segunda-feira, dezembro 08, 2008

Esse titulo vai para ...




Esse titulo, como todos os outros titulos desde 2006 eu dedico a minha Vó Sonia. Colorada doente que em Setembro de 1979 quando fui morar no Brasil me ensinou como torcer para o Inter. Na epoca morei com ela até 1980 o que me deu a oportunidade de assistir com ela todos os jogos do Inter fora de casa que passaram na TV no Brasileirão de 79. Lembro como se fosse ontem a gente sofrendo e vibrando na grande vitoria das semi-finais contra o Palmeiras no Morumbi, uma virada historica de 3 a 2 com 2 golaços do Falcão (Falcão ou Mococa? Era a ridicula pergunta da Midia do Eixo Paurioca antes do jogo).

Poucos meses antes ainda morando nos EUA eu mal sabia o que era o Inter, Falcão eu não tinha a minima ideia quem era. Mas assim que cheguei no Brasil ela consegiu em semanas me fazer um colorado doente tanto quanto ela. Foi com amigos dela que fui ao meu primeiro jogo no Beira Rio (Inter 1 x 0 Figuerense) e logo depois meu primeiro Grenal (Inter 1 x 0 com gol de Jair de falta no fim do jogo).

Essa foto é de 1988, 9 anos depois de assistir nessa mesma sala com ela, no apartamento dela na Pernambuco com a Cairu, o Brasileirão invicto e tambem foi nessa mesma sala que vi o Inter perder a Libertadores no Uruguay em 1980.

Ela era uma Colorada com a lingua afiada. Não poupava criticas quando tava tudo mal e Gremista então ela adorava mandar pro inferno. Nos Domingos ela jogava Canastra com amigos e era muito engraçado ver ela xingar o mundo quando as cartas não estavam a seu favor.

Numa carta de 23 de Abril de 1986 ela me escreveu:

"... O Nosso time está um fiasco, perdemos o Campeonato do ano passado e vamos de "muletas" nesse ano."

em seguida ela escreve sobre a seleção e o Lateral Leandro da qual eu odiava por ter sido titular no lugar do Colorado Edevaldo na Copa de 82:

"Cada vez que o Leandro joga ou treina na seleção eu e a Olga nos lembramos de ti. Essa nossa seleção é uma "cacaca" acho que nem chega nas finais, é a maior porcaria do Mundo; só ferro velho e debeis mentais!"

No Dia 10 de Janeiro de 1989 ela me escreveu o seguinte:

"...tu nem imaginas como tá o Brasil...até o futebol foi atingido, os craques são vendidos para a Europa. Mas parece que o nosso Inter vai indo bem com esperanças de ser Campeão Nacional."

Em 27 de Outubro de 1995 ela escreveu com otimismo sobre o Inter:

"... o nosso time recém está melhorando; eu quase perdi as esperanças, mas parece que agora vai - e o Grêmio até para Campeão do Mundo é candidato - aguentar Gremista é dose pra elefante!"

Com certeza menos de 2 meses depois ela ficou muito feliz quando o AJAX acabou com aquele sonho Gremista. Imagino que no trabalho dela no IPA ela deve ter feito a vida dos Gremistas um inferno!

Infelizmente em 2000 ela faleceu e nunca chegou a ver essas conquistas magnificas do Inter. Ahh se ela soubesse que fui até o Japão ver o Inter ganhar do Barcelona. Que injustiça depois de tantos anos torcendo. Em 1999 na ultima vez que vi ela, ela me deu um "pin" do Inter que até hoje tá com meu equipamento fotografico e vai comigo onde a camera for. Quem sabe foi esse presente dela que deu uma força a mais para o Gabiru colocar aquela bola no fundo da rede espanhola.

E você dedica a quem essa fase de Ouro do Inter?