quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Culpado$

Terminei o livro Killer Show, escrito detalhadamente por um dos pricipais advogados no caso do incêndio do Bar The Station em Rhode Island nos EUA em 2003 quando a banda Great White usou fogos na abertura do seu show. O livro é tão bom que fico imaginando se o autor não escolheu a profissão errada. Mas pelo jeito o cara tem talento em ambas.

O caso não poderia ser mais parecido com de Santa Maria. A ZH por sinal hoje na pagina 30 menciona esse desastre nos EUA e erra em vários detalhes (mais sobre isso depois).

Mas começo pelo fim da história. Incrivelmente a entidade que mais pagou indenização no caso dos EUA adivinha quem foi? A banda? Não. Os donos da boate? Não. A cidade? O Estado? A empresa que fazia a espuma usada para isolar som? Não. Não e Não.

Foi a emissora do cara que filmou o desastre e fez esse video! Isso mesmo. A empresa que mais pagou grana para as vitimas do desastre foi um canal de TV local que naquela noite teve um reporter dentro do bar e que captou as imagens que todo mundo veria. Um video que chamaria de vez atenção para falta de seguranças em boates nos EUA. Eles pagaram 30 Milhoes de Dollars em indenização. Mais do que qualquer outro envolvido. (Veja o video completo abaixo, começando com o ambiente pre-show. O reporter estava no bar filmando porque um dos donos era tambem reporter de TV e ele queria fazer ironicamente uma reportagem sobre segurança em boates dias despois de um desastre em outra cidade Americana).



Mas porque tu perguntas?

Os advogados sabiam que os principais culpados pelo desastre, a Banda Great White e os donos da boate não tinham "bolsos fundos". A Banda tinha seguro de $1 Milhão de Dollars e o vocalista e líder da banda Jack Russell estava falído. Os donos tambem tinham seguro de apenas 1 milhão e poucos bens. Ou seja 2 ou 3 milhões de Dollars seria migalhas pra indenizar 100 ou 200 vitimas e suas familias. Lembrando que nos EUA tratamentos em hospitais são carrisimos e muitas pessoas não tem plano de saúde. O custo então para o tratamento de vitimas especialmente aqueles com graves queimaduras seria de milhões ao longo de suas vida.

Com isso os advogados tinham que achar outros com bolsos fundos que poderiam direta ou indiretamente ter alguma culpa no desastre. Ah por sinal, tudo isso é em casos CIVIL, não criminal.

No caso criminal só 3 pessoas foram processados. O Manager da banda Dan Biechele que preparou e detonou os fogos e os dois donos da boate. O autor do livro achou que saiu barato para outros responsaveis como o vocalista lider da banda e o inspetor de bombeiros que varias vezes passou a boate na inspeção mesmo sabendo que a espuma usada para isolamente de som era perigoso.

Nenhum dos 3 casos teve que ser julgado. O Manager da banda foi o primeiro a aceitar culpa e se disse Guilty. Ele foi condenado a 15 anos, 11 suspensos e teria que servir 4. Com bom comportamento serviu 16 meses. Ironicamente as familias das vitimas em boa maioria concordaram com sua saída de prisão porque ele foi o unico a realmente aceitar culpa pelo ocorrido.

 Biechele Manager da Banda

O dono/reporter que estava no bar naquela noite pegou a mesma pena e serviu 27 meses numa prisão de media segurança. Acho que ele até podia sair pra trabalhar mas tinha que passar as noites na cadeia.

O outro irmão dono que não estava na boate (tava de ferias na Florida) tambem pegou a mesma pena só que toda ela suspensa (vai entender). Ele só teve que doar 500 horas a serviço publico. (Um dos erros de hoje da Zero Hora foi deixar de fora esses detalhes, a ZH simplemente deu a entender que os donos passaram 10 anos na cadeia)

Mas voltando a grana. Os advogados no processo civil precisavam achar culpados com dinheiro, se não as vitimas não iriam receber grana alguma. Eles tinham 3 anos pra investigar e achar esses culpados. Depois de 3 anos o estatuto de limitações se esgotava.

Nada bobos os advogados analisaram o video acima centenas de vezes. Eles notaram o banner fora do bar que dizia algo tipo "Budweiser aprestena Great White". Budweiser = money! Eles se deram conta de que o DJ no evento repetidamente dizia ao publico antes do show "Bebam Budweiser! Vamos esgotar o estoque!". Eles tambem se deram conta que o DJ trabalhava por uma FM da região e que essa FM tambem tinha promovido o show. Como, perguntaram os advogados, que empresas desse porte poderiam promover um evento de uma banda que usava fogos illegalmente!?

