sexta-feira, setembro 14, 2012

Isso agora demora...

A instituição Sport Club Internacional está mudando. Mas isso toma tempo.

Desde Fernando Miranda, iniciamos um processo que a meu ver não terá volta: caminhar na direção da profissionalização da gestão do clube como um todo. Durante o percurso, certamente iremos dar passos à frente, seguidos de paradas e até de eventuais passos para trás, mas nada que comprometa a direção da marcha. O futebol brasileiro também está, embora num ritmo muito, mas muito mesmo, mais lento.

Pensando sobre o que o Louis escreveu, eu constatei que eu também me vejo muitas vezes com a mesma angústia e frustração. Quando passamos a acompanhar algo tão de perto - no caso o futebol - é normal que constatemos os problemas mais crônicos e - se formos pró-ativos - que pensemos em possíveis soluções. E, tendo um blog tão lido como este, criamos uma expectativa ainda maior, pois acreditamos que nossas ideias (e críticas) podem chegar mais rápido e mais diretamente a quem importa. Essa expectativa gera ansiedade e esta leva, por sua vez, à frustração, pois as coisas não acontecem na velocidade que gostaríamos. Mudanças institucionais são muito lentas.

Então, calma Louis (e isso está certamente valendo para mim também). Sejamos exigentes, mas saibamos esperar as coisas amadurecerem. O importante é manter as idéias circulando. Tenho certeza de que as discussões feitas aqui no blog estão chegando ao clube. Aliás, basta saber que vários conselheiros atuais foram "forjados" aqui.

É preciso que aprendamos a dosar nossa expectativa para que não percamos o prazer de curtir o futebol, mesmo tendo consciência das inúmeras mazelas que o atingem. O que não é assim na vida? Muitas coisas parecem fantásticas, até colocarmos uma "lupa" nelas, vendo de perto os detalhes. Huberto Rohden dizia que para cada migalha de prazer desfrutado sofremos um caminhão de dor. E é mais ou menos isso mesmo.

E vale a pena mesmo assim. Cada título que o Inter ganhou nos últimos anos nos deu prazer e por eles pagamos a dor de aguentar o restante da "encomenda".

---

Por fim, sobre Fernandão: na minha opinião, o Inter merece muito mais, MAS, eu respeito muito a forma como ele conduz o time, sua postura diante dos problemas, sua atitude. Me arrisco até a dizer que essas virtudes podem mesmo suplantar sua inexperiência. Portanto, eu quero ver mais dele. Quero esperar o momento em que ele estará treinando o time completo e jogando com esse time.

Tenho mais fé no Fernandão do que no material disponível no mercado nacional.