quarta-feira, julho 11, 2012

Esforço Conquista Tudo


“Romana Legio Omnia Vincit”

Para os que não conheciam esse era o antigo lema das legiões romanas, o exército dos césares, que quer dizer mais ou menos “Legião romana a tudo vence”. Eu, numa livre adaptação, gosto de substituir o "Legião Romana" por "Trabalho" e acaba ficando assim: Labor Omnia Vincit (L.O.V.), numa tradução ainda mais livre seria “o esforço conquista tudo".

O que isso tem a ver com o INTER?

"Tamo aí na atividade!"
Enche os olhos o time que está sendo montado, mas tudo passa pelo trabalho do dia-a-dia para que todo o investimento que está sendo desenhado tenha um retorno dentro de campo. Tudo passa pela vontade. Sem esses dois elementos: trabalho sério e vontade não se tem sucesso em lugar nenhum, muito menos sucesso esportivo.

REPITO: os dois são inseparáveis. Se você quer algo a mais, então você deverá oferecer (trabalhar) mais. Na faculdade, se você quer se destacar e garantir seu diploma sem problemas, você tem que se dedicar e estudar valendo o seu curso e tudo relativo a ele. No trabalho, se você quer ganhar uma promoção, então você tem que mostrar para seu chefe que você é capaz de agregar mais valor a empresa.

Com futebol é a mesma coisa. Se você quer conquistar mais, então você tem de ser o primeiro a ir buscar e com maior vontade. Você deve primeiro trabalhar para depois aproveitar... sem meias desculpas. (leu isso? Dorival... Direção...)

No Brasil tem-se arraigada uma mentalidade comodista ou conformista ou perdedora (ou todas) do: "MAS merecia..." Como, por exemplo, a seleção de 1982 "campeã moral". NADA DISSO. Merecimento é reflexo de competência. Se foi mais eficaz no seu trabalho então foi merecedor. Sem mais. Cito como exemplo a última final da Champions League. Chelsea merecia menos que o Bayern ser campeão? O que foi feito antes dos 90 minutos finais ficará na memória de poucos, mas o que fica para a história é o caneco que foi para o museu do time inglês. Merecimento NÃO ganha jogo. Escalação NÃO ganha jogo. O que ganha campeonato é trabalho e Vontade... Taí a história do mundial conquistado pelo INTER que não me deixa mentir.

INTERNACIONALIS Omnia Vincit!


PS: alusão a love (amor, do inglês) é um descuido intencional.