A banda tinha um onibus que os levava de cidade a cidade, estado a estado. Nem a empresa de onibus escapou. Os advogados chegaram a conclusão de que os fogos foram transportados illegalmente de Estado a Estado no onibus. Sem ter que levar o caso as cortes a empresa concordou em pagar 500 Mil. Na verdade todos os casos foram resolvidos assim, fora das cortes. Anheuser-Busch (Budweiser) que naquela noite estava promovendo sua cerveja com "data de nascimento" concordou em pagar 5 milhões (os advogados na sua apresentação a Budweiser mostraram o video acima e até insinuaram que a cerveja pode ter dificultado a reação das pessoas na hora de fugir do incêndio). A mega empresa Clear Channel, dona da FM que promovia o show concordou em pagar 22 Milhões de dollars.

No total 87 entidades estavam na lista dos advogados. Boa parte delas chegaram a um acordo fora das cortes. Nenhum caso, nem civil, nem criminal tiveram que ser resolvidos com juri. A empresa que fazia a espuma pagou 6.3 milhoes. E por causa de muitas coincidências eles descobriram que alem da espuma que iniciou o fogo tinha outra camada de uma espuma differente na boate colocada anos atras. Inclusive essa camada mais antiga era na verdade a razão pela qual o fogo queimou tão fortemente (instalada em 96 por outro dono que achou a espuma descartado num Lixão! isso mesmo! Nem comprado foi) . Essa empresa pagou 25 Milhões. A cidade pagou 10 milhões e o Estado tambem. (A ZH hoje colocou que Home Depot (uma especie de Tumeleiro dos EUA) pagou indenização. Em nenhum momento no livro Home Depot é mencionada)

E ai vem a pergunta...porque que a empresa do cara do video acabou pagando 30 Milhões? Mais do que qualquer outro? Bom, os advogados analisarm o video e concluiram e acusaram o cameraman de ter parado uns 10 segundos na saída da boate pra filmar o fogo no palco. Esse 10 segundos eram cruciais pois quem não consegiu sair do bar em 90 segundos morreu (inclusive uma mulher no video pouco atras do camera camera acabou sendo uma das pessoas trancadas na porta de saída...ou seja cada segundo valia muito). Algumas testemunhas tambem falaram que ele tinha parado e bloqueado o caminho. O cameraman nega ter parado. Ele inclusive disse que nem estava olhando pro palco enquanto saía, apenas apontou a camera naquela direção. Eu confesso que nunca notei essa parada e vou ter que conferir. De qualquer maneira a emissora de TV resolveu pagar 30 Milhões para não ter que ir as cortes se defender.

No fim os advogados conseguiram 176 Milhões de Dollars para as vitimas. Na verdade 30% vai para os advogados que estavam trabalhando sem pagamento e dependendo desses resultados pra ganhar alguma coisa. Tudo isso descrito acima levou cerca de 8 anos pra acontecer (dia 20 será o decimo aniversário, outro erro da ZH que disse hjoje que seria dia 30). O resto seria dividido pela familias, uns recebendo mais que outros dependendo de varios fatores (gravidade das lesão, se tinham crianças, se eram casados etc etc etc).

Não sei como vão resolver tudo isso no Brasil. As leis devem ser diferente. Não sei se vão conseguir achar culpa no Budwieser ou Brahma ou na empresa do DJ ou sabe lá mais quem, mas acredito que está começando agora em Santa Maria a mesma história do inicio ao fim que aconteceu em Rhode Island. Da dor das vitimas as desculpas de "eu não fiz nada errado" dos culpados. As semlehanças dos casos são trágicos. Infelizmente o Brasil não prestou atenção quando isso aconteceu em Rhode Island, nem quando aconteceu ali perto em Buenos Aires.

O Autor John Barylick indica no fim do livro uma simples verdade, tudo isso poderia ter sido evitado simplesmente pela ação de uma pessoa (entre várias). Qualquer uma delas seja o inspetor dos bombeiros, os donos da boate, o manager da banda, o vocalista da banda poderia ter evitado tudo isso com um simples gesto. Com certeza o mesmo pode ser dito do desastre de Santa Maria.

Tem umas outras histórias que quero contar sobre isso mas deixo pra outro dia se acharem interesante. O caso é fascinanete em todos os aspectos. Se alguem conseguir uma copia do livro eu altamente recomendo. Ele abre os olhos em varios aspectos. Por sinal o autor do livro comentou sobre Santa Maria aqui