segunda-feira, dezembro 26, 2011

0 Nostalgia

Em época de muita especulação infundada e pouco fato concreto, resta a nós, viciados em futebol, acompanhar todas as notícias com certa distanciação e ceticismo e esperar pelo início do calendário futebolístico de 2012, que para nós, colorados, está a apenas algumas semanas de distância devido à pré-libertadores.

Natal e final de ano, por si só, constituem uma época de avaliação, reflexão e porque não, nostalgia.

Nostalgia esta que me baseio para fugir um pouco dos temas já debatidos em overdose (necessidade de reforçar o grupo com um zagueiro, mandar os medalhões embora, contrato com a AG, cortar custos, etc...) e compartilhar com você, leitor, um texto diferente, com o meu TOP 10 de jogos memoráveis, inesquecíveis.

Apenas para contextualizar, sou nascido em 1983 e passei a acompanhar futebol no fim da década de 80/começo da década de 90.

10. Inter 1 x 1 Atlético-Mg em 31/08/97: este jogo é especial para mim pelo fato de ser meu primeiro jogo in-loco no Gigante.Morador desde minha infância do interior gaúcho, fizemos uma excursão a POA para celebrar a excelente campanha até então no Brasileirão, e ainda lembro como se fosse hoje a sensação de perder o fôlego quando vi por dentro a grandiosidade de nossa casa. O jogo em si foi meio frustrante, mas a experiência foi única.

9. Paysandu 0 x 2 Inter em 17/11/2002: o jogo que nos salvou do inferno do rebaixamento, e símbolo dos erros de um ano que serviu de aprendizado para a retomada de nossa grandeza e de clube vencedor.

8. Grêmio 2 x 5 Inter em 24/08/97: a década era 90, uma Copa do Brasil era tudo que tínhamos depois da vitoriosa década de 70, e acostumado com decepções, via a arrancada fulminante no Brasileirão de 97 com resguardo, uma certa pulga na orelha... Até vir o Grenal que “Uh-Fabiano” jamais nos deixará esquecer... Infelizmente, o desfecho do campeonato não seria tão feliz...

7.Inter 2 x 1 Grêmio em 12/02/89: não assisti propriamente o jogo, pois tinha 6 anos na época,mas é a minha mais antiga recordação futebolística, impossível não lembrar meu pai quebrando a mesa em comemoração e as ruas casquenses explodindo num vermelho-sangue, sangue este que pulsará em mim até meu derradeiro fim...

6.Inter 3 x 2 Chivas em 18/08/2010: a América era vermelha novamente, num jogo tenso, nervoso, mas que nos consolidava como equipe brasileira da década e nos credenciava a buscar o bi-mundial. Giuliano e Damião, a realidade e a promessa, e que belos gols.

5.Inter 1 x 0 Fluminense 13/12/92: o primeiro título de relevo que eu vi, a primeira glória aos meus olhos, um emocionante jogo decidido aos 40 e poucos do segundo tempo, num pênalti cobrado pelo xerifão Célio Silva e que eu fechei os olhos para não ver, de tamanha expectativa...

4. Inter 3 x 2 Pumas em 22/03/2006: depois de anos afastado do Gigante, e pela primeira vez na competição continental tão almejada, lembro-me de 3 momentos distintos: consternação, decepção e frustração com os 2 gols mexicanos – será que realmente fui destinado a ser um sofredor?? – ceticismo, mágoa e alívio com o empate – o torcedor colorado tem fome, o empate não basta, quero mais – e êxtase absoluta com a virada, num mágico esquema 4-2-4 pra “dentro-deles” do Abelão – tenho certeza, seremos campeões... e fomos!

3.São Paulo 1 x 2 Inter em 09/08/2006: depois da virada contra o Pumas, e as eliminações de Libertad e LDU em tensos jogos, se havia ainda alguma dúvida, este jogo sacramentou nosso destino de futuros campeões, uma exibição de gala de Sóbis e de todo o time colorado, vergando o campeão mundial em título da época em seus domínios... Histórico...

2. Inter 2 x 2 São Paulo em 16/08/2006: o jogo e o ano do exorcismo de todos os males, o fim de todas as dúvidas, o renascer do gigante adormecido. Ou como eu chamo, o jogo de 140 minutos... Porque eu juro, que depois do gol e expulsão do Tinga, que foram jogados mais uns 90 minutos até o apito do juiz... Recordo-me do São Paulo sitiando o meio-campo e nossa área defensiva, e peço ao torcedor com radinho ao meu lado quantos minutos eram... 29 ele responde... e depois vieram ataques e mais ataques adversários, bolas tiradas de qualquer jeito, um rondar e cerco perigoso em nosso campo defensivo, simplesmente uma eternidade... certo de que o jogo já estava acabando, volto ao torcedor, pergunto o tempo decorrido, e tinham-se passados... TRÊS minutos... inesquecível...

1. Inter 1 x 0 Barcelona em 16/12/2006: a glória máxima... Como o Louis disse, só com derrotas como essa do Santos pra ter uma real dimensão de nosso feito... Encerrado o jogo não pude comemorar... Tive que tomar um banho antes, tamanho o nervosismo e suor que eu estava... encharcado, eu, e todos nós colorados, jogamos juntos, fomos uma só alma, fizemos história.

E você, quais foram seus jogos memoráveis?

Sds coloradas...

0 Comentários:

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]