segunda-feira, dezembro 07, 2009

69 Ela pune

Vem sabatinando Internacional desde o início de 2007.
Qual a lição?
Não vem de graça.
Há sempre um preço, que se não for cobrado sob condição de investimento, pago antes; será debitado, com juros e altas taxas, depois.

Punição 1. O correto investimento.

Para o “Campeão de Tudo”, o CenteNADA. Um super time montado para vencer o Gauchão 2009 e desmontado para garantir vaga na Libertadores 2010. Faltou pagar antecipadamente cotas de consciência, seriedade e concentração. Sobraram notas promissórias de displicência, excesso de confiança e interesses diversos.

Menos mal que, no ato de falta de pagamento antecipado, ou, melhor dizendo, investimento nos valores corretos de campeão, nosso castigo se limita a dois pontos. Dois pontinhos que nos separaram do título nacional. Digo menos mal porque há grandes chances de reverter tal punição e as conseqüências podem ser remediadas com reflexão e revisão de postura. Existe uma grande estrutura de clube, uma torcida apaixonada e novamente o título continental em disputa.

Sabemos (espero!) que perdemos para nós mesmos e que podíamos ter empenhado dois pontos mais de esforço, dois mais de objetividade, um de ambição com mais um de humildade. Não é trágica esta punição, convenhamos. Tampouco, irreversível. É bem mais simples do que se imagina, basta limpar a casa que, veja bem, não caiu, apenas está suja.

Punição 2. Juros e altas taxas corrigidas.

Se eu digo que somos punidos pela ausência daquela obstinada dedicação, energia e disciplina de vencedor, muito pior pra quem faz empréstimo de ocasião e dá em garantia o que não tem preço: a camisa.

Cada qual com sua fatura.
A bola pune.


69 Comentários:

Anônimo disse...

Por favor sr(a) que se auto intitule "colorado(a)": se, mesmo diante de um time que batalhou e eliminou rivais com cifras e faverecimento infinitamente superiores, não consegues contemplar a positividade de finalizar o ano como um dos poucos times que acessaram á disputa da Libertadores da América, ainda com o time que MAIS MARCOU GOLS NO MUNDO, e com um dos melhores desempenhos de grandes clubes no ano do centenário, se nada disso basta pra aplacar vossa incoerência (quiçá ignorância), então, como colorado roxo, que só sabe apoiar o time que demonstra qualidade sem fazer "terra arrasada" diante do menor revés ante as valorosas conquistas alcançadas, te clamo: Esqueças do Sport Club Internacional em 2010! Não sejas cara de pau de, depois de vilipendiar no ano do centenário, ousar comemorar uma vindoura Libertadores e quem sabe um Mundial de clubes, pois estarás demonstrando uma imensa ingratidão com o clube que é do povo e para o povo. Reorne em 2011, com teus novos, reluzentes e salvadores líderes, que irão tirar o Internacional da "lama" que alegas. Então, quando os teus salvadores indefectíveis assumirem o comando e construírem o teu alegado "Inter melhorado", será minha vez de calaar e afastar, mas no momento, o Sport Club Internacional precisa de todo humilde que saiba comemorar a graça alcançada, e não daquele que propaga a desgraça.

Att

dpz

Juliano Dapper disse...

Bom texto, mas poderia tirar a referência para este vídeo fajuto.

Cristiano disse...

Quanto ao ano do centenário, com certeza ficou abaixo do prometido e esperado. Mas "rotundo fracasso", "vergonha" e "fiasco" são palavras que não me permito usar. Decepção sim, pois as expectativas sobre este time que, nesta década recuperou seu lugar de destaque, eram muitas, e justificadas na sua estrutura e nas suas recentes conquistas.

O time montado no primeiro semestre mascarou defeitos e os negócios realizados ao longo do ano chicotearam a esperança.

Erros? Todos cometeram. De dirigentes a matemáticos, e que não se poupe a torcida, que também apoiou e vaiou apostas que não vingaram.

É triste ver que apenas 2 pontos, os mesmos 2 pontos largados em tantos jogos "bobos", nos separaram da graça maior de 2009.

Poderia ser pior, vide Palmeiras ou Atlético-MG, ou mesmo Fluminense.

Ano que vem tem LA, e como disse a Daina, a casa está apenas suja, podemos limpar.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Sr Daniel:

A felicidade é uma questão de expectativa, por isso os ´da azenha´ hoje parecem estar mais felizes do que nós colorados...

Se sua expectativa é comemorar vagas e vice-campeonatos de tudo, a nossa é ser campeão de tudo, embora saibamos que nunca conseguiremos ganhar tudo...

Em 2005 a estrela foi roubada...neste ano foi vendida !

m.rodrigo.oliveira disse...

Como comentei no post anterior, o Inter cumpriu com as obrigações do ano, mas não atingiu os objetivos.

E não atingiu os objetivos por conta dos seus erros (que foram vários ao longo do ano).

E mesmo as obrigações só foram cumpridas, porque houve uma combinação improvável de resultados na reta final da competição. E aguns desses resultados aconteceram por intererência do própro Grêmio (Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo).

Portanto, meu amigo Daniel, não está totalmente errado quem classifica como fracasso o desempenho do Inter no ano.

Quem critica tem tanto direito de comemorar as conquistas como quem não vê motivos para criticar.

Mesmo os cornetas de plantão aqui do Blog jamais foram vistos torcendo contra o time.

Tenho certeza que todo mundo aqui gritou centenas de palavrões em 2006 quando viram que o Gabiru estava entrando no jogo contra o Barcelona no lugar do F9. E ninguém deixou de comemorar quando ele fez o gol do título.

Os adjetivos que cada um dá para o desempenho do Inter em 2009 são diretamente proporcionais às expectativas que haviam para a temporada.

