sábado, março 29, 2008

27 Estatuto do Corneta Vermelho


Grito da Social
Escrito por Nelson
Cornetas virtualmente reunidos no feriado de Páscoa de todos os cantos do Planeta Vermelho, em protesto contra o fanatismo e a perseguição histérica das beatas, resolveram criar um Estatuto do Corneta Vermelho (ECV) o qual segue abaixo:
O Ministério dos Esportes adverte:
Se você não conseguir entender algum termo técnico / jargão futebolístico, mande email para o BV- Seção Corneta que estaremos esclarecendo:

O Corneteiro SEMPRE GOSTA de:
1) Vencer e jogar bem.
2) Futebol competitivo, inteligente, objetivo e bem jogado.
3) Jogador inteligente, de preferência multifuncional.
4) Meio-campo combativo, veloz e com técnica e em maior número do que o adversário.
5) Marcação adiantada no campo do adversário;
6) Excesso de jogadores só no meio-campo.
7 ) Goleiro frio.
8) Jogadas de linha de fundo.
9) Equilíbrio entre ataque e defesa, ritmo variável durante a partida, quem dita o ritmo e faz o adversário correr ganha (Isto vale para qualquer esporte) !.
10) Posse e toque de bola. Chutão só para defender, não para atacar.
11) Time compactado e solidário.
12) Diante da necessidade do time se defender tira-se um atacante e coloca-se um meio-campo.
13 ) Um bom jogador de meio-campo ou ataque ao invés de um bom defensor, os melhores jogadores do time tem que ser da criação ou conclusão!
14) Hierarquia técnica, não etária, baseada no passado ou gratidão, simpatia, adoração, etc!
15) Líderes que pensam no grupo e não em si próprio !
O Corneteiro NUNCA GOSTA de:
1) Pequenas panelas, a panela tem que incluir todos os jogadores do grupo.
2) Declarações emocionais, intempestivas ou fora da realidade. Desejos íntimos não interessam ao time / torcida / imprensa.
3) Jogador que joga só para a torcida, jogador tem que jogar com a bola, não com palavras.
4) Jogador que só aparece nos bons momentos e não assume sua função em campo!
5 ) Jogador acomodado, brucutu, pipoqueiro.
6) Jogador que só aparece na bola parada.
7) Declarações apaixonadas sobre jogador / clube ou torcida, profissional deve ser profissional, torcedor é passional !
8) Invenções táticas, improvisações de jogadores, escalações para acomodar jogadores.
9) Jogar com 03 zagueiros ou 03 meio-campos ou 03 atacantes - 3.5.2 ou4.3.3

Pré-requisito para ser corneta:
São necessários ter visto um mínimo de 50 jogos ao vivo do Inter e uns 300 jogos de futebol no total, dar suas opiniões antes de ver/ escutar/ ler comentários / entrevistas / opiniões da imprensa/ jogadores / treinadores. Preferencialmente antecipar opiniões antes dos eventos começarem.
Comentar a final contra o Barça, após ver o Filme no cinema é passível de exclusão sumária !

Eu pessoalmente neste fim-de-semana, vou morrer de inveja, não poderei ir ao Futibas – BV, nem ver / ouvir o jogo do Inter no domingo, mas antecipo e não tenho medo de comentar:
1) No BV vai ser uma pelada braba
2) Quero ver o Alemão Milano subindo confiante pela esquerda sem minha eficiente cobertura, ah e o goleiro não vai ser o Col_US.
3) Gonça é tua chance de mostrar o (pouco) futebol que tens ainda....eheheh
4) A carne....sei não, agora que temos um Doutor nos Espetos, sou mais o Eber-Guina do que o Ourique Alex....
No mais Vamos Inter ! Mesmo com os ´amigos` ...


