quarta-feira, janeiro 18, 2012

Apenas curtir o jogo

Pedro estava ansioso, cansado. Viam-se estampadas no seu rosto as marcas da preocupação excessiva das últimas semanas. Seu andar estava meio arrastado, seu corpo tenso. Dores nas costas, no pescoço e, claro, dores de cabeça, tinham se tornado uma constante. Os problemas de Pedro, no entanto, podiam ser resumidos a uma só palavra: indefinição.


Há algum tempo Pedro vinha trabalhando numa série de negociações cruciais para sua empresa. Algumas com possíveis novos clientes, outras com clientes pensando em romper os contratos. Cada uma exigia um cuidado especial, particular. Era como se as negociações fossem "gente": o que dava certo para uma, não funcionava noutra. O que emperrava uma, fazia outra andar. Pedro, metódico que era, se debruçava demoradamente sobre cada negociação, analisando o perfil dos clientes em cada caso, o histórico das empresas noutras negociações, identificando as pessoas que podiam ajudar, bem como as que podiam emperrar cada processo. Era preciso cercar de todos os lados, para que nada escapasse à sua atenção.

Isso desgastava Pedro sobremaneira. Era muita vaidade, muita desconfiança, muita má vontade das pessoas. Chegava tarde em casa, todos os dias, às vezes sem disposição até para um banho antes de deitar. Algumas vezes acordava no meio da noite, no sofá, ainda calçado e vestido com as roupas do trabalho. Só então é que tomava o banho e ia pra cama. Sua esposa, apesar de solícita, nada podia fazer para ajudar Pedro a relaxar. E os dias iam passando, sem que Pedro demonstrasse mais o prazer que tinha com seu trabalho.

Uma certa noite, depois de mais um dia difícil, resolveu dar uma passada no Bar do Rio, que fazia semanas não frequentava. Chegando lá, fez seu pedido tradicional, fazendo questão de pedir ao garçom que fosse caprichado, "Oh, amigo, veja lá com a turma da cozinha pra caprichar nesse galeto, está bem?", "Diz que é para o Pedro, por favor". Chegando o pedido, se alegrou por verificar que de fato o galeto estava delicioso. Aquilo aliviou Pedro, por um momento fazendo-o esquecer das indefinições no trabalho e remetendo-o a boas lembranças de tempos passados.

E assim, com olhar longe, Pedro se permitiu ficar. Depois do galeto, pediu seu também tradicional copo de leite, o qual tomou sorrindo. Estava mais leve. Tomou uma decisão: pelos próximos dias, ia dar uma pausa nas negociações, para atuar junto às suas equipes de trabalho, nos clientes em que o serviço já estava implantado. Ele não tinha como escapar às negociações, teria que voltar a elas.

"Mas antes", pensou, "quero apenas curtir o jogo um pouco, sem pensar nessas coisas todas". Pedro estava de saco cheio dessas indefinições.