segunda-feira, outubro 22, 2007

NFL FILMS é um espetaculo!

Já faz um bom tempo que deixei de jogar e tambem de assistir (a não ser um jogo aqui ou ali) a NFL, a liga de Football Americana. Aquela com o capacete e os caras que pesam 300 Libras. Mas se tem uma instituição que respeito desse esporte esse é a NFL FILMS. Deixe eu explicar o porque.

Lá por 1960 a NFL nem era bem a NFL ainda. Existia 2 ligas separadas que depois (lá por 1967) se uniram para formar a liga que existe até hoje. Naquela epoca o Football Americano perdia de longe para o Baseball em popularidade. nem se comparava. Baseball era Rei e o resto era o resto. Era mais ou menos digamos Futebol no Brasil comparado com volei.

Por exemplo o primeiro Super Bowl que decide o Campeão da NFL, foi disputado em 1967 e mal conseguiram vender todos os ingressos. Em poucos anos ingressos para essa final virou item de luxo. Hoje então nem se fala, se tu quer ir ao Super Bowl ver a final, so se tu ganhar na loteria os ingressos vendem por centenas de Dollars, até milhares para os melhores ingressos. Até o pior time da liga lota seu estadio todo Domingo. Hoje a NFL é que é Rei aqui. O Baseball continua popular mas vive de sua tradição enquanto a NFL é o esporte predileto de quase toods que gostam de esporte por aqui.

Mas como que essa liga consegiu crescer tanto onde chegaram ao ponto de receber 3.1 BILHÕES de DOLLARS POR ANO das emisoras de TV que transmitem seus jogos....sim mais ou menos 6 BILHÕES de REAIS POR ANO!

Uma das razões foi uma ideia genial de um vendedor de casacos ED SABOL em 1962. Ele adorava filmar jogos e naquele ano ganhou um contrato de 3 Mil dollars pra filmar jogos para a liga (em filme mesmo) e no fim do ano fazer um video dos melhores momentos. Uma ideia simples, separada da cobertura de TV. O Sabol ia aos jogos com uma filmador 16mm epor aí começou a revolução. A qualidade era tão grande do que ele fazia que logo a NFL comprou a compania dele e começou a chama-la de NFL FILMS.

A NFL FILMS mandava no minimo 2 cineastras com filmadoras de 16mm para cada jogo, com um deles filmando tudo em camera lenta (o que é bem diferente do que simplesmente fazer passar depois em camera lenta). Depois esses filmes passavam no cinema e na TV. A qualidade era incrivel e ainda colocavam musica orquestrada feita exclusivamente para combinar com as cenas na tela (eles tem 2 compositores que trabalham so nisso todos os dias) e ainda continha a narração por um cara que tinha uma voz enorme. Os filmes dos jogos ganhavam um tom dramatico alem da bela cinematografia.

O incrivel é que desde 1962 a NFL manda o pessoal da NFL Films para TODOS os jogos do campeonato. Quer dizer eles tem mais de 40 anos de Filmes de todos os jogos ja disputados (nao estou falando em imagens de TV e sim pelicula cinematografica...a qualidade é muito diferente) e centenas de filmes editados especificamente para times, situações, titulos etc... Hoje em dia eles continuam passando seus filmes dias apos cada rodada e eu prefiro 1000 vezes ver os filmes do que ver o jogo em si. Até filmes de 1967 tem a qualidade de como se fosse filmado ontem. Imagina se tivessimos documentos assim do nosso Inter. Todos os jogos do Falcão em Filme 16mm? Aquele golaço dele contra o Galo em filme? O Gol do Figueroa no nosso primeiro titulo...

Procurei no Youtube um clip para colocar aqui mas acho que eles não deixam colocar lá. Mas a NFL mostrou como uma liga pode crescer do quase nada. A MLS a liga de futebol daqui ta tentando copiar o maximo possivel os passaos da NFL. Até o Presidente da MLS é um ex presidente da NFL.

E aí tem a CBF que passou 30 anos mudado o regulamento do campeonato todos os anos sem saber o que fazer. Em 79 quando o Inter foi Campeão Brasileiro teve 94 Times participando e todos os anos eles mudavam tudo. Uma desorganização completa que continuou até poucos anos quando começaram a fazer o campeonato de pontos corridos. Porque demorou tanto? Porque tanta incompetencia? Quem paga por isso são os clubes quase falidos por participar num fracasso onde um publico de 15 a 20 Mil é considerado bom...e onde 30 Mil é um grande publico. Bom ao menos eles parecem ter acertado as coisas nos ultimos anos ao menos em termos de regulamento, mas as mancadas continuam e continuam rasgando dinheiro por incompetencia.

Por exemplo, uma grande burrada na minha opinião são essas rodadas onde os genios da CBF escalam todos os grandes classicos no mesmo dia. No papel até parece uma ideia interesante mas na realidade é uma burrada completa. Eles totalmente queimam classicos tipo Grenal quando botam esse classico no mesmo horario de um FlaFlu ou um CruGalo ou um SanSão. Em vez da CBF pegar um classico tipo Grenal e fazer dele um espetaculo Nacional eles enterram e escondem esses classicos por escalarem todos juntos. A NFL aprendeu a 40 anos que os grandes classicos tem que ter destaque e assim foi criado outra instituição Americana o Monday Night Football.

O Monday Night Football tambem começou em 1970 fraquinho. Mas logo o publico começou a entender. Cada Segunda a noite aqui nos USA os Americanos lotam bares, restaurantes, e casas de amigos para ver 1 jogo. O Classico da semana. E não importa se o classico é de outra cidade...todo mundo assiste e não tem nada a ver com aquele papo de que não faz parte da cultura Brasileira um Carioca assistir um Grenal pois cultura se faz. Big Brother por exemplo tambem não era parte da Cultura Brasileira...e nem Rap, Reggea, Big Mac, Rock e 1001 outras coisas que hoje são parte do dia dia do Brasileiro. A CBF tem que dar importancia para todos os classicos individualmente para que aí o publico tambem faça o mesmo.

Bom esse topico foi para numa tangente, mas tudo faz parte da ideia central. Com um pouco de competencia, dedicação e inteligência dá pra avançar as coisas. Não é tão complicado assim e vejo nosso Inter como um dos bons exemplos fazendo um trabalho serio a muitos anos. Mas sempre dá pra fazer mais.

Um pequeno exercisio. São 19 Rodadas por turno? Imagina se a CBF colocasse 1 jogo por rodada como destque individual com transmisão nacional e botasse um marketing em cima dele como fazem com o Monday Night Football podendo até vender esse classico semanal a Europa e outras partes do Mundo. Acho que daria facilmente para achar 19 Classicos para encher a programação. Vejamos:

1- Grenal
2- CruGalo
3- SP x Corinthians
4- SP x Palmeiras
5- SP x Santos
6- Palmeiras x Santos
7- Palmeiras x Corinthians
8- Santos x Corinthians
9- FlaFlu
10-Fla x Vasco
11-Fla x Fogo
12-Fogo x Vasco
13-Fogo x Flu
14-Vasco x Flu
15-Flu x Vasco
16- Inter x Cruzeiro
17- Gremio x São Paulo
18- Galo x Flamengo
19- Inter x Corinthians

Outras combinaçoes tambem obviamente poderiam ser feitas, tudo classico. A cada rodada a CBF rasga dinheiro e não sabe o que fazer com esse belo produto que ele tem.