quinta-feira, março 21, 2013

O QUE VEM POR AI

2013 tem muitos desafios para o Presidente Luigi

Desde o final do ano passado todos sabiam que o ano de 2013 seria um ano cheio de desafios. A reforma do BEIRA-RIO, deixando o estádio fechado, a necessidade de reorganizar o grupo de jogadores, as dificuldades do novo treinador, os problemas financeiros, etc. Nada disso é novidade.

Tanto é assim que ainda em 27 de dezembro o presidente Luigi disse "... eu não tenho problema nenhum em abrir mão da minha eleição do dia 8 de novembro...", tamanha é a pressão que esta envolvido o INTERNACIONAL.

E de lá para cá as noticias não tem sido boas, o BEIRA-RIO que seria reaberto em 1º de setembro já mudou a previsão para dezembro. Como eu havia previsto AQUI os jogos em Caxias tem tido público decepcionante e o INTER já estuda mudar seu mando de campo para Novo Hamburgo (como ocorrerá hoje) ou Canoas.

Além de tudo isso está marcado para o dia 1º de abril a reunião do Conselho Deliberativo para apreciação das contas de 2012. Essa reunião promete ser tensa pois muitas polêmicas envolvem as contas do ano passado.

A maior delas é o contratao do INTER com a Televisão do Rio de Janeiro (faço como eles fazem com times de volei), que foi prorrogado até 2018 sem aprovação do Conselho Delibertativo, ofendendo o Art. 30 parágrafo único do estatuto, a saber

"Art. 30:..
Parágrafo Único: A Diretoria não poderá antecipar nem comprometer as receitas, ordinárias ou extraordinárias do Clube, por período superior a quatro (4) exercícios sociais, em benefício de sua gestão, sem a prévia autorização do Conselho Deliberativo, ouvidos, mediante parecer, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo, sendo ineficaz o ato em contrário."

Esse contrato com a Televisão do Rio de Janeiro "salvou" o ano da gestão Luigi, pois significou a entrada de R$ 31,5 milhões extras ano passado. O INTER já tinha contrato com eles até o ano de 2015, e esse aditivo prorrogou o contrato até 2018.

A direção alega que foi um bom contrato, tendo em vista os valores e que  não foi um adiantamento, pois o pagamento foram dados a título de luvas. Eu entendo que o estatuto é muito claro quando veda que a diretoria comprometa as receitas por período superior a 4 anos, e o INTER está comprometido com a TV Rio de Janeiro até 2018. 

Até hoje a oposição não teve acesso ao contrato nem aos pareceres que justificavam o presidente Luigi assinar sem precisar passar pelo crivo do Conselho Deliberativo. Além disso tem polêmica envolvendo as comissões do contrato da Nike, a questão do navio que foi cancelado, o processo de plágio, entre outros.

Digo isso pois ainda teremos muitas polêmicas ao longo desse ano. Em que estádio jogaremos o restante da temporada?? Quando o BEIRA-RIO será reaberto?? As contas de 2012 serão aprovadas?? O Contrato com a TV do Rio de Janeiro é válido??

Todos esse problemas terão de ser enfrentados, sem que o futebol seja prejudicado, sem que o nível competitivo do nosso INTER seja dimuido, esse é o desafio da gestão Luigi, espero sinceramente que ele tenha ânimo e capacidade de levar o nosso clube as conquistas, mesmo com todas dificuldades. E vocês o que acham?? O Presidente Luigi tem como superar esses desafios??

Independente de tudo isso Dunga trabalha e tenta colocar o time em um nível competitivo alto, D´Alessandro vem jogando o futebol dos velhos tempos (pré-Abu Dhabi). Eu gosto do trabalho que Dunga vem fazendo até aqui, mas sei que ainda faltam testes contra adversário mais fortes, o que só deve ocorrer com o início do Brasileiro, até lá nos resta esperar e acompanhar.


VLOG

Conversei com o Louis sobre a possibilidade de fazermos um VLOG do Blog Vermelho, falando das coisas do INTER. Após algumas conversas ficou combinado que farei esses vídeos sempre aos domingos a noite, falando do clube, das obras do time, enfim, um vídeo falando de INTER.

Não tem muito roteiro, é mais para suprir os poucos vídeos deste ano, uma vez que o INTER não esta jogando no BEIRA-RIO. Estou aberto a sugestões de pauta, de idéias para o vídeo e espero que vocês gostem.

André Flores
@ojogodointer