sexta-feira, março 29, 2013

Ao largo

Há aquele período da navegação em que, após o barco deixar as proximidades da praia e se por ao largo, o marinheiro sabe que terá que simplesmente deixar o tempo passar, até atingir o lugar almejado para a pesca ou algum outro destino em terra. É um período angustiante, pois ao mesmo tempo em que pode ser longo e tedioso, pode trazer algumas boas ou más surpresas e, mais importante, se o marinheiro não cuidar do curso, pode se perder no mar e ter muitas dificuldades para retornar, quando consegue.


Um marinheiro experiente, porém, não perde o curso, não se acomoda com a calma que sabe ser aparente. Sabe que não deve apressar a viagem para chegar ao destino, pois tem de respeitar o tempo do mar. Então, não se exaspera, utilizando com sabedoria o tempo disponível para preparar o material que irá utilizar na pesca, ao mesmo tempo em que poupa energia e alimento para seu retorno. Embora experiente, ele sabe que não pode dominar o mar e, na verdade, o reverencia: sabe que sua maior chance de ter uma passagem segura é respeitando-o.

Aos que o aguardam em terra e anseiam por uma boa pesca, resta aguardar pacientemente, confiando na habilidade do marinheiro e pedindo para que o mar lhe envie muitos peixes e permita o seu retorno.

---

O ambiente é bem melhor no Beira-Rio. Não vemos mais boatos vindos do vestiário, vemos Dalessandro feliz e falando em terminar a carreira no Inter, vemos um grupo unido e focado, como há muito não víamos. Num ano tão complicado como este para o Inter, por não ter seu estádio para jogar, esse ambiente equilibrado é fundamental.

No momento, com nosso time ao largo nesse mar de jogos, sigo minha rotina, confiando em nosso "marinheiro" e torcendo por uma boa "pesca", quando a hora chegar.