quarta-feira, abril 09, 2014

No Hay Conflicto, Señor

Buenas, prezados(as)!

Depois de um longo e rigoroso inverno volto a programação normal. Andei nas últimas semanas realizando algumas viagens a trabalho e tanto vocês quanto Deus sabem como é uma porcaria a internet pelos hotéis do Brasil e só ele pra ter paciência pra isso, já que a minha é limitada.

E no próximo domingo teremos um novo freNAL. Porém, contrariando a expectativa geral, ainda estamos na dúvida se vai ser no gigante ou na serra (ou outro campo emprestado). 

Cada vez que eu ando por Porto Alegre fico me perguntando por que não começaram as obras de infraestrutura assim que confirmada como sede a casa dos colorados e a cidade. Será que estavam a espera de uma reviravolta novelesca em benefício da coligay-ena? Mas eu acredito que o motivo era mais sórdido: liberar as obras para serem feitas sem licitação e... bem, vocês sabem pra que.

Eu gosto muito da "capital da república" como dizem alguns amigos meus e os mais bairristas, mas a cidade está um caos pela incompetência (ou precariedade programada pra gerar vantagens ao roubo e corrupção). Nada pronto, tudo revirado e vem um secretário dizer que as obras "são para a cidade e não para a copa". Claro, champs! Foi pra isso que aprovaram todos os incentivos, para que as copas, digo, as obras ficassem prontas na cidade para a copa de 2022.

Eu não entendo também porquê "grenalização" do estádio da copa. O que interessava era a reforma com custo menor. Bingo, está pronto! Até o arqui-rival pegou carona. O clube não vai ter nenhuma receita, nada, zero! Nem o nome pode mostrar. Vai ser mais ou menos como a menina que toma umas a mais, se entrega pro garoto que ela gosta no segundo grau (tá eu sei, ensino médio, mas eu sou velho mesmo) e fica esperando a ligação no dia seguinte. Mas, sabemos que a FIFA não liga no dia seguinte nem manda flores. Só fode e vai embora com a grana.

Auto explicativo

Independente dos motivos ou da concordância, depois de realizado um acordo e selado um contrato ele deve ser cumprido. MAS, sabemos que vivemos numa republiqueta de bananas onde a palavra empenhada e o acordo selado podem ser discutidos depois de tudo pactuado e de comum acordo, até mesmo na justiça. Vivemos sob o mesmo céu que cobre uma terra onde tudo pode ser "ajeitado", onde erros viram ressalvas e incompetência vira ato falho. Ato falho é eu chamar Rafaela de Carolina, por exemplo (e que ato falho!).

MAS, na terra que não existe conflito de interesse... Um ano da receita atual do clube poderiam comprar e pagar todos os compromissos da década de 90 e ainda teriam feito as lágrimas do nosso idolatrado mestre Fabiano, o amante de Cachaça, serem de alegria por terem nos dado o sonhado título de expressão.

MAS, não... na terra que não tem conflito de interesse o dinheiro some e não deixa legado algum. Enfim, o que será mesmo isso, né? Esse tal de conflito de interesse? Conceito nebuloso esse pra alguns. Mesmo que possa escolher um prestador de serviço que vai usar e pagar pelos serviços prestados a quem escolheu. Claro! Todo mundo entrega pro concorrente só pela ética.

A festa foi linda? Irretocável! Alguém mais teria poderio técnico pra manter o mesmo padrão apresentado? Ninguém sabe. 

Mas uma coisa que tem de ser reensinada a esse pedacinho de chão que teima em se dizer país é parar de se "abrasileirar" e cultivar a verdadeira tradição gaúcha: Liberdade, IGUALDADE, Humanidade. Nada novo, pois estão no Brasão usado da bandeira desde 1835 (herança da maçonaria francesa).