Eu tinha convicção de que seríamos campeões brasileiros. Portanto, estou profundamente decepcionado. Ainda mais porque perdemos o título por tão pouco e erramos tanto ao longo do ano.

Não confunda crítica e opinião com má fé ou má vontade.

m.rodrigo.oliveira disse...

E tem outra Daniel.

O Inter é hoje o time que mais fatura no Brasil.

Então, essa desculpa de lutar contra as cifras de outros times não cola.

E Inter anda é gastando mal o que arrecada.

Temos a maior folha do Brasil há três anos e só agora conseguimos igualar o resultado de 2006 no Brasileirão, quando tínhamos um orçamento bem mais modesto e já não tínhamos o campeonato nacional como competição prioritária no ano.

Anônimo disse...

Sr. Nelson: Felicidade é um estado de espírito, e não uma materialização do imponderável. Os "da Azenha" comemoram o que alcançam, e quem os pode censurar? Pela forma que é exposto, parece que o Internacional jogou contra "cones" esse ano. Há que se respeitar o fato de existirem, do outro lado do campo, clubes com tradição tal qual a do Internacional, e favorecimento financeiro muito maior que as parcas opções do Inter. Para um clube "do povo" que sempre soube comemorar cada pequena conquista, me parece que muitos torcedores adquiriram um espírito de grandeza exagerado advindo da conquista mundial, que antes só observei em clubes tidos como esnobes, no exemplo de São Paulo e do próprio co-irmão. Citando o óbvio, ser vice campeão não é ser campeão, mas desmerecer o feito é deveras irresponsável de parte do dito torcedor, que antes se intitulava membro do "clube do povo". Talvez seja hora de muitos reverem os seus conceitos, e o sucesso recente, ainda que não pleno em suas potencialidades, apenas reforçam isto.

cjr-sp disse...

A LENTIDÃO DA DIREÇAO É ASSUSTADORA. A CONTINUAR ASSIM...COM ESSES LERDOS, NAO IREMOS SEQUER PASSAR DA PRIMEIRA FASE.

QQ UM SABE QUE PRECISAMOS NO MINIMO DE 5 REFORÇOS DE PESO...E UM TECNICO CAPACITADO DE PESO.

*********************

JÁ NAO BASTAVA A DIREÇAO SER INCAPACITADA....

AGORA TEMOS NA TORCIDA OS QUE COMEMORAM VICE-CAMPEONATOS E ACHAM QUE TÁ TUDO BEM E QUE O SALDO FOI POSITIVO EM 2009, COMO O TORCEDOR QUE INAUGUROU OS COMENTARIOS DESSE POST( SE BEM QUE TÁ MAIS PARA ALGUEM LIGADO A GESTAO ATUAL QUERENDO DEFENDER O INDEFENSÁVEL E COMEMORAR UM TRI VICE CAMPEONATO).

Anônimo disse...

Complementando a resposta anexa do Sr. Nelson: o clube pode ser um dos que mais arrecada, mas também gasta para manter o complexo que advém de seu nome e manter-se equilibrado financeiramente, sem gerar novas dívidas, como fizeram as gestões anteriores durante a história. Prova disso? Numa análise contábil do ano fiscal colorado, pode-se concluir que, apesar das vendas que muitos alegam ter inundado os cofres, muitas dívidas foram pagas, e, a saldo final foi positivo, porém muito inferior ao mísero Um milhão de reais.

Ou se administra um clube de forma racional e planejada, convivendo com sucessos não plenos na delonga do trabalho, ou trabalha-se baseado em hipóteses e atitudes passionais, que podem demonstrar sucessos eventuais, mas que inevitavelmente leva ao rotundo fracasso. Não existe meio termo.

cjr-sp disse...

SE FICAR FORA DA PRINCIPAL COMPETIÇAO DA AMERICA DURANTE OS ANOS DE 2007,2008E 2009 NAO É UM FRACASSO, NAO SEI MAIS O QUE É...ISSO CONTANDO COM A MAIOR FOLHA SALARIAL DO CONTINENTE.


ORA...TEM GENTE QUERENDO DEFENDER O INDEFENSAVEL. ERROS EM CIMA DE ERROS CULMINARAM EM 3 ANOS CONSECUTIVOS DE FRACASSOS ROTUNDOS E FIASCOS MEMORÁVEIS.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

CJR:

Os pobres da Azenha foram vices da LA enquanto que nós ´os milionários` estivemos comemorando 2006 por todo o 2007 e 2008, não fosse a Sula nada teríamos desde então.

Que gestão responsavel paga para um ex-goleiro salários milionários ?
Existe alguma explicação séria, honesta, coerente ?

cjr-sp disse...

Perfeito Nelson...

Quem sabe o SR. DANIEL nao nos responde o pq de ficar pagando um salario para o CLEMER ficar de babá no BR?

E ainda quer falar de finanças, clube equilibrado e venda de jogadores...

Olha...eu gostaria de entender tb de como os membros dessa gestao conseguem se manter anos no comando do clube sem receber salários, sendo que dedicam 90% do tempo ao clube.

Ou são magicos ou nasceram ricos...

Como eu nao acredito em magia e sei que nao naseceram ricos...fica a minha curiosidade aqui para o DANIEL quem sabe responder.

col disse...

Perfeito, diana.

col disse...

E serah que vao pagar 2.5 milhoes pelo Andreshow?

Marimas disse...

Passei pra ler o texto da Diana, mas lendo os comentários do CJR até esqueci o que eu ia dizer antes.

Mas até eu, que defeco e trasito pra politicagens, vou ter que meter o debelho.

Acho que ninguém está satisfeito com a direção, isso é ponto pacífico. Beleza.

Mas tb é um tanto ÓBVIO que se hoje temos 3 vices em 5 anos, libertadores, mundial, sulamiranda e essa coisarada toda, sócios, estrutura e o caralho a quatro, é sim, queira tu ou não, responsabilidade da atual direção.

