terça-feira, fevereiro 05, 2013

Mata Mata #3

Mais um mata mata para decidir o novo colunista do BV vote no melhor texto. E to aceitando mais um texto, se alguem mais quiser se candidatar. Tem que ser sobre tatica e sobre o Inter.


COLUNISTA #5

Sempre que assisto uma partida de futebol, sempre procuro fazer uma analise tática e técnica das equipes envolvidas. Este aspecto do jogo me chama a atenção, em virtude das inúmeras possibilidades que proporcionam. Como sendo um esporte multifuncional, o futebol tem uma serie de fatores e variáveis que realmente fazem dele uma experiência apaixonante.

Analisar uma equipe de futebol não é nenhuma tarefa fácil, pois como diria o gênio da bola Garrincha, para que tudo de certo , o importante é combinar com os adversários. Tática de jogo são o "modelo de negócios" ideal para uma equipe. Mas quando o jogo começa uma serie de variáveis poderão alterar o mercado. Ou seja , o jogo em si.

Fui desafiado a fazer uma analise tática do atual elenco do nosso estimado INTERNACIONAL. Irei fazer de forma simplificada e vou analisar a provável escalação do time titular que deve iniciar o ano de 2013.

Vamos lá!!

Com certeza o maior reforço do inicio do ano de 2013 no Inter, não entrará em campo, mas será o responsável pelas decisões táticas da equipe. O eterno capitão Dunga, tem pouca experiência como treinador de futebol, mas um grande respeito entre os atletas do atual elenco.

Hoje quando escrevo este texto, os noticiários esportivos dão conta que o time titular do Inter será o seguinte: Muriel, Gabriel, Moledo, Juan e Kleber; Igor, Willians, D'Alessandro e Datolo; Forlan e Damião. Se o treinador for coerente com o seu retrospecto na seleção brasileira, ele vai acabar fazendo uma pequena variação do esquema tático 4-2-3-1 Torto, com um pequeno diferencial da seleção, que explicarei logo a seguir.

A zaga será formada por dois zagueiro fortes e que trabalham de forma fixa no miolo da zaga. Sendo ambos com características de rapidez na recuperação de bola, para auxiliar na cobertura aos laterais. Como na seleção que utilizou Maicon e Michel Bastos, neste esquema os laterais tem liberdade para se juntar aos homens do meio campo e até se juntar aos atacantes.

No meio de campo será escaldo dois volantes. Um cuidando de cada faixa do campo. Sendo que provavelmente o jogador Willian poderá ter alguma liberdade na hora que o time avançar, proporcionando algumas passagens pela linha de atacantes. Esta função foi feita na COPA 2010, pelo Elano. Logo a frente dos volantes Teremos dos meias de ligação. Datolo, será o RAMIRES, invertido de Dunga. O ex- jogador cruzeirense tinha a liberdade de se movimentar bastante do meio, ajudava na marcação e servia de apoio aos atacantes com passes curtos e longos Mas ocupava o lado direito do campo. O argentino colorado deve ocupar o lado esquerdo. D'Alessandro será o nosso chamado numero 1. Ele será responsável por dar o ritmo do jogo e ser o jogador cerebral, pois tem extrema capacidade técnica e de entendimento das necessidades técnicas da equipe no desenrolar dos jogos. Quem fez esta função na COPA 2010 foi Kaká.

No ataque a sistemática deve ser copia fiel do escrete brasileiro. Será um atacante de lado e um centroavante rápido, mas com um posicionamento centralizado. O atacante de lado deve compor o meio campo e partir com a bola de trás da linha dos zagueiros. O centro avante ficará entre os zagueiros adversários, tendo um bom cabeceio, em virtude dos cruzamentos oriundos do apoio dos laterais. Forlan e Damião serão os responsáveis pelos gols colorados. Na seleção Dunga utilizou a Luis Fabiano e Robinho.

Este esquema teve sucesso na Copa das Confederações 2009, foi o esquema utilizado pelo Felipão na Copa do Brasil 2012, como exemplo. Este esquema permite uma serie de variações ao treinador, seja durante a partida ou com alguma substituição de jogadores, dificultando assim o trabalho dos adversários.

Vamos esperar que tenha sucesso no ano de 2013 no colorado


COLUNISTA #6

Olá, eu gostaria de compartilhar com vocês o esquema tático que para mim seria perfeito para o elenco atual do Inter. Um 4-4-2 em diamante seria o esquema tático para este time do Inter, o time seria formado por: Muriel no gol, na lateral esquerda Kleber, os zagueiros seriam Juan e Rodrigo Moledo, o lateral direito seria o Heldér, o meio de campo teria como volante o Ygor, na esquerda o Dátolo, na direita o Fred, e o armador seria o D´alessandro e no ataque Damião e Forlán.

A diferença deste 4-4-2 em diamante para o 4-4-2 comum é o meio de campo, que só tem um volante, dois meias e um meia avançado que formam um losango, o volante que no caso seria o Ygor não teria a permissão de ir ao ataque, ele ficaria sempre mais atrás, os meias Dátolo e Fred teriam como função criar contra-ataques, mais também ajudar a defesa, o D´alessandro seria o ''garçom'' do time. Os zagueiros e os atacantes tem as mesmas funções de um 4-4-2 comum.

As vantagens deste esquema é que teremos bastante posse de bola no ataque, pois teremos no minimo cinco jogadores no ataque, outra vantagem é que este esquema é neutro, ou seja, não é ofensivo mais também não é defensivo, e com este meio de campo em losango conseguimos colocar D´alessandro, Dátolo e Fred juntos.

Se muito bem treinada e com cada jogador fazendo sua função corretamente, este esquema tático poderia dar muito certa no Inter.