sábado, junho 20, 2009

32 Bons reservas

Muitas vezes já se disse que quem não é escalado é a solução dos problemas de um time de futebol. É sempre assim: algum jogador titular vai mal em duas ou três partidas e sempre surge alguém pra afirmar que o reserva é melhor, que deve receber uma chance, que ele é o “cara”. No Inter ouvimos muito disto neste primeiro semestre. Vejamos:

Na lateral direita, Bolívar foi contestado durante os seis primeiros meses do ano. Quase que semanalmente ouvíamos que ele tinha que sair do time, que não dava mais e que o Danilo era muito melhor. Pois quarta-feira ficou provado que na falta de um lateral de verdade, o Bolívar tem que jogar sempre, porque é muito mais jogador que o bom reserva Danilo.

Na outra lateral, a mesma história. Muito se disse que o Kleber era desinteressado, não tinha vontade, que não apoiava e que tinha que sair imediatamente do time, porque Marcelo Cordeiro estava pedindo passagem. Ledo engano. O Cordeiro também é um bom reserva e não mais que isto. O Kleber é muito mais jogador até jogando menos do que se espera dele. Tem que ser titular sempre.

Pois no meio e no ataque também tivemos uma discussão parecida, embora bem menos intensa. Parece mentira, mas aqui mesmo no blog chegamos a ler comentários que pediam Andrezinho no time titular e que o Alecsandro tinha que substituir o Nilmar. Claro que estas duas substituições foram pedidas por alguns poucos torcedores, mas teve gente que queria estas trocas sim. E pra piorar, já foi pedido até o fraquíssimo Giuliano no time titular.

Pra mim, agora está provado: todos estes (Danilo, Cordeiro, Andrezinho, Giuliano e Alecsandro) são bons reservas. Podem entrar no meio duma partida e mudar um pouco o jogo. Podem até começar um jogo que outro (não todos juntos) que também darão conta do recado. Mas nenhum deles é melhor que o titular da posição. Repito: são apenas bons reservas.

32 Comentários:

Pablo Faria disse...

Vendo tudo isso, fico pensando aqui numa alternativa aos óbvios "esse é naba", "aquele é craque". Vemos muito jogador mediano, dando o MAIOR trabalho para Inter. Vide jogos até aqui (BR + CdB), em que qualquer lateral ou meio de campo habilidoso dos nosso adversários fizeram festa na gente. Isso me faz pensar, quando criticamos Andrezinho, Danilo, Guiliano e Alecssandro (deixo MCordeiro de fora, pois esse realmente tá devendo demais).

Para mim, qualquer jogador com potencial só joga bem se o esquema tático do time e sua posição nesse esquema o favorecem. Querem contar quantos "craques" ou "ótimos jogadores" desaparecem em esquemas que o prejudicam? Vamos lá: Pato, Ronaldinho, Kaká, Robinho, Fernandão, Bolívar, e a lista pode ser infinita.

Agora, querem que Andrezinho jogue como DAle, como? Os dois são DIFERENTES, e o time é treinado para jogar com o Dale. Aí entra o Andrezinho, o time não muda o jeito de jogar, e querem que o cara arrebente. Podemos aplicar o mesmo raciocínio ao Alecssandro e, principalmente, ao Guiliano. Esse moleque tem muito potencial, mas só entra em circunstâncias desfavoráveis.

Portanto, vamos parar de queimar nossos jogadores do jeito que temos feito. Embora eles tenham defeitos (como a irritante mania de enfeitar do Alecssandro e sua falta de habilidade), nenhum deles tem tido do Tite e do resto do time, as condições ideias para darem seu melhor.

Concluindo, se qualquer jogador mediano arrebenta jogando por Avaí, Vitória, Sport, Barueri, Flamengo, etc., é por que suas características são respeitadas no esquema do time. Nossos reservas, em geral, poderiam ser titulares em qualquer outro time do país, nas mesmas condições. Quem tem que ser julgado, portanto, é principalmente o Tite, que não sabe modificar a forma de jogar do time, quando muda os jogadores.