Assim como seria se estivéssemos há anos lutando pra não cair.

Não me leva a mal, mas esse papo furado de Fernando Gabirú é demais pra minha cabeça.

Nada caiu do céu, o que se colhe hoje é fruto de trabalho, para o bem ou para o mal.

GILSON - PR disse...

Trocaria a classificação para a LA pelo título que perdemos ontem. Queria muito ser campeão brasileiro. Não temos garantia nenhuma de ganhar a LA, principalmete com o time que temos. Perdemos duas vezes para a LDU e agora nos encontraremos novamente, se não houver contratações de alto nível ficaremos fora da LA ainda na primeira fase.

O que essa direção aprendeu nesse ano que não adianta ter um bom elenco se tem um péssimo técnico. Espero que isso tenha servido de lição.

GILSON - PR disse...

Aqui no Paraná da nojo ver tanta gente andando com a camiseta do framerda. Ninguém falava mais nada da merda desse time.

É um clube sustentado pelo tráfico e pela globo. Sócios tem uma quantidade muito pequena. Os torcedores alienado torcem por causa da globo, nunca compram nada do clube que seja licenciado, as camisetas são todas do paraguai. A globo investe porque tem uma audiência grande durante a apresetação dos seus jogos, todo domingo transmitem essa lavagem cerebral.

Mas nesse ano foram mais competentes que o Inter, time poderoso cheio do dinheiro, enquanto o colorado desmontava o time o framerda melhorava seu elenco, mesmo com jogadores duvidosos. Um técnico humilde soube reunir esses jogadores, motivá-los, venceu e deram a sorte de pegar nas últimas rodadas dois times que entregaram os jogos.

Será que houve justiça? Não sei, mas deram um banho de competência na turma do sr. fernando gabiru mercenalho.

cjr-sp disse...

Esse é o velho papo da comparaçao com as gestoes anteriores...

Ora o mundo mudou...os caras chegaram, era de se esperar que melhorassem o clube, até pq piorar nao dava mais...

Eles tem méritos inegaveis, mas pararam no tempo e vem planejando mal o clube desde 2007. Essa é a realidade desde entao. 3 anos de erros de planejamento no tocante ao futebol.

GILSON - PR disse...

Absolutamento correto crj,

porque ganharam em 2006 tem gente que acha que esse grupo de diretores terão direito de erra durante uma eternidade.

Com a estrutura do Inter era obrigação ter ido melhor que o framerda. Time falido financeiramente, mas buscaram manter e trazer ótimos jogadores, ao contrário do Inter que desmontou o plantel durante a competição.

Roberto disse...

"Em 2005 a estrela foi roubada...neste ano foi vendida !"


PQP. Olha que eu nem gostava muito dos teus comentários Nelson :-D

Mas essa frase DEFINE o campeonato brasileiro de 2009 para o internacional.

Roberto disse...

E sobre 2010.... o que não se pode é repetir os erros de 2009, 2008, 2007 e 2006 (sim, em 2006 também vendemos os principais jogadores no meio do ano - mas o raio NUNCA cai duas vezes no mesmo lugar). Se souberem fazer isso, do jeito que essa diretoria é incompetente, eu já ficaria contente com o inter seguindo com o mesmo elenco, mas devidamente entrosado. Só torceria para repatriarem o Tinga no lugar do Sandro (vendido). De resto, com um bom técnico, esse elenco é CAPAZ de ir longe, e até vencer no ano que vem.
Obs: Tá... Sóbis também seria bem vindo!

cjr-sp disse...

Perfeito Gilson...

Alguns acham que a gestao atual tem creditos eternos.

Ora qq um sabe que os erros foram ridiculos nesses 3 anos.

Fosse o clube uma empresa seria...tava todo mundo na rua.

Nao souberam aproveitar uma época de fartura para o nosso lado. Agora veremos o crescimento(renascimento), de Curintia e outros, onde ficará muito mais dificil de se ganhar qq coisa.


Tivemos os meios, os fundos e todas as condiçoes para marcarmos época como fizemos na decada de 70. Mas nao...deixaram 3 anos escorrerem por entre os dedos com erros crassos.


*****************

Inclusive, essa gestao tem um projeto de perpetuaçao no poder. É o CHAVISMO colorado. Só nao ve quem nao quer.


******************

Sds Coloradas.
fui.

Marimas disse...

Tu tá comparando CJR. Eu não.

Não falei de gestões anteriores em nenhum momento. Lê de novo.

Tô dizendo justamente o contrário, que o que aconteceu para o bem e para o mal é culpa, ou mérito, dependendo do caso, da ATUAL GESTÃO. E que acho muito pretencioso dizer que as coisas aconteceram por acaso.

Ah era de se esperar que melhorassem?!

E o Guarani, a Ponte, a Portuguesa, o Coritiba, o Juventude, o Bahia... a lista é grande de clubes que já tiveram seu momento "grande" e estão todos nos ostracismo.

Podia ter sido sim pior, bem pior. A começar por 2002 quando quase caímos.

Claro que o planejamento tá errado, ou melhor, tá errado fazer o planejamento em janeiro e trocar ele em agosto por um punhado de Euros. E esse erro é culpa da direção e só dela. Não é do grêmio, do flamengo, do guri burro que entra em campo falando merda, enfim, da mãe do badanha. Assim como os acertos tb são.

mas o que parece é que quando a direção erra, e não erra pouco, tu liga o CAPS LOCK e metralha.

Quando acerta é porque foi obra do acaso.

Depois de tanto tempo eu já devia ter me acostumado, mas sei lá, assim não dá pra querer...

Alexandre R. disse...

Daniel,tu fala em fechar o ano com menos de 'miseros milhao de reais?'
Me explique então o seguinte?

1) Pq pagar salarios astronomicos a jogadores que nem ficam no banco?

