terça-feira, setembro 24, 2013

Hombridade

Este vai ser um texto longo. Há muita coisa entalada na garganta.

A fase é ruim e o declínio é evidente.

Dos últimos 5 jogos, 3 sendo em casa (Santos, Vitória e Portuguesa) e 2 fora (Criciúma e Bahia), MÍSEROS 4 pontos e uma distância cada vez maior do G4 e do inalcançável líder.

A zaga sempre foi lenta. Esta é uma realidade desde a saída de Moledo, o único defensor veloz do grupo. A reposição não aconteceu. A zaga falha sistematicamente desde o começo do Brasileirão. Este é o axioma número 1.

Os volantes são movediços demais, não guardam posição e não conseguem dar sustentação à zaga e nem cobrir os laterais. O resultado é a superexposição da zaga lenta ao combate direto. A consequência é a 6ª pior defesa do campeonato. Axioma nº 2.

Os laterais são inconfiáveis. Não conseguem defender com consistência e a contribuição ofensiva não compensa as vulnerabilidades que deixam às suas costas. De certa forma, desequilibram o time, sobrecarregando os demais setores. Axioma nº 3.

Não há reposição para D´alessandro, o único jogador criativo e pensante do time. O agravante é que não há alternativa, técnica ou tática para compensar sua ausência. O resultado é a Daledependência. Aliás, o Inter não tem nenhuma alternativa tática, só há o 4-4-2, com alternância de nomes. Axioma nº 4.

Mesmo quando joga com 3 volantes, ou com um dos meias fazendo o vai-e-vem, não há consistência defensiva. Ou sacrifica-se os meias e atacantes fazendo-os recuar em demasia para compensar o desarranjo defensivo ou invariavelmente sofremos gols. Axioma nº 5.

Há uma série de jogadores lentos, que quando escalados em conjunto, tornam o time burocrático e previsível; não há movimentação nem contra-ataque em velocidade. O resultado é a dificuldade OBSCENA em se impor e propor jogo, seja contra equipes pequenas, grandes, médias ou os Náuticos da vida. Axioma nº 6.

Um axioma, segundo o Aurélio (a.k.a Pai dos Burros) é uma verdade inquestionável.

Estes problemas se manifestam há pelo menos umas 20 rodadas.

Sem promover uma caça as bruxas, a culpa deve ser compartilhada.

Um pequeno adendo, não faço parte de nenhum grupo, nem tenho interesses escusos ou segundas intenções políticas. Meu único e manifesto interesse é o bem do Inter.

Voltando as culpas, a maior parcela, na minha opinião, é da direção. Direção que reforma o plantel com o campeonato em andamento, que não dá recursos técnicos ao treinador (as alternativas do meio para trás são incompatíveis com a grandeza do clube) e que parece viver num mundo paralelo de resignação.

Em anos recentes, o G4 era uma tristeza, porque significava mais um ano de jejum nacional. Recentemente, estar vivo na briga por UMA VAGA parece motivo de alegria, de objetivo conquistado.

 Essa pequena mudança de mentalidade atesta o quanto estamos nos acostumando com a mediocridade e nos apequenando em relação a nós mesmos.

O próximo passo será se conformar com a vaga para a Sulamericana. Depois fazer figuração nas competições. E por fim saudar a manutenção na Série A. E uma vez que esse caminho seja trilhado, a mudança de rumos é de difícil execução.

Ainda da parcela de culpa, eu não acho o trabalho do Dunga horrível, longe disso, assim como acho que sua demissão é apenas um atestado da incompetência administrativa e da repetição de problemas recorrentes, alheios a este ou aquele treinador.

Dito isto, obviamente o treinador tem sua parcela de culpa. E esta parcela tem se tornado cada vez maior.

Porra Dunga, admiro você. Gosto de seu jeito sincero. E gosto pra cara*** de seu jeito sem meias-palavras. Mas até mesmo você está começando a me irritar com sua passividade, sua resignação.

O time tá jogando mal, nada funciona e de um tempo pra cá tu fica estático na beira do gramado, conformado com o sangue de barata de alguns jogadores? Têm que chutar a porta do vestiário. Colocar o dedo na cara. Tirar o time dessa morosidade. Foi pra isso que você foi contratado.

Não estou pedindo para você ser traíra, expor os jogadores ou coloca-los contra a torcida. Só que é preciso faca nos dentes, olho-de-tigre, sangue quente correndo nas veias.

Nada poderia ser mais sintomático do que ver o time perdendo para mais um time da zona de rebaixamento, em casa, e sua resignação a beira do campo. Sua impotência, sua passividade. Você, um caro sanguíneo!!!!. Quando isto acontece, cada torcedor colorado desalenta.

E é claro, vamos ser sinceros. Renato Portaluppi é um PÉSSIMO treinador. Só que até mesmo uma nulidade tática como ele consegue dar consistência defensiva à sua equipe. E o cara só chegou no segundo semestre.

Podem odiar, reclamar, vociferar, enfim… Mas a verdade é que a equipe que tem Bressan, Pará, Gabriel, Saimon, Dida e Ramiro é uma equipe defensivamente segura. É difícil marcar gol nos caras. E quando eles fazem um golzinho, (de xiripa ou ajudado por uma expulsão inexistente, uma falta inventada, etc…) invariavelmente vencem.

E ai Dunga, fica ainda mais nítido como seu trabalho deixa a desejar. Há mais de 20 rodadas você não consegue resolver o problema defensivo e não há alternativas táticas. Somos uma equipe de uma nota só, e com os mesmos problemas de sempre. Não há evolução. Nem perspectivas.

Consequentemente, se não há evolução a 23 rodadas e os problemas persistem, não vai ser da noite pro dia que tudo vai se resolver.

Ai temos mais um axioma: o Atlético-Pr é favorito na Copa do Brasil.

A que ponto chegamos. Mais um atestado do apequenamento do clube. 

Note que, com todos estes problemas, estamos a 6 jogos de um título nacional. E se o título do Zveitão é impossível, o G4 ainda está ao alcance. Isto só exacerba o sentimento de decepção. 

Por fim, o que resta neste momento é torcer para que ainda reste um pouco de caráter, de hombridade neste grupo.

Talvez falte atitude. Talvez o jeito moroso de nosso presidente contaminou o vestiário de maneira irreversível.

Nada disso importa.

Quando a bola rolar quinta-feira, é o momento da indignação. E talvez da superação.

A certeza que fica é que se não houver uma mudança drástica de rumos, 2014 pode começar a ser planejado com bastante antecedência.

Pessoalmente só espero um rompimento com essa passividade e resignação.

Aceito a derrota, mas que ela venha de cabeça erguida e lama e sangue no fardamento dos atletas.

Esta na hora de separar os homens dos ratos.

Esta na hora de dar a cara a bater. 

@Davi_Inter_BV