terça-feira, março 13, 2012

Não é pouca coisa

Eu ainda me lembro da ira da torcida colorada após o empate no primeiro jogo da Libertadores de 2006. Era fora de casa, na Venezuela contra o Maracaibo. Saímos na frente com gol do Ceará e cedemos o empate lá pelos 40 do segundo tempo!

Coitado do Abel, ainda naquele ano, sofreria com um grito raivoso que emanva das ainda intactas arquibancadas do Beira-Rio, num jogo do Campeonato Brasileiro contra o Figueirense em que, se não me engano, perdemos por 4 x 2. Hoje, tem muita gente pedindo pra ele voltar! Eu mesmo aprendi a respeitá-lo bem mais de lá pra cá.

Não existe torcida mais exigente que a colorada! Igual pode ter, mas mais não tem! O burro da vez é o Dorival! De 2007 pra cá, esse título já foi do Gallo, do Abel de novo, do Tite, do Mário Sérgio, do Fossati, do Roth e até mesmo do Falcão. Tem torcedor que é assim: idolatra o Fernando Carvalho mas chama de burro quem escala três volantes em Santos. E pra completar, pede a volta do Roth. Sim, tem gente que faz isso.

O que quero dizer é que essa ira da torcida com o desempenho do time na semana passada é a mesma de cinco, seis anos atrás. Tem coisas que não mudam. O que tá faltando e pode mudar, além da metade da Social que foi demolida (e ainda me dói ver o estádio mutilado a cada jogo), é o ânimo  da torcida. Lembram do jogo contra o Pumas no Beira-Rio? Mesmo após sofrer 0 x 2, a arquibancada empurrou o time que descontaria ainda no primeiro tempo, com Michel, pra virar no final do jogo com Gabiru. Percebem? Michel e Gabiru, porra! Tomando dois gols em casa, a torcida empurrou o time com Michel e Gabiru (este entrou no segundo tempo, é verdade).

Eu sempre afirmei que um dos medidores da grandeza de um clube é o grau de exigência de sua torcida. A colorada é extremamente crítica e cobra forte. Isso é bom e evita que nos tornemos um bando de alienados que acretita no sobrenatural. Mas na hora do jogo, o papel da torcida é apoiar, gritar, cantar!

Na hora do jogo, eu não quero nem saber se tem racha no vestiário, se o Fernando Carvalho interfere na escalação como alguns sugerem, ou se o Dorival é burro! Tampouco tô ligando pra as notícias de que o Damião tá vendido! Eu quero é curtir meu time jogando a terceira Libertadores seguida e empilhando gol nos bolivianos esta noite! E noite de Copa, não é pouca coisa!