segunda-feira, outubro 22, 2007

14 NFL FILMS é um espetaculo!

Já faz um bom tempo que deixei de jogar e tambem de assistir (a não ser um jogo aqui ou ali) a NFL, a liga de Football Americana. Aquela com o capacete e os caras que pesam 300 Libras. Mas se tem uma instituição que respeito desse esporte esse é a NFL FILMS. Deixe eu explicar o porque.

Lá por 1960 a NFL nem era bem a NFL ainda. Existia 2 ligas separadas que depois (lá por 1967) se uniram para formar a liga que existe até hoje. Naquela epoca o Football Americano perdia de longe para o Baseball em popularidade. nem se comparava. Baseball era Rei e o resto era o resto. Era mais ou menos digamos Futebol no Brasil comparado com volei.

Por exemplo o primeiro Super Bowl que decide o Campeão da NFL, foi disputado em 1967 e mal conseguiram vender todos os ingressos. Em poucos anos ingressos para essa final virou item de luxo. Hoje então nem se fala, se tu quer ir ao Super Bowl ver a final, so se tu ganhar na loteria os ingressos vendem por centenas de Dollars, até milhares para os melhores ingressos. Até o pior time da liga lota seu estadio todo Domingo. Hoje a NFL é que é Rei aqui. O Baseball continua popular mas vive de sua tradição enquanto a NFL é o esporte predileto de quase toods que gostam de esporte por aqui.

Mas como que essa liga consegiu crescer tanto onde chegaram ao ponto de receber 3.1 BILHÕES de DOLLARS POR ANO das emisoras de TV que transmitem seus jogos....sim mais ou menos 6 BILHÕES de REAIS POR ANO!

Uma das razões foi uma ideia genial de um vendedor de casacos ED SABOL em 1962. Ele adorava filmar jogos e naquele ano ganhou um contrato de 3 Mil dollars pra filmar jogos para a liga (em filme mesmo) e no fim do ano fazer um video dos melhores momentos. Uma ideia simples, separada da cobertura de TV. O Sabol ia aos jogos com uma filmador 16mm epor aí começou a revolução. A qualidade era tão grande do que ele fazia que logo a NFL comprou a compania dele e começou a chama-la de NFL FILMS.

A NFL FILMS mandava no minimo 2 cineastras com filmadoras de 16mm para cada jogo, com um deles filmando tudo em camera lenta (o que é bem diferente do que simplesmente fazer passar depois em camera lenta). Depois esses filmes passavam no cinema e na TV. A qualidade era incrivel e ainda colocavam musica orquestrada feita exclusivamente para combinar com as cenas na tela (eles tem 2 compositores que trabalham so nisso todos os dias) e ainda continha a narração por um cara que tinha uma voz enorme. Os filmes dos jogos ganhavam um tom dramatico alem da bela cinematografia.

O incrivel é que desde 1962 a NFL manda o pessoal da NFL Films para TODOS os jogos do campeonato. Quer dizer eles tem mais de 40 anos de Filmes de todos os jogos ja disputados (nao estou falando em imagens de TV e sim pelicula cinematografica...a qualidade é muito diferente) e centenas de filmes editados especificamente para times, situações, titulos etc... Hoje em dia eles continuam passando seus filmes dias apos cada rodada e eu prefiro 1000 vezes ver os filmes do que ver o jogo em si. Até filmes de 1967 tem a qualidade de como se fosse filmado ontem. Imagina se tivessimos documentos assim do nosso Inter. Todos os jogos do Falcão em Filme 16mm? Aquele golaço dele contra o Galo em filme? O Gol do Figueroa no nosso primeiro titulo...

Procurei no Youtube um clip para colocar aqui mas acho que eles não deixam colocar lá. Mas a NFL mostrou como uma liga pode crescer do quase nada. A MLS a liga de futebol daqui ta tentando copiar o maximo possivel os passaos da NFL. Até o Presidente da MLS é um ex presidente da NFL.

