sexta-feira, dezembro 28, 2012

REUNIÃO CD #1



Com o diploma de Conselheiro

Antes de mais nada quero desejar a todos os leitores do BV um bom final de ano a todos e um FELIZ 2013 para todos os COLORADOS e que o próximo ano venha acompanhado de uma taça do Brasileirão!!
Conforme eu havia me comprometido vou fazer um breve relato das minhas impressões sobre as reuniões do Conselho Deliberativo. Como essa é a primeira vez que faço esse tipo de relato para o BlogVermelho, eu gostaria de fazer algumas considerações, para que não fiquem dúvidas.

Em primeiro lugar vou relatar aquilo que considerei mais importante, dentro da minha subjetividade. Minha visão por óbvio é parcial, e o que eu considero importante pode parecer desimportante a outros, ou pode ser interpretado de outra forma por algum outro presente, isso é da natureza humana.

Não vou transcrever a reunião, nem me ater a todos os detalhes ou falas, isso compete ao Secretário-Geral do Conselho Deliberativo, que elabora a ata que é pública e fica a disposição dos sócios no cartório de títulos e documentos.

Feito esses registros vamos a minha crônica da reunião de ontem no Conselho Deliberativo, que ficou um pouco extensa mas a reunião foi das 20 horas até algo como 23 horas.


DIPLOMAÇÃO

Começamos a sessão com a diplomação dos novos Conselheiros, como vocês podem ver na foto acima, eu estava bem orgulhoso do meu diploma, ansioso por poder participar, uma pena que eu não sabia que haveria essa diplomação, pois gostaria de ter tirado mais fotos em melhor qualidade.

SUPLEMENTAÇÃO

O Primeiro ponto da pauta era a apreciação e aprovação de uma suplementação orçamentária. Me desculpem os contadores, mas eu não sou muito expert na matéria, então me desculpe se eu falar alguma bobagem. 

Ocorre que todo o ano o INTER faz um orçamento anual, que é mais ou menos aquilo que planeja receber e gastar. Por alguma razão que desconheço os detalhes, pois não era Conselheiros ao longo do ano passado, o clube arrecadou mais dos que o previsto inicialmente, e da mesma forma, gastou mais, embora tenha ficado com um pequeno superavit. Esse pelo menos era o parecer do Conselho Fiscal que trata da matéria. Eu e meus colegas de bancada fomos prontos para votar pela aprovação com a ressalva de que não havia o que questionar, uma vez que essa suplementação ja estava vencida e que as receitas e despesas já havias sido realizadas (efetivadas).

Para nossa surpresa houve o voto em apartado de membros do Conselho Fiscal que se manifestaram quanto a irregularidade do contrato firmado entre o INTER e a Globo. Isso causou uma confusão (que explicarei mais abaixo) mas que acabou por haver uma votação para a mudança da pauta, entendia que deveriamos apreciar e aprovar a suplementação ainda ontem a noite, mas a maioria do Conselho entendeu por bem apenas apreciar, sem aprovar (ou reprovar) e assim aconteceu.

POLÊMICA DO CONTRATO

A polêmica do contrato com a globo trata, em breves linhas do seguinte. O Presidente Luigi assinou com a Globo até o ano de 2018, por um valor que ele considerou justo e adequado. Ocorre que o estatuto do INTER (art. 30, §único) diz que o Presidente não pode comprometer receitas por período superior a quatro exercícios sem prévia aprovação do Conselho.

Se o contrato tem validade até 2018 é óbvio que o INTER está comprometido por mais de 4 exercícios e tal contrato tinha de ter passado pelo Conselho. Não importa se os valores pagos (constantes da suplementação) foram lançados como luvas ou adiantamento, receitas futuras estão comprometidas.

Não vou nem entrar no mérito se o contrato é bom ou ruim (pois não conheço ele em detalhes para emitir uma opinião), mas é imperioso que se respeite as instâncias do clube e que se cumpra o estatuto.

Não é válido o argumento de que quando o INTER assinou apenas 2 clubes não haviam assinado com a globo, pois quando o INTER recebeu a proposta, nenhum clube havia assinado. O Presidente Luigi ao invés de remeter imediatamente ao Conselho, preferiu postergar a decisão, resolvendo de afogadilho um problema que ele mesmo criou.

 PACIFICAÇÃO

 Após toda a discussão sobre o tal contrato, as manifestções dos Conselheiros e o tempo utilizado em uma votação que normalmente é simples o Presidente Luigi, talvez impressionado com a fragilidade dos Conselheiros da situação, convocou o clube a uma pacificação.

