terça-feira, agosto 28, 2007

O BRONX ESTÁ QUEIMANDO


Eu moro aqui nos EUA desde 1968 quando cheguei ao País com 1 ano de idade.

Essa foto é uma foto historico para minha familia. A foto mostra eu nos braços do meu Pai, minha Mãe de amarelo e parcialmente minha irmã ainda pequena de pé de blusa branca. Essa foto foi tirada em 1968 no exato momento que chegamos nos EUA ainda no Aeroporto. Meu Pai já estava aqui a um mês e havia mandado passagens para nós depois de trabalhar um pouco aqui e ganhar um dinheiro para as passagens e para alugar um apartamento. É, naquela epoca o pessoal ainda se vestia bem para viajar de avião, mais ou menos como o pessoal se vestia bem para ir a jogos nas primeiras decadas do seculo 20.

Lembro de tudo isso porque a ESPN tá passando uma mini serie de 8 partes chamado The Bronx Is Burning que retrata o tumultuado ano de 1977 aqui nessa região dos EUA e principalmente o CAOS que era o time de Baseball NY Yankees que tem estadio no Bronx, região norte da cidade. O Yankees tinha 3 ou 4 figuras historicas naquele time. O Dono, George Steinbrenner que se metia em tudo inclusive na escalação do time, o tecnico bebum Billy Martin que era jogador na era de ouro dos Yankees nos anos 50 e o Superstar Reggie Jackson que foi contratado (o jogador mais bem pago na epoca $3 Milhoes de salario) para conquistar o primeiro titulo para o time em 2 decadas. Essas três figuras juntas criaram muito, mas muito tumulto naquele ano de 1977. Tinha de tudo, brigas entre Martin e Jackson durante jogos no gramado em frente a cameras e até ligaçoes telefonicas do dono para o Banco de reservas durante o jogo para pedir trocas no time. Incrivelmente mesmo com toda essa bagunça no fim do ano o NY Yankees conquistou seu primeiro titulo em 20 anos.

Enquanto a bagunça no Bronx acontecia o resto da cidade de New York estava caíndo aos pedaços. Literalmente era um perigo ir a NY. As ruas estavam sujas, crime era altissimo, desemprego alto e a cidade estava prestes a falir. Com 10 anos de idade do oitavo andar do meu apartamento em Newark New Jersey eu via a cidade de NY na distancia (uns 20 kilometros da minha janela). De lá eu enxergava o Empire State Building, o World Trade Center a varias pontes ao redor da cidade. Aí numa noite de muito calor no Verão infernal de 1977 houve o famoso Apagão de New York City. A cidade já perigosa virou uma selva ainda pior. Pra completar 1977 foi o ano do Son of Sam, o assasino que matava jovens sentados em seus carros a noite. Mesmo eu tendo só 10 anos e morando na periferia da cidade eu me lembro de estar assustado que o Son of Sam pudesse me achar.

Pega tudo isso e enrola ao som do Disco, Kiss, Queen e você tem uma pequena ideia de como era a vida em 1977 em New York City. Era um inferno decadente. A cidade estava perdida e não parecia ter solução.

Enquanto isso no meio de 77 fiz minha primeira visita a Porto Alegre em que eu possa me lembrar claramente de como eram as coisas. Comparado com NYC, Porto Alegre eram um Oasis de Paz e sossego. Minha irmã voltou ao Brasil em 77 para estudar pois aqui em NJ as escolas de segundo grau eram perigosas demais para o gosto dos meus Pais. Por varias razoes ela até hoje nunca mais voltou aos EUA...mas ainda fala um Inglês perfeito mesmo só tendo passado 9 anos aqui dos 4 aos 13 anos. Eu fiquei durante aquelas semanas no Alto Teresopolis na casa da minha tia. Lá de cima eu enxergava um pedaço do chiqueiro da Azenha e as antenas de TV do morro Santa Tereza. Caminhar nas ruas de Porto Alegre não dava medo era tudo bem tranquilo.

30 anos depois a história incrivelmente inverteu. A Cidade de New York hoje é limpa e bem segura. Crime caiu muito desde os meados dos anos 90 e aquela imagine escura, suja e perigosa da cidade a muito tempo se foi. Hoje é possivel caminhar por grande parte da cidade a qualquer hora sem a minima preocupação. Já Porto Alegre as coisas mudaram, bom não preciso explicar, vocês sabem do que falo.

NYC é prova de que as coisas podem melhorar mesmo quando se tá no fundo do poço. Mas todas essas memorias voltaram porque eu assisti essa mini seria sobre o yankees e sua campanha de 77. É o mesmo ano que o Inter de uniforme nove (todo vermelho) tomou 4 do Grêmio e aí resolveu aposentar esse mesmo uniforme todo vermelho. Aí penso será que na nosso grande historia de quase 100 anos não tem um filme ou mini serie pra fazer? Será que não tinhamos drama como o Yankees tinham para contar uma historia legal?

Outro otimo ponto para o filme é que eles usam imagens reais da epoca em muitas cenas inclusive de imagens de jogos. Veja o Trailer do Bronx is Burning:


The Bronx Is Burning Trailer - Celebrity bloopers here

O mais parecido para nos acho eu seria o Azmuz no papel do Steinbrenner e o Falcão no papel do Reggie Jackson. Quem sabe um dia....

PS:

Sabe quanto ganha um Juiz no Baseball? US$150 Mil a $350 Mil por ANO mais US$265 por dia para custos e passagens gratuitas para as cidades dos jogos.