27 Comentários:

Gonçalves disse...

hehehe...puxa cêis vão fazê falta lá hoje...olha o Alemão tá parecendo o Alex em meio à essa semana que passou ta se fazendo pra ir jogar...até acupuntura andou fazendo...mas pelo menos teremos a presença do Louco mais gente fina aqui do blog...o Capitão Dadinho...valha-me Deus de alguém sair inteiro por lá hoje hehehe...no mais sempre há espaço para a corneta...algumas coisas se compactua, outras se releva e algumas não se concorda, mas este é o objetivo do futebol mesmo...e vâmo le que vâmo!!!

Cleber_Tapes/RS disse...

po galera, esse eu ainda não poderei ir
tenho meus compromissos esse fim de semana aki

mas fico na torcida pelo bom futebol do BV...hehehe
e também o bom churrasco :)

em Nelson se um time for tudo que um corneteiro quer
ganharia de tudo e de todos
não existe time assim nunca existiu e nem vai existir....hehehe

cjr-sp disse...

TÁ LANÇADO O ESTATUTO. ASSIM TODO NOVATO QUE ENTRAR DE VEZ EM QUANDO NO BV ENTENDERÁ A NOSSA POSIÇAO E NAO PRECISAREMOS EXPLICAR TUDO DE NOVO PARA ALGUM NOVO BEATO/A.

ESSE É O OBJETIVO. E PERCEBAM QUE SOMOS PESSOAS DE CONVICÇOES. NAO TEM JEITO.

É ISSO.

SDS E UM GRANDE FIM DE SEMANA A TODOS E AMANHA NOS VEMOS NA HORA DO JOGO.

Daniel D disse...

e o time ganhar titulos jogando mal ? pode ?

col disse...

Cleber,

Alguns times da Inglaterra, na minha opiniao, preenchem muitos requisitos do estatuto. Alias, Manchester, Chelsea e Liverpool estao na fase final da Copa dos Campeoes...vamos ver no q dah.

Pra quem assite a premier league...vc's jah imaginaram o Alex jogando lah??? hahaha De repente se rolar uma selecao ele acaba por lah, mas aih talvez na terceira divisao.

Schroder-EUA disse...

corneta tem perfil de militar linha dura hehehe

Cleber_Tapes/RS disse...

amigo col...

eu olho quase todos os jogos da europa...
realmente é um jogo muito bonito de se ver
mas com toda certeza te garanto
é um futebol aberto e sem marcação se um time marcar eles pra valer o futebol deles desaparece.

e como dizem:
é mais fácil destruir que construir

vide jogos de sul americanos contra eles, nós ganhamos mais de 90% das partidas

tirando o boca que tomo uma tunda do milan, na minha opinião porque tentou jogar o mesmo estilo aberto
ai eles dominam com certeza.

no mais se jogarmos nosso futebol de marcação ganhamos deles quase sempre

Inter x Barcelona
Inter x Inter de Milão
São paulo x Liverpool

e muitos outros que não lembro

tipo assim existem 4 times campeões mundiais

Corintia
São Paulo
Inter
Milan

ta 3 a 1 pra nós

só tem a almentar isso

mas como falei gosto bastante do futebol aberto e sem marcação deles
é bonito de se ver

e quanto ao Alex

foi dito aki que ele só joga sem marcação então lá na europa ele ia se dar com certeza.....hehehe

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Finalmente Cleber, uma frase consistente...ehehe é mais fácil destruir do que construir.

É o que queremos no Inter, menos zagueiros (= menos brucutus) e mais meios-campos e atacantes (laterais que saibam apoiar também são benvindos)

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Louis:

Pelo menos em relação à política o Trio é democrata, mas no futebol é linha dura mesmo !

Prá não dizer que não elogiei...bateu o resfriado lá no BR e o Dodói escapou...tudo com ele amanhã !

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ao Daniel D:

Jogar mal e ganhar títulos pode, mas nunca acontece !

Ex: Brasil na Copa da Alemanha
Gremio na LA2007

Pode-se jogar mal um ou 02 jogos, mas uma campanha jogando mal não se ganha títulos a não ser que a parceria seja muito inferior técnicamente !