Le_Colorado (Casca/RS) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Realmente....eu inclusive ja defendi o Danilo na lateral no lugar do Bolívar.....mas confesso q senti saudades do "general" lá segurando as pontas na L.D.

Do resto, é como disse o Pablo:
"vamos parar de queimar nossos jogadores do jeito que temos feito. Embora eles tenham defeitos (como a irritante mania de enfeitar do Alecssandro e sua falta de habilidade), nenhum deles tem tido do Tite e do resto do time, as condições ideias para darem seu melhor".

Embora o inter ainda possua algumas nabas (maycon, leandrão), estamos com vários jogadores q são bons reservas e q podem dar conta do recado quando entrarem durante a partida!!!

Marco disse...

Cara, só discordo de sua avaliação do Giuliano.

Ele pode crescer muito, ainda, pois é muito jovem.

Taison, ano passado, era contestadíssimo - inclusive por mim - e hoje é unanimidade.

Marco disse...

O time não pode jogar do mesmo jeito quando entra Alecsandro.

Mas ele tem que parar de recuar para buscar bola.

Unknown disse...

Concordo com vcs, não dá pra ficar queimando nossos jogadores. Pow, tenho escutado chamar de "Nabas" jogadores como Lauro, Índio e Andrezinho??? O mínimo que falta é memoria nesses casos, além de caráter, é claro!
Mas vamos virar esse placar adverso e ganhar essa Copa do Brasil!!!

Anônimo disse...

Boa Fernando!!!!
Acho que com esse post tu sepultou esse monte de besteiras e baboseiras que muitos "entendedores" de futebol dizem aqui!!!!

Toma, bando de corneteiro!!!

Anônimo disse...

Boa Fernando!!!!
Acho que com esse post tu sepultou esse monte de besteiras e baboseiras que muitos "entendedores" de futebol dizem aqui!!!!

Toma, bando de corneteiro!!!

Unknown disse...

Mas denovo no pé do Andrezinho, coitado do cara po. E outra, eu achei o Danilo muito bem, Cordeiro também. Único jogador que eu senti falta foi o Nilmar. Não sei se é culpa do próprio Alecsandor ou do Tite, mas é fato que quando ele entra tá sempre jogando fora da posição, em vez dele ficar na área esperando os cruzamentos ele sempre volta pra buscar e faz as firulas.

Renan Santos disse...

DANILO É FRACO.


NADA MUDARÁ ISSO.


O LANCE DO PRIMEIRO GOL FOI RIDÍCULO.

Unknown disse...

Lance do primeiro gol TODA zaga errou, e é um erro recorrente de posicionamento, querer botar a culpa no guri não faz sentido. É só olhar aquele tira-teima que o globoesporte fez, espero que o Tite veja ele, é um tanto patético ver toda a zaga olhando pro cara que tá cruzando, enquanto que o Jorge Henrique e Ronaldo estão completamente livres na área, o cara podia ter dominado a bola e mandado de letra se quisesse.

E na minha opinião, quem realmente merecia culpa é o Sandro, não dá pra perder uma bola daquelas no meio do campo numa final de campeonato.

Fernando Moraes disse...

Rafael, quanto ao Andrezinho, eu não tenho nada contra ele. Só acho que o D`ale é muito melhor. Pro time do Inter ele é um bom reserva que quando entra pode dar conta do recado.

Agora, Marco Aurélio, o Giuliano eu já penso diferente. Se ele realmente não tá pronto e é uma promessa, porque tá entrando em todas as decisões? Se não tá pronto, fica igual o Marinho, treinando com os juniores esperando o momento de jogar e só entra no time quando tiver maduro suficiente.

Quem tá queimando o guri não sou eu e sim quem tem escalado ele. Na minha opinião tá evidente que ele não é do nível dos demais. Pode até ser a idade, mas o fato é que ele tem entrado e comprometido.

