terça-feira, junho 10, 2014

REUNIÃO CD #12



Ontem houve uma reunião do Conselho Delibertativo e na reunião de ontem a pauta era um relato sobre as contas no primeiro quadrimestre e da reforma do estauto. Como já expliquei outras vezes essa é minha opinião parcial sobre o que eu vi e eu considerei importante, não tem a mínima pretensão de ser a ata da reunião, penso que essa é uma forma de prestação de contas do meu mandato.

FERNANDÃO


No início da reunião o Presidente do Conselho Ibsen Pinheiro fez uma bonita homenagem ao nosso Capitão Fernandão e fizemos um minuto de silêncio. Ao final da sessão o Conselheiro Cláudio Brito sugeriu que o conselho concedesse o título Emérito de ETERNO CAPITÃO, o que foi aprovado por unânimidade, muitos assinaram , eu fui a assinatura número 19, o que muito me orgulhou.

AS CONTAS

Antes do debate sobre a reforma do estatuto falamos das contas do nosso COLORADO no primeiro quadrimestre. Lá foi demonstrado que o nosso INTER gastou pouco mais de R$ 49 milhões enquanto a previsão orçamentária era algo como R$ 39 milhões, ou seja gastamos R$ 10 milhões a mais do que o previsto.

A principal justificativa para esse gasto muito acima do esperado é que gastamos algo como R$ 15 milhões com a recisão do Scocco e do Forlan, o que é surpreendente uma vez que na época em que eles sairam se dizia que o INTER receberia.

No caso do Scocco se dizia que o Sunderland pagaria o que pagamos ao Newells, mas pelo visto não foi bem assim e para se livrar do atacante sem adrenalina, além de tudo que já haviamos gastos tivemos de desembolsar mais R$ 9 milhões e R$ 6 milhões pela saída do Forlan, é algo tão inacreditável que espero sinceramente ter entendido errado, mas outros Conselheiros entenderam como eu.

Essa falta de planejamento, contratações sem critérios, tem sido a principal razão das dificuldades finaceiras do INTER, só para que se tenha idéia o INTER planejava um déficit de R$ 251 mil e foi de mais de R$ 8,3 milhões, ou algo como 3200% (ou 32 vezes). Gastando assim com Scocco´s e Forlan´s acaba faltando dinheiro para comprar o Aranguiz.

REFORMA DO ESTATUTO

Passamos a discussão do estatuto, para quem não leu a Comissão de Reforma do Estatuto elaborou esse projeto AQUI, eu achei muito bom, trouxe diversas evoluções, mas ainda podia ser melhorado e por essa razão o movimento que participo (o MAIS INTER) apresentou 11 projetos de emenda ao estatuo.

Ao todo foram 92 emendas (enviadas por movimentos, Conselheiros e Sócios) que foram encaminhadas a Comissão Eleitoral. Até ai tudo bem, mas diferente do que eu imaginava nós Conselheiros não tivemos acesso as emendas, e por essa razão eu e outros Conselheiros pedimos que a sessão fosse remarcada para 15 dias (ou 10 dias) conforme previsto no estatuto e no regimento interno, ainda mais que não havia a maioria absoluta dos Conselheiros presentes.

Após muita discussão a reunião foi mantida por decisão do Presidente Ibsen que não quis submeter a matéria ao plenário e passou ao relatório do Camissão Eleitoral que recebeu todas as emendas. A Comissão sugeriu que o projeto fosse aprovado pelo Conselho como estava, com o acréscimo de um artigo.

Esse artigo designaria o prazo de 1 ano para que o Conselho analisasse todas emendas, e então submetesse as que fossem aprovadas por uma nova Assembléia Geral que trataria dessas emendas. Eu entendia que qualquer deliberação sobre as emendas sem conhece-las era premeaturo e equivocado e neste sentido me manifestei.

Após muita discussão a matéria foi a votação, a maioria dos Conselheiros, inclusive nós do MAIS INTER,   votaram pela aprovação do Projeto (154 sim, 34 não e 1 abstenção). Com isso votamos aprovado passamos a votação do parecer da Comissão Eleitoral, que sugeria a emenda do estatuto para que as mesmas fossem analisadas no prazo de um ano.

Eu votei contra pois entendia que os Conselheiros deveriam ter acesso antes de se manifestar sobre as emendas, mas fui vencido e a maioria dos Conselheiros votou por aprovar a recomendação da Comissão, e com isso o Projeto de Reforma vai como está para a Assembléia Geral e as emendas ficarão para o ano que vem, as principais mudanças foram:

> Alteração da cláusula de barreira na eleição Presidencial, agora pra um presidente ser eleito no primeiro turno o candidato terá de fazer mais de 85% dos votos dos presentes, na prática significa que teremos segundo turno e o sócio vai decidir

> Todos os sócios do Parque Gigante tem direito a voto (antes era somente os que se associaram antes de 92) e com isso valorizando não só o sócio do Parque mas o Parque Gigante em sí.

> Fim da vedação de que dirigente receba salário, desde que previsto no Regulamento Geral do Clube. Essa é uma matéria polêmica e eu sou particularmente contra pois ser dirigente deve ser vocação e não profissão.

> Regularização de fontes de receita

> Diminuição do número de Vice-Presidências

> Delimitação e prazo para elaboração de um Regulamento Geral do Clube

Principaos pontos que eu propus emendas:

> Fim da Cláusula de Barreira nas eleições do Conselho Deliberativo

> Fim dos Conselheiros Bionicos

>  Que haja anualmente uma Reunião do CD para falar de futebol

> Que seja garantida a transparência da gestão e que os contratos com Cláusula de Confidencialidade tenham que passar pelo CD.

Esse é um pequeno resumo (que ficou enorme) da reunião do Conselho, na quinta eu volto ao tema, detalhando alguns pontos.

André Flores
@ojogodointer