terça-feira, setembro 11, 2012

Solução: Replay

Mudando de assunto. Vou ser direto. Arbitragem infelizmente vai continuar sendo essa mesma merda que a gente vê a toda rodada em todos os cantos do mundo inclusive durante Copas até instituirem Replay. Não tem outro jeito.

Infelizmente a ideia de 2 arbitros atrás do gol não está dando certo. Nunca vi duas pessoas tão inuteis quanto esses novos juízes atrás do gol. A ideia era ótima, inclusive eu mesmo havia pedido algo assim ha muito tempo. O problema é que esses 2 novos juízes ainda não entenderam o que devem estar fazendo em campo. Muitas vezes o lance é na sua cara mas parecem ter medo de tomarem uma decisão.

Outro "me engana que eu gosto" é esse papo de Chip na bola. Bola passando a linha do gol é um dos problemas mais raros que a gente tem. Por exemplo quando foi a ultima vez que o Inter foi prejudicado por uma bola que entrou no gol mas o gol não foi dado? Esse Chip na bola vai ser util uma vez por ano e olhe lá.

A unica solução pra eliminar de vez (talvez!) é o replay. O modelo da NFL é o melhor. No futebol poderia ser 3 ou 4 replays por jogo por time no maximo. Pensem, cada jogo tem uns 2 ou 3 lances criticos por time da qual eles reclamam. O tecnico do time seria a pessoa a pedir um replay para qualquer lance que ele ache que foi prejudicado. O lance seria analisado por algum juiz que iria decidir se foi ou não foi (gol, falta, impedimento etc...). Teria que decidir tudo em 2 minutos no maximo. Tempo que já param o jogo muitas vezes para cera e lesões de jogadores. Agora se o Juiz decidindo no Replay vai ser honesto ou não é outros 500...mas roubar seria bem mais dificil. E como já disse antes roubar nem é o caso na maioria das vezes. É simplesmente impossivel um juiz acertar todas. Em muitos casos tem corpos em sua frente e ele nem vê o lance direito. É muito dificil. Por isso Replay é a unica solução para o futebol. E aquele papo de que "erro de juiz faz parte" é ridiculo e inaceitável.

A gratificação de saber que aquele gol anulado vai valer ou aquele penalti inventado será revertido seria algo muito bom para o futebol. E já é pra ontem.

PS:: Para os mais novos do blog, aqui está meu relato de 2006 de como passei o dia 11 de Setembro 2001 com uma atualização no texto.