quinta-feira, dezembro 19, 2013

REUNIÃO CD#9

A cada dia mais lindo

Ontem houve mais uma reunião do Conselho Deliberativo, cuja a pauta era: I - Apreciação de pedido de suplementação, II - orçamento 2014, III um contrato com a Caixa Estadual e IV -Assuntos Gerais. Como já expliquei outras vezes essa é minha opinião parcial sobre o que eu vi e eu considerei importante, não tem a mínima pretensão de ser a ata da reunião, penso que essa é uma forma de prestação de contas do meu mandato.

SUPLEMENTAÇÃO

A cada ano o Conselho Deliberativo vota o Orçamento do INTER, esse orçamento prevê como a direção vai gerir as receitas e as despesas do INTER, é mais ou menos o planejamento do ano. Em 2012 votamos um orçamento que previa gastos na casa de R$201 milhões (algo como R$ 132 milhões só com o futebol).

Ao longo do ano as despesas foram muito superiores e já em agosto estouramos o Orçamento, só em futebol gastamos algo como R$ 201 milhões, e as despesas totais do ano fecharam em algo como R$ 25 milhões a mais do que o previsto. Por essa razão o Presisente Luigi encaminhou no inicio de dezembro um pedido de suplementação orçamentária.

O Conselho Fiscal (órgão do Conselho Deliberativo que, por assim dizer, fiscaliza as contas da gestão) fez um parecer sobre a suplementação, onde aponto várias coisas, desde a falta de tempo, passando pelos erros de planejamento, indo até a extemporaineidade.

Vou me ater a esta última, como poderia o Conselho Deliberativo aprovar uma suplementação de um gasto qeu já foi feito, o Conselho autorizou a gestão a gastar R$ 201 milhõe e não R$ 226 milhões e depois de descumprir o orçamento, já quase no Natal a gestão quer regularizar o que deveria fazer em agosto??? Entre outras razões mas também por isso o Conselho Fiscal fez parecer recomendando a reprovação do pedido de Suplementação.

Só para que vocês tenham uma idéia o orçamento de 2013, proposto pela própria direção, previa gastar R$ 132 milhões com futebol e gastamos mais de R$ 184 milhoes (uma diferença de R$ 52 milhões ou 40%) ou seja, o futebol do INTER não foi um desastre apenas dentro de campo, mas também na gestão de recursos.

Se chegou a alegar que a venda do Damião e do Gilberto serviram para equilibrar as contas, ou seja, ao invés de serem bons negócios foram meros tapa buracos de uma gestão que planeja mal ou executa mal (ou os dois). Diante da iminente derrota o Presidente Luigi pediu que fosse retirada de pauta o pedido de suplementação, sob a alegação de que a venda do Damião e do Gilberto gerariam ajustes e modificariam significativamente o cenário.

ORÇAMENTO

A pauta seguiu com a apreciação do ORÇAMENTO 2014, nessa pauta tive a oportunidade de falar e falei sobre alguns temas. 

FUTEBOL

Mesmo o INTER tendo um executivo de futebol, muito bem remunerado, os resultados foram desastrosos em 2013, gastamos muito mais do que o planejado e o resultado foi o pior da era de pontos corridos. Falei ao presidente que erros assim não podem acontecer, tanto no planejamento quanto na execução e pedi que as cobranças fossem mais fortes esse ano.

FESTA DE REINAUGURAÇÃO

O Conselho Fiscal apontou que na festa o nosso INTER fez um contrato com a Zero Hora Editora Jornalística S.A, sendo que o INTER tem direito a 60% das receitas que excederem R$ 24 milhões (que seria o custo), segundo me informaram o INTER não audita estes custos, ou seja a ZH diz que gastará este valor e não precisa comprova-los ou submeter a auditoria do INTER.

O interessante é que se todos os ingressos forem vendidos para todos eventos (corrida, show e jogo inaugural) o evento vai faturar ao todo algo como R$ 30 milhões ao INTER caberá receber R$ 3,6 milhões. Segundo o orçamento feito pela direção o INTER não espera receber um real sequer da festa, o que da uma idéia da dimensão deste negócio.

Então vejamos, se vendessemos 36 mil ingressos para o jogo inaugural, cada ingresso custando R$ 130,00 (preço do ingresso mais barato) iriamos faturar R$ 4,68 milhões. Tenho certeza que R$ 1,1 milhão paga o custo de abertura do estádio e ainda o cachê do Peñarol, ou seja com pouco esforço já seria viável fazer um negócio mais vantajoso economicamente e acessível ao sócio. 

De outra forma vamos lotar 2 vezes o BEIRA-RIO, levar uma multidão a correr pelas ruas da cidade e receber menos do que receberíamos se organizássemos uma partida  de reinauguração, pois o custo de organização orçado pela Zero hora é de R$ 24 milhões mesmo que ainda não tenham sido anunciadas grandes atrações que não o próprio estádio, eu já havia dito AQUI que não vou e ontem tive certeza que tomei a decisão correta.

REABERTURA DO ESTÁDIO

O Presidente Luigi garantiu que a obra estará concluída no dia 30/12 eu fiquei feliz com a notícia, mesmo que faltem 12 dias e nesse período tenham 2 feriados, pois o Presidente afirmou que há no contrato a previsão de multa e caso o INTER não possa mandar suas partidas no nosso estádio, e que vai cobra-la.

Que vamos iniciar com 10 mil torcedores e esse público vai crescendo a cada partida, na medida em que for sendo conhecida as novas peculiariedades da operação do estádio a capacidade vai aumentando, podendo já estar sendo usado a pleno antes mesmo da festa de reinauguração, como podemos ter um greNAL em casa ainda em março penso que essa pode ser a oportunidade de termos o nosso primeiro jogo com casa cheia.

CONTRATO AG

O Conselho Fiscal apontou que não obteve acesso ao contrato com a AG, eu também não tive acesso a este contrato, embora já tenha solicitado por mais de uma vez desde que me tornei Conselheiro. Cobrei o Presidente Luigi e este informou que a partir do dia de hoje estária aberto o agendamente para podermos ver o contrato.

Em razão da cláusula de confidencialidade não poderei dar detalhes sobre os termos, mas aviso quando eu já tiver visto, pois quero fiscalizar a sua execução.

OUTRAS MANIFESTAÇÕES

Muito se falou sobre as contas, sobre a venda do Damião como um tapa buracos, lembraram que o INTER precisa aproveitar a voltar para o BEIRA-RIO para alavancar receitas e aumentar as nossas conquistas.

Todos os Conselheiros que usaram a tribuna, pelo menos os que eu ouvi, manifestaram sua preocupação com a situação financeira e com as dificuldades administrativas do clube, e por consequência o reflexo no resultado de campo.

Foi ainda proposto pelo Conselho Fiscal que a direção, em um prazo de 90 dias, fizesse as devidas correções no orçamento, resolvendo as pendências apontadas pelo próprio Conselho Fiscal. Ao final o orçamento foi aprovado pela maiorira dos presentes, assim como a maioria aprovou a ressalva do Conselho Fiscal de que a direção corrija a peça orçamentária em 90 dias.

Muitas outras coisas foram tratadas, mas esses foram os pontos que julguei mais relevantes da reunião, e para o post não ficar muito longo (mais do que já está) vou ficando por aqui. Abaixo deixo algumas fotos, que tirei nos últimos dias, da obra que esta terminando e vai terminar antes do dia 30/12


André Flores
@ojogodointer