sábado, março 21, 2015

Dois textos num post só: brain fuck!

Imitando o Cristian durante a semana, faço também dois textos hoje, só que no mesmo post. Escolham o que querem ler.
  • O primeiro, prá seguir a regra do BV, é sobre o Inter. Escrevi ontem, pois gostei de um comentário que fiz, e o reuso como texto. Não ia falar nada sobre o Inter - tem bem pouco prá falar - mas o assunto treinador prá mim, não dá prá passar em branco.
  • O segundo texto, vem do sábado passado, quando eu estava sem inspiração nenhuma. O time reserva jogava no domingo, a derrotinha pro Emelec viria apenas 4 dias depois, e não tinha nada de novo ou interessante prá comentar. Ainda assim, dei uma olhada nos comentários, e pesquei um ou dois assuntos prá repercutir. No fim do texto, entretanto, coloquei dois videos de um evento que aconteceu aqui na cidade onde moro no Canadá. Alguns comentaristas ficaram interessados não só no evento, como na cidade, no que se faz aqui, clima, etc. Sugeriram d'eu fazer um post falando sobre isso, e é isso que vou tentar aqui.
2 in 1
--------------------

Primeiro texto:

Um colorado que eu respeito muito um dia me disse que o Inter tem uma meia duzia de donos.
Não se peida no Beira-Rio sem a permissão e a devida comissão destes donos.

Achar que Aguirre, Abel, Mano, Guardiola ou Ferguson teriam liberdade de escalar quem eles quisessem é ingenuidade mesmo.

O treinador atual (no Inter alguém apenas "está" treinador) pode não ser o melhor disponível, pode não ter achado time e esquema até agora, mas mostra, apesar de também não ser trouxa em desobedecer, uma "falta de teimosia" que anteriores não tinham.

Não se abstém de utilizar e testar jogadores novos, da casa; muda o esquema frequentemente em busca de ajustes; e dá a cara a tapa. Não simplesmente diz que toda naba é um menino espetacular...

Fosse um outro qualquer estaria jogando com o mesmo time desde janeiro só pra provar seu ponto, não dar o braço a torcer e reconhecer que ainda não acertou.

O time está ruim. Falta jogador em várias posiçōes, mas pelo menos, pelo menos, temos um treinador que, apesar das mãos amarradas, ainda não desistiu de fazer o time funcionar com o que pode e tem em mãos.

Se os donos do Inter falharem em sua constante missão de auto-boicotar o clube para seu próprio proveito, acho que Aguirre pode sim encontrar um time um pouco mais estável. Não digo um time campeão, mas um time que pode vir a ser alguma coisa um dia desses.

Pensem nisso.

--------------------

Segundo texto:

Bom, daonde vem o Colorado no Canadá?


Moro em Edmonton, província (aqui não se chamam estados) de Alberta. Olha aí:

Edmonton fica a 1.5hr de vôo de Vancouver, ou 13hs de carro.
Fica a 3.5hr de vôo de Toronto, ou alguns dias na estrada!

O Edmontão, para os íntimos!

Fica no lado oeste do país (se fala inglês aqui - francês, só em Quebec), e estou a 400km das Montanhas Rochosas. As distâncias aqui são muito longas, então prá nós, dirigir 400km (ou mais) é que nem ir prá praia no RS. Costumamos fazer ski trips até de bate-e-volta no mesmo dia prás montanhas. Logo, um finde nas montanhas acontece todo ano. E é muito legal!

Mazá!

A província de Alberta vive do petróleo, na forma de "oil sands" - petróleo que está misturado com o solo, quase que disponível na superfície.

Oil sands = $$$

Por isso, a mais de 10 anos, é a província que mais cresce (o Boom de Alberta) e que mais atrai mão de obra extrangeira.

Cheguei com minha esposa, quatro malas e uns trocados em 2006, durante a Libertadores. Daqui eu vi pela Internet a final, e pela FoxCanada o jogo contra o Barcelona (as 3 da manhã, nevando!).