Daniel D disse...

tem razon, vou reformular minha pergunta.

e se jogar do jeito que o abel quer, e ganhar titulos, pode ?

Daniel D disse...

ah, outra coisa, estou louco pra fazer uma pesquisa do comportamento do consumidor corneteiro.

Este post foi excelente para caracterizar o perfil do corneta. O bucha eh que não eh qualquer pessoa que se diz corneta. Ele soh quer o melhor pro time, e nao se acha corneta.

Ah, me responde uma pergunta, voces cornetas costumam consumir produtos do inter ? (Do tipo camisetas, chaveiros, material esportivo diverso, dvds )

col disse...

Sim Daniel, tenho os 2 Dvd's, chaveiro, camisa, bandeira e os escambau...

Cleber, eh uma meia verdade o que tu escreveu sobre o futebol ingles. Os caras jogam pra frente sim. Mas a marcacao sempre comeca em cima do zagueiro e centromedio adversario. E os grandes times tem excelentes jogadores (Lampard, Gehard, Cole,Dogbra,Ronaldo, Ballack etc)...aih nao tem como retrancar. E os zagueiros e laterias sao craques com a bola nos pes.

Usar o retrospecto em Toquio eh meio controverso, eu acho. A America do Sul tem meritos, mas se o Inter jogasse 10 jogos contra o Barca....nao sei nao. Tu acha q o Inter ganharia 6 partidas? Eu acho complicado... O mesmo vale para Sao Paulo x Milan, Liverpool. Ainda bem q eh um jogo soh e que levamos o caneco.

col disse...

Daniel,

O corneta nao torce contra, apenas nao acredita q essa "ideologia" atual possa produzir titulos. Vide o caso Iarley/Adriano...o WM e Orozco na zaga etc.

Por enquanto estao jogando contra bebados, quero ver quando o Palmeiras aparecer na frente do Inter daqui a duas rodadas na CBRasil. Vou torcer e ficar irrado se perder, mas nao tenho muitas esperancas. Alias, Palmeiras patrolando todos no Paulista, inclusive os bambis...Luxa etc.

col disse...

Nelson, tu jah leu o artigo sobre a bergamota mecanica na Placar???

Os caras destacam a versatilidade dos jogadores..."Alex joga como atacante, meia e ateh volante"... e a na explicacao grafica eles ressaltam o Indio indo para a linha de fundo....piada!

Ricardo disse...

Acho triste que o termo corneta seja tao exaltado como acontece aqui no BV.

Corneta pra mim significa o eterno insatisfeito, aquele q jamais reconhece os meritos do time e que prefere perder a ver que suas ideias estao erradas.

Alias, nunca tinha visto alguem ficar orgulhoso de ser chamado de corneta.

Sei que o post tem uma boa pitada de humor, mas estabelecer um Estatuto do Corneta é, na minha opiniao, um deserviço ao clube.

Mas tudo bem, quem sabe na proxima vida eu consiga entender certas coisas que minhas limitaçoes atuais nao permitem.

Abraço a todos,

Ricardo.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Vi COL_US, o repórter uso de muita criação para demonstrar o esquema colorado, o mais incrível é que ele ELOGIA, e os envolvidos AUTOELOGIAM-SE, inclusive o F9 (para minha decepção), pois é sabido que ele não vem jogando um ´ovo` por causa deste esquema.

Isto dá um post extra com 432 comentários (90% contra os corneta´s, é claro)

Faltou lembrar que bergamota com Vinho de Cacias dá diarréia ! Faltou dizer que o Inter tem jogado contra ninguèm e que o Inter só é ataque do tipo vamoxxx prá dentro delexxxx !

A reportagem teve a intenção de elogiar, mas prá mim, foi uma furada deste repórter (beata?)!

Ricardo disse...

