domingo, abril 25, 2010

7 REVIRAVOLTA NA RIVALIDADE GRENAL


Nas ultimas decadas ouve uma mudança radical, estranha e invertida na vida Grenal.

Fotos e pessoas confirmam que nos anos 60 e 70 por exemplo era até comum torcedores da Dupla sentarem civilizadamente ao lado um do outro em Grenal. Se não misturado ao menos sem grade e sem metros de espaço entre as tocidas. Em minha experiencia (meu primeiro Grenal foi em 79) enquanto a torcida em geral ainda praticava atos vulgares (olha o mijo!) e tratava mulheres como putas, brigas e mortes era menos comum. Mas naquela epoca, anos 80 já dava pra ver o fogo aumentar. A Fronteira entre as torcidas já começa a ser um lugar de risco e a cada Grenal a coisa piorava. Tudo isso até chegar agora ao ponto onde se prescisa deixa um clarão no estadio protegido por grades e policiais. Chegou ao ridiculo.

Estranhamente, com jogadores a relação é revertida. Naquela epoca jogador do Inter e jogador do Grêmio não eram amigos de balada ou churrasco. Mantinham distânica, mas hoje ao contrario da torcida, os atletas muitas vezes saiam do estadio e vão se divertir com o colega do outro time.
Porque essa mudaça em caminhos opostas da torcidas e dos atletas?

Pensando bem, não tenho problema algum com isso de jogador rival ser amigo. Eu tenho amigos que quando a gente joga algum esporte a rivalidade é muito maior do que se não fossemos amigos. Então acho que isso só motiva mais o jogador pra ganhar do outro. Bom pro espetaculo.

Já o caminha da violencia das torcidas é ridicula. Ontem no jogo entre New York e Philadelphia que fui assistir foi como viajar pros anos 60. Existe uma enorme rivalidade entre as duas cidades em todos os aspectos e com todos os time de todos os esportes mas ontem ali estava uns 500 torcedores do Philadelphia na Superior cantando e torcendo, sem grade, sem policial por perto.

A torcida da Dupla e de rivais no Brasil tem que achar esse caminho novamente. Os clubes tem que ajudar tambem, não so fazendo camisetas mas em açoes no estadio. O exemplo tem que ser feito com setores com Familias e crianças tudo misturado pra mostrar que brigar e matar por clube de futebol é sinal de idiotice total. Tem que começar a educar os torcedores do futuro o que nao é muito dificil e banir os baderneiros por total dos estadios.

É lindo ver um estadio quase todo vermelho com a area gremista azul. Mas é feio quando há milhares de lugares vazios entre essas duas cores.

Mas hoje com ou sem espaço nosso Colorado precisa de uma vitória boa pra tranquilizar para o jogo no Olimpico, derrota ou empate dará praticmente o titulo ao Grêmio. Por isso um 2 a 0 hoje estaria otimo.

Dica de Cinema:

Pra quem quer ver o lado escura da rivalidade entre a torcida de New York e a torcida de Philadelphia e o extremo que torcedores podem chegar vale a pena conferir esse otimo filme chamado THE BIG FAN (2009). Qualquer torcedor de qualquer time vai conseguir se identificar nesse filme. Trata-se de um torcedor doente do NY Giants da NFL. Ele não só ama seu clube como odeia o rival Philadephia Eagles. A Vida do cara é Football, chega a ser mais importante do que trabalho ou familia. Aí um dia ele encontra o seu idolo numa boate......bom e o que acontece a partir daí deixo para vocês assistirem. Conferem vale a pena.

7 Comentários:

Cristian disse...

Coca-cola ou Pepsi?
A pergunta é por conta de uma frase "célebre" de um amigo: brigar porque Inter e grêmio ganham ou perdem é o mesmo que brigar porque a coca-cola vende mais que a pepsi e vice-versa. Não tem sentido.

O futebol, o esporte de uma forma geral, é fascinante por conta de que podemos externar misturado o que temos de mais primitivo e de mais refinado. No entanto, ser violento não tá com nada.

A dualidade faz parte da formação, acho que vem da índole natural humana: bem e mau, feio e bonito, quente e frio, homem e mulher... como no velho diagrama do tai-chi. Mas nem todo embate das dualidades significa um ser o certo e outro o errado, muitas vezes dos dois pode transcender a uma solução nova, como por exemplo, quem leu "de belém a yokohama" percebeu que o carvalhão aprendeu muito com erros colorados e acertos azulinos e fez disso um título mundial "against Barcelona FC".

Pois então, a solução para essa violência generalizada que temos de suportar: pedradas nas ruas, fogo em banheiros químicos, separação de torcidas, etc e tal... é uma conscientização, passo a passo, da importância de cada um quanto pessoa e que está acima de qualquer mesquinharia idiota, porque pessoas idiotas sempre farão idiotices. Então, por fim, é preciso abandonar as idiotices e pensar grande.

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Vou Lançar minha previsão:

EDU
EDU
EDU

Não sei porque, pois acho o cara drio e alheio as diputas...

Mas como ele não viajará a Argentina, tenho certeza que joga hoje... e metendo 1 ou 2 GOLS HOJE, JOGA o próximo no Olimpico e fecha o caixão...

Eis minha previão... vinda de trás co alem, do NADA...

EDU !!! O SAPO VIRARÁ, FINALMENTE PRINCIPE.

DA-LHE, INTER!!!

AGUANTE!!!

AO TRI!!!

Anônimo disse...

Louis, eu morei alguns anos nos EUA (entre o final de 2003 e o início de 2008). Sem dúvida alguma, de acordo com a minha experiência, a maior diferença entre as duas sociedades é o nível de educação das pessoas. Porto Alegre, neste tocante, deve estar uns 100 anos atrás do que você relatou neste tópico.

Giovanni disse...

Time pro grenal:
pato
nei bolivar sorondo juan
sandro guina
dale andrezinho
walter alecone]

Banco: lauro, taison, giuliano, kleber pereira, glaidson e o último jogador eu não lembro agora... se é o edu ou algum outro defensor

Giovanni disse...

tem o ronaldo alves ainda nessa lista, fechando os sete.

Cristiano disse...

Acho que quinta foi plantada a semente...

Hoje podemos adubar...

Quarta, regar...

E que floresça o bom futebol colorado!

Vamo Vamo Inteeerrrr!!!!

Cristiano disse...

Alguem tem algum link para aqueles menos afortunados que moram fora do RS?!?

Gracias.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]