E aí tem a CBF que passou 30 anos mudado o regulamento do campeonato todos os anos sem saber o que fazer. Em 79 quando o Inter foi Campeão Brasileiro teve 94 Times participando e todos os anos eles mudavam tudo. Uma desorganização completa que continuou até poucos anos quando começaram a fazer o campeonato de pontos corridos. Porque demorou tanto? Porque tanta incompetencia? Quem paga por isso são os clubes quase falidos por participar num fracasso onde um publico de 15 a 20 Mil é considerado bom...e onde 30 Mil é um grande publico. Bom ao menos eles parecem ter acertado as coisas nos ultimos anos ao menos em termos de regulamento, mas as mancadas continuam e continuam rasgando dinheiro por incompetencia.

Por exemplo, uma grande burrada na minha opinião são essas rodadas onde os genios da CBF escalam todos os grandes classicos no mesmo dia. No papel até parece uma ideia interesante mas na realidade é uma burrada completa. Eles totalmente queimam classicos tipo Grenal quando botam esse classico no mesmo horario de um FlaFlu ou um CruGalo ou um SanSão. Em vez da CBF pegar um classico tipo Grenal e fazer dele um espetaculo Nacional eles enterram e escondem esses classicos por escalarem todos juntos. A NFL aprendeu a 40 anos que os grandes classicos tem que ter destaque e assim foi criado outra instituição Americana o Monday Night Football.

O Monday Night Football tambem começou em 1970 fraquinho. Mas logo o publico começou a entender. Cada Segunda a noite aqui nos USA os Americanos lotam bares, restaurantes, e casas de amigos para ver 1 jogo. O Classico da semana. E não importa se o classico é de outra cidade...todo mundo assiste e não tem nada a ver com aquele papo de que não faz parte da cultura Brasileira um Carioca assistir um Grenal pois cultura se faz. Big Brother por exemplo tambem não era parte da Cultura Brasileira...e nem Rap, Reggea, Big Mac, Rock e 1001 outras coisas que hoje são parte do dia dia do Brasileiro. A CBF tem que dar importancia para todos os classicos individualmente para que aí o publico tambem faça o mesmo.

Bom esse topico foi para numa tangente, mas tudo faz parte da ideia central. Com um pouco de competencia, dedicação e inteligência dá pra avançar as coisas. Não é tão complicado assim e vejo nosso Inter como um dos bons exemplos fazendo um trabalho serio a muitos anos. Mas sempre dá pra fazer mais.

Um pequeno exercisio. São 19 Rodadas por turno? Imagina se a CBF colocasse 1 jogo por rodada como destque individual com transmisão nacional e botasse um marketing em cima dele como fazem com o Monday Night Football podendo até vender esse classico semanal a Europa e outras partes do Mundo. Acho que daria facilmente para achar 19 Classicos para encher a programação. Vejamos:

1- Grenal
2- CruGalo
3- SP x Corinthians
4- SP x Palmeiras
5- SP x Santos
6- Palmeiras x Santos
7- Palmeiras x Corinthians
8- Santos x Corinthians
9- FlaFlu
10-Fla x Vasco
11-Fla x Fogo
12-Fogo x Vasco
13-Fogo x Flu
14-Vasco x Flu
15-Flu x Vasco
16- Inter x Cruzeiro
17- Gremio x São Paulo
18- Galo x Flamengo
19- Inter x Corinthians

Outras combinaçoes tambem obviamente poderiam ser feitas, tudo classico. A cada rodada a CBF rasga dinheiro e não sabe o que fazer com esse belo produto que ele tem.

14 Comentários:

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Louis deveria trabalhar em empresas de marketing no Brasil. Ia ganhar milhões com esse estilo americano de pensar o assunto.

O problema aqui seria fazer com que outros torcedores assistissem um clássico regional como o gayNAL ou um TicoCru (genial esse! ahauhauahau). No início seria fracasso total, mas com o tempo as pessoas iriam valorizar mais.

E pra quem tem ESPN, sempre passa o NFL Films. Em véspera de Super Bowl, é uma OVERDOSE de filmes. hehehe

Knight disse...

Falando em marketing, tive a oportunidade de estar em uma loja do FCN da Alemannha (de Nürnberg). Tinha desde camisinha até todos os uniformes do time, passando por uns outros 500 artigos diferentes.

Comentei com o meu colega Dario Bestetti como o Inter deveria fazer o mesmo e ele disse que a loja do Inter não era TÃO ruim assim.

Só que no jogo contra a ex-touca verde ele foi na loja e viu que realmente estamos 20 anos atrás de um time que na Alemanha deve equivaler ao São Caetano ou Náutico.

