sábado, agosto 01, 2009

27 A quimica do grupo está errada

Cada dia que passa eu acredito que um time de futebol vai bem alem de apenas uma coleção de jogadores de nome. Há varias coisas que cada jogador traz para um clube quando ele é contratado. Um time de futebol é como uma receita de comida onde cada jogador é um pequeno (ou grande) ingrediente no prato final. Para esse prato ficar perfeito, o Chefe tem que sabe escolher os ingredientes certos. Não adianta simplesmente misturar todos os sabores preferidos da população e achar que juntos vão fazer um prato gostoso (já tentou comer Feijão, Chocolate e laranja ao mesmo tempo?).

O Inter de 2006 por exemplo se sagrou Campeão do Mundo, mas no papel, o time, ou melhor o elenco, até não era lá essas coisas. Michel, Leo, Gabiru, Perdigão, Ediglê, Rubens Cadozo, Hidalgo só pra citar alguns não eram lá essas feras mas conseguiram chegar ao objetivo maximo de ser campeão da America e do Mundo. Hoje o Inter tem no papel um grupo bem mais qualificado e mal consegue ganhar do Barueri.

Futebol é momento é claro, mas toda ação de cada dirigente, do tecnico e de cada jogador afeta esse momento. 2006 foi a "Tempestade perfeita" para o Inter e então a pergunta é como criar novamente essa tempestade perfeita e porque que no momento estamos longe disso.

Uma conclusão que faço apos analisar as coisas é que um clube vencedor quase sempre precisa de uma liderança madura, experiente, profissional e seria no time. Muito mais do que precisa de pseudo-estrelas de 21, 22 ou 23 anos de idade. A liderança do time tem que ser já experiente e com a cabeca no lugar. O Time de 2006 tinha Fernandão (28 anos), Iarley (30), Clemer (38), Fabiano Eller (29 anos) como a espinha dorsal do time. Homens que ao tudo consta eram alem de bons jogadores, homens que já haviam deixado a vida noturna ou ao menos a exagerada vida noturna ao lado. Alem disso eram homens que estavam num certo ponto da carreira onde vencer eram muito importante, cada um com suas razões. Sim, o time ainda tinha varios festeiros, mas os lideres do time como todos os lideres afetam o resto. Os comandantes Colorados de 2006 eram um bom exemplo para os outros.

Não estou dizendo que um clube precise fazer um time de Padres, não é isso. Mas é importante que a mistura seja certo e que os lideres do time em geral tenham um perfil mais profissional, pois esse profissionalismo passará ao menos um pouco aos mais jovens ou vocês acham que um Robinho da vida teria feito o discurso pre-jogo motivacional que o Fernandão fez lá no Japão?

E então qual a espinha dorsal, os comandantes do Inter de hoje? Qual o perfil deles? De Lideres? Vejamos. Se é pra escolher 4 eles seriam, Indio, Kleber, Guinazu e Dale com Taison aparecendo na lista por boa parte do ano (Nilmar seria parte dessa lista mas como não ta mais no Inter nem vale a pena falar, alem do Fato que não tem o minimo perfil de Lider) . Quem sabe Magrão estaria ali tambem. Esses são os jogadores que o elenco tem como lideres...Indio por ser dono da zaga a um bom tempo...Kleber por ser seleção., Guina por ser Guina, Dale por ser o "Astro" e Taison por ter sido badalado pela diretoria, midia e torcedores. Vocês tirem suas conclusões...mas eu acho que falta muita Espinha nesse Dorsal!

Com a quimica errada o time pode se perder e está se perdendo. Sem liderança forte tudo dessaba, ninguem assume responsabilidade e os jovens do grupo não tem referencia de como ser um bom profissional. Guinazu por mais incrivel que ele seja, ele é apenas uma pessoa e sozinho ou com a ajuda so de um ou outro não é o suficiente.

Então o Inter tem que montar o clube não só com nomes mas com CARATER, porque é por aí que começa um time Campeão. Há um equilibrio certo de ingredientes num clube e no momento a formula colorada está fora de balanço. Se vê isso nos noticiarios, nos Blogs de Jornalistas, nas fofocas das noitadas (que são muitas que eu recebo via email mas não posso postar por não saber se é verdade ou não), em campo e nos resultados. Tá na hora de voltar a ter um time com a espinha dorsal forte. Antes (a uns meses) eu até nem achava o retorno do F9 tão importante mas hoje dá pra ver que ele seria uma peça importante no grupo juntando se a Guinazu e quem sabe alguns outros para formar a nova liderança dentro do elenco e acertar a casa.

