quinta-feira, maio 09, 2013

É CAMPEÃO!!

Com a taça do Gauchão de 2002
(ao lado do Dalegrave e com camisa que ganhei do Uh Fabiano)

Sei que a maioria de vocês acha o Gauchão uma competição menor, que não é parâmetro para as competições nacionais e internacionais e que os adversário são fracos. Tudo isso é verdade, mas eu comemorei e muito a conquista do último final de semana e explico o poque

Em 2009 fui convidado para participar do filme SUPREMACIA VERMELHA (cujo clipe vocês podem ver abaixo),  e me pediram para contar a história de um greNAL marcante da minha vida. Para quem não viu o filme eu falei do greNAL do nosso centenário.

Aquele jogo foi espetacular, não só pela atmosfera daqueles dias, eu perticipei de todos os festejos, fui na marcha do Centenário (uma das coisas mais emocionantes que já participei) fui no jantar no gigantinho, onde vi, e tirei fotos, com ídolos (Figueroa, Falcão, Valdomiro, Gabirú e até uma foto com o Nilson e Maurício, mas isso é outra história) e no dia seguinte fui àquele jogo com grande expectativa.

Eu estava ansioso por aquele jogo, pois além de todos os fatos históricos e simbólicos que envolviam aquela partida, havia uma particularidade que me enchia de expectativa. Desde meus 9 anos eu acompanhava as estatisticas do clássico e desde meu nascimento eram mais derrotas do que vitórias.

Sei que pode parecer bobagem, mas inúmeras vezes eu me questionei se eu era "pé-frio", pois mesmo que o INTER tivesse uma SUPREMACIA em clássicos desde 1945, desde que eu nasci as coisas não eram bem assim. Não é fácil ter nascido em 14/06/1979, mas a partir daquele greNAL mudaria tudo.

Para quem não lembra, ganhamos de virada, com gol do INDIO (eu também jogava com a 3 nas peladas da infância e juventude), um gol nos minutos finais da segunda etapa, que explodiu o BEIRA-RIO e naquele dia tudo mudou, pois naquele o 05/04/2009 o placar de greNAIS desde o meu nascimento passou a ser 35 a 34 para o COLORADO.


Aquele greNAL do centenário, foi marcante para todos os COLORADOS, vencer o clássico é sempre bom, mas naquela data foi ainda melhor, mas para mim particularmente foi ainda mais especial, por essa questão pessoal, essa virada histórica, a partir daquele dia eu mais venci do que perdi clássico.

Você deve estar se perguntando, mas afinal o que tudo isso a ver com com o título de domingo. É que no último domingo o COLORADO venceu seu 42º Título de Gauchcão e 17º desde que eu nasci, enquanto nosso rival ganhou 36 e 16 desde meu nascimento.

Assim como naquele greNAL do nosso Centenário, no último domingo aconteceu a virada em número de títulos regionais, desde que eu nasci o INTER venceu mais títulos de Gauchão do que o nosso rival, isso pode parecer pouco hoje em dia, quando ganhamos Sulamericanas,  Libertadores, Recopa e Mundial, mas significa muito para aquele menino, aluno do Instituto de Educação, que em 1988 começou essa contabilidade, significa muita coisa para quem ia ao Beira-Rio nos anos 80 e 90.

No meu tempo de colégio para responder aos torcedores do rival eu falava do greNAL do Século, lembrava que nunca jogamos a Série B,  e o um Octa-Campeoneto que eu não assisiti, e tinha de ouvir que nossa torcida vivia de passado. Em me orgulho da história do INTER, gosto de relembrar os tempos difíceis para que eles não voltem a acontecer, mas é claro, é muito melhor viver a SUPREMACIA VERMELHA em cima do rival.

Para mim esse título vai ficar para sempre na memória, é importante vencer, e como disse o Dunga no vídeo censurado, nós temos que mandar no nosso galinheiro, o Carvalho já tinha dito isso em 2002, e esse ano mostramos que essa terra tem dono, que o Rio Grande do Sul é vermelho, e desde que eu nasci, não há clube mais vitorioso que o INTERNACIONAL!!

E agora que venham os desafios das competições nacionais, com adversários mais qualificados e tudo mais, mas como o disse o D´Ale "Gauchão só não vale para quem não ganha".

André Flores
@ojogodointer

ps.: Na próxima quarta vou a Caxias e prometo fazer um vídeo da partida do INTER pela Copa do Brasil