Ou seja, faltar Marketching, como diria o Millor (ou algo assim).

Louis para vice de marketing do Glorioso. Mesmo remoto acho que iria dar samba...

[]s

Knight-SP
(knight-sp@uol.com.br)

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Não temos nem museu...

Quero museu com áudio visual, não so taças e artigos antigos...

Quero um museu multimidia, onde na saída do museu tem a loja do inter, pra aproveitar o estado emocional do cara..

quem entra no museu sai na loja e compra tudo rsrsrsr

Fernando Moraes disse...

A minha dúvida é em relação ao BlogVermelho Films... o SLPTM vai sair mesmo com a cirurgia?? hehehe... boa sorte e que tudo ocorra bem cara, mas e aí... vamos ter o prazer de ver o filme dia 17 de 12???

Unknown disse...

Tem um texto de autoria de um jornalista chamado Rodrigo Araújo, publicado no Globoesporte.com que resume muito bem nossas opiniões:

"Os europeus sabem o que é um espetáculo. Eles o fazem com a nossa matéria-prima, o jogador. E com outro ingrediente que anda em falta no nosso mercadinho de futebol: respeito ao torcedor. Um estádio não se resume simplesmente a um conceito arquitetônico. Nasce do desejo de receber, da melhor maneira possível, os torcedores. Clientes. É um centro de lazer. Uma casa de espetáculos. Um negócio".

Não acho que no Inter haja um pensamento perto disso. Lá, os caras abrem os portões e deixam a Brigada Militar fazer o trabalho.

Simples assim.

Abraço,

Guilherme Mallet
beirario2014.blogspot.com

Marimas disse...

Excelente idéia essa dos clássicos Luois... a globo vende até presidente, vender um clássico não seria muito trabalhoso... gostei...

Tb acho que CBF e o Sr. Rico terra uma bosta, mas eu não sei quem é mais bosta, se é ele com seus interresses escusos ou se são os presidentes dos clubes brasileiros que há dois meses atrás o re-elegeram para o 354874,025 mandato por unanimidade...

SDS COLORADAS...

Marimas disse...

Não gosto nem um pouco do futebol americano enquanto esporte, beisebol eu até acho interessante, mas há de se respeitar o profissionalismo com que os gringos tratam o esporte... aqui no Brasil a CBF e o quase falecido Clube dos Treze só serve hoje para balcão de negócios da globo, onde os dirigentes dos nossos clubes ficam se degladiando pelas quotas de TV, divididos em grupos de afinidades por região, afinidade ou por puro interesse... torcedor é o último ítem na lista de prioridades das pessoas que mandam no futebol brasileiro, eles querem é ganhar grana de PPV, de placas de publicidade...
E as perspectivas não são nada boas... 2014 temos Copa da Mundo... é foda...

Unknown disse...

Buenas,nem oito, nem oitenta.
Que estadudinenses e europeus sabem valorizar seus produtos e depois vendê-los com maestria todo mundo sabe e isso é incontestável.
Agora,vivemos num país continental e simplesmente importar idéias que deram certo no primeiro mundo não são garantia de sucesso.
Exemplo disso, o Walmart, gigante americano que, para ganhar dinheiro em terras tupiniquins teve que rever seus conceitos. Tentou simplesmente impor sua cultura e não deu certo,por que existem leis de mercado que minimamente ao menos, precisam ser respeitadas.Não tente vender aquilo que o mercado não vai comprar. O Walmart, depois de 10 anos, parece que está aprendendo a lição.Quanto ao futebol, é a mesma coisa. Não estou pregando o atraso, apenas uma leitura coerente da realidade brasileira. Aqui temos o Náutico de Recife,m por exemplo e não posso querer que ele se transforme, do dia para noite, num Manchester United. Até por que, se isso acontecesse, nosso futebol perderia a graça. Quem viu o jogo, Náutico e Corinthians, sabe do que estou falando.Aquele povo, ao seu jeito, é muito criativo. Aflitos, sem camarotes, sem estacionamento, e sem telão,mas com uma alegria que só o Brasil e o frevo explica. Isso também é marketing.

Abraço a todos
NANDO DE NOVO HAMBURGO

Caio de Santi disse...