2) Pq pagar altos salarios a funcionarios do clube sem passar por uma politica de RH séria?

3) Pq gastar 2 milhoes no show do centenario? Será que sem gastar esses 2 milhoes nosso saldo não seria maior que o 'misero milhão' que sobrou?

Por favor Daniel, aqui todos são colorados até a medula e ninguem torce contra o Inter. Infelizes daqueles que estavam no gigante ontem e nao se emocionaram e não vibraram com o gol do co-irmao(eu vibrei e muito, mesmo nao acreditando neles).
O fato é que a direcao errou no planejamento do ano. E é necessário que tenham a humildade de reconhecer isso para não errar de novo em 2010.

cjr-sp disse...

Finalizando de vez por hoje....

Quem acompanha futebol a muito tempo sabe que futebol é ciclico...e quando chega a tua hora...tem que marcar época.

Agora dentre em breve veremos orçamentos muito maiores que os do Inter que nao subiu no cavalo encilhado dos ultimos 3 anos, onde teve tudo na mao.

Juliano Dapper disse...

"Infelizes daqueles que estavam no gigante ontem e nao se emocionaram e não vibraram com o gol do co-irmao(eu vibrei e muito, mesmo nao acreditando neles)."

Quero morrer sendo infeliz então, mas não vou ser medíocre e vender a alma pro diabo pra ser campeão, quando a única coisa que faltou foi competência da nossa parte. Passam anos e anos brigando com o time da azenha e agora ficam fazendo esse papelão brabo de comemorar gol do rival, cantar hino, levar camisa tricolor ao estádio.

Ridículo e vergonhoso!

GILSON - PR disse...

Todos os clubes tem seus momentos na história, o Inter teve nos anos 70, aproveitou, mas poderia ter sido bem melhor, poderiam ter ganhos pelo menos uma Libertadores, a seleçao que o Inter tinha era uma obrigação.

Ficamos duas décadas vendo os outros times comemorarem títulos e nós sé esperando o nosso momento.

Esse momento chegou, 2006 foi fantástico, esse é um momento que deveríamos amontoar títulos, principalmente brasileirões, nessa década deveríamos ser pelo menos penta.

Mas estamos esperando o bonde da história passar, o título que perdemos ontem nunca mais recuperaremos. No ano que vem até poderemos ser campeões, mas era para ser o penta não o tetra. É como uma foda, foda adiada é foda perdida.

Guilherme Mallet disse...

Se tem uma coisa que eu tenho repugnância é de gente "bunda-mole", gagão, "bundão", covarde...

Assina o que diz, ué. Pra que se esconder? Coloca nome e sobrenome. Não dói.

Eu tenho centenas de textos publicados na Internet, sobre o Inter, política, cultura, religião... Tudo assinado com meu real e único nome.

E garanto: não dói.

Daniel, só por curiosidade, tu tem alguma ligação política com o Inter? Presumo que tu não tenhas, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha. Só para ficar mais transparente nosso debate.

Abraço.

Alexandre R. disse...

Fabio, desculpa se tu sentiu ofendido pelas minhas palavras , nao foi com esse interesse que as coloquei. Eu torci mesmo no gol do gremio (mesmo nao acreditando que ele fossem fazer frente ao mengo.) Nao tinha como nao se emocionar com a proximidade do titulo. Somos torcedores acima de tudo. Eu vibrei....
Agora nao deu, paciencia. Mas não foi o Gremio que nos roubou o titulo, foi a gente mesmo que perdeu ele. Nem essa gloria o co-irmao da azenha tem (o Marimom já tinha escrito isso no blog dele).
O negocio é ver pq perdemos e corrigir esses erros.
E reacender a esperança na LA 2010. Rumo ao Bi.

Guilherme Mallet disse...

"Para um clube "do povo" que sempre soube comemorar cada pequena conquista, me parece que muitos torcedores adquiriram um espírito de grandeza exagerado advindo da conquista mundial".

Ora, o slogan "Campeão de Tudo", soberbo como é. É obra do Marketing. Zero de vínculo histórico. Sepultaram o "Clube do Povo" que era a verdadeira identidade do Inter. Assim como colocaram uma coroa ridícula (que não dava nem para aplicar na camiseta direito). E ainda estão tendando trocar o Saci pelo macaquinho gremista.

o clube pode ser um dos que mais arrecada, mas também gasta para manter o complexo que advém de seu nome e manter-se equilibrado financeiramente, sem gerar novas dívidas, como fizeram as gestões anteriores durante a história.

A venda do Nilmar virou necessidade, em decorrência da gastação irresponsável de dinheiro do Clube. E tu confessa isso ao justificá-la para permitir o "equilíbrio financeiro". Não é só jogador que ganha muito dinheiro para ficar no banco. Hoje em dia tem funcionário do Clube querendo discutir política, sabia? Aí os caras vêm querer discutir suas opiniões contaminas por interesses pessoais... Isso é que é dose.

Corinthias, não trouxe Ronaldo para PERDER dinheiro, nem o Flamengo com o Adriano. Tiveram a criatividade de INVESTIR. Manter o Nilmar não significaria PREJUÍZOS, mas LUCROS.

Unknown disse...

