quarta-feira, fevereiro 03, 2010

3 Torneio Régis Pacheco - 1953

Em 1953, o Nordeste atravessava uma grande seca, com milhares de flagelados passando fome. Buscando arrecadar recursos para auxiliar os flagelados de seu estado (e ao mesmo tempo promover-se politicamente), o governador baiano Régis Pacheco financiou a organização de um torneio quadrangular, com a participação da dupla Ba-Vi e de dois grandes clubes do "Sul Maravilha": Flamengo, que naquele ano começaria a grande campanha de seu tricampeonato, e Internacional, que no mesmo ano chegaria ao tetracampeonato gaúcho.

A competição organizada pelo governador "modestamente" teve seu nome: Torneio Quadrangular Régis Pacheco. Os jogo foram disputados na Fonte Nova.

Na primeira rodada, na preliminar, o Internacional enfrentava o Bahia. Sem pena do anfitrião, o Colorado venceu por 7x1, gols de Jerônimo (2), Solis (2), Fernandes, Bodinho e Luizinho. No jogo de fundo, o Flamengo trucidou o Vitória: 8x2.

Na 2ª rodada, novamente o Internacional disputou a preliminar, batendo o Vitória por 4x1, com gols de Bodinho (2), Luizinho e Jerônimo. Na última partida, o Flamengo venceu o Bahia por 2x1. Os clubes baianos, dessa vez, jogaram menos abertos que na 1ª rodada.

Na última rodada, o Ba-Vi, sem valer mais nada, era a preliminar, e terminou com o placar de 2x1 para o Vitória. E veio a partida decisiva. O Flamengo entrava em campo como favorito, mas o Internacional tinha a vantagem do empate. Ainda não se usava o critérios de saldo de gols, mas o torneio importara um critério inglês, muito parecido, o goal-average (divisão dos gols marcados pelos gols sofridos). Foi uma partida disputada. Faltando cerca de 15 minutos para o fim do jogo, o placar era de 2x2. Luizinho e Bodinho haviam marcado para o Internacional, e Índio e Rubens para o Flamengo. As solenidades oficiais haviam atrasado o início das partidas, e a Fonte Nova não possuía iluminação. Aos 36 minutos do segundo tempo, com o estádio quase às escuras, o árbitro Rui Carneiro foi obrigado a encerrar a partida, e o Internacional sagrou-se campeão. Era o primeiro título colorado em uma competição nacional.

Ainda houve mais uma edição do torneio. Em março de 1955 Régis Pacheco estava saindo do governo baiano, e bancou um torneio de despedida. Mas desta vez, com participantes mais modestos. Além da dupla Ba-Vi, participaram o Botafogo da Bahia e o Sport. A última rodada foi realizada três dias antes da posse do novo governador, e o Vitória sagrou-se campeão.

3 Comentários:

geoband disse...

Excelente!

Ramon Dongo disse...

Achei bastante peculiar ver o Flamengo como "do Sul!"

Raul Pons disse...

Até pelo menos a década de 1970, o "Sul Maravilha", na visão nordestina, englobava tb o Sudeste. Para ser sincero, era principalmente o Sudeste.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]