quinta-feira, fevereiro 07, 2013

MUDANÇAS

Dunga ainda tem muito trabalho pela frente

Cheguei a pensar em fazer minha coluna de hoje falando do jogo de ontem. Falar que o time foi mal, que as peças de reposição são insuficientes. Tudo isso parou de fazer sentido quando li AQUI que o Josimar, volante de qualidade mediana, disse "que o time está de parbéns pelo que fez" e que trocaria o INTER por um time que vai jogar a série B "de olho fechado" e mesmo após essas declarações não foi dispensado ou punido. (lembrando que o Josimar foi o capitão do time na noite de ontem)

Esse é o resumo do futebol COLORADO, em especial o reservas e sub-23. Jogadores que não são comprometidos com o clube. Jogar em um clube como o INTER é auge da carreira de um Josimar qualquer, mesmo assim ele desdenha. Assim como Vitor "balada" Jr. que é um leão no twitter e um inofensivo gatinho na meia cancha.

Enfim, esse grupo inchado de come-dorme, que não tem compromisso com resultados e com o clube, já deveria ter sido extinto. Mas como essa é uma discussão redundante e essas mudanças não estão no horizonte próximo, resolvi falar sobre outras mudanças, algumas delas perceptíveis no site do INTER.

CEO

Quando da sua primeira eleição o presidente Luigi prometeu avançar na modernização administrativa, para isso disse que contrataria um CEO, uma figura que existe nas principais corporações do mundo. Em um primeiro momento chamou Aod Cunha.

Aod foi ao Conselho Deliberativo, fez um discurso cheio de termos técnicos e disse, em outras palavras, que o INTER precisava fazer a parceria com a AG para terminar a reforma do estádio. Assim que ficou definida a parceria com a AG (antes mesmo da elaboração do contrato), sem muita explicação, o primeiro CEO da era Luigi deixou o INTER, alguns poucos meses depois de ter entrado. Ficamos cerca de 1 ano sem CEO. e ainda no ano passado outro profissional foi contratado para esta função.

O Novo CEO era o Sr. Gabriel Levrini, que seria o responsável pela administração das diversas áreas do clube, com exceção do futebol. Sem muitos resultados expressivos, e sem ter conseguido se notabilizar para a função, vinha até aqui fazendo uma participação opaca na gestão.

Pois ontem fui colhido de surpresa pela notícia da sua saída do clube (um amigo me encaminhou o e-mail que ele mandou aos funcionários se despedindo). A imprensa não comentou nada, não falou sobre a saída, talvez por desinformação, talvez por não querer dar a notícia. Fui no site do INTER e o nome de Levrini não está mais lá.

Pelo que me disse um amigo (informalmente) o atual CEO teria sido demitido para que fosse colocado no seu lugar alguém com ligações políticas, mais militantes, seguindo a fórmula de "profissionalização" implantada no Marketing (ex-conselheiro Avancini) e na Comunicação Social (ex-conselheiro Lilico). 

Não sei se é verdade que o novo CEO será alguém com ligações políticas, o nome ainda não foi sequer anunciado, ou se isso é apenas um boato, eu não duvido de nenhum dessas hipóteses. Espero, sinceramente, que o Presidente Luigi ao contratar leve em conta apenas critérios técnicos, isso vale para o CEO, para os Gerentes, para reserva do D´Alessandro e para todos os setores do INTER.

Enfim, o INTER demitiu o CEO, não se sabe por qual razão, não se sabe se vai colocar alguém no lugar e a imprensa esportiva não publicou uma linha sobre isso, talvez por todos os repórteres dos principais meios de comunicação estarem no aeroporto esperando a nova contratação do rival, o lateral Uruguaio Enrico Cabrito.


CARVALHO

Fernando Carvalho não é mais diretor de futebol do INTER, ele não está mais no site (olha AQUI neste link). Desde que saiu da presidência, após aquele inesquecível jogo contra o Barcelona, Fernando Carvalho esteve participando do futebol COLORADO.

Foi diretor de futebol, depois Vice-Presidente de Futebol, depois diretor novamente. Em todas as conquistas que tivemos nesse período de grandes conquistas,  Fernando Carvalho esteve muito próximo do vestiário. 

Não sei as razões de sua saída, fiquei sabendo por casualidade ao olhar o site. Não sei se  saiu por questões pessoais , questões políticas, se foi por falta de tempo, se foi a pedido do próprio Carvalho, não sei as razões, mas é curioso  que ele tenha saído sem que houvesse qualquer repercussão.

Achei estranha sua saída assim sem nenhum anúncio, não vi nenhum comentário na imprensa, nenhum comentário dos dirigentes, nada. Um ex-dirigente da importância e com o histórico do Fernando Carvalho, um dos mais vencedores da da história do nosso clube, sair do Departamento de Futebol é algo que merece virar notícia, por isso minha estranheza.

2012 x 2013

Terminamos 2012 com a certeza de que era necessária uma mudança de rumos, até agora mudamos o treinador, o Vice de Futebol, saiu o Carvalho e o CEO, mas ainda temos jogadores que não tem nosso COLORADO como principal meta de suas vidas, questões nebulosas na parte administrativa e o Presidente Luigi cada vez mais isolado, infelizmente o INTER de 2013 está com muitas coisas parecidas com o INTER de 2012. 

Decisões duvidosas, com pouca transparência na administração e um time recheado de estrelas com reservas sofríveis, são mais algumas coincidências entre 2012 e esse início de 2013. Espero que o Dunga consiga dar uma cara e um espírito competitivo, não apenas para os titulares, mas também para os reservas, ainda da tempo de fazer as correções necessárias, e eu não perco a esperança, embora as vezes os fatos contrariem meu desejo.


André Flores
Conselheiro do Sport Club Internacional
@ojogodointer