terça-feira, outubro 22, 2013

All-in

Um dos clubes do G4 ganha a Copa do Brasil e a Sulamericana não é ganha por um dos brasileiros (basicamente São Paulo).

Nesta situação, abre-se vaga para a competição continental para o 5º colocado do Brasileirão, atualmente o Goiás. Hoje estamos distantes 4 pontos, que deveriam ser recuperados em 8 rodadas.

Caso a condição acima não ocorra, a distância para o 4º colocado hoje é de 8 pontos, ou exemplificando, é necessário tirar 1 ponto por rodada, o que na prática significa um aproveitamento próximo a 90% nas rodadas faltantes.

Basicamente, vaga na Libertadores, pelo campeonato de pontos corridos só com reza braba, mandinga e macumba. E muita, muita sorte.

Resta a Copa do Brasil. 

Se os deuses do futebol ignorarem fatores como estabilidade, velocidade, conjunto e momento técnico, e acabarem privilegiando peso de camisa e qualidade individual, talvez seja possível acreditar na classificação à semifinal da Copa.

De qualquer forma, não é exagero dizer que o Inter joga suas últimas fichas em aspirar um título neste ano.



Colocando de maneira simples, o Inter decide quarta se o pulso ainda pulsa, ou se vamos encerrar o exercício corrente fazendo figuração no restante da temporada.

Um êxito quarta-feira passa obrigatoriamente por não tomar gols bobos, fundamentalmente no começo do primeiro ou segundo tempo.

E passa, obviamente, em marcar ao menos um gol, haja visto que o 0 a 0 favorece a equipe paranaense.

A escalação do Grenal me parece a mais apropriada de momento. Como alternativas para o 2º tempo temos Scocco, Caio e Forlán.

Em momentos de desespero, uma outra alternativa é o ingresso de Alex para a 2ª posição do meio, de forma a começar e qualificar a articulação, isso considerando estarmos em desvantagem e contra um adversário que não vai se expor desnecessariamente.

É necessário atenção redobrada ao ótimo atacante Marcelo, atacante forte, veloz e de grande qualidade técnica.

E obviamente, não fazer faltas desnecessárias próximas a área, já que nosso goleiro Muriel recorrentemente sofre da síndrome de braço curto mau posicionamento.

De qualquer forma, é difícil ficar otimista, ou ao menos criar muitas expectativas, até mesmo como uma forma de autopreservação, pois o time vem decepcionando constantemente este ano.

Agora é torcer para um jogo de exceção e de atenção redobrada, e caso os bons ventos não soprem, fazer a nossa parte no brasileiro somando o maior nº de pontos possível, esperando por um milagre e a vaga cair no nosso colo.

Independente disso tudo, é acelerar o planejamento e a reformulação para 2014, que não pode mais ser adiada. 

@Davi_Inter_BV