De lá prá cá, ver o Inter até não é tão difícil. Acho que a Liber de 2011 foi inclusive televisionada - sim, vi o papelão contra o Peñarol pela TV...

Voltando a vida aqui... muita gente pergunta do clima. É fácil associar o Canadá com neve e frio. E é verdade. Só que não é só isso. Os dias de inverno são muito ensolarados. É comum tu olhar prá fora, ver um baita sol, céu azul, e no termômetro marcar -30C. Ou menos. Meu record aqui foi -37C.

Eu costumo explicar prás pessoas que depois de -18C, o frio é igual. A diferença é o tempo de exposição que tu aguenta com pele de fora.

Neva mais na costa leste, pois aqui, por causa das montanhas, o clima é muito seco, mas porque é muito frio, é fácil da neve acumular. Dá prá passar o inverno inteiro sem enxergar a grama do pátio. E a neve acumulada (que tu tem que tirar da frente da tua calçada, pq se alguém cai, se machuca, tu é processado) pode chegar a metros de altura, pois derrete pouquíssimas vezes...

...o que também acontece. Pelo menos uma vez no inverno, as temperaturas sobem prá positivo. A ironia é que quem não gosta de frio, acaba com o tempo detestando isso, pois isso faz com que a neve derreta, vire gelo durante a noite (quando cai prá negativo) e no outro dia, tudo vira uma pista de gelo. Fora a sujeira. Dirigir assim é um perigo. Por isso, eu prefiro sempre que fique entre -5 e -15C.

E aí? Dá prá fazer alguma coisa?

Claro! Churrasqueio com -20C e não to nem aí! Além disso, tem vários esportes. Ainda mais se o cara não dá bola pro frio.

Esportes de inverno tem um monte. Até eu vir prá cá, nunca tinha prestado atenção nas Olimpíadas de Inverno. E depois, acabei achando até mais legal que as de verão. Gosto muito de esquiar, não me arrisco com patins (quebrar um pulso é muito fácil prá quem não sabe), e snowboard é coisa prá adolescente. Fora isso, tem outros esportes que se pratica com facilidade, e muita, mas muita opção indoor, como futebol, boliche, piscinas, cassino, golf, pubs...!.

Logo, se o cara não se importa muito com o frio na rua (basta se vestir adequadamente), dá prá fazer bastante coisa até que venham as temperaturas mais amenas, de maio a setembro.

Eu brinco que o Canadá é apenas uma colônia dos EUA em relação a esportes profissionais. O Hockey é a paixão nacional, só que na NHL, existem apenas 7 equipes do Canadá, as outras são todas de cidades americanas. Por isso, a última vez que um time canadense ganhou a Stanley Cup, foi em 1993, com o Montreal Canadians!! Ironia, pois a maioria dos jogadores nos EUA, são canadenses!

'tis but a scratch

Além do hockey, eles vêem muito baseball, e o futebol americano (que eles chamam de Canadian Football, pois as regras são um pouquinho diferentes). Assistem um pouco de F1, até pq tem a corrida em Montreal, Indy - que tinha corrida inclusive em Edmonton - e Nascar (que eu acho a coisa mais chata do mundo, mas muitos aqui acham o máximo ver carros grandes se espremerem em uma pista oval por trocentas voltas....).

E o futebol de verdade? Bom, aí, até pelo fato de que os campos ficam cobertos de neve (ou gelo molhado) de outubro a abril, não ajuda a popularização.

Além disso, novamente pela influência americana, tem muita implicância com o "soccer".

Entretanto, como se trata de um país de imigrantes, as comunidades estrangeiras, obviamente, tem no futebol a grande paixão.

Não sei se apenas por isso, mas também pelo fato de ser parte da cultura americana as crianças jogarem futebol, o esporte é o que tem o maior número de atletas registrados. Supera hockey, prá se ter noção.

Isso só indica que de geração em geração, o futebol vai eventualmente se tornar o esporte principal do país. Questão de tempo. Vejam o video abaixo:


E esse, sobre os EUA:



Vou ficando por aqui. Se o pessoal se interessar mais, me digam sobre o que escrever na próxima semana.