Essa história de que o Inter perdeu o campeonato por causa da venda do Nilmar é de um simplismo atroz, me surpreendo que boa parte da torcida repita isso sem refletir. O time de 2008 era melhor que o de 2009, o ataque era Nilmar e Alex, por exemplo. Sem falar que o D'Alessandro e o Índio jogaram bem mais no campeonato do ano passado. O time de 2009 só é melhor em duas posições, o Sandro de 1º volante e o Kleber na lateral-esquerda. Mesmo com um trio ofensivo excelente, com Nilmar, Alex e D'Alessandro, a campanha de 2008 foi muito ruim, enquanto o time de 2009, visivelmente limitado, fez muito mais pontos. No futebol, há fatores que influenciam de maneira decisiva, mas não são perceptíveis para nós, torcedores, que olhamos de fora. Como não sabemos o que se passa "intra-muros", só nos resta formular hipóteses e teorias, muitas vezes equivocadas. Tome-se como exemplo o Flamengo. O time do começo do campeonato era melhor que esse que jogou ontem. No meio-campo, havia Ibson e Kleberson e o compnheiro de ataque do Adriano não era o Zé Roberto, mas o Emerson, vendido aos árabes. O Flamengo perdeu por lesão o Kleberson, teve que devolver o Ibson, um jovem em ascensão e contratou o Pet, um veterano decadente. Por incrível que pareça, o time se ajeitou. E aí reside a minha crítica à direção, por não ter percebido tão rapidamente como a direção flamenguista que era necessário mudar o treinador, pois uma mudança de ambiente era imprescíndivel. Não critico a direção pela venda do Nilmar, quando a proposta é boa e o jogador quer ir embora, não há o que fazer. O Manchester Utd. teve que vender o C. Ronaldo, o Arsenal vendeu o Adebayor, a Internaziole vendeu o Ibrahimovic, etc. E nenhum dos clubes citados precisa do dinheiro dessas vendas como um clube brasileiro geralmente necessita. Outro erro comum é essa lenda de "a maior folha de pagamento do futebol brasileiro". O São Paulo é disparado a maior folha do futebol brasileiro, o salário de R. Ceni, Washington, Miranda, Hernanes e J. Wagner são superiores a qualquer quinteto de jogadores do Internacional. Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Inter e Palmeiras gastam praticamente o mesmo. Me preocupa uma empáfia reinate na torcida colorada, muito próxima à soberba da torcida gremista. Parece que só o Inter é bom e quando somos derrotados, perdemos apenas para nós mesmos, ignorando as qualidades e virtudes dos adversários. Por mais erros cometidos pela direção, treinador(es) e jogadores (aliás, a torcida os absolve de tudo, a culpa é só da direção ou do treinador), o Flamengo é campeão por seus próprios méritos. Caso o Inter fosse campeão, diríamos que os outros que "perderam o título para si mesmos"? Eu confesso que não diria, nem estaria pensando algo a respeito, apenas estaria comemorando. Por isso, afirmo que eles ganharam pelos seus acertos, não pelos nossos erros.

Guilherme Mallet disse...

Alcemar,

Concordo contigo. Nilmar não é conditio sine qua nom para ser campeão brasileiro. Mas que ajuda, ajuda. Sem dúvida.

Assim como ajuda bastante, ter planejamento. Prever riscos, eleger prioridades.

Perdemos pontos por causa da CB, por causa de uma ridícula Copa Suruga(?) que nos obrigou a jogar uma seqüencia de jogos acumulados. Perdemos para o Corinthians no Beira-Rio e dois dias depois estávamos perdendo para o Palmeiras (então líder) em São Paulo...

Perdemos pontos porque algum irresponsável não faz a manutenção do sistema de drenagem do Beira-Rio (há quantos anos?) e tivemos que jogar PÓLO AQUÁTICO contra o Flamengo...

Flamengo este que não tem nada de bom. Ficaram um bom tempo com salários atrasados e tudo só melhorou quando começaram as eleições por lá... (estranho?).

Teve a troca de treinador na reta final... Teve PERDE DE JOGADOR EM EVOLUÇÃO PARA A SELEÇÃO SUB-20 (essa é imperdoável)...

Teve enfim, a REPETIÇÃO de erros dos últimos 2 anos. Não são fatos isolados.

Schroder-EUA disse...

Mallet

Vi o negocio la em Coritiba e pensei em ti...o futebol no Brasil ta parecendo o futebol na Inglaterra dos anos 80. Sera que daqui a 20 estaremos como os Britanicos hoje?

GILSON - PR disse...

Guilherme,

a venda do Nilmar significou prejuízo, o Inter perdeu muito dinheiro com a saída dele, as perdas ocorreram no marketing, nos prêmios pelas conquistas, na própria valorização dele e do elenco, um título a menos que nunca mais recuperaremos.

Certos investimentos acabam se pagando, flamengo não tem arrecadação com estádio ou associados, mas o time apesar de estar quebrado consegue montar um time muito competitivo.

Quando o Inter trás ou cria um bom jogador logo vende, que estrutura de time rico é essa? Essa direção inovou no início da década, mas as mudanças devem ocorrer constantemente, agora deve surgir um visão que faça com que os resultados financeiros não tragam prejuízo ao futebol.

Para o ano que vem os outros times já estão se preparando, o Inter nem técnico tem, faltam jogadores em várias posições, fora o problema das saídas, prováveis, do Sandro e do Giuliano. Os 10% que mudará o Inter. Saem os melhores ficam os medíocres.

Guilherme Mallet disse...

Louis,

O tumulto do Couto Pereira tem uma explicação bem óbvia. Zero de PREVENÇÃO, zero de preparação (plano de ação da polícia).

O problema não é segurança, é gestão. Não adianta punir 10, depois que a coisa desandou.

Era um jogo de alto risco, mas foi tratado como um amistoso.

Unknown disse...

O Inter só o time que mais arrecada (o que duvido muito) pq é o que mais vende. Aliás, não fosse por isso, não arrecadaríamos muito mais que o grêmio.

- Os patrocínios da dupla grenal (camisa, estádio, etc...) são praticamente os mesmos, logo, não devemos arrecadar muito mais que eles com isso. Em relação ao marketing, somos tão parecidos que a loja oficial é administrado pelo mesmo dono.

- A cota de TV é rigorosamente a mesma

- Premiações depende muito de resultados (esse ano fomos melhores, mas nada que justifique um orçamento bem maior)

- Quadro Social do Inter é maior, mas com mensalidades mais baratas. No fim, arrecadamos um pouco mais, sem esquecer que gastamos mais com a folha salarial. Também gastamos mais com nosso estádio, infraestrurtura clubística, etc...

