quarta-feira, janeiro 23, 2013

Crime (quase) Perfeito

Lá pelo ano de 2009, na Germânia, ouve-se o toque de um celular enquanto é feita uma visita a um estádio de futebol. A ligação vem da Republiqueta de Las Ananás. Chagas disfarça e atende a ligação de um número conhecido.

- Tem certeza de que essa linha é segura?
- Toda certeza! Pode falar, se a grana tá certa... quanto é a taxinha?
- Tudo fechado, temos uma coisa pra acertar depois... 8%
- PORRA, Chagas, ele comeu 2% e sou eu quem fica com o meu na reta.
- 8 de 30 ou 10 de nada. A escolha foi feita. Só mais uma coisa: vou simular uma briga com você por causa da final da Copa do Ananás. Nada pessoal, mas temos de parecer distantes e rivalizados. Depois alguém descobre nosso sócio e começam a fazer perguntas inconvenientes. Precisamos de tempo para trabalhar. Entende, né?
- O que você vai aprontar dessa vez?
- Na hora você vai ver, a surpresa ajuda.
- Vê lá, hein? Mas, de qualquer forma, vamos comer um churrasco bem gaúcho naquela ilha pra fechar tudo depois do jogo. Sem repórter, nem câmeras... como de costume.
- Perfeito!

Chagas coloca no bolso o celular e comemora com um discreto sorriso, enquanto  afirma para si mesmo: 6 é muito melhor do que 4...

FIM

Essa foi uma obra de ficção. Qualquer semelhança com fatos reais foi mera coincidência. Mas sabemos que nunca pode ser descartada a idéia de que em algum clube do Brasil alguém esteja se beneficiando com o dinheiro de algum clube. Gerenciando o dinheiro como seu próprio, ou pior, como dito já foi bem dito pelo Louis: gerenciando como se fosse dinheiro de mentira. Isso é revoltante, pois, além do roubo em si abusa da boa fé das pessoas e de suas paixões. Sabemos que não existe nada mais alienante e viciante do que o futebol para seus aficionados.


TRANSPARÊNCIA JÁ!

O clube é uma associação sem fins lucrativos. Não sou eu que inventei isso, está lá no estatuto do clube, o documento máximo dentro da entidade.