Fernando Moraes disse...

Onde eu escrevi comprometido leiam comprometendo.

Renan Santos disse...

Sim, tu tem razão, a zaga e a volantada TODA errou, mas o DANILO FRANGO foi RIDÍCULO no lance, simplesmente deixou o cara passar.

Final de copa é pra correr que nem o USAIN BOLT pra cima do cara.

bernardo disse...

O Danilo foi muito elogiado contra o Palmeiras, não somente por torcedores mas pela midia RBS, no entanto mostrou pouca firmeza como defensor no jogo contra o Corinthias.

Não vejo a hora de ver Bolanos em campo, se ele for bem contra o Flamengo e LDU estamos feito, pois o Inter com ataque imcompleto perde muito poder de fogo. Alecsandro não tem dado resposta.

Contra o Flamengo precisamos de Sorondo para marcar o imperador, o ideal pra mim é testar Danny Moraes e Sorondo juntos no segundo tempo ja pensando em entrosamento de uma futura zaga titular.

Sds Coloradas!!!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O post não fala dos ´ruins` titulares...este é o nosso problema...

Cadê os laterais...qualquer time pedio tem melhores do que nós, ESTA É A NOSSA MAIOR DIFICULDADE !

Temos 02 / 03 jogadores que se não estiverem TODOS em jornada boa o time afunda...não é com o Bolivar que vamos ganhar alguma coisa...

Unknown disse...

Concordo com o Nelson, o maior problema é a falta de laterais, são essenciais quando o jogo tá truncado, pra fazer aquelas jogadas pelos lados do campo em direção ao gol.

Como tanto Bolívar quanto Kleber não avançam o time SÓ ataca pelo meio, daí se não tem Taison ou Nilmar inspirados a gente sempre se fode.

bernardo disse...

Indiada véia!

Que rabudos!! Aos 47 minutos do segundo tempo o Xuxa faz gol de empate no sufoco, mas todo empate é bom para segurar a ascenções dos times na tabela.

Amanhã aguardo anciosamente o jogo com Giuliano ganhando nova chance de começar como titular, sua função vai ser armar jogadas pelo lado esquerdo - onde tabm lhe cabe a função de marcar Léo Moura... vai ser um bom pega de se assistir... se entrarmos com o mesmo espirito do jogo no Mineirão teremos grandes chances de sair vitoriosos. Vai ser pedreira ! ! !

Boatos de leitores no FinalSports de que se Ibson não jogar amanhã é certo que venha para o Inter, segundo empresarios faltaria detalhes para sua vinda.

Rolam outros boatos tabm sobre a contratação de um novo zagueiro do Uruguai - destque da seleção sub-20, tal de Sebastian Coates conhecido como Luganito... ja pensou????

VAMO COLORADOOOOOOOOOO!!!!!!

Schroder-EUA disse...

Eu tava vendo o Gremio aqui com meu pai e falei...esse time é rabudo vai acaba fazendo e ....fez mesmo. Sempre assim com o Gremio.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pois é Bernardo, é o que falamos....

Giuliano MARCANDO Léo Moura, DEVERIA SER O CONTRÁRIO....
Porque ninguem marca o Bolivar ?

Nós SEMPRE ATACAMOS COM 02 JOGADORES E É SÓ...

A m...do time do MM ATACA E DEFENDE EM BLOCO....

Faz um ano que vamos no VAI NILMAR ou VAI TAISON

bernardo disse...

Não entendi Nelson...???

O Giuliano vai cair no setor do Léo Moura, ado ado ado cada um no seu quadrado... se não é ele quem deve combater ao Léo Moura???

Se LM não fizer o mesmo o Flamengo vai tomar um aperto porque o Giuliano sempre chega com perigo.

Todo jogador marca e joga e marca... esse é o futebol dos novos tempos... so um cara não marcava e fazia gols: Romario.

David disse...