Portanto, onde está a superioridade financeira do Inter?

Simples: mais arrecadação com a venda de jogadores e menos dívidas para pagar.

Se não vendessemos ninguém estariamos na mesma merda que o Grêmio. Não precisa, claro, vender todo mundo, mas no caso do Nilmar, se não fosse antes, ele iria de graça agora.

Coloquem uma coisa na cabeça: o Inter não é um clube milionário. Ah, temos mais sócios que clubes europeus? Grande coisa. Lá os sócios pagam muito mais, fora que se ganha muito com cotas de TV e patrocínios (os grandes)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O Fernando Carvalho cometeu alguns erros. Um dos maiores foi a aversão ao risco na hora de trocar de técnico.

Mas vamos falar sério. Quais dirigentes foram melhores do que ele, historicamente? Ele merece ser cobrado e não viver do passado? Óbvio. Mas também merece uma palavra relativa/contextualizada de vez em quando, não? Vejo muitas pessoas vociferando contra o mesmo sem nunca ressaltar que é um dos maiores dirigentes da história colorada, com muito mais acertos do que erros. E é colorado roxo. Será mesmo que ele leva alguma vantagem ao vender os jogadores ou ele vende por convicção, pensando no melhor para o clube? Se for o segundo caso me serve. E as críticas devem, predominantemente, construtivas.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O Andrezinho é um bom reserva. Ele esteve presente em vários momentos importantes do clube na temporada. De cabeça me lembro dos gols contra o Flamengo, na Suruga e nas últimas duas rodadas do Brasileirão. Acho o D'Alessandro bem melhor, mas neste ano o Andrezinho foi mais produtivo no geral.

GILSON - PR disse...

Paulo,

o contrato do Nilmar era para até 2011, se o menino tivesse ficado até no final do ano no BR poderia ser vendido num valor ainda maior. Fora que um time campeão consegue valorizar todo o seu elenco, mesmo os mais perebas poderiam ser bem vendidos

Anônimo disse...

Fernando parabens pela lucidez das tuas palavras. O FC precisa ser cobrado de vez em qdo , ele esta errando muito e o pior, esta ererando por convicçao. O problema que ele parece nao aceitar as criticas. Para dar um exemplo, sei que no episodio do dvd da copa do brasil ele foi muito cobrado pelo grupo dele, mas ele simplesmente pegou e fez. Sera que agora ele aceitara as criticas sobre os erros cometidos no meio do campeonato? Esse é o meu medo, de que continue errando por convicçao.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Nossa folha de pagamentos é a maior do Brasil, não sei quanto ganha cada jogador, mas posso afirmar sem chutar muito longe que:

- Clemer, Indio, Bolivar, Sorondo, Eller, consomem perto de R$ 1.000.000,00 por mes !

- É uma boa política queimar este valor com 01 ex-goleiro e 04 jogadores de mesma posição ? Sem falar na ´veteranice` deles...Enquanto que não temos lateral direito de ofício desde 2006 (Ceará) ?

Marco disse...

Diana

Excelente como sempre.

Mas, para "reflexão e revisão de postura", é preciso humildade onde sobra arrogância.

E é preciso diferenciar se estará "o título continental em disputa", ou se apenas participaremos da LA-2010.

Como o Rei FG disse que 90% do grupo ficará, são 90% de chances de apenar participar da LA, sem necessariamente entrar para disputar.

Acho que consegui explicar a diferença.

Disputa a LA-2010 quem entra para ganhar; os que entram para participar, sem chances de vencê-la, apenas participam.

Guilherme Mallet disse...

Fernando, não vi críticas pessoais ao Fernando Carvalho.

Ao dizer que o Inter não é um Clube rico, tu parte da premissa de que a manutenção do Nilmar seria um CUSTO para o Clube. Enquanto que a crítica que se faz é que a Direção não tem criatividade para fazer um jogador desses RENDER.

Qual foi o Prejuízo financeiro da perda do Campeonato Brasileiro para o Botafogo... ops, Flamengo???

Abraço.

Anônimo disse...

Se é pra fazer contas simples eu tb faço :

Só de premios da cbf se não me engano foram 2 milhoes a menos. Somados aos estimados 2 milhoes que gastaremos no show do centenario poderiamos terminar com um caixa de 4 milhoes ao inves de 'miseros 1 milhao' que nem o daniel comentou.

E o Guilherme tem razao. Nilmar renderia muito mais grana (alem dos gols) se tivesse ficado. E o contrato dele iria até 2011.
Mas isso nao vem mais ao caso. Quero saber de 2010.

Marco disse...

A grande façanha desta direção vendedora foi fazer o Beira-rio, lotado, explodir com um gol do greminho portoalegrense.

E querem que eu bata palmas para isto, e me faça de contente.

Nem a pau, Juvenal!

E, digo mais, já que fui eu quem perpetrou esta expressão aqui.

Se não é fracasso rotundo perder todos os títulos que disputou, por favor, diga-me o que é.

Fracasso rotundo!

Não culpem a arbitragem (CdB)!
Não culpem o greminho (Brasileirão)!

Toda a culpa é do Inter, só do Inter!

Vou repetir o que escrevi, aqui, ao final da CdB:

Quem não entende porque perdeu nunca vai aprender a vencer.

Marco disse...

Sem falar nos méritos do Flamengo!

Clube falido, sem estrutura alguma, nem CT eles possuem...

Pois é, na humildade, foram lá, valorizaram um treinador da casa (Andrade, que foi craque de bola), pegaram um refugo daqui (Alvaro baleião), um aposentado dali (Pet), um que queria se aposentar para cafungar (Adriano)...

Fecharam o grupo com um objetivo: classificar-se à Libertadores.