Em resumo, quero liderança em campo de jogadores serios que estão preocupados em vencer e fazer seu papel de Atleta Profisional e assim servir de exemplo ao jovens no grupo. Isso pra mim é muito melhor do que o contrario, se é que me entendam.

27 Comentários:

Cristiano disse...

Acho que tu pecou na escolha do nomes. Nenhum dos que listou tem o perfil de lider. O que chega mais perto é o Guina, mas pelo exemplo de dedicação e profissionalismo, e não pelo capacidade de persuadir, se comunicar e liderar. Os demais sao jogadores a espera de um comandante.

O grupo tem jogadores que se aproximam mais do perfil de lider, como Bolivar, Magrao, Alvaro e até Alecssandro, mas falta para eles ou bom futebol ou respeito dos colegas e torcida.

Respeito e liderança nao se impoe, se conquista, com tempo e exemplo.

Mesmo o F9 se chegasse hoje ao Beira-Rio, levaria tempo para conquistar a confiança verdadeira dos colegas, como fez no passado.

Resta saber se a torcida e imprensa teria calma para esperar a liderança e o futebol do F9 aparecerem.

Mas prefiro tentar o F9, sem o medo de arranhar uma imagem do passado, pois que os tempos mudaram, do que ficar esperando uma liderança do Tite ou do Andrezinho.

Abraço.

Schroder-EUA disse...

Cristiano esse é exatamente meu ponto.

Guina é o unico. O resto é indefinido...pode ser Magrão...pode ser Alecsandro (mas ele sempre foi reserva!), pode ser Bolivar (mas ele joga fora de possição!) etc etc etc...

Esse é o ponto...alem de não sabermos qual é a liderança como sabiamos em 2006...esses nomes ai de hoje não tem o perfil pra isso.

Saulo disse...

Também concordo com o que você colocou no texto.

Klaus disse...

Para quem tem medo da volta do CAPITÃO PLANETA:

Se fosse um jogador que não tivesse jogado no Inter, mas que possuísse a história dele feita em outro clube, por exemplo o São Paulo.
Sim, fosse ele o capitão e líder das maiores conquistas do SP, que tivesse saído para o Oriente para ganhar dinheiro e, com 31 anos quisesse voltar para o Brasil, e o Inter quisesse contratá-lo, vocês seriam contra?

ÓBVIO QUE NÃO!!!

Então, encarem apenas ele como um excelente jogador, que virá agregar qualidade e liderança a um grupo que carece, e muito, de tais fatores.

JR disse...

A verdade e q o Inter está a deriva, sem comando algum dentro e fora de campo, aí chegamos a nossa situação atual... um monte de veteranos mascarados q acham q estão abafando... magrão por exemplo... lembro desse palhaço fazer uma única temporada razoável no são caetano... depois disso???deveria agradecer ao Inter por dar uma chance a ele!!!
D´alessandro: aos 28 anos rodou por wolfsburg, portsmouth, zaragoza, sem conseguir se firmar em time algum... jogou mais ou menos no san lorenzo (q pra mim ñ é referência) e aí vem pro inter por um monte de dinheiro pra ser o craque... e ñ adianta culpar o esquema do tite p/ justificar o rendimento pífio dele...
E ainda tem gente q acha q o Fernandão é velho.... jogando no meio, F9 fez/faz mais q esse D´alessandro com a mão nas costas!

satel disse...

Tbme acredito que a vinda do f9 seria muito interessante para DAR A QUIMICA que esta faltando no TIME.

Avisem ao FC para que faça um contrato de 6 meses, prorrogável para 12, 18 ou 24 meses, condicionado ao INTER estar disputando a LA2010. Mas somente o f9 nao vai resolver tudo, hoje NAO temos um cobrador EXIMIO cobrador de FALTAS, que saudades do ALEX e do J.WAGNER, pois quando a coisa ficava feia, tinhamos uma falta proximo da área e ai...
BOM AI ERA bucha, GOL.

ACORDA ACORDA direcao....
ACORDA ACORAD direcao....

AINDA acredito que temos tempo para buscar o tao sonhado BRASILEIRAO.

vamo vamo INTERRRRRRRRRRR

Felipe Lima disse...