Quando a corneta vira flauta: "Faltou lembrar que bergamota com Vinho de Cacias dá diarréia" (citando o post anterior do Nelson)

Cuidado amigo Nelson, o limite entre a corneta e a flauta eh muito tenue.

Abraço,

Ricardo.

col disse...

Nao vi flauta, Ricardo.

Eh fato q o Ju quebrou o carrosel do Abelao duas vezes esse ano. E de uma maneira bem simples...a mesma estoria de sempre, nao vou repetir aqui.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Não é flauta, é constatação ! O Parmera também é da zona do Vinho, Ricardo !

Eu não vejo muitas luzes deste esquema ´mirabelante` funcionar contra um time médio !

Ricardo, favor lembrar qual nossa boa atuação neste ano ! Boa atuação, não vitória ! Só pra refrescar, em Dubai ganhamos, mas não jogamos bem, tá certo foi a Inter, um timão, mas foi um jogo só !

Não funcionou nem contra o Brasil-Pel (com 01 a menos) no BR, também não funcionou contra o Zéquinha no BR, muito menos contra a Chapecoense (com 01 a menos e sem 05 titulares), então, estou muito preocupado, mesmo !

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ricardo:

Qual a relação entre o Estatuto e o Inter ? Nenhuma, apenas é uma idéia de como enxergamos futebol, como nosso foco é o Inter, queremos tudo aquilo pro Inter !

As únicas piadas foram sobre os peladeiros do BV, os quais me incluo...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Li agora com calma a Reportagem da Bergamota Mecânica, apesar de criativa, uma imbecilidade total, pois é um esquema prá dentro delexx (só que elexxx não são ninguém), sem jogada de linha de fundo e sem ninguém na área.

Como o F9 diz que agora é mais meia do que atacante e que está funcionando o esquema ? Se há poucos dias aqui disse não ter problema de estar jogando mal ?

Falha nossa ! hein F9? E os porta-vozes Alex e Iarley ´orquestrando` a panela ! É só qualquer timéco de esquina fechar a frente da área e chegar um pouco mais no Iarley e Alex que eles vão ´armar` o jogo lá na defesa e o Guina que f...

Alex disse que é um novo formato de jogar futebol, é sim ! Um formato para ele ficar livre e sacrificar o time !

Ricardo disse...

Nelson,

constatar erros, na minha opiniao, é uma critica construtiva. Fazer piada é flauta. Aquele lance da diarréia tem conotaçao humoristica (tragicomica, é verdade) e, na minha opiniao, é flauta.

Boa atuaçao vai depender do ponto de vista de quem analisa. Eu concordo que em 2008 nao estamos tendo boas atuaçoes, porem considero que contra a Inter tivemos boa atuaçao, por exemplo.

Acho que ja deixei bem claro aqui que sou a favor de trocar o comando da equipe e que estamos correndo o risco de repetir 2007. Porém, nao concordo em promover piadas sobre o time, tampouco se autopromover como corneta. Corneta é o cara cego, o cara chato, aquele q prefere perder a ter que admitir q estava errado. Duvido q vcs prefiram a derrota a ter q dizer q estavam errados.

Sobre o estatuto, considerando que estamos dentro de um blog q fala quase q 100% sobre o Inter, é dificil acreditar q nao tenha relaçao com o Inter. Concordo com muitos pontos do estatuto, principalmente as questoes tecnicas. Porem (sempre tenho os meus porens) acho improdutivo intitular como estatuto da corneta. Eh pejorativo, avacalha a nossa atual situaçao, nao contribui em nada. Pq nao chamar de Estatuto do Torcedor Exigente? Estatuto do Torcedor que ve o jogo?

Nelson, ja falei isso mais de uma vez e acho q nunca vamos chegar a um consenso. Se fossem os cornetas do Beira, nunca um Valdomiro seria o maior vencedor da nossa historia. Se dependesse dos cornetas, nunca um Sobis ia ser titular no Inter.

Abraços,

Ricardo.

cjr-sp disse...

