terça-feira, junho 04, 2013

O Que é Conflito de Interesse

Estava aqui, na minha, numa tardezinha relaxada de primavera, na minha sala de musica, preparando para enviar uns speakers que vendi para um Sul Coreano, quando recebo um Tweet de um famoso Rock Star Brasileiro me chingando (Alguns LPs e CDs do Roqueiro não mais que 1 metro de distancia de onde eu sentava):

"Não te conheço, mas acho q cometeste um enorme equívoco ao querer jogar dúvida sobre a minha ética e a honra....Não sei se terei a mesma tolerância de outros em não te levar à justiça. Opinião é algo bem diferente de calúnia.".

Pensei, ué? O que fiz agora?  Respondi a ele que ele deve estar equivocado pois não sei do que está falando. Eu não tenho escrito muito ultimamente e muito menos sobre ele.

Ironicamente o cara que me escreveu literalmente me acusando de algo, estava me escrevendo pra reclamar que "Eu" tinha acusado ele de algo. Algo que não aconteceu. Logo estava estabelecido que ele estava se referindo ao texto do André de ontem. Avisei ao roqueiro que ele estava me acusando de algo que eu não tinha feito.

Depois de varias trocas de tweets entre nós dois expliquei a ele que primeiramente ninguem mencionou seu nome no BV. E que tambem o texto do André claramente diz que as informações não são confirmadas. Eu por exemplo nem sabia que o Roqueiro fazia parte de tal comissão mencionada no texto. E ainda acredito que dá pra contar nos dedos dos pés e mãos as pessoas que sabem.

Ofereci a ele a oportunidade de escrever uma resposta aqui no BV, mesmo que o texto original não era direcionado a ele. Eu quero sempre a verdade. Quem me conhece sabe disso. Quem lê o Blog há tempos sabe disso.  Aproveitei e perguntei a ele sobre o conteúdo da qual ele se incomodou. A parte do texto que se referia a comissão da qual aparentemente ele faz parte menciona que a RBS ou uma empresa da RBS estaria no pareo para organizar a festa de reabertura do Beira Rio e que a commisão que vota em qual empresa ganhará tem um ou varios empregados da RBS. Perguntei a ele se esse é o caso e se ele não acha isso um Conflito de Interesses? Ele me respondeu dizendo que "Não é conflito" e basicamente que qualquer sugestão que há conflito é não confiar na honestidade das pessoas na comissião.

Não é NADA DISSO. Aqui no mundo em que eu vivo, isso é claramente um conflito de interesse. Não interessa se é o PAPA, Mother Teresa e Jesus Cristo na Comissião....se eles trabalham pra RBS e a RBS tá concorrendo É CONFLITO DE INTERESSE. E isso não é questionar sua honestidade! Nada a ver! Eu não questiono sua honestidade, pois nem conheço o cara. O problem em situações assim são muito bem registradas pelo mundo afora. Em termos gerais, por exemplo como fica um empregado depois se não votar no seu empregador? Até para seu proprio bem nesses casos se há conflito é melhor a pessoa pedir liçença do voto. Uma pessoa pode se sentir forçado a votar no seu empregador...ou pode sentir forçado pra votar contra (pra ninguem acusa-lo depois). Será que é só eu que vejo tal conflito? Não chegou essa novidade no Brasil ainda? 'Regra dos 20 anos' novamente, será?

Tentei explicar ao cara, que essa parece ser a questão. Imagina um Marido no juri de uma Miss Esposa 2013 onde sua mulher está concorrendo...será que há conflito? Ou um Pai num juri da Garota Verão onde sua filha é concorrente? Será que há conflito de interesse? Um Prefeito vai decidir qual empresa vai asfaltar estradas na sua cidade, dentre os candidatos está a empresa do seu filho. Conflito de interesse? Preciso responder? Ele até o fim da conversa insistiu que não há nenhum conflito de interesse nesse caso, onde empregados da RBS tem voto pra decidir se uma empresa da RBS lucrará na reabertura do Beira Rio! INACREDITÁVEL!!

Que tal essa: Uma empresa A pode ganhar um projeto para digamos 10 Milhões de Reias de uma Instituição B. Só que quem vota no vencedor são os empregados da empresa A. Conflito de interesse? YOU BET YOUR ASS IT IS! (BV Girias em Inglês # 576)

Porque será que juiz de um Estado ou País, não é permitido apitar jogo de time de seu Estado em jogo Nacional/Internacional? Uma Banana pra quem responder primeiro! Adivinha...

Até me admiro ter que fazer esse post e explicar porque acho isso conflito de interesse. Eu imaginava que seria impossivel alguem dizer que não é.

Ele nunca me respondeu se a RBS tem ou não tem empresa no pareo, mas pelas respostas que me deu ou não deu parece que esse é o caso. E ele não seria o unico empregado da RBS na comissão que vota no vencedor. Novamente digo, ninguem está questionando sua honestidade mas ele precisa entender que isso É SIM, SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ CONFLITO DE INTERESSE. Chega ser uma obviedade tão grande que tenho que me beliscar pra ver se não estou num sonho.

PS:
Coincidentemente depois de ver a reação de muitos contra o André e seu texto, vi na TV Americana uma entrevista com o diretor desse novo documentario "War on Whistleblowers" (Guerra contra pessoas que fazem denuncias). Aqui tambem é assim, alguns preferem que as coisas sejam "resolvidas" internamente sem o publico saber. Mas sem Whistleblowers hoje em dia ainda estariamos tomando agua poluido e comida podre e andando em carros com pneus mal feitos. Viva os Whistleblowers. Taí o trailer do filme.




PPS: E o que me irrita bastante é depois ler comentarios de pessoas que se acham mais Colorados daqueles que falam qualquer coisa que não seja elogio. Alguns até escrevendo que André "Seca o Inter", algo ridiculo para quem vê os videos comentarios do André e sabem que ele vai sempre aos jogos e sofre torcendo.

PPPS: Não desejo mal nenhum e nem desconfio da honestidade do roqueiro, inclusive sempre respeitei o cara. Ele não se lembra mas láááá no inicio da Internet. lá por 97, eu tinha um pequeno site sobre o Rock Brasileiro (pena que não segui com o site pois poderia ter ido bem) e ele inclusive foi uma das longas entrevistas que fiz para o site.

PPPPS:

Pra quem duvida:
ENGAGE EVENTOS DA RBS
ENGAGE EVENTOS FINALISTA
COMISSÃO QUE ESCOLHE VENCEDOR INCLUINDO EMPREGADOS DA RBS