Ahhh diretoria nem fez contato nenhum ainda com o F9..
já não tenho certeza se ele vem mesmo.. a diretoria esta pra cometer outra merda e vao deixa o F9 ir para outro clube do Brasil..
eu axo, sinceramente, que do jeito que esta indo a coisa, vamo perde tbm o F9 para ou o Santos ou o Palmeiras ( se for pra esse ultimo, pode entregar o trofeu do Brasileiro jah ) com Muricy e F9, nao vai te clube que supere

Klaus disse...

E para mim, o último para contratar F9 é simplesmente: OLHA OS TIMES QUE QUERM CONTRATAR ELE. SERÁ QUE ESTÃO TODOS ERRADOS?
OLHEM A REPERCUSSÃO QUE A POSSIBILIDADE DE CONTRATÁ-LO ESTÀ GERANDO NA IMPRENSA NACIONAL. ESTÃO TODOS ERRADOS?

Aos que são contra, pensem nisso!

E quanto a essa história de arranhar a imagem, lembrem da volta do Raí para o SP, do Renato para o SEGUNDINO, até do Dunga para o GLORIOSO! Quem repetiu a primeira passagem? E quem se queimou? NINGUÉM!!! A HISTÓRIA JÁ FOI ESCRITA, NÃO TEM COMO APAGÁ-LA!!!

http://br.esportes.yahoo.com/noticias/d-sport-proposta-inter-fernandao-nao-descarta-01082009-82.html

http://esporte.ig.com.br/futebol/2009/08/01/sem+proposta+do+inter+fernandao+nao+descarta+outros+clubes+7632987.html

JR disse...

Isso.... vão fazer "suruga" no japão e deixem o FERNANDÃO acertar com o santos...
Parabéns LIXO DE DIRETORIA INÚTIL E INCOMPETENTE!!!
Palhaços, sem vergonhas, irresponsáveis, gaymistas é isso q vocês são!!!
Querem destruir o Inter???
Mais uma "meta" praticamente atingida!!!
O que mais virá no ano do centenário???

Julio.Colorado em Sampa disse...

Vi aí logo acima um elogio ao Alex e ao Jorge Wagner. Faltou só dar o crédito a quem os contratou.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Simples...Fernandão vai pro time que pagar mais. Voces tem alguma dúvida?

Marco disse...

5 stars!

É por aí, bígue bós!
Achou o caminho!

Marco disse...

FC deve ter ouvido o que F9 quer ganhar, e não gostou. F9 deve ter-lhe dado tempo para pensar.

Vai acabar contratado pela Traffic e jogar para Muricy.

Receita de campeão: contrate um grande treinador e chame para ser seu líder em campo um craque consagrado que ele conhece muito bem.

Receita do fracasso: contrate um enganador segundino que estava de chinelos há anos. Arrebanhe vários mercenários decadentes, venda o melhor jogador do time e afaste o 2° melhor. Para piorar, promova o ovelhismo e puna o talento.

Feche a tampa do caldeirão com um DVD que diz a seus jogadores, às vésperas de decisão, que não adianta eles se matarem em campo, porque tudo já foi ajambrado fora dele.

cjr-sp disse...

PARECE QUE A DIREÇAO ACORDOU DA LETARGIA...

NO FINALSPORTS E PVC DA ESPN...TAO FALANDO QUE CLEBER SANTANA VEM AÍ...

GRANDE JOGADOR. MEIA DE SELEÇAO MESMO. CRAQUE. COMPLETO. FORTE, VAI, VEM, MARCA, LANÇA, CHUTE, 1,87DE ALTURA, EXCELENTE CABECEIO.

ESSE É O CARA QUE A TEMPOS EU JÁ FALO PARA TRAZER...

VAMO DIREÇAO...ACORDA...JA QUE TÁ NA ESPANHA TRAZ O RENAN TB.

VAMOS SE MEXER...

FALTA O RENAN, OU O DIEGO CAVALIERI, MAIS UM MEIO CAMPISTA SERIA BOM TB, E FALTA O ILSINHO. ALEM DO F9.

VAMOS SE MEXER E ACORDAR DESSE SONO PROFUNDO E LETARGICO.

Precisodevcakis2 disse...

Cléber Santana é o cara! Lembro que ha uns dois anos CJR falou nele e concordei de imediato. Na época era o meio-campista mais completo do Brasil, jogava muito.