Respondendo melhor ao RICARDO/DANIEL E OUTROS QUE SEMPRE PERGUNTAM SE SOMOS TORCEDORES, SE COMPRAMOS ARTIGOS LIGADOS AO CLUBE, SE SOMOS SÓCIOS, ETC...


Quando começaram a nos chamar de corneta aqui nao BV nao gostamos. Relutamos inclusive...saímos do blog por uns tempos, mas sempre alguns participantes nos chamavam de volta pq sentiam a nossa falta no dia dia...é a realidade. E outra nao gostamos do termo, mas se assim ficou, o que fazer...somos pessoas fortes determinadas e estamos cagando e andando para a terminologia referida a nós. Se faz mal ao Inter...reuna o pessoal do blog...peça ao LOUIS e nos rotulem do jeito que quiserem. Eu prefiro Torcedor exigente ou qq coisa...mas enfim...o povo gosta de nos chamar de corneteiro...entao se querem nos rotular de corneteito, nao iremos fugir do combate das palavras, até pq sabemos conduzi-las bem...somos em 3 e que vem arguindo muito bem com uma multidao diariamente. E tem mais gente aí tb que pensa bem parecido com a gente. Só nao gosta de se chamar corneteiro entao nao assume de vez. Mas na real, o BV tá cheio de pensadores parecidos com a gente. Sao os corneteiros nao asssumidos e que precisam sair do armario...hehehehe. Brincadeirinha aí pessoal....hehehe.


Enfim perguntaram se a gente consome coisas do clube e realmente torcemos para ganhar...

Olha muitos aqui já sabem, talvez essa nova geraçao nao saiba pq de repente nao acompanha o blog a muito tempo. Entao de tempos em tempos a gente se ve na obrigado de responder a essas perguntas que nem gostamos mais de responder...mas muitos insistem em perguntar.

Mas fato é que somos todos sócios do Inter categoria antiga, sendo que o Nelson tem mais jogos de Beira-Rio que toda a diretoria de futebol junta. Compramos muita coisa de produtos licenciados...compro tudo que aparece de DVD do Inter e do LOUIS que tá aí para te confirmar, inclusive livros tb. Até um rifa comprei dois numeros para ajudar nas despesas com o Figueroa em SP, com o Ricardo de SP que pode atestar aí no blog tb sem sequer ter ido ao evento.

Se quer saber mais...tenho 4 cadeiras locadas a 90,00 reais/mes que praticamente sao uma contribuiçao/doaçao mensal minha ao clube pois quase nunca vou ao Beira Rio pois sou extremamente ocupado e moro em SP. Fui bastante em 2006...mas depois do mundial NADA(culpa do Abelao e sua trupe)...enfim, contribui modestamente para o centro de eventos com uma doaçao pequena e tenho comprado tudo o que o Inter mal e porcamente consegue vender na sua loja virtual e até mesma a da estadio...pois por diversas vezes peço a parentes meus irem lá comprar e em enviarem a SP.

Já acompanhei o time no RJ, GOIAS, BH varias vezes, SP obviamente, e até na Argentina pela sulamericana quando perdemos de 4 duas vezes para o Boca. Estive presente nas duas finais da libertadores. Estive presente na decada de 70 em todas as finais e semifinais em todos os estados nas vezes em que fomos campeoes. Estive presente nas campanhas em que o ABEL perdeu para o Bahia em pleno gigante um titulo nacional mais ganho impossível. Foi destruído pelo bobo e charles...hehehe. Estive presente no maracana tb quando da final no ano seguinte pela copa uniao contra o mengao. E vai por aí afora...

Na decada de 90 simplesmente apaguei o futebol de minha cabeça. Acredito que o grande culpado foi o ABELAO. Mas nao deu mesmo pq passei grande parte dela fora do país mesmo. Nao acompanhei nada. Voltei a partir de 2001 a acompanhar devagarito de novo.