Quando viram, estavam a dois palmos do título. Fizeram o dever de casa, e levaram.

Por quê não reconhecer o mérito do Flamengo?

Por quê enaltecer quem comete repetidos erros, ano após ano, como se fossem a última bolacha do pacote?

Se, pelo menos, viesse uma auto-crítica sincera, teríamos a esperança que aprenderam com os erros.

Mas sequer admitem que erram, quanto mais reconhecê-los e, com humildade, trabalhar para superá-los, devolvendo-nos a glória.

Não queiram, em 2009, querer que eu continue batendo palminhas para Píffero e FC, por causa de 2009.

Na minha opinião, o momento que resume a atuação da direção vendedora em 2009 é aquele em que o Beira-rio explode em comemoração ao gol do Grêmio.

E, antes que perguntem: sim, na minha casa, pulei, berrei, peguei meu filho de 22 meses com um braço, com o outro enlacei minha esposa, e pulávamos como gazelas vermelhas de tão felizes.

Também esta breve transmutação em mim é obra da direção vendedora.

Unknown disse...

Mallet, o período da CB não atrapalhou o Inter, por incrível que pareça. O que tirou o título do Inter foi o meio do 2º turno. A Suruga muito menos, na volta do Japão, vencemos o primeiro turno. Não sabia que o sistema de drenagem do Beira-Rio não recebe investimentos há 4 anos, mas naquela tarde, nem o melhor sistema de drenagem do mundo resolveria. Aquele jogo não deveria ocorrer, mas a pressão da Globo obrigou a realização da partida. Há pessoas que afirmam que o contrato do Nilmar acabaria em 2010, outros dizem que acabaria em 2011, mas não importa. Jogador quando quer ir embora, é impossível segurar. Como escrevi antes, nem o Manchester Utd., o clube mais rico do mundo conseguiu segurar o C. Ronaldo. Tu falas em fazer um jogador como o Nilmar "render" e eu concordo contigo. No entanto, eu percebo uma "miopia" grave dos empresários gaúchos. Dificilmente Inter e Grêmio conseguiriam fazer um contrato de patrocínio como o do Flamengo com a Olympikus, que bancou o Adriano ou da Unimed, que bancou o Fred para o Fluminense. Eles só investem no Inter se puderem investir no Grêmio e vice-versa. Ao invés de uma empresa investir 200 reais em um dos clubes da capital e outra investir 200 reais no rival, geralmente uma empresa investe 100 reais em cada um deles. Além do mercado consumidor ser muito maior, isso contribui bastante para que o patrocínio dos times de SP e RJ seja maior que o da dupla Gre-Nal. Todos os 8 grandes clubes de SP e RJ possuem um patrocinador principal exclusivo. Até em Minas, onde também só existem dois grandes clubes, o patrocínio principal não é compartilhado. O Cruzeiro tem o seu e o Atlético passou 2009 inteiro sem um patrocínio principal. Há quanto tempo o Inter não possui um patrocinador principal diferente do Grêmio? Se eu não me engano, foi a Aplub, no meio dos anos 90. Depois disso, foram alguns anos com a GM patrocinando a dupla e já são vários anos de patrocínio do Banrisul. E a imprensa gaúcha tem uma responsabilidade nisso, pois adora vender a frase "a maior rivalidade do Brasil" como um troféu para o RS. E não vejo vantagem nenhuma nisso. Lembro que no 1º Gre-Nal do D'Alessandro os repórteres praticamente o forçaram a dizer que a nossa rivalidade era maior que a de Boca e River, enquanto ele tentava fugir da resposta.
Se eu tivesse que citar o principal problema do Inter nos últimos dois anos, diria que é a má escolha do treinador. Havia jogadores para formar times melhores, mas os treinadores não souberam aproveitar. Espero que em 2010, a direção acerte na escolha do treinador.

Anônimo disse...

Alcemar, em parte concordo contigo. Se os empresarios gauchos sao miopes (e sao mesmo) a direçao tem de correr atras e quebrar esses paradigmas. O atletico MG ficou sem patrocinador por quase todo campeonato e negociou um bom contrato depois. O nosso depto de mkt deveria ter sido mais pro-ativo e ter dado uma cartada para romper com essa dualidade esse ano quando acabou o contrato com o banrisul (mesmo perdendo dinheiro a curto prazo), mas nao optou por seguir essa linha. Paciencia. Agora vamos ficar mais uns 3 anos atrelados aos azuis no patrocinio.
Sei que falar é facil, mas para isso que o pessoal recebe salarios la no Inter. Procurar soluçoes.Nós somos torcedores, temos o dever e o direito de discutir o clube. Os dirigentes, principalmente os remunerados, tem de trabalhar por ele.

Marco disse...

Mas o contrato com o Banrisul não é por causa de uma dívida com o banco?

Anônimo disse...

Acho que essa divida já se encerrou porque o contrato foi renovado.

Unknown disse...

Lugar de corneta é na África do Sul. Por favor, vai pra lá e não volta mais.

To cheio de nego q vai pro estádio (ou fica no ppv) só pra encher o saco e ficar chiando o tempo todo ao invés de apoiar.

Melhor, vai torcer pro greminho, pq a alegria do corneta é perder, e isso acontece bem mais por lá!!

sds

Jonatammm disse...

Quem prefere não ver a entregada dos birebaixados é muito babaca, me desculpem. Eles entregam o jogo, com o unico intuito de nos prejudicar, tirando uma chance real de sermos campeões, e os manés ficam com esse papinho de "ah, mas perdemos pontos bobos", "aquela derrota pro botafogo..." entre outras lembranças de episódios isolados. Se esquecem que o próprio Flamengo perdeu vários pontos bobos, que fez um primeiro turno ridiculo (sim, o primeiro turno também faz parte do campeonato).