Unknown disse...

CJR deve estar pulando de alegria, a meses que vejo ele falando do Cléber hhahahaha

Marco disse...

PQP!
Também sou fãzaço do Cleber Santana!
Sempre falo nele aqui e em outros lugares!

Se fechar esta aí, nem precisa de treinador, deixa o TTK em casa, ganhando o dele sem atrapalhar.



Luis, há um erro de concordância no título do post.
O correto é "errada", e não "errado". Quem está errada é a química, substantivo feminino.

kla.jk disse...

Dizem que o F9 pediu 400 para o santos, e os caras jah desistiram, pois se assustaram com a pedida. No INTER o f9 joga por 250 mensais e poe ordem no vestiário.

AGORA o CLEBER SANTANA e sim, a diretoria deve trazer também.

Ai como alguem citou logo acima, deixe o TTK em casa que o time joga sozinho.

VAMO VAMO INTERRRRR

Com F9 e CLEBER SANTANA rumo ao BRASILEIRAO 2009 se o Palmeiras de obina, c.xavier e o MURICY permitir.

Vamo VAMO INTERRRRR
Focar jogo a jogo e somente o BRASILEIRAO, a sulamericana poe o INTER-B pra jogar.

SERA QUE A DIRECAO esta começando a ACORDAR....

VAMO VAMO INTERRRRRRR

kla.jk disse...

Fiffero e FC mostrem que voces tem CULHAO e quando voltarem do JAPAO, apresentem junto o F9 e CLEBER SANTANA.

vamo vamo DIRECAO, ACORDA DIRECAO

VAMO VAMO INTERRRRRRR

O brasileirao 2009 depois de 2 vices eu ainda ACREDITO e todo COLORADO de fé também acredita.

ACORDA DIRECAO, acorda FC e PIFERRO

PORRA.

VAMO VAMO INTERRRRRR

100 ANOS 130 MIL SOCIOS
TODOS POR ESTA CAUSA
VAMO VAMO INTERRRRRRRR

kla.jk disse...

INTERRRRR
No 100 tenário

será 2 GIGANTES lotados contribuindo MENSALMENTE e COBRANDO TITULOS

VAMO VAMO INTERRRR
100 ANOS 130 MIL SÓCIOS
2 GIGANTES LOTADOS
TODOS POR ESTA CAUSA

m.rodrigo.oliveira disse...

Se o F9 pediu R$ 400 mil pro Santos, é porque não quer jogar lá.

E sobre o Cleber Santana, tô com o CJR. É o cara pra dar a liga no nosso meio de campo.

Ademir disse...

Antes de falarmos em química, jogadores, etc, temos que avaliar que com este técnico retranqueiro que faz dois gols e recua o time pra ficar a mercê do adversário, que defende com 7 e toma dois gol2 por partida, não adianta contratar ninguém! Nosso plantel é bom, mas tem que jogar pra frente. No jogo com o Barueri já houve um progresso, mas devemos manter a guarda pro TTK não voltar o retrancão que não faz gols e leva dois por jogo! De que adianta contratar laterais se ele joga com 4 zagueiros!

Ramon Dongo disse...

Não existe garantia de sucesso quando se contrata um jogador. Mesmo os craques. Mas o F9 vale o "risco". Eu ando meio ressabiado com repatriações (acho que pelo DC ano passado), mas quando se trata de Fernandão, tem que trazer.

Marco disse...

Parece que Fernandão pediu 400 mil para o Santos.

Se for isto mesmo, ele pode tirar o cavalinho da chuva e procurar emprego lá nas Arábias.

Quero muito ele de volta, inclusive em parceria com Alcsandro e, se der mesmo certo, Cleber Santana.

Mas me questiono se ele já merecia os 300 mil do Nilmar, mais que isto não tem justificativa.

Quando ele saiu, um amigo de POA com fortes contatos dentro do BR me disse que ele saiu porque não concordava com Nilmar ganhar mais que ele.

Os fatos de agora parecem confirmar esta versão.

Guilherme CB disse...

Bah, já faz 5 anos que vejo o CJR batendo no nome do Cleber Santana. Espero que jogue bem, senão vai ter corneta no CJR.

geoband disse...

Hhaahhahah

Ike disse...

Texto perfeito! Nada a acrescentar cara! Traduz perfeitamente o meu sentimento em relaçâo ao atual time do Inter!

PARABÉNS

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]