço pras oitavas...

Igor Morais - [SCI] disse...

Pra mim Willians joga mais que o que o Guina... Estou falando de futebol e não profissionalismo !

Denis disse...

Mais um secador que pede a saída de um ídolo assim como troca de cueca.
Um ser humano, ídolo de uma geração, mão tem o direito de jogar abaixo da media em algumas partidas.

Pablo Faria disse...

Tá falando de quem, [Denis]?

kla.jk disse...

Pablo, jogador que joga TODAS as partidas literalmente com a faca nos DENTES, merece estar em todos os times, seleções e até nas PELADAS.

Excelente post, parabéns.

Paulo DUTRA disse...

GUINA ESTA NA DESCENDENTE A HORAS...ESSE CARA DO FLAMENGO É MELHOR. MAS NÃO ACHO QUE O INTER DEVERIA DAR ALGUÉM PRO SÃO PAULO....É SÓ ESPERAR ABRIL CHEGAR. NÃO SERÁPELA FALTA DO DAGO QUE PERDEREMOS O GAUCHÃO.

Liane disse...

Pablito é o máximo!! Se os outros tivessem sua vontade e garra nós seriamos campeões de tudo MESMO. Ainda que às vezes ele se perca em campo, é mais pelo desespero de compensar o que os outros não fazem.
Desde o jogo contra o Penharol não fui mais ao BR, mas domingo estarei lá, é decisivo, a torcida tem que fazer sua parte.

Pablo Faria disse...

[Liane]
Acho que vc quis dizer "Guina é o máximo!", certo? :-)
ABraço!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]