terça-feira, fevereiro 14, 2012

0 MLS já é > CBF


Quem acompanha de perto a liga MLS (Futebol nos EUA) sabe quanto mais organizado ela é do que a patética e corrupta CBF. Nem se compara as duas. Na CBF tem aquela turma que tá implantada lá a 20 anos e quando saírem os que vão entrar são piores ainda. Enquanto tudo indica a contínua decadência do futebol Brasileiro, tudo indica uma liga cada vez mais forte nos EUA, comandada por um ex-diretor da NFL.

Quem acompanhou mesmo que nem muito de perto sabe a organização da NFL e o Super Bowl. Tudo milimetricamente planejado, calculado e rendendo bilhões a liga. Para a melhora da Liga. No Brasil o organização da CBF e planejamente continua uma píada.

A Liga MLS foi criada em 1996. Eu fui ao primeiro jogo da Liga jogado aqui em NJ. Na epoca o futebol jogado era sofrivel mas MLS tinha um plano. Ela queria AOS POUCOS melhorar a qualidade dentro e fora do campo. Ela não queria repetir os mesmo erros da NASL a liga anterior que gastou milhões irresponsavelmente até a liga quebrar nos anos 80. A NASL atraves do time Cosmos até fez sucesso nos anos 70 lotando estadios contratando um monte de estrelas como Pelé, Beckenbauer, etc. Para aquele momento funcionou. Estadios lotaram por algum tempo, mas ao longo prazo não tinha como suportar. Times menores tentaram os mesmo e não resistiram. A liga não resistiu. Os Cosmos acabaram em 85 depois de passar 2 anos como time de salão. Patetica foi seu fim.

A MLS sabia bem dos erros e decidiu começar pequeno e crescer aos pouco. Colocaram teto salarial e apenas nos ultimos anos é que foi permitido gastar em altos salarios para no maximo 2 ou 3 jogadores.

Tudo é muito organizado. Bem ao estilo NFL. A liga está cada vez ganhando mais dinheiro em publicidade. Em pouco tempo todos os 19 times (logo serão 20 provavelmente com o retorno dos NY Cosmos em 2013. Em 2012 estreia o Montreal Impact) terão estadio especificos para futebol. Isso pode parecer estranho para vocês mas aqui isso é muito importante. No inicio todos os times jogavam em estadios adaptados para futebol. Estadio da NFL para 80 mil pessoas. Muitas vezes com aquelas linhas no gramado. Hoje não, quase todos tem estadio especifico para futebol e se não tem logo terá. Belos modernos estadios com capacidade para cerca de 30 Mil. Sem exagero em tamanho. Ah sim e não é coincidência que o Presidente da MLS é antigo Vice da NFL. Na MLS os caras trabalham com o objetivo de fazer a liga crescer. Alguem acredita que essa é a meta de Ricardo Teixeiras no Brasil?

A media de publico da MLS (18 Mil) já ultrapassa a do Campeonato Brasileiro Seria A (14 Mil). O mais incrivel é a historia do Seattle Sounders. Seattle é uma cidade apixonada por futebol mas por uma razão ou outra só foi incluida na Liga em 2009 com o novo clube Seattle Sounders. O nome do time já tinha tradição da era da NASL nos anos 70. Na hora de votarem no nome para o novo clube a população escolheu o velho nome.

Em 2009 o Seattle quebrou o recorde da liga em mdeia de publico com 30 Mil pessoas por jogo. Em 2010 o recorde aumentou para 36 Mil por jogo! E em 2011, mais uma vez a população de Seattle quebrou o recorde da liga. O time teve uma media de 38 Mil pessoas por jogo no campeonato ineteiro. Mais incrivel ainda. Desde a primeira partida do Clube na Liga em 2009...TODOS ingressos postos a venda para jogos da liga venderam, todos. A Liga com seus 18 mil por jogo já ultrapassa a NBA e Hockey em media de publico. E tambem vale notar que nos EUA o Esporte não precisa ser #1 para ter sucesso popular e financeiro como é mais ou menos no Brasil. Aqui até o Sexto ou Setimo ou Decimo esporte pode ter sucesso com boa organização.

No inicio, nos anos 90 MLS errou em algumas escolhas. Erros nos nomes dos times, muito americanizados tipo The Wiz, The Clash, Burn ... e tambem erraram em tentar Americanizar algumas regras. Por exemplo o cronomentro contava pra baixo como na NFL e empate não existia, o jogo ia para Extra Tempo. Não deu certo. O Publico queria ver futebol com as regras Internacionais.

Aos poucos a liga voltou para regras FIFA, trocou os nomes (Wiz virou Sporting Kansa City, Burn virou Dallas FC etc..) e uniformes para algo mais tradicional no futebol e tambem eliminou alguns times que não tavam dando certo como o Miami Fusion e Tampa Bau Mutiny, ambos do estado da Florida.

Novas cidades entraram na liga como Toronto e Vancouver no Canada, Seattle, Philadelphia tudo cidades que estavam locas pra ter um tima na liga. Em 96 custava apenas 5 Milhões para alguem comprar uma vaga e time na liga. Hoje o preço já está em 70 Milhoes de Dollars MAIS as condições de construirem um estadio especifico para futebol.

E tem as coisas menores que mostram a superioridade de organização da MLS quando comparada a CBF. Cada clube mesmo antes de estreiarem na Liga já tem um website de primeira. Durante o campeonato se tu perdeu os gols tu pode ver tudo ou no site do clube ou da propria MLS. Cada time com loja online padronizada. A liga por sinal é toda patrocinada pela Adidas que para para vestir todos os Clubes (Na NFL a Rebbok faz o mesmo).

Em campo a qualidade tambem vem aumentando. É noite e dia o futebol da liga de 96 pra 2012. Ainda falta muito mas aos pouco vão chegando lá. Eu até acredito que daqui a 10 anos a MLS começa a aparecer como uma das ligas mais importantes do Mundo. Bom e serio trabalho, com responsabilidade da nisso.

Enquanto isso no Brasil a CBF continua a mesa CBF de sempre. Literalmente a unica coisa que fizeram que presta nos ultimos tempo foi o fim do formulismo no campeonato. E só. 80 (OITENTA!) anos depois de clubes nos EUA adotarem coisas como numeração fixa e nome de jogadores na camisa....o Brasil ainda "estuda" o assunto para ver se é possivel. Só rindo mesmo.

Ainda bem que o nosso clube o Inter tem especialmente nessa ultima decada se organizado mesmo com o atraso que é a CBF. Mas nosso clube continuará sofrendo com a incompetência e corrupção da organizadora do Futebol no Brasil. O que fazer para mudar isso?

Então taí a alerta. A MLS vem aí. Talvez não esse ano ou no proximo...mas logo logo estará entre as principais do Mundo.

Da proxima vez que alguem te falar que "Americano não gosta de Futebol" manda eles assistir esse video de algumas torcidas dos times da MLS.



0 Comentários:

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]