sexta-feira, julho 27, 2012

Mapa da mina, parte 1

Tenho a impressão que neste momento é possível termos um horizonte mais claro em relação ao momento e ao futuro do time. Então vou dar aqui o que considero o "mapa da mina", em minha opinião, para que o Inter tenha alguma chance de disputar o título, SE esse bom início do F9 não for apenas fogo de palha.


A questão mais importante a ser resolvida é a da gerência do elenco, que se aproxima de um momento em que todas as peças estarão disponíveis, no que tange à titularidade. De modo geral, tudo continuando bem, temos a tão sonhada situação de ter reservas que não fazem o desempenho do time despencar. Então, temos que ter alguns princípios para nortear a definição do time, que para mim são: (1) O time ideal tem que ser sempre uma meta, mas; (2) Quem vier numa sequência boa e não estiver cansado, começa jogando; (3) Os que estão voltando de lesão ou precisando de ritmo, devem entrar dos 20 do segundo tempo para frente, em situações normais e, eventualmente, um deles pode entrar logo no intervalo; (4) Se quem estiver entrando melhorar visivelmente a performance do time em 2 ou 3 jogos seguidos, terá a chance de começar jogando a partida seguinte.

São três princípios gerais para gerenciar o elenco, sem ferir o ego de ninguém, pois todos saberão a regra. Obviamente, que há eventualidades (expulsão, contusão, etc.) que podem acelerar algumas mudanças. Mas não podemos fazer regras para exceções, até por quê as regras gerais podem igualmente ser aplicadas nestes casos, somando aí o sempre necessário jogo de cintura. Dito isso, meu time "titular" atual seria (depois explico): Muriel, Edson, Bolívar, Índio, Fabrício, Ygor, Elton, Dale, Fred, Dagoberto, Mauríades. Eu colocaria Jajá no banco, menos pela sua performance (que para mim está abaixo do que deve) e mais pela posição que deve ser do especialista, até para que ele ganhe confiança e entrosamento.

Como se vê, é bem semelhante à do F9, pois estou seguindo os princípios acima. Porém, este não é o time ideal para mim, dado que os jogadores rendam o que podem. Portanto, definido o time atual, o próximo passo em direção "à mina", seria preparar o time ideal, que também precisa estar definido na cabeça do treinador. O meu time ideal seria: Muriel, Nei (ainda acho que pode render mais que o Edson), Moledo, Juan, Cleber (uma pena, mas Fabrício é mesmo pior), Ygor, Guina, Fred, Dale, Forlán, Damião. Para chegar a este time, o que eu faria: primeiro, treinaria o time "reserva" (equanto o time atual segura o rojão) com Renan, Nei (o Edson teria que mostrar mais para tomar a posição), Moledo, Juan, Cleber, Josimar, Guina/Bolatti, Dátolo, Jajá/JP, Dago e Mauríades. Com isso, a zaga ideal já iria ganhando entrosamento e os demais iriam se acostumando com os papéis a desempenhar, na eventualidade de entrar nos jogos. Vejam que, em relação ao time atual, basta apenas trocar a zaga e o centro-avante. Assim, quando chegássemos ao time ideal, teríamos um time reserva espetacular, quando comparado aos times reservas de outras equipes.

Para finalizar esta primeira parte do mapa, algumas considerações: não estou contando com Ganso, enquanto isso não for realidade. Gosto muito do Dátolo e ele vinha muito bem, mas diante do que ele jogou e do que Fred mostrou até aqui (mas isso pode mudar), prefiro Fred e ele como um ótimo reserva imediato. Acho que JP pode render mais, mas ele precisa mostrar isso. Se ele jogar o que pode, prefiro ele ao Jajá, como reserva para o Dale. Jajá, para mim, é o tipo de talento disperdiçado, por preguiça e lerdeza. Se esse cara se esforçasse por diminuir o peso e ganhar força e agilidade, ficaria próximo a um Rivaldo da vida. Mas, acho difícil. Bolatti, neste esquema do F9, teria mais tranquilidade para jogar melhor, pois não seria nunca o primeiro volante. Se ele melhorar mais a marcação, poderia ser titular no lugar do Guina e do Elton, pela altura e desenvoltura no ataque. Mas terá que trabalhar muito pra isso.

Taí, agora vamos discutir. :-)

ps.: Esqueci de levar em consideração o limite de estrangeiros. Isso dificulta as coisas mesmo. O ideal seria conseguir a naturalização do Guina. Ainda assim, teríamos alguma dificuldade, mas nada que seja insolúvel.