quinta-feira, agosto 02, 2012

MARKETING

Como muito bem falou o Louis ai abaixo, andamos meio sem assunto, então resolvi falar sobre o o marketing do COLORADO.

Ontem quando navegava pelo site vi a propaganda de uma palestra que o funcionário do marketing clube iria fazer na cidade de sapuacia (ao custo de R$ 25,00 para sócio e R$ 30,00 para não sócios) apresentando os "cases de sucesso do marketing do INTER.

Como vi que quem promovia o evento era uma empresa privada mandei e-mail para ouvidoria querendo saber quanto haviam pago pela publicidade em nosso site, se estavam pagando royalties por usar a marca do INTER na promoção de evento privado e ainda quando nosso funcionário pagava de royalties pelo usso do know-how obtido no período em que é nosso funcionário, como ja esperava não obrite resposta.

Como no dia da palestra ja tenho compromisso e não poderei ir me disponho a pagar a inscrição de algum dos nossos leitores que queira ir a Sapucaia assistir a palestra, desde que faça 4 perguntinhas ao comandantes do nosso marketing, de coisas que me intrigam e não consigo descobrir. São as perguntas:



1 - Ainda em  janaeiro deste ano havia espalhado por Porto Alegre muitos out-doors, anúncios de jornal e spost de rádio divulgando que no aniversário do INTER haveria um cruzeiro comemorativo (lembra? anúncio AQUI e AQUI ). Como já era de se esperar a procura foi baixissima, fala-se em apenas 3 cabines vendidas) ainda mais que a data da viagem coincidia com jogos da Libertadores.

Minha dúvida é quanto custou aos sócios do INTER essa aventura de organizar excursão?? E ainda se é verdade que um funcionário do INTER viajou, como tudo pago, no mesmo navio, para conhecer a logística da viagem que não aconteceu?



2 - Em 2011 no nosso site foi anunciado uma parceria entre o INTER (representado pelo nosso presidente Luigi) o Chicago Fire, Atlético de Madrdide o América - MEX . Naquela oportunidade foi informado que haveria nas lojas dos clubes camisas dos parceiros (o que possibilitaria uma mundialização da marca INTER).

Sábado estive na nova loja do INTER e não havia qualquer camisa dos parceiros (para quem se interessar tem um poster enorme do Elton) e pelo que se sabe os Chineses que também fazem parte da parceria inflacionaram o salário do D´Ale. Minha pergunta é: Qual o resultado prático dessa parceria?? Quanto já gastamos com essa parceria (incluindo viagens para Europa dos funcionários do INTER)???

3 - Em 2010 o INTER foi condenado a pagar algo como R$ 2 milhões (isso mesmo R$ 2 milhões) em razãdo do departamento de Marketing ter cometido plágio (ver sentença AQUI ).

Minha pergunta é se o INTER ainda contrata a empresa que cometeu esse plágio e gerou tão grande prejuízo a nós sócios e ainda se está cobrando da empresa esse prejuízo.

4 - Como pode o INTER ao negociar as cotas de televisão aceitar receber o mesmo que o Botafogo, um time que não tem torcida, que para ter um estádio teve que ganhar do poder público,  e que não ganha nada.  Faltou coragem nas negociações??

Como eu já disse tenho um compromisso nesse dia, mas me disponho a pagar a inscrição de quem quiser ir lá fazer minhas perguntas e assistir ao "cases de sucesso do INTER" embora eu acredite que os resultados do marketing se devem muito mais ao resultado de campo do que ao departamento de marketing em si. Se alguem do marketing do INTER quiser responder também seria legal.

Esse papo sobre admnistração do INTER é muito cansativo, então semana que vem prometo voltar a falar de futebol, do time e espero não falar de lesões musculares. Pois eu ainda acredito que da para lutar pelo tetra do Brasileiro, ainda mais quando vejo o atlético-mg na liderança.

E vocês o que acham?


André Flores
@ojogodointer