Quem ía no cinema nos anos 70 e 80 no Brasil via de trailer ao CANAL 100!
Clássicos do futebol brasileiro filmados em filme!!! Os anos passaram e involuímos.
Para os clássicos darem certo, teriam que ser em dias especiais, como o Monday night.
Brasileiro, que gosta de futebol, assiste qualquer jogo e se é a única opção, então será isso que ele vai assistir. Com certeza daria certo e ajudaria a divulgar os times pelo Brasil!

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Existem dois grandes problemas pra teoria do Louis: A Globo e o Clube dos 13.

A Globo impõe sua "grade" à população e ao esporte nacional. Por isso temos jogos às 22h (em época de horário eleitoral - inclusive jogo da Seleção) em que o torcedor tem que chegar em casa mais que 1h da manhã e no vôlei e no Futsal, os jogos tem que ser de manhã, às 10h. Fora a "programação fixa" dos dias da semana. Dá a idéia de colocar futebol na segunda no lugar da "Tela Quente" pra ver o que acontece. Enquanto isso não mudar, não adianta. Por isso fico alegre em saber que a Record tá tentando tirando isso da Globo, apesar do medo de só passarem paulistas na TV, quem sabe isso não muda. Eu já expurguei as novelas lá de casa, eu assino a TV a cabo aqui da cidade então, prefiro ficar assistindo The Simpsons, Burn Notice, The Office, Bones, Campeonato Mundial de Dominó (ESPN), Campeonato Japonês de Videocassetada (ESPN) do que novela.

O Clube dos 13 está falindo o futebol brasileiro. Não é a toa que tem um Gremista na presidência. Se não fosse ele, ou ele tivesse evoluído, teríamos menos diferenças entre os Paulistas e Cariocas pro resto do Brasil. Quem sabe hoje tivéssemos mais jogos de outros times.

Bom, isso, é claro, tirando que não dá pra comparar CBF com a NFL. Quem torce pro Patriots por exemplo, torce sabendo que não vai acontecer de o Tom Brady ir pro "Barcelona" no ano seguinte (ou no DIA seguinte). E, como é lá que ficam os craques, mesmo torcendo pro 49ers, dá gosto de assistir um jogo do Patriots, ou do Colts só pra ver Tom Brady ou Peyton Manning arremessando, por exemplo. Eu mesmo, que não sou americano, sempre que posso acompanho o SNF e o MNF. Além da MLB, claro, afinal, esse ano teremos COLORADO Rockies X Boston RED Sox, não dá pra não assistir.

OFF: Quem puder, leia a notícia: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Internacional/0,,MUL155133-4410,00.html . Vale a pena só pela última frase, o espírito que falta ao Inter hoje: "Sabemos que há outras equipes com plantel mais qualificado, não somos favoritas, mas quem veste a camisa do Inter só pode jogar pensando em vencer. "

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Lá nos EUA tem o Sunday e o Monday Night Football. O Monday é mais famoso pq é um jogo só, tem toda a mídia em cima e etc. Mas o Sunday tb tem sua valorização lá em cima (as vezes, é rodada dupla). E eles tem canais EXCLUSIVOS de esportes em canal aberto (não é, Louis?). Aqui, nem PERTO disso chega. Enquanto dependermos de canais como Globo, Band e Record, o futebol continuará sendo tratado como é hoje.

Eu sou capaz de assistir até 3ª divisão capixaba!! ahauhaua
Imagina clássicos então!!
Acho que todos aqui tem até algumas "simpatias" espalhadas pelo Brasil. hehehe

Marimas disse...

para quem mora em SP e, como eu, teve que assistir o clássico náutico e msi no domingo à tarde...qlq clássico tá valendo...

E o pior é que eu torci ainda... náutico desde piá...

tiago - colorado no canada disse...

Estevam, show de bola o que a Duda disse.
Alguém sabe qual a cobertura que essa Copa do Brasil vai ter? Vai ter transmissão (rádio e/ou TV)?
Bem que a TVCom poderia transmitir os jogos. Seria barbadinha de assistir aqui de longe!

San Tell d'Euskadi disse...

A CBF é desinteressada para tratar dos assuntos dos clubes, e os clubes se acham mais importantes que o campeonato em si. Tranformar o futebol brasileiro num NFL, hoje, é impensável...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]