Continuo afirmando: quiseram nos prejudicar, que assumam, e paguem pela desonestidade. Já temos diversas declarações de dirigentes e jogadores, a propria escalação de reservas e juniores, e agora o video de bergson. Que esse timeco seja punido. Não se trata de apagar os erros do Inter.

No mínimo que se divulgue a cafajestada do gremio, como brilhantemente vem fazendo o Louis.

No que cabe ao Inter apenas, que melhoremos ainda mais em 2010. É inegável que 2009 já foi bem diferente dos dois anos anteriores. Portanto, terra arrasada é burrice.

E eu ainda acho que deveriamos manter o Mario Sergio, e isso que achei a vinda dele uma cagada.

Guilherme Mallet disse...

Alcemar,

Empatamos em casa com o Vitória na véspera das decisões da CB.

Copa Suruga atrapalhou nosso calendário durante todo mês de Agosto. Perdemos para o mistão do Corinthians dia 19 em pleno Beira-Rio e para o Palmeiras no dia 21, ou seja, sem tempo de recuperação.

Isso que o Palmeiras era líder, adversário direto. E não tivemos tempo para treinar para enfrentá-los. Prejuízo Suruga.

Trocaram a Copa Suruga pelo Brasileirão...

Klaus disse...

Para os que acham que é apenas choro de perdedor, sugiro a leitura do link abaixo. Traduz bem o que quero dizer...

http://www.finalsports.com.br/colunas_dupla/inter.php

Klaus disse...

A MELHOR NOTÍCIA DA SEMANA:

LDU ESTÁ FORA!!!



BOCA, RIVER, LDU...


É libertadores para brasileiro ganhar novamente! ACORDA DIREÇÃO!!!

É HORA DO TROCO!!!

João Gabriel disse...

LDU fora da Libertadores (e do Grupo do Inter).

Enfrentaremos o EMELEC ou o argentino 5 (Cólon)

cjr-sp disse...

ACABOU A REUNIAO AGORA COM LUXA E NAO ACERTARAM NADA.

LUXA TÁ FORA. SEM MAIS CHANCES.

DIANTE DISSO...TAMOS SIFU.

*********************

EMELEC ELIMINOU NUM MATA MATA A LDU E É NA ALTITUDE IGUAL.

OU SEJA, O GRUPO DO INTER É COMPLICADÍSSIMO.

cjr-sp disse...

DORIVAL(NAO É O BIXO) VAI ACERTAR COM O SANTOS E MURICI VAI CONTINUAR NOS PORCO...E AÍ A PORCA VAI TORCER O RABO...

VAO ACABAR TRAZENDO O ABEL BRAGA. LARGUEI...

ABELAO VEM AÍ...PQP.

Cleber_Tapes/RS disse...

se o Abelão vier o bi da LA ta na mão

mas temos que contratar 5 jogadores no mínino

Um camisa 10 craque de verdade pra começar
Um goleiro de confiança
Um goleador

são prioridades

Nelson a maior folha de pagamento é a do SP

outra coisa

Esse ano ganhou o melhor time
isso deveria ser claro pra todos

essa coisa de ficar chorando e reclamando é coisa de gremista

agora é reforçar o time e conquistar a LA

Cristiano disse...

Luxa não vem, melhores as chances de um bom 2010!

O ano foi ruim, longe do esperado, mas terra arrasada não!

Fracasso rotundo? Piada nacional? Bom, melhor ouvir isso do que ser surdo.

Cristiano disse...

E quanto ao FC, sou daqueles que acha que ninguém deve ficar no comando do inter por feitos passados ou gratidão.

Se aparecer outro candidato melhor, troco meu voto na hora, sem pestanejar, sem medo de errar.

Mas deixar de votar num cara que mudou a cara do Inter, elevou o clube a um patamar vencedor, que sempre começa ano encabeçando a lista de favoritos, só por birra, eu NÃO!

FC errou, errou muito (muitos erros foram endossados até pela torcida, vide volta do Bolivar e Dalessandro), foi arrogante e prepotente. Mas acertou muito também, os fatos estão ai para quem quiser julgar.

E para encerrar, continuar discutindo troca de comando antes das eleições do fim do ano que vem é gastar energia a toa, não é mesmo?

Flávio - em Brasília disse...

Concordo contigo quanto ao FC, Cristiano.

Ele teve erros, assim como muitos outros dirigentes!

Pior foi o Beluzzo do Palmeiras!

Agora, tá na hora de corrigi-los:

contratando um técnico adequado à grandeza do INTER, um lateral-direito e um goleiro;

botando o Taison pra treinar muito, principalmente finalizações;

liberando o Alecsandro;

trazendo o Tinga, caso o Sandro for mesmo sair;

mantendo o Giuliano;

recuperando o Edu;

e, finalmente, TREINADO MUITO!

Flávio - em Brasília disse...

Correção:

TREINANDO MUITO!

Flávio - em Brasília disse...

Já ia esquecendo:

trazendo o Fernandão!

Onassor disse...

BLOG VERMELHO, o mais pessimista de todos os blogs colorados!

Inter campeão do Mundo 2010 ( se Deus quiser novamente em cima do Bracelona)!!!!

Humberto Dallastra Parise disse...

Diria ainda que não perdemos o BR2009 pela venda dos jogadores (claro que esses jogadores ajudariam, mas o time estava muito viciado no "toca o foda-se pro Nilmar", e portanto muito previsível), mas sim, muito mais pela queda arrebatadore da qualidade defensiva que naum conseguiu manter o que era na SA2008 e 1 semestre e nos prejudicou D+... E quando a defesa resolveu voltar ao normal, já era tarde D+...

FORÇA PRA 2010, BI DA AMÉRICA E DO MUNDO... MAS TEM QUE REFORÇAR ESSE TIME...

Fabio - Arena Vermelha disse...

Teu pior texto, Diana,

apesar de ter fundamento no que fala..

abs

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]