segunda-feira, junho 18, 2012

Obras do Beira-Rio I


Minha estreia no BV


Olá, amigos !

A partir de hoje, recebendo e aceitando o convite do Louis, me insiro como novo comentarista do BV. Que honra fazer parte deste blog e do seu grupo seleto de escritores !

Só tenho a agradecer a oportunidade de estar aqui, agora no outro lado: deixando de ser leitor para ser um escritor.

Bom, gostaria de fazer uma breve apresentação sobre mim. Meu nome é Fernando Schroder (sim, antes que perguntem: sou parente do Louis). Moro em Porto Alegre, tenho 31 anos, sócio colorado, torcedor apaixonado e fanático, rsrs.

A proposta do meu primo foi a de me conceder uma coluna aqui, de pelo menos uma vez por semana, para falar sobre a reforma e a remodelação do Beira-Rio visando a Copa do Mundo de 2014. Isso porque venho acompanhando, sempre que posso, de perto o andamento das obras. Inclusive, participo e modero um grupo sobre este assunto no Facebook (Beira-Rio, Gigante para Sempre), do qual ajudei a criar. E a ideia é escrever um determinado assunto a cada semana, reunindo alguns fatos, informações e alguns detalhes do nosso acompanhamento diário das obras.

Importante dizer: não sou especialista, nem engenheiro, nem arquiteto, nem funcionário da AG, nem conselheiro do Inter e não possuo qualquer filiação política do clube. Sou só um torcedor comum, interessado, motivado e orgulhoso por estar vendo o Beira-Rio se preparando para ficar mais bonito, moderno, confortável e seguro. Isso se tornou um dos meus hobbies, ultimamente. Portanto, meus textos terão apenas a visão de torcedor e não de profissional ou responsável pelo projeto do clube.

O grupo Gigante para Sempre, criado no Facebook por colorados, tem como objetivos comuns: ficar por dentro das obras e conhecer melhor o projeto de parceria de 20 anos firmado pelo Sport Club Internacional e a construtora Andrade Gutierrez. O grupo tem rendido bons debates, o pessoal colabora bastante, trazendo informações, inclusive temos fotos das obras toda semana. Temos também como membros, importantes conselheiros do clube, como a Diana Oliveira (diretora de patrimônio e comentarista do BV).

Acredito que o papel do torcedor é torcer pelo bom futebol do time em campo, mas também torcer para a vida longa e de sucesso do clube. É desta forma que estamos unidos, juntos, torcendo para que tenhamos um estádio à altura, um clube bem administrado e, como consequência um time forte e campeão, que resgate e vibre o nosso orgulho de ser colorado.

As cadeiras:

Já gostaria de abrir um debate sobre as novas cadeiras do novo Beira-Rio.

Há pelo menos três modelos de novos assentos para avaliação disponíveis na Central de Atendimento ao Sócio (CAS) do estádio.

Na verdade, os modelos serão similares. Não serão exatamente estas cadeiras.
















Minha opinião:

- Esteticamente, a 3ª cadeira é a mais bonita e robusta. Porém não me parece ser a mais confortável. Reparem na foto de lado, ela possui uma leve inclinação pra trás. Não dá pra ficar com a coluna encostada totalmente por muito tempo. A tendência é o torcedor ficar com o corpo inclinado pra frente e com os braços apoiados em cima das pernas.

- A 2ª cadeira, a do meio, achei feia demais. E é mais inclinada ainda, o que não parece ser confortável.

- A 1ª cadeira, a mais simples. Muito semelhante ao modelo usado na Copa de 2006 em Berlim. Na minha visão é a menos segura, porque há a impressão de que o torcedor possa se machucar com o dedo ali no ferro, que parece até uma guilhotina. Mas, é a mais confortável, sem dúvidas. Tem bom encosto. Meu voto ficaria para esta aqui.

Mas, eu gostaria que houvesse mais modelos. Tem que ser a cadeira que mais equilibre em conforto, segurança e estética. É o ideal ter essas três características.

O que vocês acharam ? Qual será a melhor ? O que é mais importante: a ergonomia e o conforto ou a sua estética ? 

P.S.:

Pessoal !
Saiu uma novidade que poucos sabiam em comunicação oficial no site do Inter hoje, sobre os protótipos da nova cadeira que será usada no BR.
É o seguinte: não é a torcida e nem o clube que vai escolher o modelo, quem vai escolher é a FIFA !!!


Obs.: conheçam o grupo GPS, no Facebook:

Nos encontramos em breve, boa semana a todos !

Fernando Schroder