quinta-feira, agosto 09, 2012

Uns e Outros

Peço desculpa pelas últimas duas quartas-feiras, quando não postei. Estava envolvido com o trabalho e hoje, excepcionalmente, o BV é "transmitido" diretamente de Brasília-DF.

CAMPEÃO MUNDIAL!
Vem cá, o que esses babacas fazem numa foto
histórica usando o que não é a camisa do INTER?
Eu me esquivo, por enquanto, de comentar os primeiros trabalhos e resultados do Fernandão porque ainda não consegui separar integralmente a imagem dele como jogador e ídolo do SC INTERNACIONAL da imagem dele como técnico. Assim, os comentários ainda estariam vinculados, tendenciosos ou influenciados por outros fatores.

Não vou comentar o jogo de hoje por já haver sido dissecado no post anterior. Isso, por enquanto, basta-se em si mesmo.

Por outro lado, falando sobre a imagem do clube: fala-se tanto que o marketing do INTER está acima dos demais clubes do país, agora.... cadê os produtos do SC INTERNACIONAL fora do Rio Grande do Sul?. Aqui em Brasa (Brasília, para os íntimos), não encontrei nem camisa oficial, nem coisa alguma relacionada ao clube. Em nenhuma loja que entrei, tampouco em grandes redes de material esportivo. Perto do Eixo monumental tem dois shoppings e, adivinhem: NADA. Pauriocas imperam, naturalmente. Mas assusta não ter nem lembrança do nosso time. Será que estamos virando uma espécie de Athletic de Bilbao?

Não vejo mal algum em ter a imagem do clube fortemente ligada a imagem do Rio Grande do Sul. Sábado, a procura de um lugar para assistir o jogo me sugeriram procurar numa embaixada do Rio Grande do Sul próxima a um hotel: uma churrascaria. Porém, repito, o que preocupa é não ter nada do time fora do estado. O INTER é do Rio Grande do Sul, mas precisa-se livrar-se da ideia de que tem de ser gaúcho para torcer pelo clube. É um clube do sul, mas não precisa ser sulista para torcer por ele. Nisso os pauriocas nos ganham em anos luz.

Outra coisa que impressiona é o elefante branco chamado Estádio Mané Garrinha. É maior que o Beira-rio. Agora uma pergunta: pra quê? Enquanto tem gente esperando que o estado cumpra seu papel e faça bom uso da grana que nos pilha todos os dias, gasta-se bilhões para construir um estádio para dois jogos de futebol. Quem vai manter esse bicho depois da copa? O Ronaldo Gordo da Nine disse bem ao falar, "não se joga uma copa do mundo em hospital e escola, precisa de estádio". Por isso pergunto: será que precisávamos dessa copa?

Uma pausa, muitos assuntos: por fim, o que virou o nosso time? Balcão de negocios com ideias do tipo "vamos vender o Oscar que ele pode desvalorizar... esqueçam a conquista do campeonato". Alguém ainda acredita que o principal negócio do INTER, uma entidade "sem fins lucrativos", ainda seja o futebol? 

Vendem os melhores e as jovens promessas, montam um time de showbol para disputar um campeonato equilibrado e competitivo. Se preocupam mais com a ação do mercado do que com a estrutura do time. Francamente, frente a isso tudo, não me resta pensar outra coisa senão: enquanto uns enriquecem outros perdem a cabeça por uma causa abandonada.