segunda-feira, agosto 26, 2013

DIAGNÓSTICO

Dunga precisa olhar melhor os problemas defensivos

Não sei se chegaram a notar, mas estou a alguns dias afastado aqui do BV. Escrevi ainda antes do jogo com o Botafogo (em 15/08) um post sobre a BRIO e nada mais. Não que falte assunto, não que não haja coisas a serem ditas, é que eu não gosto de criticar o INTER e ultimamente tem faltado motivos para elogio.

Fui no jogo contra do galo, fiz umas imagens, cheguei a preparar um vídeo, mas achei melhor não publica-lo, estava  muito irritado no comentário ao final da partida fui contundente, mas não havíamos perdido, achei que poderia estar exagerando e não publiquei.

Na quinta não escrevi pois continuava vendo as coisas erradas, escalação cheia de improvisos, as mesmas desculpas sobre a falta que faz o estádio, a folha de R$ 10 milhões por mês e que não tem laterais, e pelo mesmo motivo do domingo, para não criticar o INTER, achei melhor não escrever, e a noite como já era esperado o INTER goleou o Salgueiro da série C (todos os gols na segunda etapa).

Ontem antes do jogo estava decidido a fazer um vídeo daquela que imaginava seria uma vitória para redimir os problemas, afastar a má-fase, colocar o time novamente no caminho das vitórias, na briga pelo título. Mas o que se viu foi o Walter deitando e rolando no lado direito da defesa, o INTER sofrer uma virada, e depois tentando solucionar um problema que ele mesmo criou.

Ao ouvir a entrevista do Diretor de Futebol Souto de Moura, fiquei impressionado como o INTER erra no diagnóstico. Nessa entrevista em julho ele disse que não precisávamos de zagueiros, e o resultado é que temos a pior defesa do Brasileirão, ontem ele disse que o fato estarmos sem o BEIRA-RIO atrapalha muito e tem sido determinante, falou ainda que o problema do excesso de gols é de todo o conjunto, não apenas de alguns jogadores, entre outras coisas equivocadas, mas pegarei essas três como exemplo.

Se o problema fosse de todo o sistema defensivo não tomaríamos a imensa maioria dos gols com jogadas pelo setor da direita da defesa, é ali que esta vazando (ontem os 3 gols passaram pelo lado direito da defesa). Falta zagueiros de qualidade no elenco e a titularidade do Ronaldo Alves é a prova mais cabal disso, pois tem protagonizado jogo após jogo erros bisonhos dignos de jogador de várzea.

Poderia falar do Gabriel "chinelinho", da estranha bolada que Muriel levou e já o tirou do time por 2 jogos, do erro de avaliação com Rafael Moura, e muitas outras coisas, todos nós estamos cansados de saber, mas esses exemplos já bastam para mostrar o quanto erramos no diagnóstico dos problemas.

Outra desculpa que não aguento mais é que o fato de não estarmos jogando no BEIRA-RIO tem sido decisivo para os fracassos no Brasileirão, o BEIRA-RIO é importante, seria muito melhor se pudéssemos jogar em casa, mas nossos problemas são muito maiores do que isso. Botafogo (interditado) e Atlético-PR (obras para Copa) também estão sem seus estádios e mesmo assim estão no G4, isso com menos dinheiro, menos sócios e menos estrutura que o INTER.

Quinta-feira teremos uma classificação fácil contra o Salgueiro, mas é preciso voltar a vencer no Brasileirão, isso é urgente, e para isso acontecer é preciso saber o que vem dando errado, mas pelo que tenho ouvido nas entrevista o nosso maior problema tem sido o erro de diagnóstico.


André Flores
@ojogodointer