E para mim ficou provado que o grupo do Inter é muito fraco para conseguir algo no brasileiro.Se mais um titular se lesionar o time do Inter vira um show de horror.Urgentemente, precisa contratar 2 atacantes, 2 meias, dois laterais...se não logo vai afundar de vez, e tenho dito.

David disse...

Danilo joga mais que Bolívar si. é ridículo crucificar o jogador por causa de um jogo. O Bolivar pode jogar 900 partidas mal e continua no time...tem que dar sequencia...marcelo cordeiro sim é ferida braba, rubens cardoso com grife,tem q mandar pro zequinha.
Ja vou avisando aos otimistas de plantão q esse bolanos não joga nada, é o gil com grife...cuidado com a decepção....

Julio.Colorado em Sampa disse...

Danilo Silva jogou nada contra o Corinthians, o jeito que ele deixou o cara passar por ele no gol foi simplesmente ridículo. Com certeza pode se creditar 80% da culpa do gol para ele.

Se o Giuliano vai entrar pelo lado esquerdo, mais uma vez vai entrar no lugar errado. A posição certa do Giuliano é 2º no meio campo, no lugar do Magrão, pela direita, acredito que é aí que ele entra amanhã.

Também assisti o jogo do portoalegrense. Eta timinho ruim, o Goias poderia ter vencido tranquilamente não fosse o Felipe ser tão fominha. Duvido que eles passem pelo Cruzeiro.

David disse...

Discordo do Pablo, acho que o jogador de qualidade demonstra em campo independente do esquema tatico....andrezinho é ridiculo, não seria titular em nenhum time de ponta é so no BR que ele tem fanzocas...tira a bola parada dele e vira um jogadorzinho..existe uma supervalorização ao grupo do Inter em virtude dos ultimos titulos conquistados,,,,,,algumas pessoas só conseguem entender depois de tomar na cabeça, fazer o q?

bernardo disse...

Nelson,

Esse negocio de atacar e defender em bloco... eu tenho minhas duvidas se daria certo num time como o Inter, de jogadores diferenciados... pode servir para jogadores limitados.

Mas com um elenco do naipe do Inter ha de se explorar a qualidade e competência essencial de cada jogador para armar jogadas mortais.

Os gols do Corinthias foram:

Primeiro
4 jogadores do Inter olhavam pra bola e deram as costas para Ronaldo e Jorge Henrique atras, foi puro descuidado, além de Danilo ter sido demasiado prudente para evitar pênalti.

2 - Pura malandragem que deu certo, os jogadores esperavam falta e recomposição de jogo, rolaram para o pé de Ronaldo e o resto tu ja sabe a cor da bola, o barulinho e o que dizer....

Fernando Moraes disse...

David, a mim tu não engana a muito tempo. Para com esse joguinho e se quiser falar mal do Inter se identidifica como gremista que vai ganhar até um crédito comigo.
Baita bobalhão. Teu time sim é que não tem grupo, não tem dinheiro, não tem qualidade e sofreu pra empatar com o Goiás hoje. Fala sério. Te preocupa com o Cruzeiro e nos deixa em paz.

Marimas disse...

Discordo do Fernando em relação aos reservas.

Mas assino embaixo em relação ao David. Conheço o tipo, e não é de hoje.

David disse...

só pode criticar o Inter se for gremista então mestre?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Bernardoooo...deu prá ti !

O Inter do Figueiroa, Falcão & Cia atacava e defendia em bloco...

Jogadores ´diferenciados` quais ?

Bons jogadores se tiverem um esquema vão se diferenciar ?

Todo jogador joga e marca...10zinho Marca ? Joga ?

Bolivar joga?

MCd joga e marca ?

Boa nooiteee Bernardo...sem mais comentários, deve ter visto muito futebol chines, manauara....rssss

David disse...

Alem de escrever mal, fica censurando os outros....

Jonatammm disse...

David, o problema é que tu SÓ fala mal, e ainda se esforça para isso. O que tu falava do time na década de 90?

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]