Entao eu seria louco ao levar, mulher, filho e pai para o jogo saindo de SP, alias costumo ficar no hotel perto do Beira-Rio, milennium flat, onde o Inter fica, quando vou com o garoto para ele sentir o clima todo da concentraçao. Enfim, concluindo, eu seria louco em gastar um dinheirao para torcer contra o Inter. E se tem uma coisa que nao sou..é LOUCO.

E para completar de vez...a dois anos atras na gestao do SR. ROJAS no depto de MKT...de tantas sugestoes que mandei ao Inter pela ouvidoria...alias muitas delas vejo aí implementadas, fui convidado para um jantar com ele vindo a SP para me conhecer. Entretanto como eu nao poderia participar de forma mais ativa...cancelamos o encontro e ficou de nos falarmos mais para frente.

Obvio que agora na gestao pifero e com tantas críticas que tenho feito as coisas sao diferentes até pq naquela época eu nao frequentava blogs...apenas mandava milhares de sugestoes pela ouvidoria, incluindo todo o detalhamento de variados planos de socios para o Inter atual e futuro e sobre diversas outras coisas sobre o patrimonio, finanças, mkt, gestao profissionalizada, etc.

E sempre falei sobre isso e muitas vezes me veem falar sobre variados assuntos...mas enfim aí alguns ainda ficam brabos quando eu falo sobre variados assuntos. Nao vou ficar aqui a falar o que já fiz na vida e minhas formaçoes...senao vai parecer que quero ficar aparecendo. Mas tem hora que escuto cada bobagem tipo...quem é esse cara para falar disso??? Ou aquela ironia fina...aí vem os genios flando de tudo quanto é assunto. Sabem tudo de tudo. Aí me seguro para nao dar a minha ficha corrida aqui viu. Mas qq hora eu solto ela aqui ate pq é motivo de muito orgulho.

Abraçao a todos.

Ricardo disse...

CJR,

nunca duvidei do fato de vcs serem torcedores. Olha bem meu post, chego a falar q DUVIDO que um de vcs queira q o inter perca para comprovar suas teses.

Porem, assim como vcs, tenho minhas conviccoes: fazer piada sobre uma derrota eh flauta, e fim de papo.

Sobre tua ficha, ou tua formacao, nao acho q uma pessoa precise mostrar credenciais para opinar sobre determinado assunto. Respeito a opiniao de todos. Eu so nao preciso concordar com ela.

Alias, quem precisa mostrar credenciais eh pq esta ficando sem argumentos.

Abraços,

Ricardo.

Samuel Ramos disse...

o que mais me chama a atenção nesse debate beatas vs. cornetas, é que os beatas se preocupam mais com o que os cornetas dizem e afirmam do que com a direção/técnico/jogadores fazem

é uma fiscalização implacável com os cornetas, mas com os que fazem o dia-a-dia de verdade no clube, é uma complacência admirável

veja o abel, por exemplo. fala bobagem quase que o tempo todo (parece o presidente da república), e os beatas nunca cobram coerência. agora, se algum do trio colocar uma vírgula fora do lugar, descem a lenha

aliás, alguns até tentam transferir pros cornetas a culpa pelos insucessos do time, ou, pelo menos, acabam descontando neles quando as coisas vão mal

não deixa de ser engraçado
:D

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

É isso Samuel, parece as entrevistas do Abel sobre futebol, fala da imprensa, do sol, das estrelas, se está deprimido, apaixonado, etc...se fala sobre o jogo, parece ter cochilado, pois nada vê do que aconteceu...

Aqui no BV os comentários dos cornetas são mais ´dissecados` do que as ´estapafúrdias` entrevistas / ações dos dirigentes/ treinador / jogador.

Aqui no BV ninguém aceita que existam panelas no Inter e que a escalação é no carteiraço. Falar nisso é OFENSA GRAVE....

Mas também é sabido que tem muita beata enrustida, louca pra sair do armário e virar corneta, o que podemos fazer, somos autênticos...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]