Poucas pessoas perceberam os sintomas no início. Mas lá em 70 foi contraído o vírus. Aquela seleção brasileira fez todos pensarem que éramos perfeitos e imbatíveis. Prosseguir evoluindo pra que? #Partiu curtir a fama de melhor futebol do mundo!!! Futebol arte e ofensivo, sempre pra frente!!!
Opa! Espera... "Não é bem assim. A maioria dos gols foram feitos de contra-ataque pela turma do Pelé", dirá algum gaiato.
Ha! Não enche com essa fria matemática! Diriam retrucando algum torcedor e ainda completaria: futebol é emoção, é paixão! Temos os melhores jogadores do mundo!
Talvez a tradicionalmente fraca educação e baixa média de cultura dos brasileiros explique a cegueira para os sintomas, porque qualquer livro de história mostra que é assim que caem os impérios e é o momento que a estagnação mata a essência. Mas se a TV, o jornal e o rádio dizem que não, então deve ser assim mesmo.
E assim seguimos, afinal quem ganha sem saber de fato o porquê, quando perde fica sem entender.
E o nosso futebol chegou a ser mandado para a UTI em 1982 e ninguém se deu conta. Todos acharam que era um mal súbito, quando no dia 5 de julho vomitou sangue. Todos acharam que foi por conta de um espaguete mal digerido... Mas a doença era terminal. E assim seguimos, como o paciente que nega o resultado do exame e segue sua vida sem procurar tratamento.
Nos anos 80 ainda era divertido assistir futebol. Mas pouco a pouco foi se degenerando. Como aquele avô querido foi se desgastando. E os netos diziam que o motivo era a falta de paixão, antigamente era melhor porque jogavam pelo amor e assim seguimos sem buscar tratamento.
Teve algumas visitas da saúde é verdade. Mas não mudaram o curso do destino. Serviram apenas pra reforçar o vírus, com o paciente se jogando mais ao vício de "vê como ainda somos os melhores?". NÃO!
E hoje quem aguenta ver um jogo de futebol na TV só pelo esporte?