Falou que a nova correlação de forças, decorrentes da última eleição, poderia fragilizar o clube e conclamou todos os grupos a se unirem. Mais uma vez falou isso, embora sob o meu ponto de vista, não tenha feito nenhum movimento práticonesse sentido. Para que haja uma maior unidade é necessário que a oposição possa ser ouvida e possa influir na gestão e essa não me parece ser a disposição da situação.

No trecho que considerei mais impressionante da fala do Presidente ele disse textualmente que "abre mão do mandato que ganhou na eleição de 8 de novembro", ou seja, mal começou e já falou em renúncia. Duvído que renuncie, nem são tão grandes as divergências, mas ante todos os desafios que temos pelo frente (estádio fechado, Copa do Mundo, fora da Libertadores, etc..) acho preocupante essa postura do Presidente.

ORÇAMENTO

A votação do orçamento foi rápida e simples, antes dela alguns Conselheiros fizeram alguns apontamentos. Meu grupo já tinha tirado posição de votar favoravelmente com a ressalve de que é preocupante que o INTER tenha reduzido seu faturamente em quase 20%, na contramão dos principais clubes do Brasil, que tem aumentado suas receitas.

Dentre os apontamentos feitos ao orçamento destaco que há previsão de arrecadarmos R$ 2 milhões a menos com o quadro social. Foi explicado que a ida para Caxias pode diminuir o número de associados em dia, mas que campanhas virão para amenizar esses números.

Mas o que me chamou a atenção foi outra informação. Quando da votação da parceria com a AG, se dizia que o INTER não perderia receitas ordinárias, ou seja, o INTER não diminuiria suas receitas, não repassaria valores que recebe atualmente para a AG.

Não é verdade, as placas de publicidade do estádio agora pertencem a AG (posso estar enganado mas foi falado em R$ 8 milhões por ano) e os valores do 30 camarotes que ja possuiamos também foram para a AG (algo como R$ 3,6 milhões por ano), ou seja, agora a AG recebe dinheiro que antes era pago ao INTER, e como se vê não é pouca coisa, é uma parte importante dos R$ 34 milhões que encolheu no nosso orçamento

ASSUNTOS GERAIS

Em assuntos meu amigo Dr. João Nascimento apresentou a proposta do MAIS INTER (grupo que faço parte), defendendo o fim da cláusula de barreira nas eleições do Conselho Deliberativo (o bloco DIRETAS SEMPRE já havia protocolado pedido de alteração da cláusula de barreira na eleição para Presidente). Dentro dos seus argumentos referiu que 20% dos sócios que votamam na última eleição ficaram sem representação alguma. Esse é o percentual do somatória das chapas (4, 5 e 6)que não atingiram o coeficiente eleitoral.

Eu fiz minha primeira manifestação em Assuntos Gerais (já havia feito duas breves manifestações nas outras duas pautas) e procurei me preparar. Falei da pouca divulgação que teve o processo eleitoral e da consequente diminuição da participação do associado. Pedi que meu voto constasse na íntegra e  o Mallet, ex-colunista aqui do BV e que faz as vezes de secretário do Conselho Deliberativo, se prontificou a faze-lo. 

Caso alguem tenha interesse na íntegra da minha manifestação, pode ler AQUI o texto da minha fala, que teve obviamente alguma mudança na hora de falar, mas que é bem parecido com que disse.

IMAGENS

Levei meu note para filmar meu comentário ao final da reunião (na webcam, ao estilo do filme da vovó colorada), mas cometi um erro técnico e gravei sem aúdio (microfone desligado). Fora minha esse problema técnico tudo transcorreu normalmente.

QUÓRUM

Algo próximo aos 160 Conselheiros estiveram presentes a reunião, pouco mais da metade do Conselho. Pode parecer pouco mas a reunião foi convocada pouco antes do natal, em um periodo em que muito já haviam programado viagens (é férias forenses, muitas empresas em férias coletivas e entre 2 grandes feriadões), por essa razão, acredito eu, o quórum foi baixo, situação que não deve se repetir nas próximas reuniões.

As reuniões não costumam ser empolgantes, mas a de ontem até que foi bem animada, com discussão de temas bem relevantes ao nosso clube. Espero ter contribuído para aumentar a transparência entre o que acontece no INTER.


André Flores
@ojogodointer