quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Quem?

Estou numa fase de minha vida que não vejo sentido de ficar guardando, colecionando coisas que não tem uso. Talvez seja por minha experiência nesse ultimo ano de ir a alguns Estate Sales. Estate Sales são aqui nos EUA quando uma pessoa abre sua casa pra vender toda suas bugigandas. 90% das vezes não é a pessoa que tá vendendo, mas sim a familia da pessoa....que deve ter morrido. Tu entra na casa do cara com dezenas de outras pessoas e é aquela correria pela casa...todo mundo vasculhando tudo pra achar algo que se interessa em comprar...dependendo da pessoa pode ser discos, radios, pratos, quadros, roupas, relogios etc etc etc... Há dezenas desses Estates Sales por aqui toda semana. (Podem ver aqui com fotos os Estate Sales essa semana na minha região e as coisas que são vendidas dentro dessas casas)

Numa casa que fui dava pra ver que o dono era mais velho ... deve ter morrido... não perguntei. Seus discos era na maioria dos anos 50 e 60...tudo super organizado. Fita cassestes gravados com suas musicas e tudo anotadinho e organizado. Só que agora varios estranhos estavam ali vasculhando tudo...decadas comprando, guardando, organizando...e no fim acaba assim. Num Free-for-all (BV girias em Inglês # 888). Mesmo antes disso eu já tava começando a vender coisas minhas que não tem uso que estavam guardados em caixas, coletando poeira...essa experiência nos Estates Sales só me encentivou mais. Fiz uma sala de musica aqui em casa (na minha Garagem) exatamente pra por em uso coisas relacionadas a Musica que não estavam sendo usados. Assim tudo relacionado a musica se salvou pois estão em uso.

E ai penso nas coisas do Inter que tenho. O que vou eventualmente um dia fazer com aquilo tudo? Jornais lá do Japão do dia depois da conquista. Revistas, Capas da ZH, chaveiros etc etc etc .Na sala de musica tinha pensado em fazer sala de Inter. Mas pra quem? Se fosse no Brasil ainda seria legal, mas aqui a maioria dos meus amigos não iriam entender o porque! E quase nenhum colorado iria conhecer. Descartei a ideia. Mas uma coisa que uso diariamente são minhas camisas do Inter...toda vez que vou na academia uso uma camisa do Inter. Tenho umas 30, mas normalmente uso uma das mais recentes ou reebok ou Nike...as vezes um Topper. Mas as mais antigas já não me agradam tanto no tecido ou design e dificilmente são usadas. Mesmo assim as camisas estão salvas...não vou a lugar algum.

Escrevo tudo isso só pra contar que hoje fui na academia com minha camisa do Mundial 2010. Depois da academia fui numa 'Rede de Lanches' (vou dar uma de RGT/RBS e não fazer propaganda gratuita! hahah) e lá o caixa olhou de perto minha camisa e perguntou com um sotaque em Inglês "Que time é esse?" Expliquei, é Inter, do Brasil. "Qual? Como é o nome?" Eu repeti...Sport Club Internacional....Campeão do Mundo 2010....quer dizer 2006...ganhamos do Barcelona no Japão....."Ahhh é mesmo?! Nunca ouvi falar desse time...conheço o Flamengo...e Santos do Robinho...mas não sei muito do futebol Brasileiro". Perguntei de onde ele era: "Bulgaria". Aí ele continuou..."conheço tambem o Atletico Mineiro do Ronaldinho!". Ah sim falei...o Atletico é um clube que não tinha ganho nada desde 1971 e agora é campeão da libertadores. Falei que fomos Campeão da Libertadores 2006 e 2010...no mundial de 2010 não nos demos bem. Ele lembrava que o Barça foi campeão da Champions em 2006....e nossa conquista sobre o Barça se não novidade pra ele já tinha sido esquecido há muito tempo. Perguntei se ele conhecia Dunga? "Sim". Perguntei Taffarel? "Sim". Falcão o original? "SIM!". Renato Portaluppi? "Who???" Pois é falei, todos esses sairam do meu INTER...menos esse Portaluppi que é do nosso vizinho, maior idolo deles.

Qual a moral disso tudo? A moral é que o jeito que os clubes do futebol Brasileiro são tratado e organizados pela CBF os clubes vão quase sempre ser desconhecidos pelo mundo. A seleção é famosa...os clubes não. A unica maneira de se manter na boca do povo mundial é no MINIMO participar todo ano da Libertadores e ganha-lo de vez em quando para ir ao Mundial. Até mesmo a derrota contra o Mazembe foi melhor do que não ter ido. Ao menos aparecemos. Desde 2006 tenhamos feito isso...mas ultimamente dá pra ver a coisa desandando um pouco. O povo tem memoria curta. Temos que chegar lá novamente. Não basta ganhar Gauchão ou terminar em decimo no Brasileirão. Temos que conquistar titulos Nacionais e Internacionais com regularidade. Dá uma tristeza quando uma pessoa que conheçe futebol, te diz que ele nunca ouviu falar no SEU CLUBE! Clube por sinal que não faz tanto tempo foi campeão mundial!

Nesse 2014 não podemos vacilar. Temos que conquistar uma vaga na Libertadores 2015...de preferência com o titulo Nacional mas até sem o titulo já é um enorme passo pra frente. O Inter não pode ficar mais um ano fora da Libertadores. Espero que a diretoria coloque isso na cabeça dos jogadores....e espero que o time que a diretoria tem montado é o suficiente pra chegar lá.

PS: Acho que deveria incluir uns 2 times Americanos na Libertadores...iria abrir um novo mercado para os clubes da America do Sul. No sentido de que milhões de Americanos que seguem o futebol iriam conhecer mais de perto nossos times. Se já tem Mexicano...porque não Americano...um mercado cada vez mais potente no futebol. Uma pena a demora, porque os admiradores do futebol nos EUA estão cada vez mais ligados aos times Europeus.